domingo, 26 de agosto de 2018

Técnicas de Meditação - Kriya Yoga







TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO DO CAMINHO DA KRIYA YOGA
Como meditar passo a passo

ParamanhansaYogananda

Diminuição do estresse, capacidade de regular emoções, pensar com mais clareza, desenvolver maior empatia e compaixão pelas pessoas. Esses são alguns dos muitos benefícios da prática da meditação. Mas…

Como meditar? Você deve estar aí se perguntando.Calma, vamos orientá-lo. Antes, temos de informar que a intensidade, bem como o tempo a que a pessoa destina para a prática da meditação, podem potencializar as sensações de bem-estar – que são diferentes para cada um.





Responda uma pergunta: quando você pensa em meditação, o que vem à sua mente? Se for a imagem de um santo, nos Himalaias, uma figura iluminada em postura de lótus, temos algo a te dizer: não é preciso ir até esta bela cordilheira – muito embora o passeio valha a pena.

Não é preciso ser um Buda ou um Jesus para iniciar a sua prática. Paramahansa Yogananda, grande mestre indiano e pai da yoga no Ocidente, pode te auxiliar nos primeiros passos para essa empreitada.


Leia com atenção o texto abaixo e dê início a uma nova etapa na vida, mais saudável e feliz!



Como meditar:



1) Sentar-se corretamente



Sente-se numa cadeira de espaldar reto ou, se preferir, numa superfície firme, com as pernas cruzadas. Em qualquer dos casos, ponha por cima uma manta ou tecido de seda (o objetivo é isolar o corpo da atração magnética produzida pelas correntes sutis da terra). 



Manter a coluna vertebral reta, o abdome para dentro, o peito para fora, os ombros para trás e o queixo paralelo ao chão. As mãos ficam com as palmas viradas para cima e devem estar apoiadas nas pernas, onde a coxa se une à região abdominal, para evitar que o corpo se incline para diante. 



A cadeira de meditação deve ter uma altura cômoda; do contrário há a tendência de inclinar o torso para a frente ou para trás.



Na postura correta, o corpo está ao mesmo tempo firme e relaxado e é fácil permanecer completamente tranquilo e imóvel.

Depois, fechar os olhos e elevar suavemente o olhar sem forçar, dirigindo-o para o ponto entre as sobrancelhas, que é a sede do olho espiritual, o centro da percepção divina.


2) Oração inicial

Depois de ficar na postura de meditação, ofereça a Deus uma prece do coração, expressando sua devoção por Ele e pedindo que abençoe sua meditação.




3) Tensionar e relaxar para eliminar o estresse


Inspire, tensionando o corpo completamente e fechando os punhos.


Expulse fortemente o ar pela boca com uma expiração dupla, fazendo o som “ha haaa”, e ao mesmo tempo relaxe todo o corpo.



Repita este exercício 3 a 6 vezes.



Depois esqueça a respiração, deixando-a fluir para dentro ou para fora de modo natural e espontâneo, como na respiração normal.



4) Concentrar a atenção no olho espiritual



Com as pálpebras meio fechadas (ou completamente fechadas, se for mais cômodo), dirija o olhar para cima, focalizando-o, junto com a atenção, no ponto no meio das sobrancelhas, como se olhasse para fora através desse ponto. (A pessoa que se concentra profundamente costuma franzir as sobrancelhas.) Não é para cruzar nem forçar os olhos; ao relaxar e se concentrar com serenidade, o olhar se volta naturalmente para cima.





Apenas ver o olho espiritual não é suficiente; o mais difícil para o devoto é penetrar essa luz. Mas, pela prática de métodos superiores, como a Kriya Yoga, a consciência é conduzida ao interior do olho espiritual, entrando em um outro mundo de dimensões mais vastas”. Paramahansa Yogananda, 


5) Orar profundamente a Deus na linguagem de seu coração



Continue com a atenção no centro da Consciência Crística, isto é, no ponto entre as sobrancelhas, orando profundamente a Deus e aos Seus grandes santos. Invoque na linguagem do coração a presença Deles e as Suas bênçãos.



Pai Celestial, Tu és Amor e eu sou feito à Tua imagem. Eu sou a esfera cósmica de Amor, na qual contemplo todos os planetas, todas as estrelas, todos os seres, a criação inteira, como luzes cintilantes. Sou o Amor que ilumina o universo inteiro. Paramahansa Yogananda, “Meditações Metafísicas



6) A importância da prática diária






Cada período de meditação deve durar pelo menos 30 minutos, de manhã e à noite. Quanto mais tempo você permanecer sentado, desfrutando do estado de calma meditativa, mais progredirá espiritualmente. 

Durante as atividades diárias mantenha a calma sentida na meditação; a serenidade o ajudará a manifestar felicidade e harmonia em todos os aspectos de sua vida.

Paramahansa Yogananda dá uma descrição da Kriya Yoga na Autobiografia de um Iogue. A técnica exata é dada aos estudantes das Lições da Self-Realization Fellowship após período preliminar de estudo e prática das três técnicas preparatórias que Paramahansa Yogananda ensinou.

Praticadas em conjunto como um sistema completo, as técnicas dão ao praticante a possibilidade de obter os benefícios mais elevados possíveis e alcançar o objetivo divino da antiga ciência da yoga.

1. Exercícios de Energização: exercícios psicofísicos que preparam o corpo para a meditação, desenvolvidos por Paramahansa Yogananda em 1916. 

A prática regular dos exercícios proporciona relaxamento físico e mental e desenvolve a força de vontade dinâmica. Utilizando respiração, força vital e atenção concentrada, a técnica possibilita atrair abundante energia conscientemente para o corpo, purificando e fortalecendo todas as suas partes, uma após a outra. 

Os Exercícios de Energização, que são feitos em cerca de 15 minutos, são meios muito eficazes para eliminar o estresse e a tensão nervosa. Quando praticados antes de meditar, são de grande ajuda para se entrar na quietude, no estado de consciência interiorizado.

2. Técnica de Concentração de Hong-Só: ajuda a desenvolver os poderes latentes de concentração. 

Com a prática desta técnica aprende-se a retirar o pensamento e a energia das distrações externas para poder concentrá-los em qualquer objetivo ou problema que necessite solução. Também podemos empregar a atenção concentrada para perceber a Consciência Divina em nós.

3. Técnica de Meditação de Om: ensina a utilizar o poder de concentração da forma mais elevada, isto é, empregá-lo para descobrir e aperfeiçoar as qualidades divinas de nosso verdadeiro Eu.

 Este método antigo nos ensina a experimentar a onipresente Presença Divina como Om, o Verbo ou Espírito Santo que está em toda a criação e a sustenta. A técnica permite expandir a consciência além das limitações de corpo e mente, permitindo que alcancemos a bem-aventurada percepção de nosso potencial infinito.

4. Técnica de Kriya Yoga: a Kriya é uma avançada técnica Raja Yoga de pranayama (controle da energia vital) que reforça e revitaliza as correntes sutis de energia vital (prana) na espinha dorsal e no cérebro. Os antigos videntes da Índia (rishis) perceberam que o cérebro e a coluna vertebral constituem a árvore da vida.

 Pelos sutis centros cerebrospinais de vida e consciência (chakras) flui a energia que dá vida a todos os nervos, órgãos e tecidos do corpo. Os iogues descobriram que, movimentando continuamente para cima e para baixo a corrente vital (prana) ao longo da coluna vertebral com a técnica especial de Kriya Yoga, podemos acelerar enormemente nossa evolução espiritual.


A prática correta da Kriya Yoga faz com que a atividade normal do coração, dos pulmões e do sistema nervoso desacelere de modo natural, o que origina profunda tranquilidade interior de corpo e mente e liberta a atenção da turbulência normal de pensamentos, emoções e percepções sensoriais. Na clareza da serenidade interior sentimos uma paz cada vez mais profunda e nos harmonizamos com nossa alma e com Deus.
HISTÓRIA DA KRIYA YOGA 
Como aprender Kriya Yoga

O primeiro passo é pedir as Lições da Self-Realization Fellowship. No primeiro ano de estudo em casa os estudantes aprendem três técnicas básicas de meditação (descritas acima) e os princípios da vida equilibrada, dados por Paramahansaji.

Esta introdução gradual tem um propósito. Assim como o alpinista que pretende escalar o Himalaia tem de se aclimatar e se preparar fisicamente antes de subir ao cume, o buscador também precisa de um período inicial para aclimatar seus hábitos e pensamentos, preparar a mente com devoção e concentração e se exercitar na prática de direcionar a energia vital do corpo. 

Então o iogue está capacitado a ascender pela autopista da realização através da coluna vertebral. Depois de um ano de prática e preparação, o estudante cumpre os requisitos necessários para pedir iniciação na técnica deKriya Yoga e estabelecer formalmente a consagrada relação guru-discípulo com Paramahansa Yogananda e sua linhagem de mestres iluminados.


A Kriya Yoga esteve perdida nas Idades das Trevas e foi reintroduzida nos tempos modernos por Mahavatar Babaji. Lahiri Mahasaya, um de seus discípulos, foi o primeiro da época atual a ensinar abertamente a Kriya Yoga. Mais tarde Babaji pediu a Swami Sri Yukteswar Giri (1855-1936), discípulo de Lahiri Mahasaya, que treinasse Paramahansa Yogananda e o enviasse ao Ocidente para transmitir ao mundo esta técnica reveladora da alma.



Paramahansa Yogananda foi escolhido por sua veneranda linhagem de Gurus para trazer ao Ocidente a antiga ciência da Kriya Yoga e foi com este propósito que ele fundou a Self-Realization Fellowship em 1920.


Antes acessível apenas aos poucos fiéis que renunciavam ao mundo e levavam vida reclusa como ascetas, os grandes mestres da Índia colocaram atualmente a antiga ciência da Kriya Yoga ao alcance dos buscadores sinceros de todo o mundo através de Paramahansa Yogananda e da organização espiritual que ele fundou (SRF-YSS).


Yogananda escreveu: “Abençoando-me antes de eu partir para os Estados Unidos em 1920, Mahavatar Babaji me disse que eu havia sido escolhido para esta sagrada missão:

 ‘Foi você quem eu escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Há muito tempo encontrei seu guru Yukteswar num Kumbha Mela e lhe disse então que o enviaria para treinamento.

 Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, terminará por difundir-se em todas as terras e ajudará a harmonizar as nações por meio da percepção pessoal e transcendente que o ser humano terá do Pai Infinito’.”

Se você ainda não se inscreveu para receber as Lições da Self-Realization Fellowship, aqui encontra algumas instruções básicas para meditar, que pode começar a praticar logo e começar assim a sentir os benefícios da meditação.

A relação guru-discípulo

Kriya Yoga é a diksha (iniciação) ou batismo espiritual da Self-Realization Fellowship. Ao receber a iniciação em Kriya o estudante entra na sagrada relação guru-discípulo, aceitando Paramahansa Yogananda como seu guru (guia espiritual).

“Por meio da ciência definida da meditação, conhecida há milênios pelos iogues e sábios da Índia – e por Jesus também –, qualquer um que busque Deus pode alargar o calibre de sua consciência até à onisciência, para receber dentro de si a Inteligência Universal de Deus.” – Paramahansa Yogananda


Este passo a passo foi extraído do site oficial da Self-Realization Fellowship, instituição criada por Paramahansa Yogananda para disseminar os seus ensinamentos pelo mundo.
Yogananda Brasil: www.yoganandabrasil.com.br


Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário