sábado, 4 de agosto de 2018

Projeto de vida - Mapa mentais




Mapas Mentais e Projeto de Vida
Estou pesquisando sobre este tema, que será importante para todos,  no expansão da consciência, da mente, da memória, organização, projeto de vida e poder da mente para o futuro.  dharmadhannya

O que são Mapas Mentais
Mapas Mentais ajudam o processo criativo e de aprendizagem
https://pmemagazine.com/sao-mapas-mentais/

O que são Mapas Mentais

Por Mafalda Marques
Os mapas mentais são uma ferramenta utilizada para facilitar a aprendizagem e a memorização, a longo prazo, de qualquer tipo de conteúdo. Foi desenvolvido na década de 70 pelo inglês Tony Buzan, mas tem ganho muito espaço nos dias de hoje no contexto da Programação Neurolinguística (PNL).
De forma simples, o mapa mental auxilia no processo de organização das ideias, numa forma de hierarquização que ajuda a compreender melhor as informações. Geralmente, anotamos as informações de maneira passiva, numa simples repetição. Quando se faz um mapa mental, fragmentamos o conteúdo de forma a criar um raciocínio lógico, o que facilita a memorização.
Para montarmos um mapa mental, é preciso apenas papel, canetas coloridas, criatividade e vontade.
Numa folha de papel lisa, preferencialmente A4 ou A3, escreva no centro o tema principal. A partir daí, puxe setas para os principais tópicos relacionados ao tema em destaque e, em seguida, continue a ramificação com novos sub-tópicos (procure escrever do centro para as extremidades).
Utilize palavras-chave do texto de referência, sempre atento aos principais conceitos daquele tema. Lembre-se de utilizar letras grandes e coloridas, uma vez que o estímulo visual (e, portanto, a memorização) será maior. Também é aconselhado o uso de imagens e desenhos que simbolizem o conteúdo abordado.
Mapas-Mentais-O-que-sao-Como-Fazer-5
Em resumo:


1. Comece pelo tema central
2. Use apenas palavras-chave de cada ideia
2. Existe uma hierarquia dos conceitos, de modo que os conceitos mais gerais estejam mais próximos do centro
3. Esta hierarquia decrescente de importância pode ser comparada com uma árvore: raiz, troncos, galhos, ramos e folhas.
4. Use imagens ou símbolos associados às palavras chave
5. Pinte com cores diferentes para sobressair cada tema
 Os Mapas mentais possuem diversas utilidades no dia a dia, desde o uso na escola pelos alunos e professores como dentro de empresas para apresentações e brainStorming. Permitem ainda definir tarefas, fomenta o trabalho em equipa e aumenta o desempenho.
Há ainda softwares que ajudam a fazer mapas mentais, como o Goconqr ou MindMeister. No entanto, está comprovado que os mapas manuscritos registam melhor a informação, pela forma cinestésica como envolvem as mão

Mapas mentais


Os Mapas Mentais são um método eficaz para fazer anotações, gerar ideias, organizá-las, compreendê-las e lembrá-las. 

Em um mundo cada vez mais complexo e competitivo com muita informação, você precisa usar estratégias que nos permitem organizar nossas idéias e lembrar as nossas prioridades.

 É possível que, cada vez mais, sentimos que nos afastamos nossas metas mais queridas desde responsabilidades diárias, pressões, preocupações e hábito de procrastinar, tomar sobre nós, nos confundir e desencorajar-nos.



Mind Maps são um método eficaz para tomar notas, gerar idéias, organizá-los, compreendê-los e recordá-los. A fim de esclarecer os nossos pensamentos, os empresários podem usar Mind Mapping como uma ferramenta organizacional, uma vez que incentiva economia de tempo, tomada de decisão e resolução de problemas.


Mente mente mapa ou Mapping® é Tony Buzan pelos britânicos inventou (e direitos autorais) técnica popular. Diz ". Um mapa mental consiste em uma palavra central ou conceito, em torno da palavra central são retirados de 5 a 10 idéias principais que se relacionam com essa palavra, em seguida, de cada uma das palavras derivadas, são atraídos para a sua em vez de 5 a 10 ideias principais que se referem a cada uma dessas palavras ".

Neste exemplo, a idéia central é "sucesso na vida". Existem 6 ideias relacionadas a esse sucesso. Por sua vez, cada um desses conceitos tem outras idéias em torno dele.

1. Saúde = Boa Nutrição, Exercício, Sem Vícios, Revisão Médica. 
2. Família = Casal, Crianças e Educação, Cooperação, Responsabilidade. 
3. Crescimento Pessoal = Valores, Educação, Religião. 
4. Recreação = Descanso, Diversão, Férias. 
5. Serviço Social = Beneficência, Ensino, Cooperação. 
6. Liberdade econômica. = Negócios, Investimento, Riqueza. 

Crie seus próprios mapas mentais para todos os seus projetos. Lembre-se de que "somos o que pensamos". 

Como fazer um mapa mental 

Para desenvolver um mapa mental de qualquer projeto que você tenha em mente, use as seguintes instruções: (Você precisará de papel, lápis, borracha e cores).

1. O mapa deve ser formado por um mínimo de palavras. Use apenas ideias e imagens principais. 
2. Sempre comece do centro da folha, colocando a idéia central (Objetivo) e realçando-a. 
3. A partir dessa ideia central, gere um brainstorm relacionado ao tópico. 
4. Para dar mais importância a algumas idéias do que outras (priorizar), use o sentido horário. 
5. Acomodar essas ideias em torno da ideia central, evitando empilhá-las. 
6. Relacione a ideia central aos subtemas usando linhas que os vinculem. 
7. Reforce as suas ideias, colocando-as em círculos, sublinhando-as, colocando cores, imagens, etc. Use tudo o que ajuda você a diferenciar e tornar a relação entre as ideias mais clara.
8. Seja criativo, dê importância ao mapa mental e divirta-se com ele. 
9. Não limite, se você ficar sem a pasta, cole um novo. Sua mente não é guiada pelo tamanho do papel. 


Benefícios dos mapas mentais.

mapas mentais ajudá-los a crescer. É por isso que é recomendado que as imagens mentais e mapas incluem sempre que eles são TESOURARIA (ver exemplo), que estimula a criatividade, o crescimento primeira etapa. Em segundo lugar, estimula a memória, uma das funções do cérebro, que consistem no processo de registo e recall, ambos os processos são suportados para criar e ler um mapa mental respectivamente. 

E a terceira capacidade de análise, com todas as informações em mãos, ordenada e representada graficamente é muito mais fácil de levar em conta todos os fatores que afetam um dado e, portanto, fazer situação decisões melhores. No geral, ajudar o crescimento e desenvolvimento da nossa inteligência.




Mapas mentais podem ajudar em uma organização. Isso é precisamente uma das principais vantagens, você pode chamá-lo de pensamento coletivo, e é que, enquanto um grupo de pessoas cria ou interpreta em conjunto um mapa mental, cada participante concorda com cada uma das idéias e relações expressas no mapa e, portanto, diferentes interpretações e mal-entendidos são evitados. No mapa TODO, está claro para ALL. Portanto, é possível que o crescimento seja para todo o grupo e não apenas para um indivíduo.

Desconheço o autor



Passo 1: entenda o que é um mapa mental
A definição de um mapa mental é bastante simples. Trata-se de um diagrama simplificado que conecta informações em torno de um tema central. Você pode entender o mapa mental como uma árvore cujos galhos consistem em informações concisas que saem de um eixo principal. É uma ferramenta de brainstorm muito poderosa, porque facilita a memorização e o aprendizado.

O psicólogo e escritor inglês Tony Buzan é considerado o criador do mapa mental e escreveu dezenas de livros sobre o assunto. Ele é uma das maiores autoridades vivas atualmente que tratam sobre o universo das técnicas de aprendizagem, desenvolvimento do cérebro, memória e leitura dinâmica.

O mapa mental é revolucionário porque foi criado com base no funcionamento do cérebro. Segundo Buzan, esse órgão capta e guarda com mais facilidade informações sistematizadas em desenhos simples e palavras-chave que sintetizam um conteúdo. Essa é a estrutura de um mapa mental e o que o torna tão simples e eficaz.


Passo 2: separe o material necessário
Antes de começar a efetivamente fazer o mapa mental, atente-se ao material que você vai precisar para desenhá-lo. Isso mesmo! Um princípio importante do mapa mental são os desenhos, porque são eles os responsáveis por ajudar o cérebro a guardar uma informação. Por isso, você vai precisar desenhar (ainda que de forma bastante simples) os dados necessários para compor seu mapa mental.

É evidente que você não precisa ter a habilidade de desenhar; as imagens podem ser simples e não precisam ser profissionais. O importante aqui é o que elas representam e se facilitam a compreensão.

Isso também nos leva a outra questão importante: evite os softwares de elaboração de mapa mental. A efetividade do mapa mental advém principalmente do fato de que você o faz à mão. O estudo ativo ajuda na memorização e mantém seu cérebro mais alerta no processo de aprendizado.

Voltando para o material necessário, você vai precisar de três coisas muito simples: uma mesa, papel em branco e canetas coloridas ou marca-texto. É importante que você utilize cores diferentes para as informações do mapa mental. Isso auxilia o cérebro a associá-las e ativá-las na memória durante a prova.

Com bastante vontade e criatividade, é possível fazer mapas mentais com materiais básicos mas eficientes, formando um conjunto ideal para ajudá-lo na fixação de conteúdos.


Passo 3: defina o tema principal
Os mapas mentais têm como princípio desdobrar, em palavras-chave e imagens, um assunto principal. Por isso, antes de começar a fazer seu mapa mental, defina qual é o assunto ou tema principal a ser trabalhado.
Você pode fazer um mapa mental de praticamente qualquer assunto! É possível fazer um mapa mental da sua lista de compras no mercado ou até do processo de multiplicação de células nos mamíferos. Esses são apenas exemplos extremos, para mostrar que os mapas são versáteis e muito úteis para qualquer tipo de assunto.
Para praticar, você pode começar a fazer mapas de temas simples, como listas de tarefas. Com o tempo, a produção desses mapas mentais será cada vez mais rápida e prática. E agregar conteúdo à memória certamente acompanhará esse desenvolvimento.
Passo 4: busque informações
Para elaborar um mapa mental, é preciso que você tenha conteúdo. Isso significa que é muito difícil resumir e condensar um assunto se o seu conhecimento for superficial. Por isso, considerando matérias de concurso ou da faculdade, antes de começar a fazer o mapa, é preciso que você leia bastante sobre o que precisa memorizar.
Primeiro, entenda o assunto, leia os autores recomendados e faça exercícios. Depois, elabore o mapa mental com os tópicos mais importantes como uma ferramenta de fixação do conteúdo já estudado.

Passo 5: comece a fazer

Depois de entender o que é e como funciona o mapa mental, separar os materiais e ler bastante sobre o conteúdo, chegou a hora de finalmente fazer o mapa mental.
No centro do papel em branco, escreva ou desenhe o tema principal. Já falamos que é importante utilizar desenhos, porque eles têm o poder de manter o cérebro mais focado no assunto. Isso faz diferença na memorização.
Depois de desenhar ou escrever qual é o assunto do mapa mental no centro do papel, conecte-o aos tópicos principais. Para isso, você pode utilizar setas, linhas ou o que mais achar interessante. Quanto mais colorido e ousado, mais interessante será para o cérebro.
Essas conexões podem ser de dois, três ou até quatro níveis. O importante é organizar as informações de forma sucinta e criativa.
Evite usar frases inteiras ou com mais de 2 palavras para montar os “ramos” que conectam seu mapa mental; isso vai ocupar muito espaço e não facilita amemorização.
É importante evitar também fazer linhas retas para essas conexões. Qualquer estrutura comum vai entediar se cérebro, e isso é distração na certa.

Passo 6: consulte-o frequentemente

De nada adianta fazer um mapa mental e guardá-lo na gaveta, escondido e fora de alcance. Consulte-o sempre! O mapa mental é uma poderosa ferramenta de revisão de conteúdos. Imagine que, se bem elaborado, dispensa a releitura dos textos que você levou horas ou dias para concluir. Afinal, você já resumiu as ideias principais e agora pode utilizá-lo sempre para relembrar o conteúdo. Por isso, não subestime a força de um mapa mental bem-feito!
Os mapas mentais são excelentes ferramentas de estudo para consolidar e memorizar conteúdos. Busque mais informações sobre eles, treine e aplique nos seus estudos. Com o tempo, ficará muito mais fácil relembrar o que você estudou e evitar os temidos “apagões” durante a prova.

O que achou dessa técnica? Se quiser você também pode assistir o vídeo que ensino como fazer um mapa mental


Assista também: Como fazer um mapa mental usando perguntas e respostas


 https://renatoalves.com.br/blog/aprenda-como-fazer-um-mapa-mental/




Onde os mapas mentais podem ser aplicados?

https://oraculoti.com.br/2017/08/11/aplicativos-gratuitos-para-criar-mapas-mentais/

Segundo a Wikipédia, podem ser aplicados:
  • na gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual;
  • para compreensão e solução de problemas;
  • na memorização e aprendizado;
  • na criação de manuais, livros e palestras;
  • como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias);
  • no auxilio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Quais são as diretrizes para criar mapas mentais?

Tony Buzan, psicólogo inglês, que sistematizou e pode ser considerado o criador dessa ferramenta, sugere as seguintes diretrizes:
  • Iniciar no centro com uma imagem do assunto, usando pelo menos três cores
  • Use imagens, símbolos, códigos e dimensões em todo o seu mapa mental
  • Selecione as palavras-chave e as escreva usando letras minúsculas ou maiúsculas
  • Coloque cada palavra/imagem sozinha e em sua própria linha
  • As linhas devem estar conectadas a partir da imagem central. As linhas centrais são mais grossas, orgânicas e afinam-se à medida que irradiam para fora do centro
  • Faça as linhas do mesmo comprimento que a palavra/imagem que suportam
  • Use várias cores em todo o mapa mental, para a estimulação visual e também para codificar ou agrupar
  • Desenvolva seu próprio estilo pessoal de mapeamento da mente
  • Use ênfases e mostre associações no seu mapa mental
  • Mantenha o mapa mental claro, usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos

Quais são os aplicativos gratuitos para criar mapas mentais?

Em minha breve pesquisa, encontrei alguns aplicativos/ferramentas, vou listá-los em forma de tabela que fica mais fácil a comparação:

Quais são os aplicativos gratuitos para criar mapas mentais?

Em minha breve pesquisa, encontrei alguns aplicativos/ferramentas, vou listá-los em forma de tabela que fica mais fácil a comparação:

AplicativoMind MeisterCoggleGoConqr
Tem plano gratuito?SimSimSim
Tem plano de assinatura com mais recursos?SimSimSim
Funciona no browser?SimSimSim
Tem aplicativo Android?SimSimSim
Tem aplicativo iOS?SimSimSim
Cria mapas mentais privados?Apenas 3 no plano gratuitoApenas 3 no plano gratuitoApenas para assinantes
Cria mapas mentais públicos ilimitados?SimSimSim
Permite colaboração em equipe?Apenas para assinantesSim –
Permite compartilhar?SimSimSim
Permite incluir imagens?No plano gratuito apenas no browser.SimSim
Permite autenticar com Facebook?Sim –Sim
Permite autenticar com Google?SimSimSim
Optei pelo Coggle, pois como estou trabalhando em um projeto de equipe foi o único que achei que permite colaboração de forma gratuita.

Caso saiba de mais algum aplicativo gratuito interessante, liste nos comentários. Espero que tenha ajudado.
Postado por dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário