Este Mantra é maravilhoso e invoca a Senhora de todos os Budas. Se você estiver perdido, sem saída, sem emprego, sem saúde, escravo da solidão, do ódio, do ciúme e do desespero. Tara virá com a sua compaixão para lhe amparo e liberação do Dharma. eu já vi milagres de Tara ... Om Tare tutare ture soha!
Dharmadhannya
Oração a Tara
Lama Thubten Zopa Rinpoche
Por que algumas pessoas são bem-sucedidas em quase tudo que se propõem a fazer
enquanto outras fracassam constantemente? Dizemos que aquelas que são
bem-sucedidas "têm sorte", porém o Budismo explica que no passado
elas criaram as causas para que tivessem sucesso - caso contrário, elas não o
estariam experimentando agora.
Se desejamos passar por experiências afortunadas e satisfatórias, devemos criar
as causas necessárias para que isso ocorra. Isso é verdadeiro para toda
atividade - negócios, esporte ou prática espiritual.
Tendemos a achar que,
quanto mais difícil a meta, maiores os obstáculos encontrados. Um método
efetivo para superar esses problemas e obter êxito é fazer orações e pedidos a
Tara, a Libertadora.
Tara é uma manifestação da sabedoria, da compaixão, do amor e, em particular,
da atividade habilidosa de todos os seres iluminados.
Cada detalhe da sua
imagem representa um diferente aspecto do caminho: por exemplo, sua cor verde
simboliza sua habilidade de ação. Sua mão direita está na posição de concessão
de sublimes percepções e sua mão esquerda está na posição de refúgio.
Sua forma
feminina demonstra que a iluminação pode ser alcançada tanto por homens como
por mulheres.
A prática aqui fornecida envolve a repetição de uma oração de cinco linhas, que
é a essência da oração conhecida como Os Vinte e Um Versos em Louvor a Tara, e
contém seu mantra, om tare tuttare ture soha (que se pronuncia om ta-re
tu-ta-re tu-re so-ha).
Existe uma história sobre a origem dessa oração de cinco linhas.
No século X, o tradutor de Atisha, o grande mestre indiano que morava no
Tibete, ficou doente.
Dromtõnpa, discípulo de Atisha, profetizou que se o
tradutor recitasse os Vinte e Um Versos em Louvor a Tara dez mil vezes, ele se
restabeleceria da sua doença. O homem estava doente demais para poder recitar
essa longa oração, de forma que Atisha, que se comunicava diretamente com Tara,
pediu seu conselho.
Ela lhe deu a oração de cinco linhas, que recitada uma única vez equivale à
recitação dos vinte e um versos.
O tradutor completou as dez mil repetições e logo depois recuperou a saúde.
Essa prática foi compilada pelo Lama Thubten Zopa Rinpoche como um modo de
abrirmos nossos corações à energia inspiradora e incrivelmente suave de Tara.
Oração a Tara - A PRÁTICA
Visualize Tara no espaço à sua frente, de cor verde-esmeralda, sentada sobre um
lótus e sobre uma lua.
Ela é uma manifestação da onisciência, do amor e da compaixão de todos os
budas, e possui a natureza da luz, e não é sólida nem concreta.
Sua perna esquerda está levantada, o que significa seu completo controle sobre
o desejo, e sua perna direita está estendida, o que indica que ela está pronta
para se levantar em auxílio de todos os seres.
Sua mão esquerda está sobre o
seu coração no gesto de refúgio: a palma virada para fora, o polegar e o dedo
anular unidos, e os outros três dedos levantados.
Sua mão direita está colocada sobre seu joelho direito no gesto de concessão de
sublimes compreensões: a palma virada para fora, o polegar e o dedo indicador
se tocando, e os outros três dedos apontando para baixo.
Em cada mão ela segura o caule de uma flor utpala azul, símbolo da desobstrução
do canal central.
Ela está adornada de forma encantadora com roupas de seda e jóias, e sua face
sorridente irradia amor e compaixão.
Todos os seres sencientes, na forma humana, circundam você: as pessoas próximas
a você estão às suas costas, aquelas de quem você não gosta à sua frente, e
todas as outras estão tanto do seu lado esquerdo como do direito. Você está completamente
cercado por todos os seres sencientes, até o ponto de alcance da visão.
Todas as pessoas se unem a você para recitar as seguintes orações:
Refúgio e bodhicitta
Busco refúgio até que eu me ilumine
Nos budas, no dharma e no sangha.
Pelo mérito que crio na prática da doação e das outras perfeições
Que eu atinja o estado de buda para o bem de todos os seres sencientes.
Os quatro pensamentos imensuráveis
Que todos os seres sencientes possuam a felicidade e as causas da felicidade;
Que todos os seres sencientes se libertem do sofrimento e das causas do
sofrimento;
Que todos os seres sencientes jamais se separem da felicidade que não conhece o
sofrimento;
Que todos os seres sencientes permaneçam na serenidade, livres do apego e da
ira que mantêm alguns próximos e outros distantes.
Os sete membros
Prostro-me reverentemente com meu corpo, minha fala e minha mente
E apresento uma multiplicidade de todos os tipos de oferendas, verdadeira e
mentalmente transformadas.
Revelo todas as minhas atitudes negativas acumuladas desde o tempo sem início
E rejubilo-me no mérito de todos os seres santos e comuns.
Peço-vos que fiqueis até que samsara termine
E virai a roda do dharma para os seres sencientes.
Dedico os méritos criados por mim e pelos outros à grande iluminação.
Oferenda da Mandala
O solo fundamental é perfumado de incenso e coberto de flores,
Adornado com o Monte Mero, os quatro continentes, o Sol e a Lua.
É assim que imagino o campo-de-um-buda e o ofereço.
Que todos os seres viventes se deleitem nesse reino imaculado.
Oração a Tara
Lembre-se agora de algum pedido especial que você deseja fazer - sucesso nas
suas atividades espirituais ou mundanas, saúde e vida longa para seus parentes,
amigos ou você mesmo, ou qualquer outra coisa que você deseje. Com essas
necessidades em mente, recite a oração curta a Tara tantas vezes quantas puder,
sentado ou realizando prostrações.
Om, eu e todos nos prostramos diante da libertadora, da completamente
realizada, sublime subjugadora.
Prostro-me diante da gloriosa mãe que liberta com tare;
Vós sois a mãe que elimina todos os medos com tuttare;
Vós sois a mãe que concede todo o sucesso com ture;
A soha e às outras sílabas oferecemos a mais eminente homenagem.
ORAÇÃO A TARA EM TIBETANO
Om chom.den.day.ma
pago ma drõl.ma la chag.tsel.lo
Chag.tsel drõlma tare pel.mo
Tuttara. yi jig.kün selma
Ture dõn.nam tam. chay ter.ma
Soha yi.ge che.la rab.tu
Enquanto você recitar a oração visualize raios de luz com néctar que escorrem
deles (como pingos de chuva que escorrem de um fio) emanando do ponto onde o
polegar e o dedo anular da mão esquerda se tocam.
Os raios e o néctar fluem continuamente, alcançando você e todos os seres que o
circundam, purificando seus obstáculos à prática do dharma e os obscurecimentos
à libertação e à iluminação.
Lembre-se dos problemas de todas as pessoas por quem você está rezando.
Pense também nos sofrimentos e problemas que estão sendo enfrentados pelos
seres sencientes que o circundam: pessoas que participam de guerras,
sentindo-se doentes ou solitárias; aquelas que estão cheias de raiva, orgulho e
de ciúme.
À medida que os raios penetram nos seus corpos e mentes, seu sofrimento e as
causas do seu sofrimento se extinguem por completo.
Todos os seres sencientes se libertam totalmente.
Acredite com profunda convicção que Tara aceitou seus pedidos e atendeu a suas
orações.
Durante a primeira metade da sua recitação, você pode visualizar a purificação
descrita acima, e, durante a segunda metade, você pode visualizar que você e
todos os seres se tomaram um com Tara: a cada oração uma Tara idêntica emana da
Tara visualizada na sua frente e se dissolve dentro de você e de todas as
outras pessoas.
Todos vocês se tomam totalmente um com o corpo, a fala e a mente sagrados de
Tara.
Consagração do merecimento
Através desses méritos
Possa eu rapidamente atingir o estado de Tara
E levar todos os seres viventes, sem exceção,
A esse estado iluminado.
Que a suprema jóia bodhicitta,
Que ainda não surgiu, se manifeste e cresça;
E que aquela que se manifestou não diminua
E, sim, aumente cada vez mais.
Explicação da oração
Om contém três sons: ah, oh e mm, e significa as imensuráveis qualidades dos
corpos, da fala e das mentes dos seres iluminados.
De acordo com os ensinamentos tântricos de Buda, os caminhos incluídos no
mantra om tare tuttare ture soha levam ao estado mental onisciente.
Ao efetivarmos esses caminhos na nossa mente, purificamos nosso corpo, nossa
fala e nossa mente e os transformamos no corpo, na fala e na mente sagrados de
Tara.
Aqui, om é a meta e tare tuttare ture é o caminho.
Tare: "Aquela que liberta."
Norma1mente, "Tara" significa libertação dos nascimentos infelizes,
dos sofrimentos da existência cíclica, e da armadilha sutil do nirvana.
Embora uma pessoa possa se libertar da existência cíclica e atingir o nirvana,
leva um longo tempo para que ela desperte desse estado de paz abençoada e
comece a trabalhar para os seres sencientes.
Comparada com a motivação para atingir a iluminação a fim de trabalhar para os
outros, a meta para alcançar o nirvana apenas para si é limitada.
Assim, Tara não apenas nos livra da existência cíclica mas também do estado de
paz abençoada, levando-nos à iluminação.
Esse é o significado usual do primeiro tare no mantra.
Ele representa tudo de que deveríamos ser libertados, o caminho que liberta, e
a meta para a qual a Tara nos leva: o estado onisciente da iluminação.
Aqui, contudo, o significado de tare é explicado como a libertação da
existência cíclica, a primeira das quatro verdades - o sofrimento.
Tuttare: "Que elimina todos os medos." Tara é considerada como aquela
que nos liberta dos oito "medos", ou dos sofrimentos dos oito tipos
de ilusão, cada uma sendo comparada a uma causa externa de medo: o sofrimento
do apego, que é como uma grande enchente;
o sofrimento da ira, que é como o
fogo; o sofrimento da ignorância, que é como um elefante; o sofrimento do
ciúme, que é como uma serpente; o sofrimento do orgulho, que é como um leão; o
sofrimento da avareza, que é como correntes que aprisionam; o sofrimento de
visões equivocadas, que é como um ladrão; e o sofrimento da dúvida, que é como
um fantasma.
Se nos refugiarmos em Tara, recitarmos seu mantra e praticarmos seu método, ela
nos libertará não apenas dos sofrimentos interiores da ilusão como também dos
perigos exteriores tais como enchentes, incêndios e ladrões.
Assim, com tuttare, Tara nos liberta das verdadeiras causas do sofrimento (a
segunda das quatro nobres verdades) - do karma e das ilusões que dão origem ao
karma.
Ao recitá-lo, nossos medos podem ser dissolvidos, o que indica que Tara nos
leva ao verdadeiro caminho, o dharma absoluto - O verdadeiro remédio para as
causas do sofrimento.
Ture: "Que concede todo o sucesso." Aqui, sucesso relaciona-se com as
metas dos praticantes que possuem os três níveis de motivação; um nascimento
afortunado, a meta do nível inicial de motivação; nirvana, a meta do nível
intermediário de motivação; e a iluminação, a meta do nível mais elevado de
motivação.
"Todo sucesso" também relaciona-se com o sucesso em todas as
atividades da nossa vida - nos relacionamentos, nos negócios, na busca das
condições perfeitas para a prática do nosso dharma e na consumação das nossas
metas dhármicas.
Soha: Cada palavra do mantra - de om a soha - desempenha uma função específica,
como é explicado acima; cada uma traz um grande benefício.
Assim "a soha e às outras sílabas prestamos a mais eminente
homenagem".
Soha por si mesmo significa "Possam as bênçãos de Tara que estão contidas
no mantra om tare tuttare ture se enraizarem nos nossos corações."
Se desejamos cultivar maçãs no nosso jardim, devemos plantar a raiz de uma
macieira. De modo semelhante, se queremos atingir a iluminação, devemos plantar
no nosso coração a raiz do caminho completo, que está contido no mantra om tare
tuttare ture soha.
Ao orarmos a Tara e recitarmos seu mantra recebemos suas bênçãos; pela
penetração das bênçãos de Tara no nosso coração somos capazes de gerar todo o
caminho para a iluminação.
Ao gerarmos o caminho - método e sabedoria - nas
nossas mentes, o nosso corpo, nossa fala e nossa mente impuros purificam-se e
se transformam no corpo, fala e mente sagrados de Tara. (1)
2. As 21 virtudes de Tara
Senhora da Glória: Pacífica e
charmosa, para pacificar as aflições devido a obstáculos; para exercer influência
positiva sobre aqueles que estão errados. Tara Vermelha a salvadora veloz que concede o poder do
controle e da persuasão eficaz.
2. Senhora da Suprema Paz:
Brilhantemente
branca, expressão pacífica para curar doenças, maledicências ou influências
demoníacas e problemas. A grande e pacíficaTara Branca que pacifica a negatividade causada por
espíritos, o carma negativo, as de lusões e as doenças.
3. Senhora da Cor Amarela
Dourada: Amarela, expressão charmosa para aumentara
longevidade e riqueza. A grande incrementadora, Tara Dourada, que aumenta a longevidade, o mérito, a boa fortuna,
a riqueza e a fama.
4. Senhora da Vitória
Completa, Corporificação de Todas as Qualidades Positivas: Amarela,
charmosa expressão para conceder longevidade. A grande Tara Amarela da vida longa.
5. Aquela que Proclama o
Som de Hung: Laranja, gargalhando com apaixonada expressão
para dominar e influenciar as pessoas. A grande Tara do mantra HUM, que atrai outros seres para perto de nós.
6. Aquela que é
Completamente Vitoriosa Sobre os Três Mundos: Vermelho-escuro, levemente irada para
domar espíritos (Bhuta). A Tara
Negra-e-Vermelha, vitoriosa sobre os Três Reinos, que protege contra o
mal produzido por espíritos, levando-os à loucura.
7. A que Conquista os
Outros: Expressão irada para desviar os mantras nocivos
dos outros. A Tara Negra,
levemente irada, que desfaz toda magia negra e feitiços negativos.
8. A que Conquista Maras e
Inimigos: Vermelho-escuro, expressão irada e aborrecida
para eliminar os danos causados por inimigos. A Tara Vermelha , destruidora do inimigo Mara, que destrói os
quatro tipos de maras.
9. A que Protege Contra
Todos os Medos: Branca, pacifica e expressão risonha. Tara Branca, as três sublimes, que
protege todos os seres do perigo e do medo.
10. A que põe os Maras e o
Mundo sob seu Poder: Vermelha, charmosa e expressão gargalhante, domina
todos os Maras e forças obstrutivas. Tara Vermelha, destruidora de maras, que controla o mundo.
11. A que Erradica a
Pobreza: Expressão charmosa para erradicar todas as
formas de pobreza. Tara Laranja eliminadora
da pobreza, que traz prosperidade.
12. A que Garante Tudo o
que é Auspicioso: Expressão charmosa para assegurar as condições
auspiciosas. A Tara Laranja da
beleza auspiciosa, que torna tudo auspicioso
13. Metar Barma: A Tara
Vermelha que emite fogo, que corta através de seu inimigo
mas não machuca os outros.
14. A que é Tremendamente
Irada: Irada com expressão carrancuda e irritada para suprimir
problemas. Tara Negra,
levemente enrugada, que corta através das interferências.
15. A Supremamente
Pacifica: Branca, expressando excelente paz, para
pacificar o efeito das nossas próprias ações maléficas. Tara Branca, a grande pacificadora,
que traz harmonia
16. Tara que nasce do Hung
da Consciência intrínseca:Vermelha, expressão charmosa para aumentar o
conhecimento transcendental e sabedoria. Tara Vermelha, liberadora da sabedoria-HUM, que traz sabedoria e
aumenta o poder dos mantras.
17. A que faz Tremer os
Três Reinos: Laranja, expressão charmosa, para pacificar
maras e forças obstrutivas. Tara
Laranja, que estremece os três Reinos e controla o poder dos mantras.
18. A que Neutraliza
Veneno: Branca, para pacificar as venenosas influências
de espíritos-nagas. Tara Branca,
que elimina os venenos e supera seus efeitos.
19. A que Alivia Todo
Sofrimento: Branca, pacífica, sorrindo, para dissipar
disputas e conflitos, e sonhos maus. Tara Branca, para liberação de prisões e para superar discussões e
brigas.
20. A que Remove a Peste: Laranja,
pacifica, para guardar contra as epidemias e dissipá-las. Tara Laranja, para eliminação de
doenças contagiosas
21. A Completamente
Perfeita de Todas as Atividades Iluminadas:Branca, pacífica, charmosa para
completar e aperfeiçoar todas as atividades. Tara Branca, cujas ações veneráveis tornam todas as atividades
bem-sucedidas.
Tara – uma manifestação do aspecto feminino iluminado
BY SHAKTI · 07/12/2011
Tara
Tara (Sânscrito: Syamatara; Tibetano: Sgrol-ljang)
é conhecida na filosofia budista como a Grande Deusa Bondosa, a Salvadora,
“senhora dos barcos”, salva os ‘náufragos’ do mundo, leva-os do oceano do samsara para
a ‘outra margem’ que é o nirvana.
Sua essência é o ar, o vento, “nosso hálito da vida,
inspirando-nos a viver, a nos movimentarmos e a agir de acordo com a
verdade”[1].
É considerada
veloz, por sua atitude rápida a ajudar, sem impedimentos por sua grande
sabedoria e compaixão.
Ela é a divindade nacional do Tibete, a grande mãe
da compaixão, o aspecto feminino de Buda (do ser desperto), indissociável do
estado desperto iluminado.
Tara, a Salvadora, a Libertadora, apareceu no século
II. Seu culto se estendeu sobre praticamente todo o território
afro-egeu-asiático e teve seus devotos por toda população pré-ariana da Índia.
A origem do culto de Tara é descrita pelo famoso
escritor e historiador medieval Taranatha no seu livro de 1608:
“A origem do
tantra de Tara”. Segundo o autor, o mito de Tara conta que numa era muito
antiga (um “eon” – o tempo entre o aparecimento e o desaparecimento de um
Universo), havia uma princesa chamada
“Lua de Sabedoria”, que era discípula de
um Buddha, que era seu Guru e recebeu dela uma oferenda de 19.000m3 de
preciosidades por sua imensa devoção. Por essa devoção esta princesa
atingiu as mais altas realizações espirituais.
Foi lhe dito que, como um dos diversos resultados de
sua prática, ela ia renascer como homem, pois era mais benéfico do que nascer
mulher, porque poderia viver na floresta, ou numa gruta deserta, sem ser
molestada.
Mas a princesa
não aceitou, pois já haviam muitos iluminados sob a forma masculina e a forma
feminina poderia inspirar mais mulheres. Ficou em retiro e após longas
meditações ela atingiu o altíssimo estado de “não origem”, o estado real da
mente e dos fenômenos “incriados”, sem início ou fim, ilimitado.
A partir de então ela passou a ser conhecida como Tara
(Tare ou Drolma) a “salvadora”, ou “aquela que libera” e também como Arya Tara,
a Nobre Tara, a Salvadora, a Estrela, Grande Veloz, Protetora e Eliminadora dos
Oito Medos[2]. Tara é uma “deidade meditacional”, corporificação da
atividade de todos os Buddhas.
Em seu mito, conta-se que Avalokiteshavara, o Buda da
Compaixão, que em profundo pesar pelos sofrimentos do seres no samsara,
derramou infindáveis lágrimas dos olhos formarando um lago no qual emergiu uma
flor de lótus.
Quando a flor
se abriu, a maravilhosa Tara saiu de dentro dela, prometendo ao Buddha defender
a todos os seres em todos os mundos, de forma imediata e heróica, para remover
obstáculos, para proteção e em situações de medo.
Conta-se também
que na época de Buda Amogashidhi (em outro éon), Tara entrou em novo estado de
concentração para proteger os seres do perigo dos medos e dos demônios e
beneficiou muitos seres oferecendo-lhes muita ajuda imediatamente quando
chamada.
Este estado é chamado “a concentração que
completamente conquista os demônios”. Por ser sempre veloz em socorrer, ela foi
conhecida como rápida e corajosa.
O termo Tara é derivado da raiz “tri”, “atravessar”,
possui o mesmo sentido em tibetano, correspondente a “Dreulma” ou “Drölma”.
Como “Senhora do Barco”, ela conduz a alma que atravessa a corrente do samsara
rumo à distante margem do nirvana.
Tara tem o
poder eterno de salvar as criaturas atravessando-os com total segurança pelo
horrível “oceano da existência fenomênica, pois o mar inteiro é o brincar
cintilante e ondulante de sua shakti”.
O barco representa um símbolo de salvação. Tara é a
Grande Deusa Bondosa que acalma a correnteza, com o apoio de suas inúmeras
barqueiras trabalhando para salvar náufragos.
Tara é o arquétipo da Sabedoria interna que reside em
todos os seres sencientes. Ela protege e guia até mais profundo inconsciente,
ajudando a libertá-lo para a consciência.
Tara Verde é representada sentada sobre uma flor de
lótus emergindo de um lago, porém quase todos os budas são apresentados sobre o
lótus, sentados ou de pé. Veste roupas de realeza, com diversas cores e uma
blusa ornamentada com jóias, mas que não cobrem seus seios.
Na cabeça há
uma tiara com jóias e um rubi ao centro simbolizando Amitabha, seu pai
espiritual da família búdica do lótus. Cada mão mostra um mudra e possui o talo
de uma flor de lótus com uma flor aberta e dois botões, indicando o alcance de
sua atividade em todos os tempos.
A perna
esquerda está encolhida, indicando sua renúncia as paixões mundanas, mas a
perna direita se estende e sai da flor, indicando sua presteza para acudir e
ajudar todos os seres.
Seu mudra da mão direita é o de “dar-oferecer”,
indicando sua habilidade para oferecer a todos os seres o que necessitam,
enquanto a mão esquerda, na altura de seu coração, faz o mudra de “oferecer
refúgio”.
Tara é descrita como “da cor da lua, calma,
sorridente, sinuosa, irradiando luz de cinco cores…”. Sua terra pura chama-se
“harmonia das folhas de turquesa”, mas possui 21 manifestações, com cores diferentes,
que se expressam de acordo com a necessidade.
Deusa da Compaixão – Aquele que Salva
Os diamantes são sua pedra sagrada.
Tara ou Arya Tara, também conhecido como Jetsun Dolma,
é um Bodhisattva feminino tipicamente associada com o budismo tibetano. Ela
é a “mãe de libertação”, e representa as virtudes de sucesso no trabalho e
realizações.
Tara é realmente o nome genérico para um conjunto de
Bodhisattvas de aspecto semelhante. Estes podem ser mais apropriadamente
entendida como aspectos diferentes da mesma qualidade, como Bodhisattvas são
muitas vezes considerados metafórica para virtudes budistas. Como
Mahatara, Grã Tara, ela é a criadora suprema e mãe de todos os Budas e
Bodhisattvas.
Tara é o arquétipo da deusa feminina na mitologia
hindu. Tara governa o submundo, a Terra e os céus, nascimento, morte e
regeneração, amor e guerra, as estações, tudo o que vive e cresce, os ciclos da
Lua – Luna – feminino – criação. Normalmente, Tara é vista como uma mulher
esbelta e bonita de pele branca, longos cabelos dourados e olhos azuis.
Seus animais são a porca, égua, coruja e corvo.
Ela é a figura mais popular do panteão de divindades
do Tibete, a bela deusa Tara, (pronuncia-tah ‘rah), cujo nome nos meios’ Star
‘- teve origem na Índia o hinduísmo como o Criador, Mãe e suas muitas
representações espalhar da Irlanda à Indonésia sob muitos nomes diferentes.
Na tarde escrituras hindus, ela é descrita como uma
das oito principais aspectos do Princípio do Feminino Divino, uma manifestação
de amor em contraste com a ferozes Kali. Como uma estrela que
perpetuamente consome a sua própria energia, Tara representa os desejos
infindáveis que alimentam toda a vida.
Adotada pelo budismo do hinduísmo no século terceiro
aC, Tara aparece no budismo, jainismo e, particularmente, lamaísmo tibetano,
como um conjunto complexo de manifestações: deusa do ascetismo e misticismo,
criador mãe, protetora de todos os seres humanos como eles cruzam o mar de
vida.
O Taras mais amplamente conhecidas são:
- Tara
Verde, conhecida pela atividade de compaixão, a consorte do Buda Dhyani
Amogasiddhi, e se encarna em todas as mulheres boas.
- Tara
Branca, também conhecida por compaixão, longa vida, cura e serenidade,
também conhecido como The Wish-cumprimento da roda, ou
Cintachakra. Como Tara Branca, levantou-se de uma floração de lótus
no lago que se formou a partir da primeira lágrima de compaixão da grande
bodhisattva Avalokiteswara (cuja encarnação humana é o Dalai Lama), e é
considerado o seu consorte.
- Tara
Vermelha, de aspecto feroz associada a magnetização todas as coisas boas
- Preto
Tara, associado com o poder
- Tara
Amarela, associada à riqueza e prosperidade.
- Tara
azul, associada com a transmutação de raiva
- Cittamani
Tara, uma forma de Tara amplamente praticada na Escola Gelug do budismo
tibetano, retratado como verde e muitas vezes confundida com Tara Verde
Há também o reconhecimento em algumas escolas do
budismo de 21 Taras. Um texto prática, intitulado “Em louvor do Taras 21″,
é recitada durante a manhã em todas as quatro seitas do budismo tibetano.Alguns
budistas tibetanos praticar uma meditação mantra chamado prática de
Tara. O mantra Tara principal é; Om Tare Tu Tare Ture Soha.
A estátua original de bronze que remonta ao século 7
ou 8 foi encontrado no nordeste do Sri entre Trincomalee e Batticaloa. Sua
altura total é de 143.75 cm ou 56,6 polegadas.
Sua mão direita está no gesto de vara mudra ea
mão esquerda está no gesto de vitarka mudra.
O contraste marcante da cintura delgada contra
seios pesados e quadris é o ideal da beleza feminina. A deusa, digna e
graciosa nessa manifestação, representa a castidade ea virtude ea personificação
do amor, compaixão e misericórdia.
As vibrações do nome de Tara pode ser encontrada em
outras culturas.
Mitologia polinésia: Tara é uma deusa do mar lindo
América: Terra, a Mãe Terra
Druids: chamou sua mãe deusa Tara.
Finlândia: Uma antiga lenda fala de Tar, as mulheres
de Sabedoria.
América do Sul: tribo indígena na chamada selva à sua
deusa, Tarahumara.
Nativo americano: as pessoas Cheyenne dizer de uma
mulher estrela que caiu do céu para a Terra. Fora de seu corpo todos os
alimentos essenciais cresceu. Ela enviou seu povo para acasalar com os
habitantes mais primitivos da Terra, dando-lhes a capacidade de sabedoria.
Tibet:
Tara é conhecida como o fiel, a protetora Fierce, um
arquétipo da sabedoria interior. Eles falam de uma transformação da consciência,
um caminho para a liberdade.
Eles ensinam muitos meios simples e diretas para
cada pessoa a descobrir dentro de si a sabedoria, compaixão e glória que é
Tara. Ela é a contraparte feminina do bodhisattva – Buddha-a-ser –
Avalokitesvara.
Segundo a crença popular, ela veio a existir a partir
de uma lágrima de Avalokitesvara, que caiu no chão e formaram um
lago. Fora de suas águas se levantou uma flor de lótus, que, na abertura,
revelou a deusa.
Como Avalokitesvara, ela é uma divindade de compaixão que
ajuda a ‘cruz para a outra margem’ almas. Ela é a protetora de navegação e
de viagem terrestre, bem como de viagens espirituais ao longo do caminho para a
Iluminação.
No Tibete ela é acreditado para ser encarnada em toda
mulher piedosa, e as duas esposas – uma princesa chinesa e uma princesa
nepalesa – do primeiro rei budista do Tibete, Srong-brtsan-SGAM-po, foram
identificados com as duas principais formas de A Tara Tara
Branca (em sânscrito: Sitatara; tibetano: Sgrol-dkar).
encarnou como a
princesa chinesa. Ela simboliza a pureza e é freqüentemente representado
em pé à mão direita de seu consorte, Avalokitesvara, ou sentado com as pernas
cruzadas, segurando uma flor de lótus completo. Ela é geralmente mostrado
com um terceiro olho.
Tara às vezes é mostrado com os olhos nas solas dos
pés e as palmas das mãos. Então, ela é chamada Tara das Sete
Olhos, uma forma da deusa popular em Mongoli.
As 21 Taras estão agrupadas em torno de Tara Verde
central:
1. (Nyur.ma.pa.mo) – Tara Vermelha – A Ágil Heroina:
Pacifica as aflições por causa dos obstáculos.
2. (Yang.chen.ma) – Tara Branca – “A Grande
Pacificadora” – Saraswati – pacifica as obscurações.
3. (Sö.nam.chog.ter.ma) – Tara Amarela (com uma leve
tonalidade azul) – A Doadora da Virtude Suprema ou “Tara que Acrescenta.”
– Aumenta a longevidade e a riqueza.
4. (Nam.gyal.ma) – “Tara da Força Vital” – A Toda
Vitoriosa – Branca.
5. (Rig.je.ma) – “Tara que ressoa com o HUM” – A
Doadora de Inteligência – vermelha/amarela.
6. (Jig.je.ma) – “Tara Vitoriosa sobre os Três Mundos”
– A que Amedronta – preta (com alguns tons vermelho).
7. (Shen.gyi.mi.tub.ma) – A Invencível – “Tara que
esmaga as Outras Forças.” – preta.
8. (Shen.le.nam.par.gyal.ma) – “Tara Pulveridoras dos
Maras” – A Conquistadora de Outros vermelha/preta
9. (Jig.ten.sum.la.gyal.ma) – “Tara que incorpora as
Três Jóias.” – A Salvadora da Floresta Aromática – branca
10. (Jig.ten.sum.la.gyal.ma) “A Grande Subjulgadora.”
– A Conquistadoras dos Três Reinos Mundanos – vermelha
11. (Nor.ter.ma) – “Tara que Elimina a Pobreza.” – A
Provedora de Prosperidade vermelha/amarela
12. (Ta.shi.dön.je.ma) – A Auspiciosa – “Tara que
confere Condições Auspiciosas.” – vermelha/amarela
13. (Da.pung.som.ze.ma) – “Tara que Arde em Chamas.” –
A Destruidora de Forças Oponentes – vermelha.
14. (To.nyer.chen) – A Irada – “Tara de Olhar Irado.”
vermelha/preta.
15. (Rab.shi.ma) – “A Grande Pacificadora.” – A Muito
Pacífica – branca
16. (Bar.wä.od.chen.ma) – A Luz Esplendorosa – “Tara
que Salva por Meio do HUM.” – vermelha.
17. (Pag.me.nön.ma) – “Tara que faz os Três Mundos
Tremer.” – A Subjulgadora de Inumeráveis Forças Maléficas –
vermelha/amarela.
18. (Ma.ja.ma) – “Tara salva os seres do veneno dos
espíritos-nagas.” – A Que Neutraliza o veneno A.k.a. – branca.
19. (Mi.pam.gyal.ma) – A Rainha Invencível – “Tara que
Elimina os Conflitos e os Sonhos Ruins.” – branca.
20. (Ri.tö.ma) – “Tara que Elimina Enfermidades.” – A
Mendiga que reside na Montanha – vermelha/amarela
21. (Öd.zer.chen.ma) – Raios de Luz – “Tara que
realiza todas as Atividades Iluminadas; branca.
O mantra de Tara Verde, tem a função de trazer suas
bênçãos para aquele o entoa total concentração e devoção. Assim o mantra de
Tara OM TARE TUTTARE TURE SOHA, significa:
OM: as qualidades do corpo, palavra e mente dos
Buddhas. É a meta;
TARE – “aquela que liberta” – de apegos e sofrimentos
temporais-
TUTTARE – “Que elimina todos os medos” (oitos medos
causados pelas oito ilusões:
l. Apego (enchente).
2 – Ira (fogo).
3 – Ignorância
(elefante).
4 – Inveja (serpente).
5 – Orgulho (leão).
6 – Avareza (correntes
da prisão).
7 – Visões erradas (ladrões).
8 – Dúvida (fantasmas));
TURE – “Que concede todo sucesso” e liberta dos
obscurecimentos sutis, apegos e individualidades;
SOHA – “Que essas bênçãos se concretizem”,
que cheguem ao coração e a mente.
A sílaba semente de Tara é TAM, visualizada em verde,
simboliza o elemento ‘vento’ou ‘ar’ de todos os Budas. Isso explica sua
presteza, rapidez e eficácia ao ajudar os seres, ou seja ela é a energia que
movimenta, que faz as coisas acontecerem de forma mais imediata.
Figura – Sílaba semente TAM
[1] Fremantele, Francesca. Vazio Luminoso, p126
[2] Oito grandes medos: Tradicionalmente diz-se
que Tara protege contra os oito grandes perigos tais como: medos externos: 1.Inundações, 2.
Fogo, 3. Elefantes, 4. Serpentes, 5. Leões, 6.
Prisões, Aprisionam, 7. Ladrões, 8. Demônios; Medos Internos: 1. Apego, 2. Raiva,
3.Ignorância, 4. Ciúmes, 5.Orgulho, arrogância, 6. Ganância, 7. filosofias
incorretas, 8. Dúvidas (2)
Endereço da fonte do Texto;
1, Postado por ROGEL SAMUEL
http://omtaretuttareturesoha.blogspot.com.br/2008/11/orao-tara-de-lama-zopa.html
2..BY PEMA TZEWANG
http://www.espiritualidadefeminina.com.br/tara-uma-manifestacao-do-aspecto-feminino-iluminado/
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja
citada a fonte:
Repassando à Chama Trina da
Purificação e da Liberação
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