Como manter-se focado
(Quando perguntado que livro ele escolheria se estivesse preso em uma
ilha deserta): Um guia prático de como construir um barco.
Bernard
Baruch
Para
manter-se focado você precisa de horários estruturados, planos, listas do que
fazer. Do contrário, vai se sentir sem rumo em um extremo do “U” invertido; ou
frenético, no outro extremo.
A
estrutura mantém as químicas cerebrais para a atenção bombeadas em um nível
balanceado. Uma rotina ou planos do tipo passo-a-passo o conectam a seus
objetivos, assim você gera dopamina. E o tranquiliza, fazendo-o gerar também
serotonina.
Adicionar
um prazo pode dar a você uma dose estratégica de norepinefrina, mas muita
pressão cria tensão e joga-o no estado de lute-ou-fuja. Pode ser que você se
sinta mais focado num primeiro momento, mas, no quadro geral, você tem menos
concentração - e não mais.
Um
bom exemplo é a situação de pais bem-intencionados, que tentam ajudar seus
filhos distraídos a se acalmarem e fazerem a lição de casa.
Sem perceber que a criança está assustada e
não consegue fazer a lição, os pais a ameaçam em vez de motivá-la; a ameaça
causa desânimo, logo ficará ainda mais difícil que a lição seja concluída.
O
que você precisa em situações como essa é construir uma estrutura sem
acrescentar pressão. Você quer degraus possíveis de subir, que não sejam
incertos ou assustadores?
Se
você é um pai que ajuda seu filho com a lição de casa (embora ele não saiba ou
admita), forneça um conjunto de degraus seguros para ele seguir.
Por exemplo: se seu filho estiver assustado,
não conseguirá escrever uma boa redação, então leia as questões com ele e
depois trabalhem juntos para construir uma simples lista do tipo passo-a-passo.
Escreva claramente:
Passo 1 - Qual o seu tema?
Passo 2 - Nomeie três coisas que você possa dizer sobre isso.
Deixe a gramática
e os erros de ortografia por último para que ele se sinta livre para usar
qualquer palavra ou frase que venha a pensar.
Se seu filho tem um bloqueio para criar novas ideias,
desenhe uma imagem simples de um sol e peça que escreva a idéia principal no
centro e algo sobre essa idéia em cada raio solar.
Se seu filho tem medo de resolver um problema
de matemática, escreva um modelo com a solução na agenda dele para que possa se
basear.
Quando
você pacientemente cria um guia de ajuda para seu filho, remove a ameaça que o
está imobilizando, sem se render ao medo dele ou sem fazer a lição por ele.
Estruturas
como instruções passo-a-passo são efetivas para qualquer trabalho novo,
complexo ou que envolva pressão, principalmente se você tem problemas para
começar.
Por
exemplo: se tiver um relatório ou uma apresentação para preparar, liste o que
tem de fazer do começo ao fim.
A medida que escreve, pode vir a descobrir que
um desses passos pode ser uma fonte oculta de pressão - a razão pela qual você
vem adiando o processo todo.
Talvez
você precise de um pouco de informação, mas está perdido em um arquivo
desorganizado ou tem de entrar em contato com um colega de trabalho não muito
simpático para conseguir terminá-lo.
Agora você pode dividir esse passo em vários
outros. A tarefa se torna executável e o medo desaparece. Métodos como estes
fornecem uma estrutura sem pressão.
Chave
- de habilidades mentais:
Esses
métodos são bem estruturados, com baixos índices de medo. Mantenha-se no
percurso”, você vai aprender a usar estas três chaves: auto conversação, mudança
de atitude e ensaio mental.
A
auto conversação inclui autoinstrução. Você vai aprender como escolher palavras
e frases específicas para se manter na tarefa.
A mudança de atitude é baseada
em uma estratégia cognitiva chamada remodelagem, quando remodelamos as
comparações de desempenho, como os feedbacks úteis.
O ensaio mental é um
tipo de visualização para fortalecer novas associações e regiões cerebrais.
-
Mantenha-se no percurso
• Auto conversação
• Mudança de atitude
• Ensaio mental
Algumas
pessoas dizem que não gostam de estrutura ou horários porque fazer planos
rouba a espontaneidade.
Geralmente
isso é um código para “Eu não quero ficar amarrado a isto”, “Estou aguardando
para ver se algo melhor aparece”. Lá no fundo, todos nós sabemos que se um
evento ou um projeto é importante e queremos executá-lo de forma tranquila,
temos de planejá-lo.
Construtores têm plantas, diretores têm
roteiros, e empreendedores têm planos de negócios. Um casamento memorável, uma
aposentadoria confortável, férias felizes, mudar para uma nova casa ou uma
festa surpresa são todos resultados de um plano adequado.
Planos
escritos têm poder. Quando você vir uma técnica que goste, escreva-a. Use
abreviação, palavras-chave ou figuras simples.
Cartões de apresentação funcionam bem; eles
são portáteis, cabem na palma da mão e são duráveis.
Post-its também são úteis;
você pode colá-los em quase todos os lugares. Ou, se preferir, poste uma nota
eletrônica no seu computador.
Por
que colocar planos por escrito? Faz parte da natureza humana achar que
lembraremos de algo no futuro mais do que realmente lembramos hoje.
Cientistas comportamentais chamam esse
princípio de “tendência de previsão” - a tendência em acreditar que você pode
armazenar informação só porque ela é familiar a você.
Quando
as pessoas predizem algo, consistentemente subestimam qual será seu verdadeiro
nível de lembrança. (Por isso, é melhor aprender um pouco mais estudando e
fazendo perguntas sobre a matéria usando flash cards, e não somente
lendo o material.)
Então, aumente o nível de esperteza da sua
tendência de previsão. Pegue papel e lápis agora. Enquanto lê este texto,
escreva as estratégias que pretende usar.
Auto
conversação
Nesta
seção, você vai aprender a auto conversação precisa,
que é breve e vai direto
ao ponto.
Vou descrever cinco tipos para você:
(1)
a lista dos 3 itens do que fazer; (2) auto direcionamentos; (3) âncoras; (4)
afirmações; e (5) pensamento de substituição
Simplifique. A primeira vez que me encontrei com Josh, ele
descreveu sua mente como uma “bagunça complicada”. Josh é químico, líder de um
grupo que detém várias patentes.
Ele tem o perfil clássico do “traço de
Edison”: uma pessoa de grande imaginação que, como Thomas Edison, é
predominantemente um pensador divergente.
Em outras palavras, pensa em muitas coisas ao
mesmo tempo sem o filtro comum que sente e exclui associações irrelevantes.
O
ponto bom dessa característica é que ele pensa em coisas que mais ninguém
pensa; a parte negativa é que geralmente quando tem essas ideias, todos estão
pensando ou falando sobre outra coisa.
Para
cooperar com seu estilo divergente de pensar, Josh acostumou a carregar um
livro com páginas em branco para que pudesse escrever suas ideias e afazeres.
Descobriu que ao escrever suas ideias,
ouvir
as outras pessoas não era mais tão difícil.
Josh
me disse que nunca ficava sem sua lista, então, me surpreendi quando me disse
que a lista não o estava ajudando a terminar as coisas, porque raramente ou
mesmo nunca olhava para ela. Em contrapartida, ficou surpreso por eu considerar
a lista útil como lembrete.
Seu
propósito era limpar a mente escrevendo tudo o que pensava.
Quando me mostrou a
lista, percebi por que não estava prestando atenção nela: oito páginas
escritas eram cansativas. Uma das tarefas era “candidatar-se para a renovação
da bolsa de estudos”, e a próxima “pegar a roupa na lavanderia”.
Sugeri
a Josh que escolhesse as próximas três coisas que precisava fazer e que as
escrevesse em um post-it. Ele fez, e imediatamente viu os benefícios dessa
prática, desenvolvendo um novo sistema. A lista de três itens tornou-se mais
convidativa, fazendo-o realizar a tarefa e não a repelir.
Ele
continuou a adicionar itens à sua longa lista, livrando a mente do fardo de
carregar pensamentos excessivos em sua cabeça.
Mas também manteve uma lista de três itens do
que fazer, o que lhe deu uma dose de adrenalina comedida para melhorar seu foco
e motivação a cada vez que terminasse algo da lista.
Crie
estratégias. Se você usa
uma lista do que fazer, note que quando está meio esgotado, escreve ali coisas
fáceis, a fim de terminá-las sem maiores esforços.
Não se sinta mal por fazer isso: é uma
estratégia eficiente. Vá em frente e liste uma tarefa ou duas - molhar as
plantas, apontar o lápis ou lavar a cafeteira.
Essas pequenas tarefas podem ser adiadas, se
você não fizer isso. Do contrário, se as escrever como uma espécie de
aquecimento, estará usando de maneira hábil uma ferramenta psicológica.
Nada é tão bem-sucedido como o sucesso. Você
pode praticamente sentir o surgimento da dopamina de recompensa quando risca
algo da sua lista.
Outra
estratégia efetiva é alternar entre itens de baixo e alto estímulo ao longo da
lista. Se uma tarefa entediante e repetitiva o deixa com a adrenalina baixa,
uma outra pode supri-lo com mais adrenalina.
Tenha
duas listas distintas de três coisas a fazer:
uma para o seu ambiente de
trabalho e uma para sua casa. Josh descobriu que fazer isso o ajudava de
inúmeras maneiras, já que seu trabalho no laboratório era mais estimulante do
que as suas responsabilidades em casa.
Assim,
ter uma lista do que fazer em casa o mantinha focado nas tarefas de baixo
estímulo. Também o ajudou a se desconectar dos problemas do dia-a-dia no
laboratório, ficando mais presente para a esposa e filhos à noite.
Desconectando-se
dos problemas, ele poderia encará-los de novo na manhã seguinte, porém com a
cabeça fresca.
Você
vai descobrir que seu cérebro gosta de uma lista curta, escrita com apenas
três itens de cada vez. Se algo mais urgente surgir você pode substituir - não
adicionar - um item a qualquer momento.
Com apenas três itens, caminhará muito bem.
Enquanto estiver fazendo uma tarefa, seu cérebro se programará subconscientemente
para o que virá a seguir.
Pensamentos
substitutos previamente preparados. A
lista dos três itens do que fazer é ideal para o pensamento de substituição.
O pensamento de substituição é crucial em
algumas horas, pois você não pode se obrigar a não pensar em algo, mas pode se
obrigar a pensar cm outra coisa.
O próximo item da sua lista do que fazer é um
imediato e hábil pensamento de substituição.
Quando você se pegar tendo um pensamento de
ansiedade, sentindo-se entediado ou distraído, substitua esse pensamento que
não está ajudando pelo próximo item da sua lista do que fazer.
Vamos
supor que a primeira tarefa da sua lista de três itens a fazer seja terminar o
resumo de um relatório. A medida que você se acomoda na sua mesa, começa a se
sentir ansioso devido à avaliação de seu desempenho anual, que acontecerá na
quinta-feira próxima.
Sua
mente gira ao pensar na lista de coisas certas e erradas que fez ao longo do
ano, e você se vê defendendo suas decisões menos perfeitas para seu supervisor
invisível.
Começa
a pensar onde colocou aqueles arquivos de que pode precisar para justificar sua
decisão e luta contra a vontade de procurar memorandos de atualização sobre os
procedimentos de avaliação.
Você
não consegue “não pensar” na avaliação, mas pode substituir o pensamento
“resumo de relatório” e repeti-lo para si inúmeras vezes enquanto retoma o
comando.
Quando
Josh teve de se realocar por causa do trabalho no meio da mudança, estava prestes
a se sentir sobrecarregado na maioria do tempo.
Estava vendendo uma casa e comprando outra,
trocando tudo que era dele, ajudando a mulher e filhos a se adaptarem,
reorganizando seu novo espaço de trabalho e lidando com politicagens em seu
laboratório.
Quando começava a se sentir ansioso ou com
medo, mantinha o foco no próximo item da lista.
Aprendeu a se prevenir e a não
se sentir sobrecarregado, substituindo aquela autoinstrução precisa cada vez
que sua mente divagava ou congelava.
Então,
silenciosamente repetindo para si,
conseguia retomar a zona de foco.
Postado por Dharmadhannya
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