quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Acupuntura ajuda a manter o equilíbrio do qi






Visão geral sobre qi

Saude Harmonia e equilibrio do (Chi) ou gi .... corpo e mente saudaveis.

https://antoniocarloslopes.wordpress.com/2012/01/23/viso-geral-sobre-qi/

Acupuntura ajuda a manter o equilíbrio do qi

“Na Medicina Tradicional Chinesa, o corpo e a mente são inseparáveis. Compostos de algumas substâncias vitais – qi (pronuncia-se tchi), sangue, essência e fluidos corporais -, o corpo e a mente expressam suas qualidades através das funções dos órgãos internos”

Variando desde substâncias tangíveis e visíveis até forças sutis e intangíveis, esses elementos básicos do corpo e mente são responsáveis por todos os aspectos da vida humana: físico, mental, emocional e espiritual.

Seu envolvimento íntimo na atividade humana os torna parte essencial da fisiologia e seu reconhecimento e compreensão são parte essencial do diagnóstico.

Definição de “qi“

Apesar de o qi desempenhar um papel central na Medicina Tradicional Chinesa, ele é extremamente difícil de definir. É melhor compreendê-lo em termos de suas funções e atividades, onde ele é mais facilmente percebido.

Situado em algum lugar entre matéria e energia, o qi possui as qualidades de ambas. Ele possui substância sem estrutura e contém qualidades energéticas, mas não pode ser medido. Ele é o poder fundamental por trás de todas as atividades da natureza e também a força vital do corpo humano.


Por exemplo, a força de uma tempestade pode ser compreendida em termos de seu qi: o poder do qi pode ser observado nas árvores e edifícios caídos após a passagem da tempestade.

De maneira similar, a força dos órgãos digestivos pode ser determinada em relação ao seu qi, avaliando-se o apetite, a cor da língua, a força do pulso e a resposta do corpo à nutrição.

Os meridianos

O fluxo de qi através do corpo ocorre dentro de um sistema fechado de canais ou meridianos. Existem 12 meridianos maiores, que correspondem aos 12 sistemas de órgãos: seis órgãos yin e seis órgãos yang. A teoria tradicional dos órgãos emparelha os órgãos yin e yang de acordo com sua estrutura e função e a interconexão de seus meridianos.

Além disso, oito meridianos adicionais estão interconectados com todos os canais. Essa rede de meridianos permite aoqi, ou força da vida, atingir todos os tecidos e órgãos, fornecendo nutrição, calor e energia a todas as partes do corpo.

O fluxo de qi viaja de canal a canal, passando através de todos os meridianos a cada 24 horas. Por exemplo, o fluxo deqi no meridiano do coração é mais forte no período entre 11:00 e 13:00 h. A partir desse momento, o qi flui para dentro do meridiano do intestino delgado, permanecendo ali até as 15:00 h, quando o fluxo passa para o meridiano da bexiga.

Desta forma, o qi passa por todos os maiores meridianos e seus órgãos correspondentes a cada dia. Apesar de os meridianos serem profundos dentro do corpo, os pontos dentro deles estão acessíveis a partir da superfície da pele.

É a manipulação desses pontos por meio de pressão, calor ou agulhas que forma a base da acupressão, moxabustão e acupuntura, respectivamente.

O qi que flui através dos meridianos pode ser manipulado nos pontos de acupuntura, trazendo energia de cura para os órgãos que a necessitam e movendo a energia para longe das áreas que estão prejudicadas devido à estagnação doqi.

O qi funciona em conjunto com as outras substâncias vitais para manter o seu corpo saudável.

Funções do qi
Uma das funções do qi do baço é transformar alimentos em qi e sangue

qi-1

“Apesar de existirem muitos tipos de qi específicos no corpo, tais como os associados com um órgão em particular, todas as variedades compartilham algumas funções básicas”

Essas funções são as seguintes:

transformação: o qi transforma um tipo de substância em outra. Oqi do baço transforma alimentos em qi e sangue que o corpo possa usar; o qidos rins transforma fluidos em pura essência e água excretada;

 qi dos pulmões transforma ar em energia para sustentar a vida;
movimento: todo movimento é acompanhado pelo seu próprio qi, incluindo o crescimento e desenvolvimento e até mesmo andar, respirar e pensar. O qi move o sangue pelos vasos;

proteção: o qi protege o corpo de ataques de organismos que causam doenças. Portanto, se o qi de uma pessoa for fraco, essa pessoa pode se adoentar freqüentemente;

retenção: o qi mantém os órgãos no lugar adequado, o sangue dentro dos vasos e os fluidos corporais dentro do corpo. A deficiência de qi pode levar a órgãos flácidos (prolapso), distúrbios hemorrágicos e suor ou urina excessivos;

aquecimento: o aspecto yang do qi dos rins mantém todo o corpo aquecido; quando é deficiente, podem ocorrer problemas crônicos de extremidades frias e função diminuída das atividades que exigem calor, como a digestão. A origem e função do qi determina o tipo de qi.
Tipos de qi
O qi pré-natal reflete a sua herança, incluindo a sua experiência pré-natal

Mulher grávida ilustrando qi pré-natal

“A medicina chinesa tradicionalmente divide o qi em vários tipos, dependendo de sua origem e função. A fonte original dessa força vital são os pais da pessoa e o qi herdado deles é conhecido como qi  pré-natal”

Qi pré-natal
Qi pré-natal, a constituição básica de um ser humano, depende da genética e da qualidade de vida dos pais no momento da concepção e durante a gravidez.

Este qi é a herança da pessoa e não pode ser reabastecido; entretanto, um estilo de vida saudável, dieta e práticas de respiração podem conservar o qi pré-natal e desacelerar o seu consumo.

A preservação do qi pré-natal é uma das contribuições mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa. Ela permite a uma pessoa doente e fraca viver uma vida de saúde e vitalidade.

 O processo envolve uma conservação simultânea de qi pré-natal com práticas que estimulem a formação de qipós-natal.

Qi pós-natal
O qi pós-natal, ou qi adquirido, é derivado da digestão de alimentos e extraído do ar que respiramos. Combinado com oqi pré-natal, ele forma a totalidade do poder do corpo de realizar todos os processos vitais durante a vida.

Qi dos pulmões: uma das funções dos pulmões é extrair o qi do ar e incorporá-lo em um armazém de qi pós-natal. A força do qi pós-natal depende de alguns fatores: a força do qi dos pulmões, a qualidade do ar e a realização de exercícios de respiração como qi gong, que aprimora a capacidade dos pulmões de extrair qi do ar. Quando o qi dos pulmões é deficiente, a pessoa pode experimentar sintomas de fadiga, falta de ar, palidez e resfriados freqüentes.

Qi do baço: o outro fator no acúmulo de um forte qi pós-natal é a qualidade da comida que ingerimos e a força de nossos órgãos digestivos, especialmente o baço. Quando o qi do baço é fraco, podem ocorrer sintomas de fadiga, falta de apetite, prostração e intestino solto. Quando faltam nutrientes essenciais e variedade na dieta, a extração de qi é prejudicada, mesmo se o qi do baço for forte.

Pessoas acostumadas a comer frutas e verduras orgânicas frescas e grãos integrais, freqüentemente experimentam isso quando as circunstâncias os forçam a ingerir alimentos desnaturados, refinados ou cheios de pesticidas: inevitavelmente, elas notam uma queda no seu nível de energia. Uma pesquisa recente confirmou que produtos cultivados organicamente possuem níveis significativamente mais altos de nutrientes.

Quando tanto o qi do baço como o dos pulmões é forte e a qualidade do nosso ar e alimentos é alta, o qi pós-natal pode crescer. Ervas que tonificam o qi dos pulmões e do baço, juntamente com práticas de respiração, como oqi gong, aumentam ainda mais o acúmulo de qi pós-natal. Desta forma, mesmo uma pessoa com uma fraca constituição herdada (qi pré-natal) pode experimentar uma vida de saúde e vitalidade.

Qi verdadeiro
A totalidade do qi resultante da combinação de qi pré-natal e pós-natal é conhecida como qi verdadeiro. Responsável por todas as funções do corpo, o qi verdadeiro assume diferentes formas. Do ponto de vista clínico, duas dessas formas de qi são especialmente significativas: qi nutritivo e qiprotetor.

Qi nutritivo: circula nos meridianos e nutre os órgãos. A acupuntura manipula esse qi para afetar a função dos órgãos. Pontos específicos ao longo dos meridianos são perfurados por agulhas, pressionados ou aquecidos (por meio de moxabustão) para obter efeitos específicos nos órgãos.

Por exemplo, um ponto abaixo do joelho é manipulado tradicionalmente para tratar apendicite, freqüentemente eliminando os sintomas quando a condição é detectada antes da infecção se instalar.

Quando um cirurgião chinês que realizava apendicectomias aplicava agulhas nesse ponto, ele descobriu que os intestinos se contraíam ritmicamente em ambos os lados do apêndice. Isso demonstra como o poder do qi pode ser observado, mesmo quando é difícil entender exatamente como ele funciona.

Qi protetor: a outra importante subdivisão do qi verdadeiro é o qi protetor, ou wei qi. O wei qi, que acredita-se fluir entre a pele e os músculos, é responsável por defender o corpo de patógenos externos que atacam o corpo.

Apesar de ter sido primeiramente descrito há milhares de anos, o wei qidescreve com precisão o sistema imunológico do corpo. Pesquisas confirmaram que ervas tradicionalmente usadas para tonificar o wei qi, como a raiz do Astragalus(huang qi), possuem um efeito poderoso no reforço da resistência do corpo às doenças e no aumento da função imunológica.

Certos pontos de acupuntura, como o Estômago 36 (Zusanli) e Intestino Grosso 4 (Hegu), possuem efeitos similares sobre a função imunológica.

Mudanças nos níveis, direção ou fluxo do qi no corpo podem causar problemas de saúde.

Distúrbios de qi
A medicina chinesa busca garantir que os níveis, direção e fluxo de qi estejam todos adequados aos seus órgãos específicos. Os vários distúrbios de qi que podem ocorrer envolvem deficiência, afundamento, estagnação ou movimento incorreto de qi.

Deficiência de qi
Os sintomas de deficiência de qi são comuns a todos os tipos de distúrbios de qi: Fadiga, palidez e letargia. Quando oqi de um órgão é deficiente, as funções específicas desse órgão também são prejudicadas.

Por exemplo, o baço é responsável pelo apetite e digestão; deficiência de qi do baço produz falta de apetite e intestino solto. O qi do pulmão é responsável pela força da respiração; quando é deficiente, a pessoa experimenta falta de ar e uma tosse crônica. O tratamento é concentrado no reforço ou tonificação do qi dos órgãos afetados.

Afundamento de qi
Em distúrbios de afundamento de qi, o qi que mantém os órgãos no lugar não possui força suficiente para desempenhar sua função. O resultado são órgãos flácidos, prolapsados, como o útero, cólon transverso ou reto. Pontos específicos de acupuntura e ervas podem corrigir esse tipo de desequilíbrio.

Estagnação de qi
Quando o qi está estagnado, as funções de um órgão são prejudicadas devido a um bloqueio em seu qi fluxo. O fígado é o órgão mais freqüentemente atingido pela qi estagnação. Como o fígado é responsável pelo fluxo suave da emoção, um qi de fígado estagnado freqüentemente resulta em irritabilidade. Como há qi suficiente, a tonificação nesses casos pioraria a situação e portanto o tratamento é concentrado na movimentação de qi para longe da área.

Qi rebelde
No qi rebelde, a direção normal do qi do órgão é invertida. Cada órgão possui uma direção normal de fluxo de qi; por exemplo, o qi dos pulmões e estômago move-se para baixo, enquanto que o baço move o qi para cima. Oqi rebelde do pulmão resulta em tosse ou espirros; qi rebelde do estômago produz sintomas de náusea, arrotos ou vômito; e qirebelde do baço produz diarréia.

O qi é apenas um aspecto das funções corporais visadas pela Medicina Tradicional Chinesa.

Outras substâncias vitais na medicina chinesa
Qi é apenas uma das essências vitais que a medicina chinesa considera importante para a saúde e o bem-estar das pessoas. O sangue, bem como outros fluidos corporais, a essência e o espírito, todos desempenham papéis essenciais também.

Sangue

Na Medicina Tradicional Chinesa, o sangue possui alguns paralelos com seu correspondente ocidental, como a sua função de circular pelo corpo e nutrir os órgãos.

No entanto, ele também possui algumas funções muito sutis na Medicina Tradicional Chinesa, como fornecer uma fundação substancial para a mente e sensibilidade dos órgãos dos sentidos.

Em outras palavras, uma deficiência de sangue causa um déficit na função mental, levando à memória fraca, ansiedade e insônia.

qi-3

“A essência pré-natal é herdada mas pode ser suplementada com a essência pós-natal a partir da nutrição, para ajudar a garantir que uma criança desfrute de boa saúde”

Uma deficiência de sangue também pode prejudicar os sentidos, especialmente os olhos, causando visão embaçada. Estreitamente alinhado com o qi, o sangue possui uma relação complementar com este. Sem o sangue, o qi não tem nenhuma base nutricional; sem qi, o corpo não pode formar ou circular sangue e o sangue não conseguiria permanecer dentro dos vasos. Considera-se que ambos fluem juntos através do corpo.

Distúrbios do sangue

A principal função do sangue é circular pelo corpo, fornecendo nutrição e umidade aos órgãos, pele, músculos e tendões. Quando o sangue é deficiente, sintomas como pele e cabelos secos, tendões inflexíveis e vários desequilíbrios emocionais e reprodutivos podem ocorrer, dependendo dos órgãos envolvidos.

Como o qi e o sangue são tão intimamente relacionados, uma deficiência ou estagnação de uma das substâncias freqüentemente leva ao mesmo tipo de desequilíbrio na outra.

Os órgãos que possuem a relação mais íntima com o sangue são o baço, o coração e o fígado. O baço cria qi e sangue a partir dos alimentos; ele também ajuda a manter o sangue dentro dos vasos.

Quando o qi do baço é deficiente, pode ocorrer deficiência de sangue ou distúrbios hemorrágicos.

Dizem que o coração “comanda o sangue e os vasos”. Quando ele é deficiente em qi ou yang, a energia para mover o sangue através dos vasos é insuficiente, resultando em má circulação e sensações de frio nas extremidades.

Como o sangue do coração também é o local de descanso para a mente e o espírito, uma deficiência no sangue do coração leva a sintomas de insônia, palpitações, inquietação e memória fraca.

Finalmente, o fígado armazena o sangue durante os momentos de descanso ou sono. Esta função é um processo de regeneração, estando também intimamente envolvida com o fluxo menstrual e esterilidade. Uma deficiência de sangue do fígado pode levar a insuficiência menstrual ou infertilidade.

Sangue do fígado estagnado pode levar a cólicas menstruais e desconforto. Como o fígado se abre nos olhos, esta deficiência também pode produzir sintomas como visão embaçada e secura nos olhos.

Fluidos corporais

Fluidos corporais referem-se a todos os fluidos do corpo, como suor, lágrimas, saliva e várias secreções e lubrificantes. O baço e estômago regulam a formação dos fluidos, que são considerados subprodutos da digestão, enquanto os intestinos e a bexiga estão envolvidos na sua excreção.

Os pulmões regulam os fluidos corporais a partir de cima e os rins são responsáveis por seu metabolismo por todo o corpo.

Os fluidos são compostos de dois tipos básicos: fluidos claros e finos, conhecidos como jin, e fluidos grossos e viscosos, conhecidos como ye. Jin é distribuído principalmente aos músculos e pele, mantendo-os umedecidos e nutridos. Yeage como um lubrificante para as juntas e nutre o cérebro. Jin ye é o termo coletivo para todos os fluidos corporais.

Devido à relação entre os órgãos e os fluidos corporais, um praticante da Medicina Tradicional Chinesa pode extrapolar uma grande variedade de informações sobre a função dos órgãos a partir da condição do jin ye.

O suor é comandado pelo coração. Excesso de suor durante o dia é considerado um sinal de deficiência de yang; suores noturnos, por outro lado, são um sinal de deficiência de yin.

Lágrimas estão relacionadas com o fígado; olhos secos são um sinal de deficiência de sangue do fígado e yin. Catarro é comandado pelo baço; catarro excessivo é sintoma de excesso de yin no baço.

Os pulmões são a área de armazenamento de muco; um corrimento nasal ou tosse úmida é um sinal de excesso de yin nos pulmões. Como os rins controlam a umidade do corpo inteiro, a boca seca pode indicar deficiência de yin nos rins.

Os fluidos corporais também têm uma relação íntima com o qi. Como o qi está envolvido na transformação dos fluidos, um qi deficiente pode levar a retenção de fluidos ou suor excessivo.

Em contrapartida, a estagnação de fluidos pode prejudicar a circulação de qi e uma grande perda de fluido corporal pode levar a uma grave deficiência deqi. Por essa razão, ervas que induzam o suor são usadas com cuidado em pessoas que tenham deficiência de qi.

Essência e espírito (Jing e Shen)
bebe na mão

“Armazenada nos rins, essência (jing) é a sutil substância que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento e reprodução”

A essência pré-natal é herdada dos pais, sendo a substância original da vida. Ela não pode ser aumentada, mas pode ser conservada por meio de um estilo de vida saudável e moderação. Ela pode ser suplementada com essência pós-natal, que é derivada da nutrição.

Quando a essência é forte, uma criança cresce e se desenvolve normalmente e desfruta de uma função saudável do cérebro, além de imunidade e fertilidade fortes na fase adulta.

Em contrapartida, defeitos congênitos, retardo mental e a incapacidade de uma criança se desenvolver são considerados sinais de uma deficiência de essência. Em adultos, deficiência de essência pode causar infertilidade, imunidade baixa e envelhecimento precoce.

O espírito (shen) é a vitalidade inata de uma pessoa. Ele pode ser considerado a alma, mas também possui um aspecto material. Quando um indivíduo possui um shen saúdável, os olhos possuem o brilho da vida e a mente é clara.

Como o coração é o local de descanso do espírito, distúrbios no shen são tipicamente diagnosticados como desequilíbrios cardíacos.

Uma leve síndrome de shen aparece com uma deficiência no sangue do coração, com sinais de esquecimento, insônia, fadiga e inquietação.

Em uma síndrome de shen mais grave, “mucosidade de calor confundindo o coração” o indivíduo pode ser violento, com face e olhos vermelhos; o diagnóstico ocidental desta condição pode ser psicose.

Uma pessoa que esteja em coma como resultado de um derrame ou uma pessoa que tiver convulsões epilépticas pode receber um diagnóstico de distúrbio de shen conhecido como “mucosidade bloqueando a abertura do coração”.


Fonte: por Bill Schoenbart e Ellen Shefi – traduzido por HowStuffWorks Brasil

Postado por Dharmadhannya 
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:



Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário