O Anjo Solar - Visão esoterica
por John Nash
por John Nash
"Você, uma alma em
encarnação, está consciente do fato - subjetiva e vagamente sentido - do seu
verdadeiro Eu, o Anjo solar, que é o Anjo da Presença." (1) Com
este comentário enigmático o Tibetano resume uma grande verdade cujo
significado nós estamos apenas começando a compreender.
Quem ou o que é o
Anjo Solar ou Anjo da Presença?
Qual é a nossa relação
com ele? De onde vem o Anjo Solar, e qual é o seu destino? Estas são apenas
algumas das perguntas que nos desafiam, à medida que exploramos a complexidade
e grandiosidade da constituição humana.
No entanto, muita informação está disponível,
e já não precisamos de nos livrar do problema com afirmações vagas que o Anjo
Solar é simplesmente outro nome para a alma ou o eu superior.
A questão é nebulosa,
talvez ocultada pela terminologia, como parte de uma cortina. “Além de
"Anjo Solar" e "Anjo da Presença", o Tibetano
frequentemente refere-se ao Ego, a Alma Influente, ou a
Alma em Seu Próprio Nível".
Ocasionalmente, ele usa
outros termos, tais como: Pensador, Senhor Solar, Manasadeva (do
sânscrito "Deva da Mente");
(2) o Vigilante,
a Esfera de Fogo, o Lótus;
(3) o Princípio Crístico, Agnishvatta (um tipo de deva
do fogo);
(4)Filho de
Deus;
(5) Filho da Mente, Manasaputra (literalmente
"Filhos Nascidos da Mente");
(6) e Senhor
da Chama.
(7)
Helena Blavatsky
menciona "Anjos Solares" duas vezes em A Doutrina Secreta,
mas mais frequentemente usa o termo
Manasaputras. Ela também se refere a Filhos da Sabedoria; (8) Senhores
da Perseverante e Incessante Devoção; (9)
Brahmaputras ("Filhos de Brahma"), e
10. B'ne-Aleim (do
Hebraico "filhos de Deus").
Alguns destes termos
são mais abrangentes do que outros. Por exemplo, "Senhores da Chama"
inclui os Kumaras muito mais
evoluídos que compõem o círculo interno do Conselho Planetário.
Mas, nos contextos citados, todos significam
"Anjo Solar", e todos os termos podem ser traduzidos aproximadamente
por "alma". No entanto, "alma" é um termo ambíguo, ao passo
que "Anjo Solar" tem um significado definido.
Como veremos, é mais fácil definir a alma em
relação ao Anjo Solar, do que o inverso.
Alma e Anjo Solar
"Alma" ou
"eu superior" significam coisas diferentes para diferentes pessoas -
ou pelo menos diferentes filósofos. De uma perspectiva, habitualmente
identificada com Platão, a alma é o eterno "eu real", o arquétipo
perfeito, do qual a vida física ou personalidade, não é mais que uma sombra
imperfeita.
De outra perspectiva, muitas vezes atribuída a
Aristóteles, a alma emerge da vida física; a alma é o aspecto efêmero de um ser
humano ou outro organismo vivo, mas está firmemente enraizada na existência
física.
O modelo aristotélico influenciou fortemente a
teologia tradicional cristã e, ainda mais fortemente, no comentário religioso
materialista moderno da alma. (11)
As duas perspectivas, à
primeira vista conflitantes, revelam-se complementares, e na sua síntese, podemos
obter um maior conhecimento sobre o que geralmente chamamos "a alma."
O Tibetano distingue a
"alma humana" do Anjo Solar. A primeira, próxima do modelo
aristotélico, reflete a sabedoria acumulada de muitas vidas e, em particular, a
crescente consciência de uma realidade superior.
A partir do começo quase imperceptível no
homem primitivo, a alma humana emerge da vida dos veículos inferiores. À medida
que a consciência se expande, a alma começa a formar-se à volta da unidade
mental, que está localizada no quarto subplano mental.
Quando os três veículos
inferiores se integram em uma personalidade funcional, sob controle mental, a
alma humana adquire coerência definitiva e permanência.
Em algum momento, como
indicado na citação de abertura, a alma humana começa a reconhecer a existência
do Anjo Solar que zela por ela.
Em contraste com a alma
humana emergente, o Anjo Solar já tem a permanência e estabilidade do arquétipo
platônico. Durante milhões de anos, ele tem influenciado nossa natureza
inferior:
O grande Anjo Solar,
Que encarna o homem real e é a sua expressão no plano da mente superior, é,
literalmente, seu divino antepassado, o "Vigilante" Que, através de
longos ciclos de encarnação, precipitou-Se em sacrifício, para que o homem
pudesse SER. [Ênfase no original]. (12)
Durante incontáveis
encarnações, o Anjo Solar tem servido como "o meio de expressão para a
Mônada ou espírito puro, da mesma forma que a personalidade o é para o Ego no
nível mais baixo."
Mas sua relação com o
homem teve um começo e também terá um fim:
Do ponto de vista do
homem nos três mundos, este Ego, ou Senhor Solar, é eterno; ele persiste por
todo o ciclo de encarnações, da mesma maneira que a personalidade persiste
durante o diminuto ciclo de vida física.
Apesar disso, este período de existência é
apenas relativamente permanente, e chega o dia em que a vida que se expressa
por meio do Ego, do Pensador, do Senhor Solar ou Manasadeva, procura se
desprender até desta limitação e retornar à fonte da qual emanara
originalmente. (13)
A partida definitiva do
Anjo Solar, um evento de profundo significado para cada entidade humana, será
discutida mais tarde. Enquanto isso será útil um passo atrás e analisar algumas
outras fontes de informação sobre a alma e Angel Solar.
Os ensinamentos de Blavatsky
sobre o Anjo Solar, ou Manasaputra, receberam relativamente pouca atenção,
mesmo na Sociedade Teosófica, mas os traços podem ser encontrados nos escritos
da Sociedade e suas ramificações.
Geoffrey Hodson
descreve "o Eu Espiritual tríplice, chamado pelos gregos o Augoeides e
frequentemente referido como o Ego." (14)
Rudolf Steiner
discute o papel do ser angélico que "leva o indivíduo de uma encarnação
para a próxima." (15)
O trabalho de
Blavatsky, é claro, foi construído sobre os alicerces da filosofia oriental,
mas o Anjo Solar tem a sua contrapartida no mistério da tradição ocidental. É
conhecido como o Santo Anjo da Guarda, o Gênio Superior, o Vigilante
Silencioso, ou a Grande Pessoa.
As referências ao Santo Anjo Guardião remontam
ao século XIV, mas o Anjo é discutido mais completamente em obras dos membros
da Sociedade Hermética da Golden Dawn, uma contemporânea do início da Sociedade
Teosófica.
Examinar a tradição ocidental é importante na
medida em que fornece semelhanças, bem como contrastes com os nossos próprios
ensinamentos.
O Anjo Solar também tem
sua contrapartida na antiga religião havaiana de Huna. Na filosofia
Huna todo mundo tem duas almas, a unihi-pili e o aumakua.
A alma superior, o
aumakua (literalmente "espírito dos antepassados") sobrevive à morte
física para orientar o falecido em sua jornada através do mundo depois da
morte. A palavra "Antepassados" muitas vezes refere-se a encarnações
anteriores, ao invés de linhagem familiar.
O Huna unihi-pili e
aumakua podem ser comparados com o Anthropos gnóstico ("o
homem") e o Anthropos Filho de Anthropos ("o homem
que é o filho do homem").
Hoje, a consciência da
existência do Anjo Solar está crescendo, não só entre os estudantes esotéricos,
mas também entre outros no movimento da Nova Era. Por exemplo, no popular livro
canalizado, Emanuel’s Book Three, encontramos: "Você é humano
apenas em parte. A outra parte de você é um anjo." (16) "Quando
eu digo que vocês são anjos, isso é exatamente o que eu quero dizer.
Eu não estou usando uma metáfora. Não estou
usando uma palavra agradável. Estou dizendo o que sei que é verdade. Vocês são
Seres de Luz" (17) Lemos também:
"Esses anjos estão reunidos para prometer
à alma que ela não vai ficar sozinha, e, ao mesmo tempo, desejar a ela uma
viagem bem-sucedida" (18) Este livro apareceu no ponto
culminante do culto angélico da década de 1990, mas apresenta verdades de valor
duradouro para um grande público.
Um obstáculo para a
compreensão da natureza e do papel do Anjo Solar - especialmente sob seu nome
alternativo, o Santo Anjo da Guarda - é a confusão com o anjo da guarda da
imaginação popular. Como aponta o Tibetano, este último é apenas um
"pálido reflexo do Anjo da Presença, ou Anjo Solar.” (19)
Nossa compreensão do
Anjo Solar foi muito facilitada pelo livro de Torkom Saraydarian, The
Solar Angel, (20) uma compilação de seu trabalho anterior sobre o
assunto.
Saraydarian, um
estudante de longa data dos ensinamentos do Tibetano, corajosamente esclareceu
alguns conceitos problemáticos, e seu trabalho inspirou grande parte do
presente estudo.
A Vinda dos Anjos Solares
Os Anjos solares, como
o nome sugere, devem ser considerados cidadãos do sistema solar em vez de
qualquer planeta. Somos informados de que suas origens estão no regime mais
desenvolvido de Vênus, e que vieram para a Terra há 18 milhões anos, em resposta
a um apelo do nosso Logos Planetário.
Durante a terceira raça
raiz, na antiga Lemúria, o Logos tornou-se preocupado com o nosso progresso
evolutivo lento; o homem havia se individualizado, mas mantinha-se "sem
mente."
Nas palavras de
Blavatsky:
Não tinha princípio
médio que servisse de elo entre o superior e o inferior -
o Homem Espiritual e o cérebro físico - porque não era dotado de Manas. As
Mônadas que se encarnaram naquelas CONCHAS vazias permaneceram tão
inconscientes como quando se achavam separadas de suas formas e veículos
incompletos anteriores. [Ênfase no original] (21)
Os Anjos Solares
"estavam em pralaya ... quando chegou a hora de seu reaparecimento em
manifestação." (22) A transferência de Vênus ao esquema da Terra
foi possível por causa de alinhamentos numéricos favoráveis:
(Sua chegada) ocorreu
na terceira raça raiz na quarta ronda. Temos aqui uma analogia entre o
quaternário e a Tríade ... A cadeia era a quarta e o globo, o quarto. A quarta
cadeia no esquema de Vênus e quarto globo dessa cadeia estiveram intimamente
envolvidos na transação. (23)
Os Anjos solares haviam
aperfeiçoado manas, ou mente, em um manvantara anterior, mas, por
razões cármicas, foram obrigados a tomar forma humana mais uma vez. (24) Chegaram
em três ondas.
A primeira onda "viu as formas
vis" (25) do homem animal e retirou-se, concluindo que o momento
não era oportuno para a intervenção. A segunda implantou manas no homem
primitivo e, em seguida, retirou-se; mas isto se mostrou insuficiente para
acelerar o progresso humano na velocidade desejada.
Como explica o
Tibetano:
(Os Senhores da Chama)
implantaram um germe da mente no ... grupo de homens-animais que estavam
prontos para a individualização.
Este grupo, por um
longo tempo, não foi capaz de expressar-se, e foi mais cuidadosamente nutrido
pelos Senhores da Chama, quase chegando ao fracasso.
Contudo, na época em
que a última sub-raça da raça raiz Lemuriana estava no auge, puseram-se
repentinamente na vanguarda da civilização, justificando assim o esforço
hierárquico. (26)
A terceira onda de
Anjos Solares entrou em relacionamento pessoal com entidades humanas. Por esse
tempo, nos é dito, que o homem havia atingido o nível físico, mental, emocional
embrionário do "animal domesticado comum" de hoje.
Cada Anjo Solar ocupou
o plano mental do ser humano a seu cargo, o que se tornou o corpo causal. Daí,
ele poderia transpor o abismo entre os veículos mais inferiores e a ainda
dormente Tríade Espiritual:
Eles efetuaram a
transferência da polarização do átomo inferior da Tríade para o átomo inferior
da Personalidade. Mesmo assim, a Chama interior poderia chegar mais baixo do
que o terceiro subplano do plano mental... A vida do primeiro Logos precisa
estar mesclada com a do segundo Logos e baseada na atividade do terceiro Logos. (27)
O principal objetivo
dos Anjos Solares era acelerar o nosso desenvolvimento mental. Os termos
"Senhores da Chama" e "Esfera de Fogo" são oportunos, pois
o fogo é o símbolo do plano mental.
Devemos também observar
que, embora os Anjos Solares tivessem vindo durante a 3ª raça raiz e a 4ª
ronda, seu trabalho era para se preparar para o florescimento de manas na
presente 5ª raça raiz e, ainda mais, na futura 5ª ronda.
A chegada dos Anjos
Solares traria benefícios profundos de longo prazo, mas o seu efeito de curto
prazo era um severo choque para a corrente de vida humana nascente:
O advento dos Senhores
da Chama, a tempestade elétrica, que inaugurou o período do homem, distingue-se
pelos desastres, caos e a destruição de muitos no terceiro reino da natureza.
A centelha da mente foi implantada e a força
de sua vibração e o efeito imediato de sua presença causaram a morte da forma
animal, produzindo, assim, a possibilidade imediata dos corpos causais
recém-revitalizados vibrarem com tal propósito que veículos físicos novos
fossem tomados. (28)
Contato com o Anjo Solar
O Anjo Solar direciona
a vida da Mônada para o eu inferior, respondendo às necessidades cármicas e
orquestrando uma sequência de encarnações através das quais o indivíduo pode
adquirir experiência evolutiva.
O ponto de ligação do Anjo Solar para o ser
humano é o corpo causal. Ele liga o átomo mental permanente no primeiro
subplano com a unidade mental no quarto.
Entre esses subplanos está o grande abismo que
nos tem dividido, desde o nosso início como seres humanos, e que eventualmente
procuramos estabelecer pontes construindo o antahkarana.
O corpo causal é uma
envoltura que contém os átomos permanentes astral e físico e a unidade mental.
É o menor veículo a sobreviver de uma encarnação à próxima, e através dos três
átomos permanentes (por conveniência tratamos a unidade mental como tal) serve
para preservar a essência das experiências de sucessivas encarnações.
Antes do nascimento físico, a vida flui do
corpo causal aos planos inferiores - mental, astral e físico - energizando os
átomos permanentes e impulsionando os devas desses planos à ação para construir
a nova forma a encarnar. (29)
No final dessa
encarnação, a vida é retirada dos veículos inferiores, e os átomos permanentes
são enriquecidos com o que foi aprendido.
Durante milhões de
anos, o eu inferior não é consciente da existência do Anjo Solar. Por seu lado,
o Anjo olha para o ser que está a seu cargo, como uma ninhada de galinha sobre
o seu ovo, esperando o primeiro movimento de consciência que possa dar origem a
contato mais definido.
Nas palavras do Tibetano, o Anjo Solar
"está em meditação profunda durante a maior parte do ciclo de vida de
qualquer indivíduo, e apenas quando certa medida de integração da personalidade
está estabelecida é que a atenção da alma é retirada de suas próprias
considerações interiores e assuntos egoicos para os de sua sombra." (30)
As técnicas para
desenvolver contato com o Anjo Solar podem ser encontradas em muitos sistemas
esotéricos, mesmo que o conceito do Anjo Solar não seja bem compreendido. Por
exemplo, o livro Doorway to the Soul de Ron Scolastico oferece
uma interessante sequência de meditações que poderiam ser usadas até mesmo por
pessoas com treinamento esotérico mínimo. (31)
À medida que o
indivíduo invoca o seu Solar Angel, o Anjo responde, no início esporadicamente
e depois de forma mais contínua. O iniciado da Golden Dawn, Israel Regardie
fornece uma eloquente descrição do processo:
A morada eterna do Eu
Superior é o Paraíso do Éden, o santuário celestial, que está sempre protegido
do caos pela espada flamejante dos Querubins... A partir desse reduto
espiritual distante olha fixamente abaixo seu veículo, o homem inferior,
desenvolto com o objetivo de dotá-lo com experiência - sem envolver em suas
lutas ou tribulações, mas, de outro ponto de vista, sofrendo agudamente com
isso...
Raramente o Gênio deixa
seu palácio das estrelas, exceto quando, voluntariamente, o eu inferior se abre
ao superior por um ato de sincera aspiração ou abnegação, o que por si só torna
possível a descida da Luz dentro de nossos corações e mentes. (32)
O Tibetano faz uma
observação semelhante e passa a enfatizar a necessidade de uma resposta recíproca
na construção do antahkarana.
Ele nos diz que, “enquanto vive sua própria
vida no seu próprio nível de consciência,” o Anjo Solar “não está sempre
consciente de sua sombra, a personalidade, nos três mundos.
Quando o antahkarana
está sendo construído, esta consciência tem de estar presente lado a lado com a
intenção da personalidade.” (33)
Alguns tipos de serviço
só podem ser realizados com a participação do Anjo Solar. Por exemplo, o
Tibetano explica que a prática da magia branca requer recursos do Anjo:
Somente o Anjo solar
pode realizar o trabalho do mago branco, que ele efetua por meio do controle
dos anjos lunares e sua subjugação completa.
Eles estão alinhados contra Ele até que, por
meio da meditação, aspiração, e controle, Ele os dobra à Sua vontade e eles se
tornam seus servidores ... O trabalhador na magia branca utiliza sempre a
energia do Anjo Solar para realizar seus fins.
O irmão da obscuridade
trabalha por meio da força inata dos senhores lunares, que são aliados na
natureza a tudo o que é objetivo. (34)
Da mesma forma, ocorre
esta aplicação importante da magia, a cura:
O curador que trabalha
em um nível superior, e necessariamente, portanto, com um tipo superior de
paciente, usa a energia de sua própria alma influente em combinação com a
energia de sua alma individualizada, e, assim, a irradia na alma do paciente,
por intermédio de ambas as auras. (35)
Se a magia branca
requer assistência do Anjo Solar, o ritual mágico também tem sido explorado
como um meio de invocar o Anjo. O ritual mais famoso para este propósito foi
registrado pelo cabalista medieval Abraham o judeu (1362-1460), mas atribui-o a
um sábio, Abra-Melin, que alegou ter encontrado no Egito. (36)
O que é
particularmente significativo sobre o trabalho de Abraham é que, no preâmbulo
para o ritual, ele descartou o uso do então costume de elaborados apetrechos
mágicos para dar ênfase a uma vida de oração e concentração, semelhante às
práticas espirituais dos místicos - ou mesmo para nossas próprias disciplinas
esotéricas.
No início do Século XX, o ocultista Aleister
Crowley adaptou o ritual de Abra-Melin para invocar o que ele chamou de "o
conhecimento e conversação do Anjo".
Não está claro se
Crowley teve sucesso, mas ele afirmou que o papel central do ritual é "a
invocação do Santo Anjo da Guarda; ou, na linguagem do misticismo, União com
Deus". (37)
Outro ritual para
invocar o Anjo Solar, usado pelos membros da Golden Dawn, centra-se na
transformação pessoal dos participantes. Curiosamente, ele se refere ao
"verdadeiro Eu", uma frase frequentemente usada pelo Tibetano:
Acerca-Te de mim, Tu
que és meu verdadeiro Eu: minha Luz, minha Alma... Tu que és coroado de
Glória... Invoco-Te. Acerca-Te de mim, meu Senhor: a mim, que sou Teu reflexo
vão no imenso mar da Matéria... Sem Ti eu não sou nada; em Ti eu Sou o Todo
existente em Tua Individualidade para a eternidade. (38)
No entanto, outro
ritual inclui esta afirmação de sacrifício pessoal e de sacrifício e coragem:
Que a influência dos
teus seres divinos desça sobre minha cabeça, e me ensine o valor do auto
sacrifício para que eu não me acovarde na hora da prova, mas que, assim, o meu
nome seja escrito no céu e meu espírito permaneça na presença do Santíssimo.
Nessa hora em que o
Filho do Homem é invocado diante do Senhor dos Espíritos e seu Nome diante do
Ancião dos Dias. (39)
Conclusão dos trabalhos do Anjo Solar
Os Anjos Solares foram
chamados "para servirem como intermediários entre os aspectos superiores e
inferiores" da entidade humana e, especificamente para promover o
desenvolvimento de manas.
Durante o longo período desse desenvolvimento
cada Anjo Solar supervisiona a evolução mental a seu cargo, atuando como um
agente da Mônada. Ele continua a executar esta tarefa até que a alma humana
possa assumir as responsabilidades do Anjo.
A atribuição do Anjo
Solar é realizada quando a alma humana tenha se tornado em um eficaz
"princípio mediador" e tenha demonstrado sua competência e vontade de
assumir a responsabilidade pela entidade da qual faz parte.
Demonstramos essa
competência e vontade por meio da transcendência dos valores do nível da
personalidade, compromisso com o crescimento espiritual, capacidade de resposta
ao propósito divino, e serviço.
No processo,
construímos o antahkarana que serve como seu próprio meio de comunicação consciente
entre o superior e o inferior.
A nossa fase de
desenvolvimento se reflete na forma do corpo causal. O corpo causal se
assemelha a um cálice ou flor de Lótus e, por essa razão, é muitas vezes
referido como o Lótus Egoico.
O Tibetano nos diz que é "algo de rara
beleza, pulsando com a vida e radiante com todas as cores do
arco-íris." (40) Tem doze pétalas, dispostas em quatro camadas
concêntricas de três.
A camada externa é
referida como as "pétalas do conhecimento", o próximo nível, as
"pétalas do amor", e o terceiro nível, o "sacrifício", ou
"pétalas da vontade". O "conjunto central de três pétalas
estreitamente fechadas" contém o "Joia no Lótus", a porta de
entrada, por assim dizer, para a consciência do Anjo Solar.
Inicialmente, as
pétalas de lótus estão todas fechadas, como em um botão. Mas, à medida que a
entidade se desenvolve, as pétalas se abrem, aos poucos revelando a vida, a
beleza e o brilho da Joia.
O Tibetano explica que
a abertura da segunda fileira é particularmente significativa em termos da
manifestação do Anjo Solar:
Com o tempo outra
corrente de energia emana da segunda camada de pétalas, quando em atividade;
esta segunda camada é peculiarmente instintiva com a vida e a qualidade do
Manasaputra em manifestação.
A segunda camada de pétalas
em qualquer lótus egoico é a que nos dá a chave para a natureza do Anjo Solar,
assim como a camada exterior representa - para a visão interna do Adepto - a
pista para o ponto de evolução da personalidade. (41)
A transferência da
responsabilidade do Anjo Solar para a alma humana ocorre quando o indivíduo
está no caminho iniciático e se completa na quarta iniciação.
O corpo causal serviu a seu propósito e é
destruído. E o Anjo parte para continuar a sua própria evolução superior:
Quando a quarta iniciação
for alcançada, o trabalho de destruição estará terminado, o anjo solar
retornará ao seu lugar, tendo cumprido a sua função, e as vidas solares
procurarão seu ponto d
e emanação.
A vida dentro da forma sobe, então, em triunfo
para o coração de seu "Pai no Céu", assim como a vida dentro do corpo
físico, no momento da morte, busca sua fonte, o Ego. (42)
A destruição do corpo
causal é comparada à "Destruição do Templo de Salomão, através da retirada
da Shekinah." Recordando as palavras bíblicas: "Nosso Deus é um fogo
consumidor", explica o Tibetano:
Aquela estrutura
construída pelo conhecimento (o corpo causal ou Templo de Salomão) é também
destruída pelo fogo consumidor. Esse fogo consome a esplendorosa prisão que o
homem erigiu por muitas encarnações, e liberta a divina luz interior. (43)
Com a retirada do Anjo
Solar, a alma humana, agora com poderes é "levada à Presença desse aspecto
de Si mesmo que é chamado de "Seu Pai no Céu."
É colocada face a face com sua própria Mônada,
essa essência espiritual pura no plano mais elevado, uno que é a seu Ego ou eu
superior o que o ego é a personalidade ou eu inferior". O Tibetano elabora
assim:
O anjo solar, até então
constatado retirou-se, e a forma pela qual ele funcionou (o corpo egoico ou
causal) se foi, nada deixando, a não ser o amor-sabedoria e aquela vontade
dinâmica que é a principal característica do Espírito.
O ser inferior serviu
aos propósitos do Ego, que dele se descartou; da mesma forma o Ego alma serviu
aos propósitos da Mônada e não é mais necessário, e o iniciado fica livre de
ambos, totalmente liberado e capaz de entrar em contato com a Mônada, como
anteriormente ele aprendera a entrar em contato com o Ego. (44)
O Eu "Real"
A parte mais intrigante
da citação no início deste ensaio - e a que mais desafia a nossa compreensão é
a afirmação de que o Anjo Solar é "seu Eu real." [Grifo nosso] O que
isso significa?
O Anjo Solar sou "eu", ou é uma entidade distinta que
me influencia, como o Cristo influenciou o Mestre Jesus? Parte da resposta foi
fornecida por Blavatsky:
Os
Manasa-putras... criaram, ou melhor, produziram, o homem
que pensa, 'o manu' encarnando na humanidade da terceira Raça
de nossa Ronda. É Manas, portanto, que é a encarnação real e Ego
Espiritual permanente, a INDIVIDUALIDADE, e nossas diversas e inúmeras
personalidades apenas suas máscaras externas. [Ênfase no original] (45)
Ou seja, nós não
poderíamos ser chamados de "homens" até que os Anjos Solares se
implantassem e, através do envolvimento direto, ativassem manas em nossos
ancestrais "irracionais".
Por outro lado, os ensinamentos afirmam muitas
vezes que esta intervenção ocorreu depois que nossa longa jornada evolutiva começou
e que os Anjos Solares partirão antes dela chegar ao fim. A questão da
identidade, portanto, permanece sem resposta.
Entretanto, antes de
responder a esta pergunta temos de ser claros sobre quem ou o que é que faz a
pergunta. Para a maioria de nós, o foco da consciência ainda está na
personalidade, que deixa de existir após a morte física.
Na verdade, é a consciência dessa
impermanência e desejo de uma medida de imortalidade que nos motiva a buscar a
realidade superior.
A melhor perspectiva de
longo prazo certamente seria oferecida pela identificação com a Mônada, mas a
Mônada está fora do alcance até a terceira iniciação, e devemos nos agarrar a
qualquer coisa intermediária. Podemos dizer que esta coisa é a alma, mas isto
nos leva de volta à questão do que queremos dizer com "a alma."
A alma humana cresce a
partir da experiência acumulada da encarnação, mas por longas eras tem lhe
faltado a coesão, o poder e a capacidade de "fazer a vontade do
Pai-Mônada.
" A alma humana só
adquire sua forma definida e sua permanência na primeira iniciação. Como
Saraydarian explica: "É no momento da operação do Cetro de Iniciação por
Cristo que acontece o nascimento da alma humana. É por isso que a
primeira iniciação é chamada de "o nascimento." [Ênfase no
original] (46)
Enquanto isso, o Anjo
Solar serve em seu lugar. Uma função protetora, análoga à de uma mãe para o
feto, ou de um regente de um monarca infante.
A alma humana, como a criança, eventualmente
adquire a capacidade de existência autônoma, e a tarefa do Anjo Solar se move
em direção à sua jubilosa conclusão.
A partir da primeira
iniciação, a alma humana é atraída cada vez mais - "mais perto do que o ar
que você respira" - para o Anjo Solar. Destina-se a consumar o
"Casamento Místico" e absorver a vida, a energia e a consciência do
Anjo.
No que diz respeito ao simbolismo do
casamento, Saraydarian faz a sugestão interessante que o Anjo Solar assume a
polaridade oposta à da personalidade; assim uma personalidade masculina percebe
um Anjo Solar do sexo feminino, e vice-versa. (47)
A atração
resultante fornece motivação adicional para buscar a união com o Anjo.
A consciência do Anjo
Solar e a alma humana se fundem em um grau que supera suas diferentes origens,
grau este dificilmente entendido por nós em encarnação.
Por um tempo eles são realmente um. É claro,
nós frequentemente afirmamos que toda a criação é Una, e reconhecemos que o
sentido de unidade aumenta à medida que nos elevamos de nosso nível de
consciência para reinos onde a separação dos "três mundos" é desconhecida.
Mas a união do Anjo Solar e alma humana é íntima, mesmo para os padrões dos
planos superiores.
No entanto, como vimos,
o casamento místico não é eterno, e no devido tempo a união se rompe, e a alma
humana está sozinha para levar a cabo a missão Monádica.
O Anjo Solar prossegue a sua própria evolução
superior, mas esperamos que a ligação consciente vá em algum sentido ser
preservada e que sempre recordaremos e seremos recordados por nosso irmão mais
velho, amigo e benfeitor.
Conclusão
O Anjo Solar se
apresenta em uma série de tradições esotéricas, embora os problemas de
terminologia prejudique a investigação comparativa, bem como a investigação em
nossos próprios ensinamentos.
Pode ter havido uma tentativa deliberada, por
parte da Hierarquia, para abrandar o estudo do Anjo Solar pelas massas para
evitar erros de interpretação do conceito e qualquer consequente sentimento de
separatismo interior.
Embora a existência do Anjo Solar foi reconhecida no
ocidente há mais de 500 anos, esta informação foi muito bem guardada. A
disseminação da informação, e os ensinamentos de Blavatsky e do Tibetano, são
relativamente recentes, e ampla discussão deste tema é ainda mais recente.
No
entanto, a partir de exame detalhado de várias fontes, uma imagem coerente e
clara emerge do Anjo Solar e sua relação com a personalidade e a alma humana. O
presente artigo tem a intenção de estimular mais a discussão e estudo.
Os Anjos solares vieram
à Terra durante a terceira raça raiz, depois que nossa jornada evolutiva
começou. O Logos Planetário estava preocupado que a humanidade falhasse em
satisfazer o conjunto de cronogramas para o desenvolvimento manásico durante as
raças raízes restantes. Uma iniciativa anterior, em que as sementes de manas,
ou mente, foram implantadas no homem primitivo, tinha sido apenas parcialmente
bem sucedida.
Em um grande ato de sacrifício, os Anjos Solares concordaram em
entrar em relação individual, pessoalmente, com as Mônadas humanas. Cada Anjo
Solar comprometeu-se a cuidar de um ser humano a seu cargo e ajudar a acelerar
o nosso desenvolvimento. Como resultado, adquirimos o potencial para alcançar
as expectativas do Logos.
A tarefa atribuída a
cada Anjo Solar era ajudar a Mônada humana a se expressar através de manas. O
Anjo proveu o "princípio médio" que liga a Mônada e o eu inferior. E
foi confiado a nutrir a alma humana desde o seu estado embrionário à plena
autonomia funcional. A alma humana se expande em consciência como resultado da
experiência da encarnação, a integração da personalidade, do diálogo invocativo
com o Anjo Solar, e construção do antahkarana.
À medida que a alma humana
adquire poder e demonstra o compromisso com a missão da sua própria Mônada, a
atribuição do Anjo Solar se aproxima do fim.
O Anjo Solar conserva a
sua própria identidade ao longo de sua longa associação conosco. Mas durante
essa associação, o Anjo compartilha sua energia, vida e consciência conosco,
influenciando o eu inferior, com um grau de intimidade além da nossa
compreensão.
Essa intimidade aumenta ainda mais na medida em que a alma humana
começa a tomar forma definitiva, levando até o simbólico "casamento
místico". Mas apenas quando a união parece completa, o Anjo Solar começa a
se retirar. Finalmente, na quarta iniciação, o Anjo retira-se, depois de ter
cumprido a sua promessa com o Logos planetário e conosco.
A quarta iniciação é um
dos marcos mais importantes da nossa jornada evolutiva. No entanto, como
numerosos casos deixam claro, não é uma ocasião de alegria pura. Além da dor
associada com o sacrifício da natureza inferior, só podemos imaginar a perda
dolorosa causada pela saída do Anjo Solar. Quando chegar a nossa vez,
certamente vamos gritar, como fez o Grande Iniciado: "Meu Deus, meu Deus,
por que me abandonaste."
_______________________
1. Alice A. Bailey. Discipleship in the New Age, I. Lucis, 1944, p. 390
2. Alice A. Bailey. Initiation, Human and Solar. Lucis, 1922, p. 136..
3. Ibid., pp. 115-6.
4. Alice A. Bailey. Education in the New Age. Lucis, 1954, p. 5.
5. Alice A. Bailey. Esoteric Psychology, II. Lucis, 1942, p. 93.
6. Alice A. Bailey. Treatise on Cosmic Fire. Lucis, 1925, p. 198.
7. Ibid., p. 711.
8. Helena P. Blavatsky. The Secret Doctrine, II. Theosophical Publishing House, 1888, p. 18.
9. Ibid, p. 88.
10 .Ibid, pp. 374-5.
11. John Nash. “The Religious, Scientific and Metaphysical Quest for the Soul.” The Beacon, September-October 1990, pp. 330-335.
12. Initiation, Human and Solar, op. cit., p. 115.
13. Initiation, Human and Solar, op. cit., p. 136.
14. Geoffrey Hodson. The Kingdom of the Gods. Theosophical Publishing House, 1952, p. 41.
15. Rudolf Steiner. The Spiritual Hierarchies and the Physical World. Anthroposophic Press, 1909, p. 91.
16. Pat Rodegast and Judith Stanton. Emanuel’s Book III. Bantam, 1994.
17. Ibid, p. 20.
18 .Ibid, p. 44.
19. Esoteric Psychology II, op. cit., p. 357.
20. Torkum Saraydarian. The Solar Angel. Saraydarian Institute, 1990.
21. Secret Doctrine, II, op. cit., p. 80.
22. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 701.
23. Ibid., pp. 299-300.
24. Helena P. Blavatsky. The Key to Theosophy. Theosophical Publishing House, 1889, p. 138.
25. Secret Doctrine, II, op.cit., pp. 18-19.
26 .Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 1147.
27. Alice A. Bailey. Letters on Occult Meditation. Lucis, 1922, p. 30.
28. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 425.
29. Geoffrey Hodson, op. cit., pp. 40-46.
30. Discipleship in the New Age, I, op. cit., p. 714.
31. Ron Scolastico. Doorway to the Soul. Scribner, 1995.
32. Israel Regardie. The Golden Dawn. Llewellyn 1937, p. 45.
33. Alice A. Bailey. The Rays and the Initiations. Lucis, 1960, p 488.
34. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 996.
35. Alice A. Bailey. Esoteric Healing. Lucis, 1953, p. 644.
36. S. L. MacGregor Mathers (transl.) The Book of the Sacred Magic of Abra-Melin. Kessinger, 1458.
1. Alice A. Bailey. Discipleship in the New Age, I. Lucis, 1944, p. 390
2. Alice A. Bailey. Initiation, Human and Solar. Lucis, 1922, p. 136..
3. Ibid., pp. 115-6.
4. Alice A. Bailey. Education in the New Age. Lucis, 1954, p. 5.
5. Alice A. Bailey. Esoteric Psychology, II. Lucis, 1942, p. 93.
6. Alice A. Bailey. Treatise on Cosmic Fire. Lucis, 1925, p. 198.
7. Ibid., p. 711.
8. Helena P. Blavatsky. The Secret Doctrine, II. Theosophical Publishing House, 1888, p. 18.
9. Ibid, p. 88.
10 .Ibid, pp. 374-5.
11. John Nash. “The Religious, Scientific and Metaphysical Quest for the Soul.” The Beacon, September-October 1990, pp. 330-335.
12. Initiation, Human and Solar, op. cit., p. 115.
13. Initiation, Human and Solar, op. cit., p. 136.
14. Geoffrey Hodson. The Kingdom of the Gods. Theosophical Publishing House, 1952, p. 41.
15. Rudolf Steiner. The Spiritual Hierarchies and the Physical World. Anthroposophic Press, 1909, p. 91.
16. Pat Rodegast and Judith Stanton. Emanuel’s Book III. Bantam, 1994.
17. Ibid, p. 20.
18 .Ibid, p. 44.
19. Esoteric Psychology II, op. cit., p. 357.
20. Torkum Saraydarian. The Solar Angel. Saraydarian Institute, 1990.
21. Secret Doctrine, II, op. cit., p. 80.
22. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 701.
23. Ibid., pp. 299-300.
24. Helena P. Blavatsky. The Key to Theosophy. Theosophical Publishing House, 1889, p. 138.
25. Secret Doctrine, II, op.cit., pp. 18-19.
26 .Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 1147.
27. Alice A. Bailey. Letters on Occult Meditation. Lucis, 1922, p. 30.
28. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 425.
29. Geoffrey Hodson, op. cit., pp. 40-46.
30. Discipleship in the New Age, I, op. cit., p. 714.
31. Ron Scolastico. Doorway to the Soul. Scribner, 1995.
32. Israel Regardie. The Golden Dawn. Llewellyn 1937, p. 45.
33. Alice A. Bailey. The Rays and the Initiations. Lucis, 1960, p 488.
34. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 996.
35. Alice A. Bailey. Esoteric Healing. Lucis, 1953, p. 644.
36. S. L. MacGregor Mathers (transl.) The Book of the Sacred Magic of Abra-Melin. Kessinger, 1458.
37. Aleister Crowley. Magick. Weiser, 1973, p. 151.
38. Francis King and Stephen Skinner. Techniques of High Magic. Destiny Books, 1976, p. 151.
39. Israel Regardie, op. cit., pp. 239, 264.
40. Initiation, Human and Solar, op, cit., p. 116.
41. Treatise on Cosmic Fire, op. cit., p. 1111.
42. Initiation, Human and Solar, op, cit., p. 137.
43. Letters on Occult Meditation, op. cit., p. 210.
44. Initiation, Human and Solar, op, cit., p. 117.
45 .Key to Theosophy, op. cit., p. 135-6.
46 .Saraydarian, op. cit., p. 144.
47. Saraydarian, op. cit., p. 138.
______
The Beacon, March/April 2001
The Beacon, March/April 2001
Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:
Meu blog foi clonado inteiramente,
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor
Agora.
Repassando a
Chama Violeta que cura que libera...
Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa de Deus,
que chameja o Fogo da Chama Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e em meu mundo.
Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Coloque a mão no seu coração
e sinta o fogo do amor Divino da sua Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.
Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
para tudo e para todos.
Eu sou a Fonte.
Passe para frente com o seu amor à Chama violeta da Cura,
Purificação e da Liberação. ..
Meu blog foi clonado inteiramente,
por isto estou em oração permanente contra ataques
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel, Samuel.
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.
Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a fonte
das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais - Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.
A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria
interpretação e uso.
Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
mental. Consulte sempre seu médico.
Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário