quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Autoconfiança e autoestima




 Auto confiança e autoestima
    Para recuperar a autoconfiança, você pode fazer um balanço de todos os objetivos que já alcançou e definir novas metas para o futuro, fazer novos amigos, participar de conversas  construtivas, obter novas perspectivas sobre a vida, buscar oportunidades de colocar seus talentos em prática e cuidar muito bem de si mesmo.


Como Acreditar em Si Mesmo
Escrito em parceria com Paul Chernyak, LPC
De vez em quando, acreditar em si mesmo pode ser difícil, principalmente quando desenvolvemos sentimentos negativos, como achar que não temos nada para oferecer ao mundo ou que não somos merecedores das coisas que temos ou queremos.

 No entanto, isso não é verdade. Se você estiver com dificuldade para enxergar todas as qualidades incríveis que tem e todas as coisas boas que pode oferecer ao mundo para torná-lo um lugar melhor, algumas atitudes simples poderão ajudá-lo a acreditar em si mesmo.

 Continue lendo para aprender a acreditar em você.

1.Método

Cultivando perspectivas positivas
Crie uma lista de realizações passadas, ela vai ajudá-lo a começar a acreditar em si mesmo. Liste todas as vezes em que você se destacou em algum momento da vida e inclua até mesmo as atividades mais leves, como ter conseguido montar os móveis que comprou em uma loja por conta própria ou ter organizado uma festa para um amigo ou familiar.

Quando terminar, tente encontrar padrões nas atividades listadas. Identifique as coisas que sempre faz bem para poder descobrir seus talentos.

Conforme você identifica as habilidades que o ajudaram a ser bem-sucedido, liste-as em outra coluna. Você também poderá listar as características que admira em si mesmo em uma terceira coluna.
Por exemplo, se você se der conta de que tem um talento para cuidar de cães ou gatos, talvez seja um ser humano compassivo por natureza.

Nesse caso, tente encontrar mais atividades que possam ajudá-lo a colocar esse talento em prática — como ser voluntário em um abrigo de animais.


Converse com pessoas que ame. Caso você esteja com dificuldade para enxergar todas as suas qualidades incríveis, sempre é possível conversar com alguém que o ame. Às vezes, não conseguimos enxergar nossas melhores características, mas as pessoas que nos amam nunca terão esse problema.

Diga alguma coisa como: "Ultimamente tenho sentido que não sou bom em nada, mas estou tentando superar isso e identificar meus talentos. No que você acha que sou bom?".

3. Encontre uma causa em que acredite. Acreditar em si mesmo pode ser difícil quando se está sempre tentando agradar aos outros. Busque causas e projetos que você julgue interessantes e nos quais realmente acredite. A paixão por essas atividades vai ajudá-lo a trabalhar duro e a se dar conta de tudo o que é capaz de realizar.

4.Defina metas realistas, elas vão ajudá-lo a acreditar em si mesmo e na sua capacidade de ser bem-sucedido. Os objetivos devem ser possíveis e estar de acordo com suas habilidades.

Por exemplo, caso você tenha decidido trabalhar para atingir o objetivo a longo prazo de se tornar um assistente de veterinária devido ao seu talento para lidar com animais, comece definindo uma pequena meta possível, como se candidatar para um curso de assistente de medicina veterinária.

 Quando alcançar esse objetivo, você poderá prosseguir para outra meta pequena e realista que o ajude a se aproximar ainda mais do objetivo a longo prazo. 

Esteja preparado para sair da zona de conforto de vez em quando. Mesmo que esteja definindo metas realistas, talvez você precise fazer coisas que não faria normalmente para conseguir o que deseja.


Após definir uma meta, trabalhe duro até alcançá-la. Não abandone um objetivo no meio do caminho simplesmente porque ele se tornou muito difícil. Caso uma meta pareça difícil demais, tente dividi-la em diversas metas menores e concentre-se em uma de cada vez.

5. Reflita sempre ao final do dia.

 A autorreflexão é um elemento importante do autoaperfeiçoamento e vai ajudá-lo a fazer um balanço de tudo o que estiver fazendo bem e das coisas em que ainda precisa trabalhar mais.

 Ao final de cada dia, reserve alguns momentos para refletir sobre suas experiências. Caso não tenha conseguido realizar tanto quanto gostaria em um determinado dia, tente aprender com a situação para evitar repetir os mesmos erros no futuro.

Por exemplo, se você não conseguiu levantar cedo para caminhar conforme havia planejado no dia anterior, talvez chegue à conclusão de que tem dificuldade para se motivar durante as manhãs.

Tente configurar vários alarmes diferentes e talvez até mesmo deixar um deles a alguns metros da cama, para que você seja obrigado a levantar para desligá-lo. Outra opção é tentar encontrar um horário diferente para caminhar, em vez de se forçar a fazê-lo durante a manhã.

6. Seja persistente. Às vezes, sentimos vontade de desistir por causa da possibilidade de fracassarmos, mas é perfeitamente natural enfrentar dificuldades quando tentamos fazer algo pela primeira vez.

Em vez de se culpar por ter feito alguma coisa errada, permita-se experimentar sem se preocupar com as consequências. Alguns dos inovadores mais bem-sucedidos afirmam que a improvisação exige um tipo de mentalidade "brincalhona", em vez de uma mentalidade fixa em apenas um objetivo.[4]
Método



2. Cultivando bons hábitos

1.  Conecte-se com os outros. Novas perspectivas da neurociência enfatizam a importância de trabalharmos persistentemente para criarmos e cultivarmos nossas relações com outras pessoas com o objetivo de contribuir para os processos funcionais do cérebro. 

 Portanto, é provável que você não consiga mudar seus hábitos sem antes perceber o quanto nossos comportamentos são de certa forma dependentes ou condicionados pelas pessoas ao redor. 

Se você acha que as pessoas sempre o procuram para pedir conselhos, mas quase nunca sente que tem alguém com quem conversar nos dias em que está triste, talvez você desempenhe um papel maternal dentro do seu grupo de amigos.

 Não há nada errado em ajudar os outros, mas também é necessário cuidar de si mesmo. Na verdade, às vezes ajudamos mais outras pessoas do que nós mesmos porque estamos acostumados com esse hábito. Pense nos motivos que o levam a ajudar os outros e considere o efeito que esse hábito tem sobre você.

2.  Pense positivo a respeito de si mesmo. 

Esforce-se para pensar coisas positivas sobre você e sobre a forma como se comporta. Combata a vontade de ser negativo, identificando dois pontos fortes em si mesmo, todos os dias.
Desafie qualquer pensamento improdutivo que passar pela mente. Quando se pegar nutrindo pensamentos negativos como "Sou um fracasso", "Ninguém gosta de mim", ou "Não consigo fazer nada direito", pare e desafie a afirmação.

 Combata-a com pensamentos produtivos, identificando duas características positivas em si mesmo. Essa atividade ficará cada vez mais fácil com a prática.

Por exemplo, quando se pegar pensando em algo negativo, como "Sou péssimo em matemática", reformule a afirmação para um formato mais produtivo, dizendo algo como: "Acho matemática difícil, mas estou trabalhando duro e melhorando".


3.  Encontre formas de seguir em frente. Às vezes, você poderá se sentir estagnado, sem saber como continuar. Nesses casos, respire profundamente e tente colocar o momento presente em perspectiva.


As pessoas costumam concentrar-se no lado negativo das coisas e acabam ignorando as partes boas. Às vezes, tudo o que precisamos é de uma mudança de cenário, ou talvez de uma pausa na rotina diária.

Considere conversar com um terapeuta ou psiquiatra se os sentimentos de medo ou desespero persistirem por um longo período de tempo.

Procure uma forma de romper com sua rotina ou comportamento habitual. Por exemplo, você poderia entrar em um time ou em outro grupo local para conhecer gente nova, caso se sinta cercado por pessoas negativas.

4.  Seja proativo. Procrastinar ou deixar as coisas para depois porque elas são difíceis demais coloca você no caminho certo para o fracasso.

Quando temos menos tempo para realizar uma tarefa, nos apressamos e não fazemos as coisas tão bem quanto poderíamos. Em vez disso, faça as tarefas dentro do prazo para ter tempo extra e fazer o seu melhor! Vivenciar os pequenos sucessos das tarefas concluídas poderá ajudá-lo a acreditar na sua capacidade de realização.

Por exemplo, talvez a pia da cozinha esteja cheia de louça para lavar, mas você decidiu adiar essa tarefa para poder assistir ao seu programa de televisão favorito. 

Antes que você perceba, vários outros problemas poderão surgir, como a televisão parar de funcionar e precisar de conserto ou você se lembrar de um problema relacionado à uma conta que precise pagar, o que o forçaria a deixar a louça suja na pia por ainda mais tempo.

Em vez de deixar que as tarefas da vida cotidiana se acumulem, encare-as assim que surgirem. Talvez seja desagradável no início, mas logo esse hábito se tornará bastante natural e você começará a sentir que os problemas do cotidiano estão se resolvendo sozinhos.


Procure um terapeuta ou psiquiatra se você for um procrastinador crônico. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) poderá ajudá-lo a acabar com o hábito de deixar as coisas para depois.

5.  Concentre-se nos pontos positivos. Os psicólogos descobriram que nós costumamos dar muita atenção aos comentários negativos que ouvimos sobre nós mesmos e acabamos ignorando os positivos.

 Nós também temos a tendência de achar que os outros estão prestando muito mais atenção em nós do que eles realmente estão.
Tente lembrar-se de se concentrar mais nas coisas positivas. Decida fazer algumas mudança se você ou as pessoas ao seu redor estiverem agindo de forma extremamente crítica.

6.  Faça coisas difíceis. Quando apenas tomamos os caminhos mais fáceis, acabamos acreditando que não somos capazes de realizar tarefas difíceis.

 Prove para si mesmo que você pode enfrentar desafios, fazendo exatamente o que foi dito: enfrentando desafios. Faça atividades gratificantes mesmo que elas exijam muito trabalho duro. Você é capaz! Lembre-se de que sempre é possível dividir uma tarefa difícil em várias tarefas menores e mais fáceis.

7.  Pratique dizer o que pensa. Quando você estiver em uma situação em que tem uma opinião diferente ou sabe uma forma melhor de fazer alguma coisa, diga! Não adianta aceitar as coisas como elas são, adote uma postura ativa dentro das situações.

Dessa forma, você mostrará aos outros que é capaz de assumir o controle e de expressar suas necessidades ou desejos. Dizer o que pensa também vai ajudá-lo a cercar-se de pessoas com aspirações e preocupações semelhantes às suas. 

Tudo isso é fundamental para deixá-lo mais confortável em seu ambiente, e os estudos científicos têm demonstrado que este é um passo necessário para o desenvolvimento da confiança na nossa capacidade de correr atrás de necessidade e desejos. 


Por exemplo, se um colega de trabalho vive fazendo piadinhas inadequadas sobre as mulheres, tente encontrar um meio de chamar a atenção dele para a forma como você se sente em relação às tais piadas, mas de uma forma produtiva.

 Você poderia dizer: "Suas piadas me ofendem porque brincam com um assunto muito sério". Talvez a discussão torne-se acalorada, mas quanto mais você expressar sua opinião sobre assuntos importantes, como a igualdade de gênero, mais fácil o hábito se tornará.

Caso costume se preocupar com a forma como os outros interpretarão o que você tem a dizer e, muitas vezes, acabe deixando de falar alguma coisa por causa disso, tente abandonar esse hábito. 

Pratique expressar os pensamentos e sentimentos para as outras pessoas, sem se preocupar com a forma como eles serão interpretados, o que poderia significar ter que lidar com mal-entendidos resultantes da comunicação.

Quando um mal-entendido ocorrer, não tenha medo de contar sua história pessoal e fale principalmente sobre como você aprendeu a se comunicar com outras pessoas no ambiente em que foi criado. É importante que todos os envolvidos percebam que os mal-entendidos não são culpa de ninguém e que até podem ser uma oportunidade para que todo mundo cresça e aprenda mais sobre a forma como cada um se expressa.

8.Ajude os outros.

 Muitas vezes, quando ajudamos outras pessoas, podemos adquirir uma visão mais clara do que somos capazes de fazer e ainda acabamos nos sentindo bem com nós mesmos. Fazer um trabalho voluntário ou praticar atos cotidianos de bondade proporciona um senso incrível de realização, além de oferecer oportunidades adicionais de colocarmos nossos talentos em prática e desenvolvê-los ainda mais. 

 Ajudando os outros, você se sentirá mais confiante do que nunca.


Método 3
 Cuidando de si mesmo

1. Dê atenção à aparência e aos cuidados de higiene. Acreditar em si mesmo é mais fácil quando você também se sente confiante em relação à própria aparência. Siga uma rotina de cuidados com a aparência e a higiene para manter a melhor apresentação possível.

 Não deixe de:
Tomar banho.
Pentear o cabelo.
Cortar ou lixar as unhas.

Barbear-se ou manter a barba bem aparada (para os homens).
Escovar os dentes (pelo menos duas vezes ao dia).
Manter um odor corporal agradável, através do uso de desodorantes, loções perfumadas e perfumes.

Vestir roupas que caiam bem em seu corpo e façam você se sentir bem.
Usar maquiagem para acentuar suas melhores características (para as mulheres).

2. Nutra o organismo com alimentos saudáveis. Nossa alimentação diária afeta a forma como nos sentimos física e emocionalmente. Você se sentirá melhor se reservar algum tempo para preparar uma refeição agradável para si mesmo em vez de apenas comer um saco de batatas fritas e tomar uma lata de refrigerante no jantar. Contribua para seu bem-estar geral colocando apenas alimentos saudáveis no organismo.

3. Pratique atividades físicas diariamente. Faz tempo que o exercício físico é conhecido por sua capacidade de reduzir estresse e de deixar as pessoas mais felizes, mas alguns estudos também demonstram que ele pode ajudar a melhorar os níveis de autoconfiança. Inclua pelo menos 30 minutos de exercício na rotina diária para colher os benefícios físicos e mentais da atividade física.


4. Durma bastante. A falta de sono pode agravar a insegurança e outras tendências emocionais negativas, portanto é importante dormir o suficiente todas as noites.[20] Será mais difícil acreditar em si mesmo se você estiver cheio de inseguranças e negatividade. Tente dormir cerca de oito horas por noite para prevenir esses efeitos adversos.

5. Relaxe diariamente. Todos os dias, reserve um tempinho para relaxar. A incorporação de atividades como meditação, ioga, respiração profunda, aromaterapia e outras técnicas relaxantes na rotina do dia a dia vai ajudá-lo a afastar pensamentos negativos e a acreditar em si mesmo. Encontre uma atividade que funcione para você e a acrescente na rotina diária.

6. Mantenha um ambiente agradável. Seu entorno também pode afetar a forma como você se sente em relação a si mesmo, portanto, é importante manter a casa limpa e agradável. Mantenha toda a casa (ou pelo menos seu quarto, se você viver com outras pessoas) limpa e convidativa. Decore o ambiente com objetos que tenham significado e façam com que você se sinta motivado.

Dicas
Busque a ajuda de um profissional de saúde mental se você continuar apresentando problemas de autoestima, apesar das tentativas de desenvolver a autoconfiança. Talvez você precise de mais ajuda do que possa oferecer a si mesmo.
https://pt.wikihow.com

Postado pork Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário