sábado, 3 de novembro de 2018

O coração é sábio



                                                             

Gostei muito deste texto   e gostaria de acrescentrar que a escuridão do carater de pessoas desonestas, procuram invadir nossa vida, o nosso espaço, roubar, vilipendiar, denegrir e assim a força do mal fica mais forte dentro do coração do vilão da nossa vida. 

E muitos conseguem plantar a semente ódio, a solidão, o  isolamento em nosso coração. Devemos orar e vigiar, perdemos a batalha quando deixamos de amar, perdemos a esperança e a alegria. A escuridão fica mais escura quando nos vence nos roubando a vontade de viver e a confiança no ser humano.



O "Cérebro Pequeno" no Coração
Gregg Braden.

A sabedoria do seu coração é verdadeira somente para você
A inteligência e a intuição do seu coração está sempre com você. 

É constante. Você pode confiar. É importante reconhecer isso porque significa que a sabedoria do seu coração - as respostas às questões mais profundas e misteriosas da vida que ninguém mais pode responder - já existe dentro de você.

 Em vez de ser algo que precisa ser construído ou criado antes de poder ser usado, o elo entre o seu coração e o lugar que contém suas respostas já está estabelecido.

Meditação Fazendo uma pergunta ao seu coração
Agora vamos pensar sobre o papel da inteligência do coração no acesso à intuição profunda, gostaria de aproveitar esta oportunidade para compartilhar uma técnica comprovada que também permite que você acesse sua sabedoria.

 E eu quero que este exercício seja pessoal, então eu vou oferecer esta seção como se eu estivesse falando diretamente com você enquanto você está sentada comigo na minha sala de estar.

Este exercício é um daqueles lugares onde a ciência e a espiritualidade se sobrepõem maravilhosamente.

Embora a ciência possa descrever a estreita relação entre o coração e o cérebro, as antigas práticas espirituais e técnicas de autodomínio que ajudaram as pessoas a confiar nessa relação por milhares de anos o fazem sem precisar de uma explicação científica.

Provavelmente não é coincidência que as rigorosas técnicas científicas desenvolvidas pelos pesquisadores se assemelhem a algumas das técnicas preservadas nos mosteiros de antigas tradições ou por praticantes espirituais indígenas.


Todos nós aprendemos de maneiras diferentes, e meu sentido é que quando algo é verdadeiro, aparece no mundo de formas diferentes para refletir as variações em nosso aprendizado.


Com essa ideia em mente, escolhi compartilhar a seguinte técnica de IHM, com permissão, porque é segura, é baseada em uma ciência bem pesquisada que valida as etapas e foi simplificada de maneira a torná-la acessível e fácil. para usar em nossas vidas diárias.

Como acontece com qualquer técnica que é passada de professor para aluno, no entanto, os passos para criar coerência cérebro-cérebro são melhor experimentados com um praticante experiente para facilitar o processo.

 A técnica para criar coerência cérebro-cérebro é apropriadamente chamada  foi aperfeiçoada pelo  nos três primeiros passos descritos abaixo.

Independentemente, cada passo envia um sinal ao corpo de que uma mudança específica foi colocada em movimento.

Combinados, os passos criam uma experiência que nos leva de volta a uma harmonia natural que existia em nossos corpos mais cedo na vida, antes de começarmos a desconectar nossa rede de cérebro-coração através de nosso condicionamento.

 Os passos 4 e 5, onde nós acessamos nossa inteligência do coração, constroem a coerência criada nos Passos 1 a 3.

Cinco etapas para fazer uma pergunta ao seu coração
Os passos para criar uma coerência rápida para acessar a inteligência do seu coração são os seguintes.

Etapa 1: crie um foco no coração
Ação: Permita que sua consciência se mova da sua mente para a área do seu coração.

Resultado: Isso envia um sinal ao seu coração de que uma mudança ocorreu: você não está mais envolvido no mundo ao seu redor e agora está se tornando consciente do mundo dentro de você.

Passo 2: Diminua a respiração
Ação: Comece a respirar um pouco mais devagar do que o habitual. Tome cerca de cinco a seis segundos para inalar e use o mesmo ritmo que exala.


Resultado: Este simples passo envia um segundo sinal para o seu corpo que você está seguro e em um lugar que suporta o seu processo.
 Há muito tempo sabe-se que a respiração profunda e lenta estimula a resposta de relaxamento do sistema nervoso (também conhecida como resposta parassimpática).

Etapa 3: sinta um sentimento rejuvenescedor
Ação: Para o melhor de sua capacidade, sinta um genuíno senso de cuidado, gratidão, gratidão ou compaixão por qualquer coisa ou por alguém. A chave para o sucesso aqui é que seu sentimento seja o mais sincero e sincero possível.

Resultado: A qualidade desse sentimento ajusta e otimiza a coerência entre seu coração e seu cérebro. Embora todos sejam capazes de evocar um sentimento para essa etapa, é um desses processos que você pode precisar experimentar para encontrar o que funciona melhor para você.

Com a conclusão bem-sucedida do Passo 3, a conexão entre o coração e o cérebro - e resultando em coerência cérebro-cérebro - foi estabelecida.
 Neste ponto, o coração e o cérebro estão em comunicação através da rede neural que os conecta. Embora isso seja tecnicamente a conclusão da Técnica Quick Coherence®, ela também é um passo inicial em outros processos.

Podemos usar a coerência que criamos para acessar estados mais profundos de consciência, incluindo a profunda intuição descrita neste capítulo.

 É a partir de um estado de coerência de coração-cérebro que podemos acessar nossa profunda intuição e receber a orientação da inteligência do nosso coração. Os passos 4 e 5 abaixo detalham um procedimento para fazer exatamente isso.

Etapa 4: faça uma pergunta ao seu coração
Ação: As três etapas anteriores criam a harmonia entre seu cérebro e seu coração, que permite que você toque a sabedoria do seu coração.

 Enquanto você continua respirando e mantendo o foco em seu coração, é hora de fazer sua pergunta. A inteligência do coração geralmente funciona melhor quando as perguntas são breves e objetivas. Lembre-se, seu coração não precisa de um prefácio ou a história de uma situação antes da pergunta.

Faça sua pergunta em silêncio, como uma única frase concisa, e então permita que seu coração responda de uma maneira que funcione para você.
Resultado: Sua intuição se abre e você inicia um diálogo.
Muitas vezes me pedem para interpretar os símbolos que aparecem nos sonhos das pessoas ou o significado de uma experiência que tiveram em suas vidas.

 Embora seja possível para mim oferecer uma opinião, é só isso. É o meu senso do que a imagem ou experiência pode significar em sua vida.

 A verdade é que não posso saber o que o sonho ou a experiência de outra pessoa significa para eles. Também é verdade que eles podem!


A chave para ser bem-sucedido em dialogar com o seu coração é: se você tem poder suficiente para ter a experiência, então você tem o poder de saber por si mesmo o que sua experiência significa.

Embora eu não queira influenciar seu processo de questionamento, um exemplo às vezes é útil. Um sonho misterioso é a oportunidade perfeita para aplicar a inteligência do coração a uma situação do mundo real.

 A partir da coerência entre o coração e o cérebro, estabelecida nos três passos anteriores, simplesmente faça o seguinte tipo de perguntas, preenchendo o espaço em branco com os nomes das pessoas, símbolos ou identidades do que você está perguntando. Estes são apenas exemplos de formatos.


 Você pode escolher um que se encaixa para você ou criar o seu próprio usando um dos seguintes como um modelo.

"Do lugar do mais profundo conhecimento do meu coração, peço para mostrar a importância de _______ em meus sonhos."

"Do único olho do meu coração que conhece apenas a minha verdade, peço o significado do _______ na minha vida."

"Por favor, ajude-me a entender o significado de _______ em minha vida."

Etapa 5: escute uma resposta

Ação: Tome consciência de como o seu corpo se sente imediatamente ao fazer sua pergunta no Passo 4. Tome nota de quaisquer sensações - como calor, formigamento ou zumbido nos ouvidos - e emoções que possam surgir. 

Para pessoas que já estão sintonizadas com seus corpos e com a inteligência de seus corações, esse passo é a parte mais fácil do processo. Para aqueles que podem ter tido menos experiência em ouvir seus corpos, isso é um exercício de conscientização.

Resultado: todos aprendem e experimentam de forma única. Não há maneira correta ou incorreta de receber a inteligência do seu coração. A chave aqui é saber o que funciona melhor para você.

Como mencionei antes, tenho a tendência de receber a sabedoria do meu coração como palavras, enquanto ao mesmo tempo sinto sensações de calor no meu corpo. Outras pessoas nunca ouvem palavras, mas apenas experimentam formas não-verbais de comunicação, como o calor que irradia de seus corações ou de suas entranhas. 

Às vezes as pessoas sentem que uma onda de paz as envolve quando recebem a resposta para sua pergunta. Lembre-se, você e seu corpo são parceiros únicos no mundo. O importante aqui é ouvir o seu próprio corpo para aprender como ele se comunica com você e dar a oportunidade de ser ouvido.


Agora você tem uma técnica passo a passo para ajudá-lo a se sentir fortalecido diante dos maiores desafios da vida. Enquanto você provavelmente não pode mudar as situações que chegam à sua porta, você pode definitivamente mudar a maneira como você se sente e responder a essas situações.

 Se você ainda não o fez, poderá descobrir que a sabedoria e a inteligência do seu coração tornam-se um grande amigo para você, uma das maiores fontes de força em sua vida. 

A consistência e a precisão das soluções baseadas no coração permitem que você enfrente qualquer situação com qualquer pessoa ou força com uma confiança que seja difícil de encontrar se você se sentir desamparado, oprimido, impotente e perdido.

Eu posso honestamente dizer que a sabedoria do meu coração nunca me levou a fazer uma má escolha. E embora eu não tenha usado essa técnica para cada grande decisão que tomei na minha vida, também posso dizer com sinceridade que as únicas escolhas das quais me arrependi foram as que fiz quando não honrei a inteligência do meu coração.

Ao concluir este exercício, convido-o a ter um ponto importante em mente: Não há maneira correta ou incorreta de receber a sabedoria do seu coração. Cada um de nós nasce com um código único que nos permite acessar a sabedoria do nosso coração e aplicá-lo em nossas vidas. O segredo do código é saber o que funciona melhor para você.

Em 1991, uma descoberta científica publicada na revista Neurocardiology pôs fim a qualquer dúvida persistente de que o coração humano é mais que uma bomba. O nome da revista nos dá uma pista para a descoberta de um poderoso relacionamento entre o coração e o cérebro que não foi reconhecido no passado.

Uma equipe de cientistas liderada por J. Andrew Armour, MD, Ph.D., da Universidade de Montreal, que estava estudando essa relação íntima entre os dois, descobriu que cerca de 40.000 neurônios especializados, ou neurites sensoriais, formam uma rede de comunicação dentro o coração.

Para maior clareza, deixe-me dizer que o termo neurônio descreve uma célula especializada que pode ser excitada (estimulada eletricamente) de um modo que permite compartilhar informações com outras células do corpo.

 Embora um grande número de neurônios esteja obviamente concentrado no cérebro e ao longo da medula espinhal, a descoberta dessas células no coração e em outros órgãos, em números menores, fornece uma nova visão do nível profundo de inteligência e comunicação do coração que existe dentro do corpo.

Neurites são pequenas projeções que vêm do corpo principal de um neurônio para realizar diferentes funções no corpo.

Alguns carregam informações longe do neurônio para se conectar com outras células, enquanto outros detectam sinais de várias fontes e os levam em direção ao neurônio.

 O que torna essa descoberta excepcional é que as neurites no coração realizam muitas das mesmas funções encontradas no cérebro.

Em termos simples, Armor e sua equipe descobriram o que veio a ser conhecido como o pequeno cérebro no coração e as neurites especializadas que possibilitam a existência desse pequeno cérebro.

 Como dizem os cientistas que fizeram a descoberta em seu relatório, "o 'cérebro do coração' é uma intrincada rede de nervos, neurotransmissores, proteínas e células de suporte semelhantes às encontradas no próprio cérebro".

A descoberta de 40.000 neurites sensoriais no coração humano abre a porta para novas e vastas possibilidades que se assemelham àquelas que foram descritas com precisão nas escrituras de algumas de nossas tradições espirituais mais antigas e queridas.

Um papel fundamental da inteligência do coração é detectar mudanças de hormônios e outras substâncias químicas dentro do corpo e comunicar essas mudanças ao cérebro para que ele possa atender às nossas necessidades de acordo.

O cérebro do coração faz isso convertendo a linguagem do corpo - as emoções - na linguagem elétrica do sistema nervoso, de modo que suas mensagens façam sentido para o cérebro.

 As mensagens codificadas do coração informam o cérebro quando precisamos de mais adrenalina, por exemplo, em uma situação estressante, ou quando é seguro criar menos adrenalina e focar na construção de um sistema imunológico mais forte.


Agora que o pequeno cérebro no coração foi reconhecido pelos pesquisadores, o papel que desempenha em várias funções físicas e metafísicas também veio à tona. Essas funções incluem:

+ Comunicação direta do coração com neurites sensoriais em outros órgãos do corpo
+ A sabedoria baseada no coração conhecida como inteligência do coração

+ Estados intencionais de intuição profunda
+ Habilidades precognitivas intencionais
+ O mecanismo de autocura intencional
+ O despertar de habilidades de superaprendizagem

+ E muito mais

Descobriu-se que o pequeno cérebro do coração funciona de duas maneiras distintas, porém relacionadas. 


Pode agir:
+ Independentemente do cérebro craniano para pensar, aprender, lembrar e até mesmo sentir nossos mundos interno e externo por conta própria

+ Em harmonia com o cérebro craniano para nos dar o benefício de uma rede neural única e potente compartilhada pelos dois órgãos separados,

A descoberta de inteligência do coração de Armour tem o potencial de mudar para sempre a maneira como pensamos sobre nós mesmos.
Isso dá um novo significado ao que é possível em nossos corpos e o que somos capazes de alcançar em nossas vidas.

 Em suas palavras: “Ficou claro nos últimos anos que uma comunicação sofisticada de mão dupla ocorre entre o coração e o cérebro, com cada um influenciando a função do outro”.

A ciência do novo campo da neurocardiologia está apenas começando a alcançar as crenças tradicionais quando se trata de explicar experiências como intuição, precognição e auto cura.

Isto é especialmente aparente quando examinamos os princípios oferecidos em algumas das nossas tradições espirituais mais antigas e queridas.

 Quase universalmente, os ensinamentos históricos demonstram uma compreensão da inteligência do coração ao nível de exercer influência direta sobre nossas personalidades, nossas decisões diárias e nossa capacidade de fazer escolhas morais que incluem o discernimento de certo e errado.

E enquanto estiver com você desde o momento em que você nasceu, a escolha é sua quando você acessa esse link como uma “linha direta” para as verdades mais profundas de sua vida.

1.  Qual é a minha intenção em compartilhar o que eu descobri?

2.  Quem se beneficiará se eu compartilhar essa informação? Ou mais especificamente: Como _______ se beneficiará se eu compartilhar essa informação? (Preencha o espaço em branco com o nome da pessoa com quem você está pensando em compartilhar sua revelação.)

3.  Quem pode ser ferido por minha escolha em compartilhar esta informação?

A chave para usar essas perguntas é ficar absolutamente claro consigo mesmo sobre a primeira questão. Estar consciente de sua intenção é o alicerce de sua responsabilidade pessoal.


Com a sua intenção firmemente estabelecida, torna-se fácil avaliar suas respostas às próximas duas perguntas para ver se elas honram sua intenção declarada. Quer façam ou não, através desse processo simples, você encontrará a resposta para sua pergunta sobre a conveniência de compartilhar seu conhecimento profundo.

Com essas ideias em mente, vamos discutir como aplicar os passos da coerência para acessar a sabedoria e a orientação do coração.
Gregg Braden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário