quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Alerta geral - Vermes ameaça à sua saúde









Quais são os vermes mais comuns no corpo humano?


Lombriga, solitária, esquistossomo....

 Conheça estes vermes e saiba como eles agem

Por Redação M de Mulher


                                                   

Ancylostoma braziliense e A. caninum
São vermes que atingem cães e gatos. Porém, como eles não são capazes de discernir sua casa ideal, vão parar no organismo humano, onde não conseguem se aprofundar e vagam erraticamente pelas camadas mais superficiais da pele, fazendo linhas parecidas com mapas.
Quais são os vermes mais comuns no corpo humano?
Schistosoma mansoni
O contágio depende totalmente da água: esse invertebrado se hospeda antes num caramujo, muito comum em rios e lagos, locais utilizados pelo homem para tomar banho e se refrescar. Podem causar uma séria reação inflamatória no fígado e no baço.


Quais são os vermes mais comuns no corpo humano?
Ascaris lumbricoides
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

Quais são os vermes mais comuns no corpo humano?
Ancylostoma duodenale e Necator americanus
Pés descalços são as portas de entrada do bicho. Ele crava seus dentes no intestino e se alimenta do sangue do hospedeiro, o que gera uma grave anemia. O nome da doença, amarelão, vem justamente do aspecto que a falta de nutrientes traz ao indivíduo.


                                        Quais são os vermes mais comuns no corpo humano?
Wuchereria bancrofti
Transmitidos pela picada de um mosquito, esses vermes causam inchaço e rigidez da pele e prejudicam a circulação, sobretudo do abdômen, pés e pernas. Se o perrengue não for tratado, evolui para a elefantíase, quando os vasos linfáticos ficam entupidos e principalmente os membros inferiores atingem proporções paquidérmicas.

Quais são os vermes mais comuns no corpo humano?
Taenia solium (carne suína) e T. saginata (carne bovina)
Como é hermafrodita, a tênia se autofecunda e solta os ovos pelas fezes. Quando a infecção acontece pelo cisticerco, a forma larval do parasita, o quadro é mais grave: o animal viaja pelo corpo e pode estacionar em qualquer lugar, como o sistema nervoso.
Fontes: Marcos Antonio Cyrillo, infectologista e primeiro tesoureiro da Sociedade Brasileira de Infectologia; Bianca Grassi de Miranda, infectologista do Hospital Samaritano de São Paulo; Carlos Graeff Teixeira, Professor titular de Parasitologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Eduardo Torres, Pós-Doutorando do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Jeannie Nascimento dos Santos, Bióloga Celular e Pesquisadora de Parasitologia da Universidade Federal do Pará. https://saude.abril.com.br

Tipos de vermes intestinais

Existem muitos organismos que podem parasitar nos seres humanos, instalando-se no intestino ou em outras partes do corpo. Entre os principais parasitas intestinais (chamados, geralmente, helmintos).

 Citaremos os seguintes:
– Nemátoda ou nematoides: são chamados comumente como vermes cilíndricos, também conhecidos como oxiúros (muito pequenos, brancos, que produzem coceira anal). Do mesmo modo pertencem a este grupo as Ascaris lumbricoides (produzem dor abdominal e falta de apetite).

– Cestoda: uma classe do filo Playhelminthes conhecidos como endoparasitas de corpo alongado, em sua forma adulta habitam o intestino de vertebrados, são retratados pelas tênias ou solitárias. As têniaspor sua vez podem chegar a 8 metros de comprimento.

– Trematoda ou Trematódeos: são endo ou ectoparasitas, se prendem no hospedeiro por meio de ventosas, existem aproximadamente 3.000 espécies, as mais popularmente conhecidas são: Fasciola hepática (parasita de carneiros) e a Schistosoma mansoni (causadora da verminose esquistossomose).
Como são contraídos os vermes?

Os vermes podem ser contraídos em água ou alimentos contaminados entre outras vias possíveis de infecção. É a doença mais comum do mundo, cerca de aproximadamente 25% da população mundial 1 em cada 4 pessoas estão infectadas com algum tipo de parasita. Alguns são fáceis de tratar, porém outros requerem métodos mais complexos para erradica-los. 
Sintomas de verme no organismo
O método mais comum e eficaz de detectar a presença de vermes no organismo é realizando um exame de fezes. Veja agora os sinais e sintomas de vermes no intestino:
1 – Distúrbios do sono como a insônia
2 – Problemas de pele, tais como, úlceras, erupções cutâneas, pele seca e eczema, urticária e lesões papulosas.
3 – Cansaço frequente, apatia, depressão, moleza.
4 – Síndrome do intestino irritável é um sintoma comum da presença de parasitas intestinais.
5 – Cãibras musculares, dor no umbigo, dor nas articulações, dores musculares, problemas articulares e musculares, dor da artrite, dormência nas mãos e pés.
6 – Problemas abdominais e inchaço são comuns, assim como danos da mucosa intestinal e diarreia são produzidos pela presença de vermes.
7 – Problemas reprodutivos, infecções do trato urinário, retenção de líquidos, problemas menstruais, cólicas, problemas de próstata, coceira no ânus, miomas e cistos.
8 – Anemia é geralmente causada por deficiência de ferro é um dos sintomas mais evidentes da presença de vermes no organismo.
9 – Perda de peso e sensações incontroláveis de fome, assim como a incapacidade de perder ou ganhar peso.
10 – Alterações de ansiedade, humor e outros problemas como nervosismo e perda de memória.
https://dicassobresaude.com
Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário