quinta-feira, 15 de agosto de 2019

A graça dos dons do Espírito Santo


                                                     

A graça dos dons do Espírito Santo:

Este apelo eu faço diariamente várias vezes ao dia:
Diariamente o Divino Espírito Santo me abençoa com os 7 dons:

O dom da:
 1. Eu sou  abençoada diariamente com a  Sabedoria do amor universal do Espírito Santo
2.  Eu tenho a graça diária do Espirito Santo da Inteligência física, emocional, mental, espiritual.
 3. Conselho-  Eu sou inspirada  diariamente pelo Espirito Santo com o dom do Conselho para falar, ouvir, escrever, comunicar, com a intuição e a inspiração Divina da Sabedoria do Amor.


 4. Fortaleza - Eu sou abençoada diariamente com a Força Divina da saúde - física, emocional, mental e espiritual do Espírito Santo

5. Amor - Diariamente eu sou abençoanda com beleza da harmonia do Amor do Espírito Santo

6.  Entendimento. Eu tenho a sabedoria do amor, do Entendimento do Espírito Santo  que me revela a verdade com a intuição e a inspiração divina, diariamente.

7. Prudência. Eu tenho dom da Prudência que me guia, oriente e me inspira para seguir no caminho certo, com as pessoas certas.

Dons do Espirito Santo 

1.    Sabedoria:
 É o bom senso, prudência, o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus, quem acredita na libertação e quem está interessado na degradação humana e na servidão.
A sabedoria é a luz para àqueles que são solidários e universalistas. A pessoa ou a comunidades dotadas de sabedoria do amor sabem deixar o Espírito falar nelas e por elas.


Por este Dom buscamos o Bem Supremo da Vida, a união com todos os povos, a sabedoria inteligente que nos une, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes.
 Diz o Senhor: ‘Feliz o homem que encontrou a Sabedoria… Ela é mais valiosa do que ás pérolas’ (Cf. Pv 3,13-15). A Sabedoria que vem do Espírito Santo ‘é um reflexo da luz eterna’ (Cf Sb 7,26).

2.    Amor
 É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, para “amar ao próximo como a si mesmo”; procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo com empatia, gratidão e amor. Piedosa é aquela pessoa ou comunidade que traz nas entranhas a vontade irrefreável de realizar com a solidariedade, união, o projeto de Justiça de Deus.
 É o Dom pelo qual o Espírito Santo da re-união, nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. É o dom que facilita associações e acesso a instituições sociais, grupos de amigos: a esperança, e a fraternidade. 
Por ser o ‘amor do Pai e do Filho’, o Espírito Santo nos dá o sabor das coisas de Deus. ‘O Reino de Deus revela amor, sabedoria, justiça, paz e alegria no Espírito Santo’ (Rm 14,17).


2. Inteligência:
É o dom de entender os sinais da presença de Deus nas situações humanas, nos conflitos sociais, nas lutas políticas. 

A pessoa ou comunidade dotadas de inteligência captam sem dificuldade, a íntima relação entre vida e a Palavra de Deus. É o Dom Divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus, ouvir com a intuição a verdade divina científica,  e humanista que nos dá capacidade de associação e síntese.

Revela nosso lado criativo, e desejoso de liberdade, nossa capacidade de individualizar e de associar-nos fraternalmente a uma comunidade com a inteligencia e sabedoria divina da consciência da união.

 Mesmo não compreendendo o Mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: ‘Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que Eu sou o Senhor’ (Jr 24,7).

3.    Conselho:
 É o dom da prudência, de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Só assim orientamos bem a nossa vida e a de quem pede um conselho.


4.    Fortaleza:
Eu tenho o dom da força física, emocional, mental e espiritual. A força do amor, da inteligência, da sabedoria, da ciência, da prudência dos guerreiros da justiça divina.

 É o dom de resistir às seduções da escuridão que nos arrasta para a degradação, de ser coerente com a Lei da Justiça Divina, de enfrentar riscos na luta por justiça, e União.

A pessoa ou comunidade dotadas desse dom não se amedrontam diante de ameaças e perseguições, pois confiam incondicionalmente no Pai. São Paulo confiava no Dom da Fortaleza. Ele disse: ‘Se Deus está conosco, quem será contra nós?’ (Rm 8,31).

 Por esta virtude, a alma se fortalece com a fé para praticar toda a classe de atos heroicos, com invencível confiança em superar os maiores perigos e dificuldades com que nos deparamos diariamente...

5.    Ciência:
O dom de ciência ou palavra de ciência é um dom através do qual o Espírito Santo faz que o homem entenda as coisas da maneira inteligente; tenha intuição, insights, respeito as leis naturais e ao próximo, senso de responsabilidade social, inspiração divina como Ele as entende.

 Faz que o homem penetre na raiz de cada acontecimento, fato, sentimento ou situação, ou melhor, através do dom de ciências, Deus dá o diagnóstico, rompimento de velhos padrões, a causa de um problema, doença, fato, situação…

Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência, onde as verdades reveladas e as ciências humanas perdem a sua inerente complexibilidade.

 Nossas habilidades com as coisas acentuam-se progressivamente em determinadas áreas, conforme nossas inclinações culturais e científicas, sempre segundo os desígnios divinos, mesmo que não nos apercebamos disso.

Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos. Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus é que pertence esta glória, a Deus, que é o doador de todos os bens.

Quando estamos com febre, nos dirigimos a um médico para descobrir a causa da febre, porque a febre não é a doença, mas um sintoma da doença.

Quando alguém está deprimido, queremos resolver o problema da depressão, aliviando os seus sintomas, porém não conseguimos detectar a causa da depressão.

Através do dom de ciência, o Senhor nos revela a causa da depressão, sua raiz, com o objetivo de curar.

 O Espírito Santo, através desse do dom, nos revela uma visão futurista dos fatos, e nos dá  visão daquilo que está além do alcance da nossa percepção,  e presta um serviço ao povo de Deus através de nós.

Pelo dom de ciência, Deus ensina ao homem sobre as suas verdades, permite que a sua luz penetre no entendimento do homem. Deus comunica ao homem informações que são impossíveis de se adquirir humanamente ou por conhecimento natural, pela razão.

É um dom de revelação. Revela uma ação que Deus já está fazendo (a cura), ou de uma situação ou mentalidade que precisa ser transformada por Deus, sempre com a finalidade de transformação e renovação, através do poder e da misericórdia de Deus que cura o corpo e o coração.

É o dom de saber interpretar a Palavra de Deus, o de fazer avançar a teologia, de traduzir em palavras o que se vive na prática. Por este Dom o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois ‘os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo’ (Veja 1 Cor 2,10-15).

Aberto para receber o dom do Senhor
A pessoa que recebe o dom de ciência pode perceber que o Senhor a está tocando através de um sentimento forte, uma certeza interior que nos chega à mente, pode ser: uma palavra, uma cena da vida da pessoa, uma visualização; o Senhor nos mostra o que está curando:
-  uma parte do corpo, um problema emocional, uma cura espiritual, ou aumentando a fé, chamando à conversão… 
Isso acontece após uma oração quando nossa mente está aberta e livre para receber a revelação do Senhor. Geralmente, esse dom é acompanhado pela palavra de sabedoria.


6.    Prudência
é o dom da prudência e da humildade, de saber reconhecer os próprios limites,  de viver em liberdade sem invadir os limites do outro, do respeito às leis superiores;
 de não pedir ou esperar de Deus que Ele faça a nossa vontade, de não se envolver em situações complicadas, perigosas, ambíguas, difíceis de serem entendidas e vividas.

A prudência revela a sabedoria do amor do Espírito Santo que nos dá intuição diante do perigo, das tentações e nos revela novas oportunidades e solução para um problema insolúvel, forte sentido de limites e de respeito as leis naturais;

 nos ilumina para sermos capazes de nos libertar da ignorância, e de criar um novo modelo de vida e a partir daí, sermos pessoas mais íntegras e afortunadas,  nos afasta da escuridão e nos leva para a luz, para grupo de pessoas do Bem e do amor.

Não quer dizer ‘medo de Deus’, mas medo da lei natural  das causas e consequências. 
Temos consciencia que Ele o nosso melhor amigo, nossa Luz e caminho, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus.

7 - Entendimento
Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem.

A aparente correlação não significa que quem possui a sabedoria, já traga consigo o entendimento por consequência (ou vice-versa).
 Existe uma clara distinção entre um e o outro.

 Este exemplo, logicamente, se aplica às ciências naturais e divinas, logo ao nosso dia-a-dia. Não sendo uma consequência do outro, são distintamente preciosos e complementam-se mutuamente, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência e sensível percepção das coisas terrenas, que devem estar sempre direcionadas às coisas celestes.

Este texto é resultado de uma pesquisa, inspirado em vários mestres do assunto.

Postado  por dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário