terça-feira, 30 de julho de 2019

Como melhorar a memória




Estratégias para melhorar a memória


Quantas vezes isso aconteceu com você: você entra em uma sala e esquece por que queria entrar naquela sala, ou não consegue encontrar as chaves ou os óculos? Você pode ficar com medo de perder sua memória. Mas, na verdade, todos - em qualquer faixa etária - têm dificuldade em lembrar de tempos em tempos.

A memória é fundamental para nossas vidas diárias. Memória é a capacidade de reter informações sobre eventos passados ​​e nos ajuda a planejar eventos futuros.

 Devemos estar cientes de como nossas memórias funcionam, quais mudanças ocorrem na memória ao longo do tempo e como podemos melhorar nossas memórias à medida que envelhecemos.

 Felizmente, a maioria das alterações na memória são alterações normais do processo de envelhecimento ou podem ser causadas por problemas temporários ou tratáveis.

Nossos cérebros são órgãos incríveis e a parte do nosso cérebro que controla a memória é um sistema complicado de inúmeras funções. Nosso cérebro pode permanecer forte e saudável até a velhice.

 Mas à medida que as pessoas envelhecem, as mudanças de memória trazem a preocupação de que algo pode estar “errado” com sua mente.
É importante entender que existem problemas de memória em todas as faixas etárias. Crianças e adolescentes parecem esquecer tudo o que acabaram de ouvir.

 Muitos adultos são tão ocupados e têm tantas distrações que simplesmente não têm tempo para se lembrar de tudo. Os idosos são mais propensos a ter dificuldade em lembrar nomes, itens em uma lista ou onde colocam as coisas.

Em geral, ninguém tem uma memória “perfeita”. A maior parte do que acontece à nossa volta é esquecida porque não há necessidade de lembrar de tudo. Somos bombardeados com informação o tempo todo e a memória processa apenas as informações que precisamos lembrar.

Como funciona a memória?
Os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato) nos ajudam a receber e registrar informações. Se a informação não é registrada em nossos cérebros, não podemos nos lembrar dela. Usar os sentidos para registrar informações é chamado Memória Sensorial .

 Pense no seu cérebro como um arquivo
 onde você armazena essa informação.

Memória de curto prazo é lembrar de algo que você viu ou ouviu recentemente. Por exemplo, lembrar o nome de alguém que você acabou de conhecer ou um número de telefone que você acabou de procurar envolve memória de curto prazo. 


A memória de curto prazo dura apenas uma média de 5 segundos. Para lembrar as mesmas informações mais tarde, seu cérebro transfere essas informações para a Memória de Longo Prazo. Isso é feito repetindo as informações ou visualizando-as. 

Sua memória de longo prazo contém informações que você gravou em seu cérebro no passado. A memória de longo prazo não tem limite de capacidade e pode armazenar grandes quantidades de informações.

Embora a memória de longo prazo permaneça sempre intacta, pode demorar mais para passar pelo arquivo de memória para localizar as informações exatas que você deseja.

Lembre-se é o processo final de lembrar. Lembre-se significa encontrar e extrair informações que estão armazenadas no gabinete de arquivamento de memória de longo prazo do seu cérebro. Muitas vezes precisamos de dicas para acionar a recordação de certas informações.

Mudanças de memória relacionadas à idade
Existem muitos mitos e estereótipos relacionados a problemas de memória. A maioria dos idosos tem alguma diminuição na função da memória, mas isso não é necessariamente um sinal de declínio da saúde mental.

 A perda de memória grave pode ser causada pela doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, alcoolismo agudo e algumas doenças neurológicas. No entanto, lapsos de memória menores não são indicações de demência. A maioria dos idosos nunca sofrerá perda de memória grave e o grau e o tipo de qualquer perda varia com o indivíduo.


Alterações de memória relacionadas à idade podem incluir:
Pensamento mais lento - à medida que envelhecemos, tudo fica mais lento, incluindo a velocidade de processar novas informações para nossos cérebros e a velocidade de recordar informações.

 Quanto mais velhos ficamos, mais informações são colocadas no arquivo, então pode levar um pouco mais de tempo para recuperar certas memórias. É importante ter paciência ao tentar recordar memórias de longo prazo e não ficar frustrado.

Diminuição da concentração - a nossa capacidade de prestar atenção às coisas diminui com a idade e estamos mais facilmente distraídos, especialmente se formos interrompidos. Para compensar, precisamos fortalecer nossos poderes de concentração prestando atenção, usando nossos sentidos e evitando interrupções. 

Por exemplo, se o telefone tocar, desligue a TV para prestar atenção ao chamador. Ser um bom ouvinte é essencial para ajudá-lo a lembrar. Muitas vezes o problema é “não ouvir”, em vez de “não lembrar” (este princípio se aplica a todas as idades). Apenas lembre-se de que muitos problemas de memória estão relacionados à atenção, não à  retenção.

Diminuição do Uso de Estratégias de Memória - visualizar, organizar e associar são todas as estratégias usadas pelo seu cérebro para recordar memórias. 

À medida que envelhecemos, essas estratégias diminuem a velocidade e podem exigir mais tempo para organizar e armazenar informações. Ajuda a visualizar e pensar sobre o objeto, pessoa, etc. em sua mente, repetidamente.

Necessidade de mais dicas de memória - à medida que envelhecemos, precisamos de mais pistas ou gatilhos para movimentar nossas memórias.

 Por exemplo, se você não consegue lembrar o nome de alguém, visualize como é a pessoa, qual trabalho, qual a sua última conversa, o que ela usou, etc. Quanto mais sugestões de visualização, mais assistência você dará ao seu cérebro para lembrar o nome.


8 dicas para melhorar sua memória

Melhorar a sua memória é mais fácil do que parece. A maioria pensa em nossa memória como algo estático e imutável. Mas não é - você pode melhorar sua memória da mesma maneira que você pode melhorar suas habilidades de matemática ou de língua estrangeira, simplesmente praticando alguns exercícios de construção de memória testados e verdadeiros.

Existem dois tipos de memória - a curto e a longo prazo. Memória de curto prazo é o tipo de memória que nosso cérebro usa para armazenar pequenas informações imediatamente, como o nome de alguém quando você se encontra pela primeira vez. A pesquisa demonstrou que a capacidade da memória de curto prazo é de cerca de sete informações. Depois disso, algo tem que ir.

A memória de longo prazo é para coisas que você não precisa lembrar neste instante. Quando você estuda para um teste ou exame, é uma memória de longo prazo no trabalho. Um momento memorável em sua vida, eventos com familiares ou amigos e outros tipos similares de situações também são armazenados na memória de longo prazo.

Então, como você melhora sua memória? Leia mais para descobrir.
Sua memória está no seu cérebro

Embora possa parecer óbvio, a memória é formada dentro do seu cérebro. Então, qualquer coisa que geralmente melhora a saúde do cérebro também pode ter um impacto positivo na sua memória.

 O exercício físico e o envolvimento em novas atividades estimulantes do cérebro - como o jogo de palavras cruzadas ou o Sudoku - são dois métodos comprovados para ajudar a manter seu cérebro saudável.

Lembre-se, um corpo saudável é um cérebro saudável. Comer bem e manter o stress à distância não apenas ajuda a focar em novas informações, mas também é bom para o seu corpo.

 Conseguir uma boa noite de sono todas as noites é importante também. Suplementos vitamínicos e extratos de ervas não são a mesma coisa que obter vitaminas e ácidos graxos ômega-3 naturalmente, através da comida que você come.


Melhore sua memória
Então você quer melhorar sua memória? Você precisa se concentrar no que você está fazendo e as informações que você está procurando codificar mais fortemente em seu cérebro. 

Essas dicas ajudarão você a fazer exatamente isso:
Concentre-se nisso. Muitas pessoas são apanhadas em multitarefa, que muitas vezes não conseguem fazer a única coisa que quase sempre irá melhorar a sua memória - prestando atenção à tarefa em mãos.

 Isso é importante, porque seu cérebro precisa de tempo para codificar as informações corretamente. Se isso nunca chegar à sua memória, você não conseguirá se lembrar mais tarde. Se você precisar memorizar alguma coisa, saia da multitarefa.

Cheirar, tocar, provar, ouvir e ver. Quanto mais sentidos você envolver quando precisar codificar a memória, geralmente mais forte será a memória. É por isso que o cheiro dos biscoitos caseiros da mãe ainda pode ser lembrado como se ela estivesse lá embaixo só agora.

 Precisa se lembrar do nome de alguém que você conheceu pela primeira vez? Pode ser útil olhá-las nos olhos quando você repetir o nome delas e oferecer um aperto de mão. Ao fazer isso, você envolveu 4 dos seus 5 sentidos.

Repita. Uma das razões pelas quais as pessoas que querem memorizar alguma coisa repetem-na repetidamente é porque a repetição (o que os psicólogos às vezes chamam de “aprendizagem excessiva”) parece funcionar para a maioria das pessoas.

 No entanto, não ajuda a empinar. Em vez disso, repita as informações espaçadas por um longo período de tempo.

Pedaço. Os americanos lembram-se de seus longos números telefônicos de 10 dígitos, apesar de poderem ter apenas 7 informações em seu cérebro ao mesmo tempo. 

Eles fazem porque nos ensinamos a dividir a informação. Em vez de ver 10 informações separadas, vemos três informações: um código de área de 3 dígitos, um prefixo de 3 dígitos e um número de 4 dígitos. 

Porque nós fomos ensinados desde o nascimento a “dividir” o número de telefone dessa maneira, a maioria das pessoas não tem problema em lembrar um número de telefone.

 Essa técnica funciona para praticamente qualquer informação. Divida a grande quantidade de informações em partes menores e concentre-se em memorizar essas partes como partes individuais.

Organize isso. Nossos cérebros gostam de organização da informação. É por isso que os livros têm capítulos e são recomendados como método de estudo na escola.

 Organizando cuidadosamente o que é que você tem que memorizar, você está ajudando seu cérebro a codificar melhor a informação em primeiro lugar.

Use dispositivos mnemônicos. Há muitos deles, mas todos compartilham uma coisa em comum - eles nos ajudam a lembrar de informações mais complicadas por meio de imagens, siglas, rimas ou músicas.

 Por exemplo, na faculdade de medicina, os alunos muitas vezes transformam a memorização dos ossos no corpo ou sintomas de doenças específicas em frases, em que a primeira letra de cada palavra corresponde a um osso ou sintoma específico. 



1.    Aprenda da maneira que funciona para você. Muitas vezes as pessoas são pegas pensando que há um estilo de aprendizado “tamanho único” para memorizar novos materiais. 

Simplesmente não é o caso - pessoas diferentes preferem métodos diferentes para obter novas informações. Use o estilo que funciona para você, mesmo que não seja a maneira como a maioria das pessoas estuda ou tenta aprender novas informações.

 Por exemplo, algumas pessoas gostam de escrever as coisas quando estão aprendendo algo novo. Outros podem se beneficiar mais de registrar o que estão ouvindo e voltar a fazer anotações mais detalhadas mais tarde, a seu próprio gosto.

Ligue os pontos. Quando aprendemos, muitas vezes esquecemos de tentar fazer associações até mais tarde.

 No entanto, a pesquisa mostrou que a memória pode ser mais forte quando você tenta e faz as associações quando você recebe as informações pela primeira vez.

 Por exemplo, pense em como duas coisas estão relacionadas e a memória para ambas será aprimorada. Conecte novas informações a informações ou experiências existentes em sua mente.
À medida que envelhecemos, nossa memória às vezes parece piorar. Mas não precisa se preocupar Seguindo essas oito dicas, você pode manter sua memória nítida em qualquer idade e aprimorá-la a qualquer momento.




MEMORIZANDO NOMES E ROSTOS

"Se quiser ganhar amigos, se esforce para se lembrar das pessoas. Ao se lembrar do meu nome. você está, sutilmente, me oferecendo cumprimentos - afinal, você está indicando que teve uma boa impressão de mim. Lembre-se do meu nome e você fará com que eu me sinta mais importante."

"O mais agradável som que uma pessoa pode ouvir é o som de seu próprio nome". E é verdade! Se você se encontrar inesperadamente com um conhecido, cliente ou colega e chamá-lo peio nome, você não apenas o deixa feliz, mas também ganha um lugar no coração daquela pessoa.

Entretanto, memorizar nomes e rostos
 é um desafio para muitas pessoas.

Você prova­velmente já tenha passado pela experiência de encontrar alguém com quem você se lembra de ter conversado em uma determinada ocasião, mas de cujo nome você é incapaz de se lembrar. E embaraçoso, não é?

 Se você trabalha com vendas e esque­ce o nome de um cliente (ou de um cliente em potencial), esse lapso pode lhe custar o negócio.
 Em contrapartida, chamar seus clientes por seus nomes criará uma excelente impressão, o que gerará melhores negócios e melhores relações comerciais.

Já que é reconhecidamente fundamental memorizar os rostos e os nomes no mundo altamente interligado de hoje, por que tantas pessoas ainda lutam contra esse proble­ma? Aqui estão alguns dos motivos mais comuns.

Alguns meses atrás, frequentei um treinamento ministrado por um guru da área de vendas. Em um dos exercícios, ele pediu que os participantes fossem a algum local da cidade e vendessem um livro para uma pessoa totalmente desconhecida.

 Ele deu cerca de duas horas para que realizássemos esse exercício. Depois que todos os participantes retornaram, o palestrante pediu que aqueles que não tinham conseguido realizar a venda ficassem de pé.
 Ele olhou para os alunos que estavam de pé e fez um comentário assustador: "Uma das principais razões pelas quais vocês não conse­guiram vender o livro foi a falta de intenção de vender".

Pensei comigo mesmo: "E verdade!" Seja vendendo livros a estranhos, seja memo­rizando nomes de pessoas, o importante é a intenção.
Você deve ter a intenção de recordar o nome - se você não a tiver, jamais será capaz de se lembrar do nome de ninguém.


Falta de esforço
Muitas pessoas presumem que se esquecerão dos nomes. Assim, quando conhecem novas pessoas, elas pensam "Eu nunca vou conseguir me lembrar desses nomes, então, por que vou perder meu tempo com isso?"
 Que maneira mais infeliz de lidar com a questão, não é mesmo?
Responda esta pergunta: Que tipo de esforço você fez para se lembrar dos nomes e das faces das pessoas? Para a maioria dos leitores, a resposta a esta pergunta é "nada".

 Você já deve ter ouvido alguém dizer que "se você continuar fazendo a mesma coisa do mesmo jeito, acabará tendo o mesmo resultado".

 Então, se quiser memorizar nomes e rostos, você precisa se esforçar. Quando não há ação, não há resultados. A próxima seção apresentará um sistema para memorizar nomes e rostos. Tudo o que você precisa fazer é usá-lo.

Falta de atenção
Na maioria das vezes em que alguém se apresenta e diz o nome, você responde com um "oi, tudo bem?" e, provavelmente, não esteja prestando a mínima atenção ao nome que acabou de ouvir.

O processo de memorização como Registrar - Reter - Relembrar. Para chegar ao estágio de relembrar, você precisa começar a registrar.

 Se você sequer registra o nome como será capaz de retê-lo e de relembrá-lo? Se quiser memorizar o nome de uma pessoa é importante prestar atenção enquanto a cumprimenta.


Falta de visualização
Você pode facilmente visualizar um livro, um aparelho de som, um telefone ou um carro. Entretanto, a maioria dos nomes não é tão fácil de ser visualizada - afinal, eles são abstratos. 

Você já entrou em uma loja e viu alguém que conheceu alguns dias antes em uma festa? Você quer se aproximar para falar "oi", mas é impossível se lembrar daquele nome.

 Você é capaz de recordar a festa, as conversas que vocês tiveram e até mesmo alguns fatos, como onde aquela pessoa mora, seus hobbies, pratos preferidos, o carro que ela tem etc.

 Porém, não importa com quanto afinco você pense, parece impossível lembrar o nome dela! Você não quer passar vergonha e, portanto, sai correndo da loja sem sequer se aproximar. Isso lhe soa familiar?

Vamos parar por um momento e refletir sobre porque você teve um problema para lembrar o nome daquela pessoa. Todas as outras informações de que você se recorda a respeito dela desencadearam imagens em sua mente.

Você é capaz de formar uma imagem clara de onde ela mora, de seus hobbies (dançar, ler, viajar), de seu carro, de suas comidas preferidas. Digamos que ela se chame Elaine.

 Qual é a imagem do nome "Elaine"? Não há uma imagem. Como você conseguiria visualizar "Elaine"? E difícil lembrar o nome dela porque você não consegue visualizá-lo.
O Sistema dos Cinco Passos para Memorizar Nomes

O sistema para memorizar nomes é bastante simples, mas também muito eficaz. Antes de observarmos atentamente como ele funciona, aqui está um resumo dos passos envolvidos nesta técnica:
5

Técnica Básica
Técnica Avançada
Antes do encontro
1. Aquecimento
1. Aquecimento
Durante o encontro
2. Dizer o nome em voz alta
2. Criar um desencadeador para o nome
Após o encontro
3. Comentar sobre o nome
3. Escolher uma característica facial
Nonagenário
4. Usar o nome
4. Ligar o desencadeador do nome à característica facial
Pelecípode
5. Revisar
5. Revisar

A Técnica Básica - Os cinco passos explicados

Passo 1: Aquecimento
Em condições ideais, o processo de memorização de nomes deve começar até mes­mo antes de você conhecer alguém. Chamo esta fase de "aquecimento". Quando você faz exercícios físicos, é muito importante aquecer o corpo.

 O aquecimento o ajuda a entrar no clima, já que relaxa os músculos e prepara o corpo para os exer­cícios que estão por vir. Da mesma forma, você também precisa se aquecer antes de conhecer pessoas. Há várias formas de fazer isso. 

Aqui estão algumas ideias:
° Muitas pessoas dizem a si mesmas: "Eu nunca consigo lembrar nomes". Transforme este pensamento negativo em algo positivo. 

Quando você estiver prestes a cum­primentar alguém, diga a si mesmo:
 "Eu vou me lembrar do nome desta pessoa". a "falta de convicção" é uma das razões pelas quais as pessoas não têm boa memória Use o poder da convicção a seu favor.

° Se estiver indo a uma festa ou a um treinamento, telefone para o anfitrião ou para o coordenador do treinamento para verificar se ele pode lhe oferecer uma lista com os nomes dos participantes. 

Se você tiver acesso aos nomes antes do evento, apenas leia-os. Não se pressione para se lembrar de todos. Você está apenas aquecendo.

. Construa, mentalmente, uma situação em que está conhecendo pessoas, cumpri­mentando-as e prestando atenção aos nomes delas.
 Visualize que, ao final do encontro, você ainda consegue se lembrar dos nomes das pessoas que conheceu.

 Imagine que todos estão impressionados com o seu talento. Agora, acredite que isso realmente pode acontecer.

Momento Ahá!
Como imaginar uma situação em que você se dá bem e uma em que você se dá mal consomem o mesmo tempo e a mesma energia, é melhor se dedicar à primeira opção.

A maioria das pessoas não faz nenhum tipo de aquecimento antes de conhecerem outras pessoas. Sem preparação (so­bretudo mental), elas simplesmente esperam memorizar os nomes.

 E não é assim que as coisas funcionam. O aqueci­mento é importante para o seu sucesso na habilidade social de decorar nomes.

Passo 2: Diga os nomes em voz alta
Em uma conversa normal, mesmo se não ouvir o nome corretamente, você não se preocupa em perguntá-lo novamente. No entanto, se você tiver de dizer o nome em voz alta, terá de pedir para a pessoa repeti-lo, especialmente se você não o enten­deu da primeira vez.

 Portanto, tente usar o nome da pessoa logo na primeira frase da conversa. Em vez de dizer "Oi, é um prazer conhecê-lo!", diga "Oi, Mary, é um prazer conhecê-la!". Dizer o nome em voz alta tem dois objetivos:
° Faz você se forçar a prestar atenção ao nome.
Faz você se certificar de que entendeu o nome corretamente.



Caça-mito
É uma grande falta de educação pedir para alguém repetir o nome.
Não é verdade. Digamos, por exemplo, que você acabou de conhecer Nataniel e que não entendeu corretamente o nome dele. Você quer que ele repita o nome porque real­mente quer lembrá-lo corretamente.

 E isso não é deselegan­te! Pode até ser que Nataniel se sinta lisonjeado por você estar prestando atenção. Se não entender o nome logo de início, a única forma de memorizá-lo é pedir que a pessoa o repita.
Primeira parte do texto...
Postado por dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário