Este texto é muito lindo, gostei muito sobre arquétipo de Helio Couto. e de Ana Lucia Santana. Hoje, eu encontrei esta imagem e aproveito para falar do arquétipo da noiva , que é muito forte. Se você estiver sozinho (a) e quer encontrar o seu parceiro(a), comece ir a igreja assistir casamentos e imagine o seu casamento , peça a Deus que te abençoe, e que seu parceiro (a) seja escolhido por Deus, por Maria...
Se voce é mulher (homem) procure entrar em harmonia com todos os homens, com todas as mulheres, com meninos (as), jovens ,velhos, casados, namorados... Procure no seu coração se voce está em harmonia com o sexo oposto.
Alguns arquetipos ligados ao amor são : gravidez, noivado, coração aberto, criança, lar, familia, Vestido de noiva, a grinalda da noiva, Vênus, Eros...
Abençoe os noivos e sinta a felicidade deles no seu coração , e peça a Deus a graça da felicidade para o casal.
Tudo aquilo que você abençoa ou não - te pertence. E por identificação com a felicidade do outro, você abre a porta da felicidade na sua vida.
O invejoso fica do lado de fora, não se identifica com a vitoria do outro, e não planta a felicidade no seu jardim.
Sra. Dharmadhannya
ARQUÉTIPOS E SEUS
SIGNIFICADOS.
Professor Hélio Couto
Muito já ouvimos falar
sobre os símbolos, as imagens e suas simbologias, esse assunto deixa muita
gente curiosa, o que uma imagem pode afetar no nosso consciente e inconsciente?
Ao vermos propagandas de TV como a da Coca-cola por exemplo, temos vontade imediata de tomar, qualquer outro produto que venha com o “Slogan” de “PROMOÇÃO” vende rápido em pouco tempo…
Isso acontece pelo fato de já estamos
condicionados a mídia que sabe muito bem como trabalhar os símbolos e seus
significados a favor dela e nós “simples consumidores caímos em seus braços,
abraçando e comprando cada vez mais…
Você quer saber porque
as imagens nos influenciam tanto? É pelo fato de elas gerarem dopamina,
serotonina e muitos outras “inas” que nos atrai… Preste atenção, nem tudo que
está em promoção é bom, e nem tudo que está a venda é nosso desejo real.
Ao criarmos uma logo marca, fazermos uma propaganda e também fazermos uma tatuagem devemos pensar bem antes de colocar um símbolo, ele pode ser a ascensão ou a derrocada de uma empresa ou pessoa, a energia do Arquétipo vai influenciar totalmente na energia do lugar e da pessoa, para bom ou para ruim.
Há mais ou menos cem
anos atrás quando Freud e Jung iniciavam o que se tornou a psicanálise, já se
sabia da importância dos arquétipos, da mitologia e da simbologia, para as
sociedades humanas de qualquer época.
A arqueologia já
demonstrou sobejamente como os humanos sempre usaram símbolos (arquétipos) para
induzirem determinados sentimentos e comportamentos em qualquer grupo social.
Vejam o excepcional trabalho de Joseph Campbell, “As Máscaras de Deus”, que não
deixa nenhuma dúvida sobre isto. Foram precisos mais ou menos 100 anos, para
que os cientistas começassem a verificar que a química cerebral pode ter
relação com os conceitos usados por Freud.”
“Nunca será demais
repetir que símbolos e arquétipos são extremamente poderosos na definição e
indução de sentimentos e comportamentos…
Considere-se o uso que
se faz dos arquétipos como decoração de ambientes e poderá se avaliar a
personalidade de quem usa essa simbologia.
As pessoas não percebem
que os arquétipos influenciam decisivamente as suas emoções, conservando em
casa estímulos fraquíssimos, que afetam profundamente as suas vidas em todas as
áreas. Você pode conhecer a pessoa pela decoração da casa ou da empresa.
Vejam
as camisetas que as pessoas usam. Atente-se que o efeito dos arquétipos é
intensificado pela repetição, quanto mais se estimula, mais efeito faz. Antes
de vermos alguns dos significados dos arquétipos vamos verificar como o povo os
usa nas suas conversas normais.
Aqui veremos que as pessoas intuitivamente
sabem do significado deles (já que estão armazenados no inconsciente pessoal e
coletivo). Sabe-se que uma imagem vale mais do que dez mil palavras, portanto
fica muito mais barato usar um arquétipo como exemplo, do que explicar
detalhadamente.
As metáforas e
arquétipos são a melhor forma de passar um conhecimento para alguém e por isso
são usadas desde tempos imemoriais.”
Exemplos:
A vaca foi pro brejo (o
time está perdendo).
A bola está na zona do agrião (usado no futebol).
Eu vi um gato (um rapaz bonito).
Uma gata (moça bonita).
A bola está na zona do agrião (usado no futebol).
Eu vi um gato (um rapaz bonito).
Uma gata (moça bonita).
Cada macaco no seu galho.
Ele caiu como um pato (otário).
Ele é uma raposa (esperto).
Ele é um banana (que passam para trás).
Ele é um rato (um ladrão).
Ela parece um elefante (gorda).
Rápido como um cavalo de corrida.
Olhos de águia (vê as oportunidades).
Firme como uma rocha.
Tirar o chapéu (reconhecer o valor de outro).
Isto sem citar o uso dos arquétipos com conotações agressivas, obscenas, etc.
Os arquétipos devem ser classificados pelos resultados que propiciam.
Em relação ao lado
positivo temos: crescimento, desenvolvimento, poder, auto-estima, realização,
dinheiro, prosperidade, emprego, saúde, união, felicidade, prazer, etc.
Quanto ao lado negativo temos: doença, depressão, melancolia, tristeza, depressão do sistema imunológico, pobreza, desemprego, suicídio, morte, separação, auto-sabotagem, etc.
Arquétipos negativos
e/ou fracos
São aqueles que inibem a produção dos neurotransmissores que dão poder e felicidade.
São aqueles que inibem a produção dos neurotransmissores que dão poder e felicidade.
Alguns exemplos de utilização negativa e/ou fraca:
Árvore: nua, retorcida, solidão, falta de vida.
Banana: é a pessoa que não tem personalidade, todo mundo faz de bobo.
Cigarro: sexualidade.
Coelho: Extrema fertilidade, sexualidade, alvo fácil para os predadores.
Crânios, ossos, monstros, morte, bandeiras de piratas, fantasmas, monstros,
etc., são extremamente negativos, induzindo ao comportamento auto-destrutivo.
Péssimo em relação ao nível de endorfinas. É o arquétipo mais poderoso do lado
negativo. Deve-se dar atenção também aos seus correlatos, tais como:
terremotos, maremotos, sequestros, assassinatos, conflitos, guerras, crimes
passionais, sensacionalismo, desastres, enfim tudo que estiver relacionado com
morte e destruição.
Provocara o conformismo, passividade, negativismo,
impedindo o pensamento analítico.
Elefante: Burro de carga, peso excessivo, falta de agilidade e depressão.
Formiga: trabalha demais, sem individualidade, fácil presa.
Galinha: Procria sem cessar, fácil presa.
Macaco: Fraco por imitar, falar demais, roubo, agitação.
Papagaio e suas variações: Muito fraco, imitador, fala muito, presa fácil.
Pato: Símbolo extremamente fraco, usado como referência de fraqueza, falar muito, ser passado para trás facilmente, otário, etc.
Pinguim: Excessiva lentidão, presa fácil, uma fria.
Ratos: Inquietação, doença, demônio, mal, ladrão, sempre foram considerados entre os piores símbolos possíveis, baixíssima autoestima, desonestidade, provoca desconforto assim que é visto, etc.
Sapo: Bruxaria, alucinação, volúpia, avareza, fecundidade, pântano.
Tartaruga: Excessiva lentidão, não produz, demora, devagar quase parando.
Vaca: Animal de corte, puxar arado, burro de carga, sacrifício.
Arquétipos positivos
e/ou fortes:
São aqueles que induzem a produção dos neurotransmissores que geram poder e felicidade.
São aqueles que induzem a produção dos neurotransmissores que geram poder e felicidade.
Produzem resultados positivos e fortes, como crescimento, riqueza, prosperidade, elevada autoestima, sistema imunológico forte, alegria, criatividade, etc.
Alguns exemplos de utilização positiva e/ou forte:
Águia, falcão, gavião, coruja: Produz dopamina. É um dos mais poderosos arquétipos que existem. Provoca elevadíssima auto-estima, prosperidade, crescimento, realização, sabedoria, poder, etc. O impacto emocional deste arquétipo nunca deve ser subestimado.
Provoca a superação de qualquer desafio,
perda, luta, etc. Indispensável para vencer na vida. Sempre relacionada com
deuses, Zeus, o Sol, o Cristo, São João Evangelista, adorna pias batismais na
Itália, etc. Citada na Bíblia em dezenas de versículos. É o símbolo dos
presidentes, empresários, campeões, líderes, impérios antigos e modernos, etc.
Inúmeros casos são relatados sobre aumento de ganhos, ofertas de emprego, novas
oportunidades surgidas após o início do uso deste símbolo. É extremamente
forte, devendo ser usado com critério. Todas as pessoas expostas ao arquétipo
receberão seu efeito, isto é, passarão a crescer, evoluir, produzir mais, etc.
É o arquétipo do Macho
Alpha e da Fêmea Dominante.
Alpha e da Fêmea Dominante.
Alce: Grande prosperidade, muita firmeza e decisão, fecundidade.
Âncora: Apoio, constância, garantia nas dificuldades, esperança, calmante.
Arco: Poder vital, força, flexibilidade, intenção, dinamismo.
Arco-íris: União dos opostos, ascensão da consciência, as cores ativam os respectivos chakras. Destino, visão, esperança.
Árvore: Importantíssimo símbolo de vida e prosperidade. Proteção, vida, abundância, crescimento. Provoca a união entre as pessoas. Estimula os relacionamentos. Poderoso símbolo para induzir estados de consciência.
Automóvel: sexualidade, poder, penetração, sexo, qualquer emoção pode ser associada à um carro, dependendo de sua aparência. Evidentemente nenhum carro pode ter todas as emoções associadas à ele.
Aquário: Provoca calma e relaxamento induzindo ondas cerebrais alfa.
Balança: Equilíbrio, justiça, decisão.
Baleia: Paz, tranquilidade, harmonia, relaxamento, amor, relacionamento.
Bolo: nascimento, sexualidade, recompensa.
Borboleta: Transmutação, mudança, renascimento, libertação, leveza.
Bússola: Direção, orientação, determina o destino, precisão, rigor, imparcialidade.
Caixa: Algo que protege, verdade escondida, segredo, útero.
Cálice: Destino, grande quantidade, opulência, relacionamentos, comungar da mesma crença, em termos cósmicos de onde flui a energia vital inextinguível.
Canguru: Maternidade, força, velocidade, combatividade.
Cão: Amizade, proteção, provocam diminuição da ansiedade.
Capacete: Poder, defesa, potência, inatacável.
Carvalho: Força, virilidade, perseverança, grande poder de relacionamento, proteção, vitória.
Cavalo: Elevada autoconfiança. Velocidade, decisão, independência. É o símbolo dos gerentes e diretores.
Chama: Regeneração, purificação, renascimento, sexualidade, expansão da consciência, divindade, um dos quatro elementos primordiais, fé, defesa, luz.
Chapéu: Poder, autoridade, ideia, pensamento, valor.
Charuto: sexualidade, virilidade, poder, potência.
Chifre: Força, poder, virilidade, fertilidade, masculino, atividade.
Circulo: Unidade, sexualidade, absoluto, divindade, perfeição, iluminação, infinito, proteção, alma.
Colmeia: Expressivo, indústria, trabalho, organização, produção.
Conchas: Feminilidade, geração, órgão sexual feminino, símbolo fálico, fertilidade, nascimento.
Cornucópia: Chifre, opulência, abastança, fálico.
Coroa: Poder, autoridade moral, honestidade, honra, vitória, respeitabilidade.
Corvo: Inteligência, predador.
Cristal: Pureza, transparência, clareza, arquivo de conhecimento, união.
Crocodilo: Poder, paciência, determinação, assimilação
Cuia: Símbolo fálico, receber, permanência.
Dado: Sorte, imprevisibilidade, fortuna, destino.
Escada: Ascensão espiritual ou descida ao inconsciente.
Escudo: Defesa, amparo, auxílio, proteção.
Esfera: Universo, totalidade, terra, excelência, primor, completo.
Espada: Força, coragem, poder, fálico, decisão, separação, auto-estima, autoconfiança.
Espelho: Saber, autoconhecimento, consciência, imaginação, criatividade, magia.
Estrela: Sorte, aspiração, destino, divindade, humanidade, pontos cardeais, cooperação.
Faca: Poder masculino, decisão, afastar, defender, decidir.
Fadas: agradável, segurança.
Ferradura: Ligada ao cavalo representa boa sorte e auto-confiança.
Ferro: Durabilidade, força, robustez, inexorável, implacável, inflexível.
Flecha: Poder vital, força, decisão, intenção, fálico, dinamismo.
Flores: Sucesso, harmonia, prosperidade, calma, paz, relaxamento, possibilidades.
Floresta: A vida da pessoa, a mente consciente e inconsciente, vida, sociabilidade.
Fonte: Inconsciente, geração da vida, retorno, abundância, conhecimento, inicio e vida.
Fruta: Maturidade, realização, desenvolvimento, vida, abundância, prosperidade, sucesso.
Garfo: Alimentação, devorar, poder.
Gatos: Independência, intuição, auto-estima.
Geladeira: segurança, reserva de alimentos.
Golfinhos: Sociável, coragem, inteligência, movimento, alegria de viver. Ideal para lugares de reuniões, festas, etc. Não colocar no local de trabalho.
Hera: Amizade, fidelidade, sensualidade, feminilidade, crescimento, abundância.
Herói: aquele que dá segurança, conforto, controle, sobrevive, comanda, vivo, governa.
Íris: Espelho, janela, abertura, possibilidade, potencial, verdade.
Jardim: Lugar ideal, agradável, imaginação, feminilidade, descanso, relaxamento, esperança, realização, criatividade.
Joias: Poder, riqueza, conhecimento, tesouro, realeza, nobreza.
Lago: Inconsciente, magia, feminilidade, abertura, profundidade.
Lagarto: Menos poderoso que crocodilo.
Lâmpada: Luz, sabedoria, previsão, inteligência, prudência, ligado ao divino, espiritualidade, escolha, conhecimento.
Lança: Poder, fálico, masculino, direção, decisão, coragem.
Leque: Proteção, nobreza, conjunto.
Leopardo: Ação, determinação, rapidez, altivez, força, fertilidade.
Leste: Onde o sol nasce, despertar, renascimento, novas oportunidades, vida.
Limão: Vida, pureza, proteção, incisivo, penetrante, cortante, defesa, limpeza.
Lírio: Luz, fálico, prosperidade, vida e morte.
Livro: Totalidade, Ego, conhecimento, poder, conjunto, regra, destino, lei, possibilidade, fechamento, abertura, auto-estima.
Lontra: Guia, esperteza, rapidez, vida, feminilidade, felicidade, distração, prazer.
Lótus: Espiritualidade, pureza, vida, totalidade, renascimento, criação, harmonia, desenvolvimento, pureza, tranquilidade, ascensão.
Lua: Fertilidade, sexualidade, feminilidade, transição, mudança, poder, inconsciente, fecundidade, receptação, suavidade.
Luta: sexualidade, sadismo, virilidade, trajes, grande atração sobre o público feminino (fêmeas admiram o macho alpha).
Luva: Direito, nobreza, realeza, pureza, defesa, poder.
Maçã: Fertilidade, sabor, mundo, escolha, conhecimento, afeto.
Machado: Força, poder, decisão, abertura, culto, justiça, separação.
Mãe: amor, filhos, gratidão, recompensa, sexualidade.
Martelo: Poder, força, decisão, razão, modelagem.
Milho: Prosperidade, riqueza, crescimento, abastança.
Montanhas, vales e nuvens: provoca um maior relacionamento entre as pessoas. Firmeza, durabilidade. Ascensão espiritual, impassibilidade, esconderijo, realização, revelação, ideal. Ótimo para comércio, restaurantes, etc.
Navio: Criatividade, aventura, alegria, coragem, proteção, mental, adaptação.
Nuvem: Relaxamento, feminilidade, fecundidade, transformação.
Obelisco: Culto, poder, fálico, direção, ligação.
Olho: Espírito, visão, atividade, futuro, visão interior, divindade, visão ampla, percepção, vigilância, onipresença, sabedoria, penetração, magia, proteção.
Orelha: Comunicação, lembrança, memória, percepção, inspiração, sabedoria, escolha, fálico.
Orquídea: Sorte, riqueza, proteção, suntuoso, luxo, brilho.
Ouro: inteligência, luz, eternidade, perfeição, conhecimento, purificação, prosperidade e riqueza.
Ovo: Fecundidade, sexualidade, vida, procriação, totalidade, inicio, nascimento, abundância, possibilidade, potencial, perfeição.
Palavras: dependendo do significado das palavras teremos a resposta fisiológica.
Palmeira: Vitória, eternidade, flexibilidade, vida, alegria, paz.
Pantera: Ação, volúpia, sensualidade, auto-estima.
Pássaro: Denota a personalidade da pessoa. Alma, imortalidade, destino, força vital, evolução, criatividade.
Pé: Vontade, avançar, tomar conta, vencer, fálico, humildade, movimentação.
Pedra: Eterno, imutável, força concentrada, proteção.
Pena: Poder, asas, posição social, ágil, delgado, veracidade, gracioso, tênue, ligeiro, suave, delicado.
Pilar: Solidez, força, sustentação, firmeza, fálico.
Pinha: Fertilidade, felicidade, fortuna.
Pinheiro: Fertilidade, vida, energia, crescimento.
Plantas: Unidade, sociabilidade, transmutação, vida, mudança.
Portão: Passagem, segredo oculto, proibição, convite e revelação.
Puma: Velocidade, força, auto-estima, sutil, trabalha só.
Quadrado: Matéria, terrestre, humano, realidade.
Raposa: Transformação, dissimulação, esperteza, sábia.
Rede: Contato com o inconsciente, recolher, apanhar, pescar, laço, engenho, artifício, logro, embuste, estratagema, alçapão.
Relva: Humildade, paz, obediência, subordinação, dependência, docilidade.
Remo: Ação, decisão, flexibilidade, fálico, direção.
Rombo: Sexual, fálico.
Rosa: Amor, simpatia, romance, alívio, ativa o chakra cardíaco, segredo, complexidade.
Roupa: auto-aprovação, auto-estima.
Rua: Novas experiências, contatos, vivência, vida.
Sabão: Trabalho, dedicação.
Sal: Força, proteção, purificação, firme.
Semente: grão, vida e morte, fertilidade, crescimento, prosperidade.
Sempre-viva: Proteção, vida, prosperidade, crescimento, eternidade.
Serpente: Proteção, alma, mudança, fálico, energia, vida, libido, inteligência, auto-renovação, universo.
Sexo: todo tipo de associação entre sexo e um produto criará uma resposta fisiológica em relação ao produto. Significa poder e força no caso masculino e receptividade no feminino
Sino: Chamado, provoca ansiedade.
Sol: Luz, inteligência, vida, fertilidade, ressurreição, calor, justiça, poder.
Tatuagem: virilidade, rebeldia, vivência, potência, virilidade, força.
Tempestade: transmutação, mudança, intervenção, limpeza.
Terra: Mãe, útero, vida, alimentação, equilíbrio.
Tigela: Sexual, fálico, recepção, permanência.
Tigre: Força, ferocidade, protetor, esforço, provoca ação, efeito muito forte. Também não deve ser usado sem critério.
Tornozelo: Decisão, encruzilhada, vital.
Triângulo: Poder, luz, magia, força, sabedoria, beleza, divindade.
Trono: Grandeza, glória, poder, sabedoria, autoridade.
Unicórnio: Poder, fálico, transparência, sinceridade, cura.
Urso: Poder, ação inconsciente, força, resistente, determinado, firme.
Uvas: Abundância, vida, renascimento, conhecimento, prosperidade, alegria.
Vela: Luz, sexualidade, proteção, pedido, orientação, fé.
Vinho: sociabilidade, raiz, terra, lar.
Vulcão: prosperidade, crescimento, morte e renascimento, ciclo.
http://heliocouto.blogspot.com.br/
O arquétipo é um conceito tipicamente neoplatônico, inspirado em Plotino. Segundo esta concepção, há um universo no qual tudo é permanente e imutável, povoado por idéias originais. Desta forma, no mundo das percepções sensíveis, tudo é mera reprodução do que existe na esfera superior.
Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa de Deus,
O Arquétipo
O arquétipo é um conceito tipicamente neoplatônico, inspirado em Plotino. Segundo esta concepção, há um universo no qual tudo é permanente e imutável, povoado por idéias originais. Desta forma, no mundo das percepções sensíveis, tudo é mera reprodução do que existe na esfera superior.
Através da influência
exercida por este pensamento, a expressão arquétipo alcançou o Cristianismo
filosófico, e logo foi adotado por Agostinho. Na psicologia analítica, criada
por Carl Gustav Jung, este conceito
se refere às imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os
primórdios do ser humano.
São moldes inerentes ao ser desde o princípio da
existência, os quais têm a função de atuar como fonte primordial para o
amadurecimento da mente. Esta concepção foi inspirada exatamente no mundo das ideias
de Platão, que nada mais é do que a matriz de tudo que há no que consideramos a
nossa realidade.
Segundo Jung, os
arquétipos nascem da incessante renovação das vivências experimentadas ao longo
de várias gerações. Este aprendizado é necessário para que o Homem caminhe rumo
à sua individuação, ou seja, na direção de sua mais perfeita lapidação, para
que um dia possa se unir novamente ao seu Self.
Assim, esta incessante
aquisição de conhecimento e de experiências, executada durante milhares de anos
durante a jornada humana, é administrada pelos arquétipos, que para melhor
estruturarem esta conquista geraram modelos responsáveis pelo trabalho
psíquico.
Os arquétipos estão,
portanto, nos bastidores de todos os nossos pensamentos, sentimentos, emoções,
intuições, sensações e atitudes. Normalmente eles se expressam através dos
símbolos, pois constituem sua composição estrutural oculta aos olhos humanos.
Alguns destes arquétipos conquistaram tamanha independência que se destacaram
do âmbito da consciência individual do ‘eu’- a persona; a anima ou o aspecto
feminino do homem; o animus ou o lado masculino da mulher; e a sombra.
Os símbolos
arquetípicos são encontrados nos mitos originais, nas mais variadas religiões, em
lendas que já fazem parte da bagagem cultural coletiva, os quais marcam
definitivamente a consciência e particularmente a esfera do inconsciente
humano.
Alguns destes arquétipos: a figura materna, a imagem do pai, a criança,
o herói, o divino, entre outros. Eles constituem, para a psicologia junguiana,
manifestações imateriais que modelam os eventos psíquicos.
Os arquétipos são
gerados no contato do Homem com o mundo concreto, não existem anteriormente. O
único que se pode enquadrar na categoria a priori é a atração imanente do ser
humano para a esfera divina, ou seja, a Humanidade está sempre se preparando
para o contato com Deus, primeiro arquétipo constituído na mente humana.
O
Inconsciente Coletivo é justamente composto pelos arquétipos, temas presentes
na organização psíquica de cada ser.
Por Ana Lucia Santana
http://www.infoescola.com/psicologia/arquetipos/
Postado por Dharmadhannya
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desde que seja mencionado a fonte:
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por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do impostor
Agora.
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que chameja o Fogo da Chama Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e em meu mundo.
Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, harmonia, amor,
liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Coloque a mão no seu coração
e sinta o fogo do amor Divino da sua Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.
Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.
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