segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Conecte-se com o espírito - O Pilar da Alma





Conecte-se com o espírito - O Pilar da Alma 
Só há duas maneiras de viver a sua vida. Uma delas é pensar que nada é um milagre. A outra é pensar que tudo é um milagre. - Albert Einstein

Pense num momento em que você achou que a vida era um milagre: vendo a luz da manhã cobrindo as montanhas de um vale, segu­rando seu filho recém-nascido nos braços pela primeira vez, ou talvez olhando para a vastidão de um céu coberto de estrelas.

 Cada um de nós já teve pelo menos um momento em que a admiração pela vida foi assom­brosa, de tão intensa. É nesses momentos - quando você se sente tanto humilhado quanto exaltado - que você fica conectado com o espírito.

Independentemente de como você chama isso - Espírito, Poder Maior, Fonte Universal, Inteligência Criativa, Campo Unificado, Natu­reza, ou Deus — estamos falando da mesma coisa.

 Conectar-se com o espírito é a experiência de se sentir ligado a uma energia maior do que você mesmo. Quanto mais profundamente você sente essa conexão, mais rica e prazerosa sua vida se torna.

Nossas almas são a expressão individual desse espírito maior. Quando você sente que a beleza e o mistério que lhe cercam estão também dentro de você, sua vida ganha outra dimensão.

Você percebe que não está ape­nas passando pela vida, apenas fazendo movimentos. Tudo - sua ida para o trabalho, sua refeição à noite, sua conversa com um amigo e até sua reação a uma notícia ruim - fica permeado de um sentimento de graça.

 Viver nesse lugar de fascinação e alegria fortalece sua conexão com sua alma, erguendo um pilar de sua Casa da Felicidade.
Embora cada um dos 100 Felizes tenha me inspirado, os que se so­bressaem são aqueles que têm maior senso de união e unidade com o espírito.

 Eles vêm de diferentes tradições: cristã, judaica, budista, hindu e muçulmana. Outros não têm uma religião formal, mas têm um senti­mento de unidade com toda a vida.

 O fio comum que corre através de suas experiências é um sentimento de reverência, de deslumbramento e de gratidão pelo presente extraordinário que é estar vivo.


Brian Hilliard, membro dos 100 Felizes cujo ponto fixo de felicidade está acima da cur­va do gráfico, acorda toda manhã com um grande sorriso no rosto.

 (Sua mulher, Arielle, diz que ele chega a sorrir dormindo!) Como tantas pes­soas que entrevistei, Brian atribui seu estado de perpétuo bem-estar a seu hábito de se conectar com a Fonte e se sentir grato por sua vida.


Pessoas Felizes Sem Motivo nem sempre precisam compreender tudo ou ter o controle da situação; elas vivem no fluxo da vida, confiando na benevolência e na sabedoria subjacentes àquela totalidade maior.

Sentir-se separado do Divino é o que muitas pessoas consideram a cau­sa número um do sofrimento e da infelicidade humana.

A conexão com o divino é uma graça que nos envolve com a plenitude do sagrado do Uno.

 Em minhas recor­dações, fica claro para mim que um dos principais motivos pelos quais eu era infeliz quando jovem era que eu me sentia desconectada com o espírito.

Eu sabia que tinha de haver mais coisas em minha vida do que meu corpo, meus pensamentos e meus sentimentos.

Eu realmente tinha uma fome na alma, mas não sabia como saciá-la. Meu primeiro avanço espiritual aconte­ceu quando eu tinha 16 anos e aprendi a meditar.

 Aquilo começou a aliviar imediatamente algumas angústias existenciais e um pouco de depressão que eu sentia desde menina. Ioda manhã, eu acordava vinte minutos antes, acomodava-me numa cadeira grande, perfeita para sentar-me de pernas cruzadas, e meditava antes de ir para a escola.

No começo, frequentemente imaginava se estava meditando da maneira correta, mas sentia tanta expan­são, paz e bem-estar, que sabia que estava fazendo alguma coisa certa. Tive muitas vezes a sensação de estar voltando para casa.

Eu estava conectada. A meditação se tornou uma parte importante de minha rotina diária, assim como escovar os dentes.

 Estou convencida de que foi a meditação que me impediu de escapar de minha infelicidade por meio de vícios e outros comportamentos prejudiciais à saúde que eu via em outros jovens.

Embora eu ainda tivesse um caminho a percorrer para ser Feliz Sem Motivo, aquilo me pôs na direção certa. Meus pais notaram uma mudança tão grande em mim, que aprenderam a meditar também.

Hoje, a meditação ainda me ajuda a permanecer conectada ao espírito. De tudo o que tenho feito para me tornar mais feliz, este foi o passo que mais me ajudou.


Estudos mostram que pessoas que têm uma dimensão espiritual de suas vidas - definida não como uma filiação a uma organização religiosa, mas como um sentimento interno de significado espiritual da vida - são mais felizes do que aquelas que não têm:

 são mais felizes no casamento, são pais mais presentes e, em geral, têm mais capacidade para lidar com o que quer que aconteça em suas vidas.

 Jovens que se consideram espirituais têm notas maiores na escola e têm menos tendência a beber e usar drogas.

A espiritualidade faz bem ao seu corpo também. Descobriu-se que melhora a pressão sanguínea, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de derrame, câncer e doenças cardíacas.

 Isso passou a ser tão bem aceito, que 25 por cento das escolas de medicina nos Estados Uni­dos oferecem agora cursos de espiritualidade e saúde!

O fundamento? Quando você se sente conectado com um Poder Maior, como parte de um todo, com um plano divino definido, você fica mais feliz e mais saudável, e consegue lidar mais facilmente com os problemas que aparecem em sua vida.


O mundo está conosco
O que nos impede de nos conectamos ao espírito? Se nossas almas são sempre acessíveis, por que tantas pessoas se sentem vazias e insatisfeitas?

Parte do problema está no ritmo agitado da vida moderna e na ênfa­se nas conquistas e realizações materiais. O poeta William Wordsworth escreveu, “O mundo está muito conosco; tarde e cedo/Ganhando e gas­tando, desperdiçamos nossos poderes”.

 (Ele escreveu esses versos em 1888. Você pode imaginar o que ele pensaria do mundo hoje?)

Desde o momento em que você começou a andar e falar, um pensa­mento fica martelando em sua cabeça: “Não fique aí parado! Faça alguma coisa!”. 

Pode ser até que você ache, assim como muitas pessoas, que se não estiver sendo produtivo, correndo de um lugar para outro e reali­zando coisas, não é uma pessoa de valor.

Para completar, parece que temos uma forte aversão a ficarmos ente- diados. Se não estamos trabalhando nem eliminando itens de nossas lis­tas de afazeres, estamos nos distraindo:

 lendo revistas, livros ou jornais; jogando jogos no computador; fazendo palavras cruzadas ou quebra-ca­beças Sudoku; ouvindo rádios e iPods; navegando na internet; assistindo à televisão ou vendo filmes no cinema. A lista — assim como nossas telas de tevê — está cada vez maior. Deus me livre ter um momento à toa no dia!

 Nós nos satisfazemos com o que nos entretém, 
em vez de buscarmos o que nos preenche profundamente.

Acrescente à nossa nova obsessão global estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, onde quer que estejamos - você sabia que uma em cada seis pessoas do planeta tem telefone celular? - e você pode ver como é fácil se perder no mundo material e não ter tempo para sua alma. A vida se tornou um grande espetáculo multimídia, multidimen- sional, multitarefas!


Esse nível insano de atividade nos desconecta de nosso silêncio inter-no, que dá significado e profundidade às nossas vidas. Então, como é possível se conectar?

Tornando sua conexão com o espírito uma prioridade. Isso exige pausas rotineiras em sua vida ocupada e disposição para ficar quieto. Nesse silêncio, você pode tanto ouvir quanto falar com seu Poder Maior, o que significa cultivar um senso maior de aceitação, entrega e confiança.

Quando fazemos uma conexão consciente com nossa alma, estamos injetando a essência de ser Feliz Sem Motivo.

Há muitas maneiras de se sentir conectado a sua alma. Trata-se de algo bastante pessoal, mas em minhas pesquisas e entrevistas com os 100 Felizes, descobri algumas diretrizes gerais. 

Cultivar os seguintes Hábitos de Felicidade pode ajudar qualquer pessoa a se conectar mais facilmente com o espírito.

Hábitos de Felicidade para a Alma
1.      Solicite a conexão com seu Poder Maior.
2.      Ouça sua voz interna.
3.      Confie no que a vida lhe revela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário