sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FORMAS MENTAIS




I. FORMAS MENTAIS parte 1 
http://www.ceomt.dk.nom.br
http://www.encontroespiritual.org/ceomt/ceomt-fogos251a275.html

Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - I - Formas Mentais - 1.Sua Função - Páginas 453 e 454.

I. FORMAS MENTAIS
1. Sua Função
Observar-se-á que ao iniciar o estudo desta matéria, não começamos com o que é mais evidente, a forma exotérica em matéria mental, mas com a vida interna ou a idéia dentro da forma e com as Leis que regem o aspecto criador.

 A função de cada forma mental é tríplice:
• Responder à vibração.
• Proporcionar um corpo para uma ideia.
• Levar a cabo um propósito específico.
Estudemos primeiro a forma mental logoica e logo dediquemos nossa atenção às formas mentais construídas pelo Pensador (o Ego, ou Alma) com matéria mental nos planos ou mundos mentais do sistema.

 Deve ser observado que o único sobre o qual podemos fundamentar nossas conclusões com respeito ao Logos é: Sua manifestação física cósmica, Sua qualidade, natureza psíquica, aroma, emanação ou magnetismo, tal como os vemos atuar por meio da forma.

 Daí a nossa grande limitação. Isto significa que, em termos de conclusões, só conseguiremos resultados dentro dos mundos que constituem o corpo físico cósmico do Logos, os quais são os planos ou mundos físico (parte sólida), astral (parte líquida), mental (parte gasosa), búdico (parte do 4o. éter), átmico (parte do 3o. éter), monádico (parte do 2o. éter) e adi (parte atômica).


 As partes que poderão ser mais facilmente entendidas são as física, astral e mental. As demais só serão compreendidas, em diversos graus de profundidade e clareza, por aqueles que já possuem alguma consciência búdica, a qual só começa a ser adquirida após a conquista da 2a.

 Iniciação planetária, quando a polarização é transferida do átomo astral permanente para o átomo búdico permanente, levando este à atividade, iniciando-se a coordenação do corpo búdico e seus sentidos de percepção (jnanaindryias), permitindo assim a captação de informações do mundo búdico, as quais são levadas ao cérebro físico, em plena consciência de vigília.

Expliquemos agora essas 3 funções da forma mental.
a.  Responder à vibração. Os ocultistas sempre reconheceram que o objetivo da evolução humana consiste em capacitar o Pensador (o Ego) para que responda plena e conscientemente a cada contato e assim utilizar seu envoltório material ou envoltórios, como transmissor adequado de contato.

 A forma mental humana que se pode estudar com maior facilidade é a criada pelo Ego com o fim de atuar através dela. Constrói seus envoltórios pelo poder do pensamento, sendo o corpo físico denso o melhor envoltório que - em qualquer etapa particular de evolução - pode construir neste atual período.
 O mesmo podemos dizer com respeito ao Logos solar. Pelo poder do pensamento constrói um corpo capaz de responder a esse grupo de vibrações que se relacionam com o plano físico cósmico (o único que podemos estudar). Este corpo ainda não é adequado, nem expressa plenamente o Pensador logoico.

As vibrações às quais deve responder a forma mental são numerosas, porém para o nosso propósito podemos enumerar as 7 principais:
1. As vibrações ou oscilações do plano físico cósmico, considerando-o como o que constitui toda a matéria deste plano existente fora do "círculo não se passa" logoico. Estamos nos referindo às vibrações ou oscilações contidas nas correntes e fluidos prânicos e akáshicos. Expliquemos mais claramente estas palavras do Mestre Djwal Khul, fazendo uso da Lei de Analogia.
Nós, seres humanos, temos o nosso corpo físico, composto da parte densa (matérias sólida, líquida e gasosa) e da parte etérica. Na parte densa a pele é a parede que isola todo o conteúdo interior do meio exterior, sendo portanto o "círculo não se passa" denso do ser humano.

Na parte etérica temos a rede etérica que ultrapassa a pele em cerca de 5cm e é o limitador (o "círculo não se passa" etérico) do corpo etérico humano. Várias forças fazem impacto na pele, como o vento, a luz solar e muitas outras.

 A luz (ondas eletromagnéticas levando informações) faz impacto nos cones e bastonetes do olho humano, fazendo o ser humano tomar consciência do que ocorre no seu meio exterior, de forma incompleta e distorcida, em virtude da deficiência do mecanismo.

 As ondas sonoras são captadas pelo aparelho auditivo e também conscientizadas de forma deficiente, ou seja, uma vasta gama de oscilações sonoras não são captadas pelo ouvido humano, por falta de capacidade de resposta. Outras informações do meio exterior são captadas pelos demais sentidos do ser humano.
Na parte etérica temos a captação pelos chacras específicos dos 3 fogos por fricção do meio exterior: elétrico, solar (prana) e por fricção (kundalini).

Assim fica bem claro e nítido que o ser humano possui seu corpo de expressão e o meio exterior a ele, com o qual se relaciona, recebendo informações (pelos jnanaindryias) e atuando, através dos carmaindryias.

Da mesma forma, porém em nível elevadíssimo e muitíssimo mais amplo e complexo, o nosso Logos solar tem seu corpo físico cósmico, com as seguintes partes:

Densa, constituída pelas matérias física (sólida no sentido cósmico), astral (líquida no sentido cósmico) e mental (gasosa no sentido cósmico).

Etérica, constituída pelas matérias búdica (4o. éter), átmica (3o. éter), monádica (2o. éter) e adi (atômica ou 1o. éter).

O chamado "círculo não se passa" logoico é um envoltório em torno do sistema solar como um todo e é análogo à pele e à rede etérica limitadoras do corpo físico humano. Essa "pele" solar e essa rede etérica solar estão localizadas no espaço, não sendo, em hipótese alguma, uma abstração, mas uma realidade.

 É óbvio que envolvem o verdadeiro sistema solar, que não é apenas esse sistema baseado no Sol e nos planetas nossos conhecidos, que orbitam em torno dele. Como já dissemos, nosso Logos solar, em seu lado físico, é muitíssimo mais grandioso do que pensam os cientistas, ainda envoltos pelo véu de maia, apesar de todo o avanço da ciência.

Os fogos cósmicos materiais, elétrico, solar (prana cósmico) e por fricção (que o Mestre Djwal Khul chama de correntes akáshicas), são captados pelos centros cósmicos específicos, para atender a economia do corpo físico cósmico do nosso Logos solar, à semelhança da absorção dos fogos pelo corpo humano através do denominado triângulo prânico.

É evidente que esses 3 fogos cósmicos fazem todo o sistema solar vibrar, melhor dizendo, fazem com que as partículas constituintes dele oscilem, não ficando nenhum ponto do sistema sem sentir os efeitos desses fogos, havendo, é claro, a devida redução de frequência e intensidade de energia, conforme os fogos vão sendo transferidos para os mundos mais densos.

É um estudo altamente fascinante analisar, de forma quantitativa e qualitativa, no domínio da frequência, as modificações desses fogos, desde o primeiro impacto na matéria adi (matéria atômica) do nosso sistema, até atingir a matéria física, na qual estamos imersos.

É muito interessante observar que, embora para o Logos solar os efeitos desses fogos sejam puramente materiais, para a consciência das Mônadas humanas residentes na matéria monádica o efeito é espiritual.

Este assunto, se abordado com mais minúcias e profundidade, contém material para um tratado volumoso, sem esgotar o assunto.

Estudo 264
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Sua Função - a. Responder à vibração - Continuação - Página 454.

Continuemos nosso estudo sobre as vibrações principais (sete dentre muitas), às quais nosso Logos solar, expressando-se por meio do Seu corpo físico cósmico, nosso sistema solar, considerado como os 7 mundos ou planos: adi ou divino, monádico, átmico ou espiritual, búdico, mental, astral e físico, os quais são subplanos para a excelsa consciência física do nosso Logos solar.

Vejamos as vibrações de 2a. ordem, as oscilações astrais cósmicas atuando no corpo astral cósmico do Logos e por ressonância afetando Seu corpo físico.

Isto envolve cosmicamente a ação exercida sobre nosso Logos solar pela qualidade emocional de outras Entidades cósmicas e concerne ao efeito magnético que exercem sobre Ele suas emanações psíquicas. Posto que Seu corpo físico denso não constitui um princípio, tem uma natureza muito mais potente que a 1a. série de vibrações, como sucede também na evolução do homem.
Expliquemos essas informações do Mestre Djwal Khul, fazendo uso da lei de analogia.

Sabemos perfeitamente que os seres humanos se afetam mutuamente na área emocional, a predominante na imensa maioria da humanidade atual. Sabemos ainda que os estados emocionais induzidos atuam no corpo físico.

 Um exemplo típico dessa atuação é o chamado popularmente "mal de amor". Um outro exemplo é o da alegria estimulando a saúde do corpo físico. A lista dessas atuações é vastíssima, sendo um fato científico comprovado.

Nosso Logos solar tem Sua vida emocional, embora esteja se esforçando para se polarizar mentalmente. Em Seus relacionamentos com Seus Irmãos e "Amigos " cósmicos, Ele é afetado, de acordo com a qualidade emocional predominante nesses Seus Irmãos e "Amigos". Certamente Ele tem Suas preferências, como ocorre com os seres humanos.

Nesses contatos cósmicos emocionais Seu corpo astral cósmico responde ao impacto vibratório, entrando suas partículas em oscilação, com frequência e modo de oscilar (tecnicamente forma de onda) de acordo com a qualidade da emoção induzida, possuindo ainda a componente intensidade, ou seja, a quantidade de energia transportada pelas oscilações.

Essas oscilações das partículas astrais cósmicas transferem energia para as partículas físicas cósmicas, começando pela matéria adi ou divina e daí prosseguindo para as matérias monádica, átmica, búdica, até chegar à matéria física. É lógico que nessas transferências ocorrem redução de frequência, forma de onda e intensidade. `

 Vastas áreas do sistema solar são afetadas, variando os efeitos para os diversos Logoi planetários e esquemas. Obviamente as humanidades evoluindo nesses esquemas também são afetadas pelas variações emocionais ocorridas nos Logoi planetários.

Os efeitos dessas alterações emocionais do nosso Logos solar, ao afetar Seu corpo físico cósmico, provoca efeitos bem diferenciados, não só nos Logoi planetários a Ele ligados, mas em todos os reinos sob a responsabilidade dos Logoi planetários. Em particular, considerando as Mônadas humanas em evolução no nosso esquema planetário, aquelas que já estão vivendo no mundo adi ou divino (o atômico físico cósmico) sentem e conscientizam-se com bastante grau de plenitude esses efeitos.

 As que estão no monádico sentem de forma menos intensa e clara, porém muito mais ampla que os que estão ainda presos aos grilhões da matéria, ou seja, a grande maioria da humanidade. Os Iniciados que estão vivendo no mundo búdico (os que já conquistaram a 4a. Iniciação planetária, a 2a. solar) sentem os efeitos com bastante intensidade e os que conquistaram a 2a. Iniciação planetária e estão em vias de receber a 3a. (a 1a. solar), já sentem fortemente esses efeitos e deles conscientizam-se, em nível menor, é claro, que os da 4a. Iniciação, mas já têm, por essa vivência, a convicção plena e inabalável da veracidade das afirmações do Mestre Djwal Khul.

Na humanidade como um todo (excluindo os Iniciados que já se libertaram dos padrões da humanidade comum), os efeitos são na massa, sendo esses efeitos de acordo com o mecanismo de resposta dessa humanidade, havendo, é claro, muitíssimas diferenciações, não só nas coletividades (os povos dentro das diversas nações), como nos indivíduos), tudo em função dos graus de evolução. Enfim, sempre a resposta dependerá dos mecanismos disponíveis pela Mônada.

Os Iniciados com Iniciações mais elevadas que a 1a. cósmica sentem esses estados emocionais do nosso Logos solar de uma forma direta, uma vez que vivem diretamente conectados com Seu corpo astral cósmico. Isto constitui, para esses Iniciados, um estado de vida inconcebível para o homem comum. Somente os Iniciados que já conquistaram a 2a.

 Iniciação planetária têm uma ideia do que seja esse estado de vida, pois neles o átomo búdico permanente já foi ativado e o antakarana está bem consolidado e, por isso, recebem em cérebro físico informações do mundo búdico. Por essas informações chegadas à consciência de vigília eles podem ter uma ideia do modo de vida desses altos Iniciados, que vivem no mundo do corpo astral cósmico do nosso Logos solar.

É exatamente por essa convicção plena e total, oriunda da própria vivência e análise dessa vivência por via mental, que esses Iniciados com a 2a. Iniciação planetária, atualmente, prosseguem, firme, sem a menor hesitação e com velocidade, em busca de conquistar a meta, para serem instrumentos mais aperfeiçoados no trabalho para o nosso Logos planetário e o nosso Logos solar, que na realidade é o nosso DEUS e o nosso PAI, embora saibamos que existe o UNO ABSOLUTO INFINITO.

Temos bastante material para reflexão e meditação, com o objetivo de ativar neurônios e especializá-los na conscientização cerebral física dessas informações dos modos de vida e fenômenos que ocorrem nos mundos mais elevados e muito mais reais do que esses 3 inferiores (físico, astral e mental inferior).

Estudo 265
Segunda Parte do Tratado sobre Fogo Cósmico - Seção D - Os Elementais da Mente e os Elementais do Fogo - Formas Mentais - 1. Suas Funções - a. Responder à vibração - Continuação - Página 454.

Continuemos nosso estudo das formas mentais, no tocante à resposta às vibrações, por parte do nosso Logos solar.
A grande forma mental chamada sistema solar, abrangendo os 7 mundos, desde o nosso físico até o adi ou divino, deve se capacitar para responder ás oscilações ou vibrações geradas por aquele que, dentro da consciência física logoica, é reconhecido como o Eu superior logoico, ou seja, o Ego ou Alma logoica, residente no mundo mental superior cósmico ou causal cósmico, expressão da Mônada logoica, o Logos solar verdadeiro, fonte de toda a nossa vida.

Isto conduz a colocar o sistema solar dentro do raio de vibração de certas constelações, que ocupam um lugar de profunda importância na evolução geral do sistema.

Expliquemos essas palavras do Mestre Djwal Khul.
Assim como os Egos humanos são reunidos em grupos no mundo mental superior ou causal e influenciam-se mutuamente, os Egos dos Logoi solares formam grupos e dentro desses grupos trocam relações entre si, um ajudando a evolução do outro.

Sabemos que o nosso Logos solar é o centro cardíaco no corpo do Logos cósmico, havendo mais 6 Logoi solares nas funções dos demais centros sagrados do Logos cósmico. É evidente que esses 7 Logoi solares constituem um grupo egoico cósmico. Cada um trabalha com um Raio, sendo responsável pela disseminação das energias desse Raio por todo o corpo do Logos cósmico.
Assim temos um sistema de forças interagindo entre si, a serviço do Logos cósmico.

Esses 7 Logoi solares expressam-se por constelações, manifestando-se o nosso, como é sabido, pelo sistema solar, que na realidade é muito maior do que a ciência conhece, constituindo realmente uma constelação, como afirma o Mestre Djwal Khul.

As influências exercidas pelos outros Egos solares sobre o Ego do nosso Logos solar afetam não só a Ele como Ego, mas também afetam Seu corpo causal ou Loto Egoico cósmico, que responde a essas vibrações.
Essas vibrações ou oscilações da matéria causal cósmica constituinte dos vórtices cósmicos do Loto Egoico solar são transferidas para Seu corpo astral cósmico, produzindo efeitos nesse corpo e daí para o Seu corpo físico cósmico, nosso sistema solar, que deve se capacitar para responder a essas elevadas vibrações, o que demanda tempo.

Os efeitos são sentidos em todos os recantos do sistema e mundos, sendo esses efeitos vivenciados de acordo com o nível de evolução de cada Ser dentro do sistema.

Os Logoi planetários respondem em alto grau, diferenciadamente, é claro, uma vez que Seus graus de evolução diferem.

Obviamente as humanidades e os reinos sob a responsabilidade dos Logoi planetários também são afetados.
As Mônadas humanas têm um tipo de resposta diferente do de seus Egos e muito mais diferente do de suas personalidades.
Sempre haverá uma redução de frequência e intensidade, a medida que as energias vão passando para os mundos mais densos.

Essas interações energéticas de fora do sistema constituem as bases da Astrologia esotérica, uma vez que também atingem as humanidades e os reinos.

Existe um vasto sistema de transferência das energias, desde fora do sistema solar, melhor dizendo, desde fora do corpo causal cósmico do nosso Logos solar, fazendo impacto neste corpo, provocando resposta do Ego solar, a qual faz o corpo causal vibrar de forma síncrona com a frequência entrante, mas modificada com a qualidade específica do nosso Logos solar (em termos técnicos modulada com a Sua qualidade).

 Essa onda de energia é transferida para o Seu corpo astral cósmico e por fim chega ao Seu corpo físico cósmico, nosso sistema solar como um todo. Aí a energia é distribuída mundo a mundo, chegando até o físico, atingindo todos os reinos e seres viventes.

A resposta dos reinos e seres viventes depende do grau de evolução desses reinos e seres. Uma coisa é a resposta do reino como um todo, outra é a resposta de cada unidade do reino. As grandes ondas energéticas atuam com mais ênfase nos reinos como um todo, provocando, é claro, resposta menor nas unidades do reino.

Os Logoi planetários são os que primeiro sentem o impacto e respondem, transferindo a seguir para Seus reinos.

Temos pois uma vasta e complexa rede de energias fluindo, provocando respostas, sendo transformadas, provocando novas respostas, sendo novamente transformadas, ocorrendo isso numa sucessão incomensurável e incompreensível para o homem comum.

Os altos Iniciados trabalham com essas transformações e já entendem o processo transformador. Os Iniciados menores têm certeza absoluta desse processo, porém estão em fase de aprendizado dos processos, que são complexíssimos e exigem conhecimento das matemáticas superiores (no sentido esotérico), uma vez que tudo tem de ser quantificado.

Resumindo, usando uma linguagem científica e técnica, vivemos num gigantesco canteiro de obras e num imenso laboratório cósmico, em que potentíssimas energias são manipuladas, integradas, decompostas, moduladas e rebaixadas, não ficando um recanto sequer fora de seu alcance.

É realmente um oceano de fogo vivente, sempre em busca da perfeição. Quando uma perfeição é conseguida, imediatamente surge uma outra perfeição mais elevada para ser conquistada.
Cada Mônada humana, dentre outros seres em evolução, tem a sua cota de responsabilidade nesse aperfeiçoamento contínuo, não importa em que nível esteja. Mesmo aqueles seres humanos que ainda estão em baixo nível evolutivo contribuem com a sua ínfima parcela para esse processo.

Essa visão racional e lógica só é possível quando a luz clara e fria da consciência búdica chegou ao cérebro físico, permitindo entender e viver o verdadeiro amor, que não é emoção nem sentimentalismo, mas transcende-os em muito.


Temos mais um imenso volume de conhecimentos e informações, para refletir, meditar e tirar conclusões de grande valia e utilidade para o nosso progresso evolutivo no rumo do INFINITO.
   Continuaremos em 22/08/2006. 

   Que a Paz do Senhor Cristo fique com todos. Que todos vejam a Máxima Luz da Razão Pura. 
                            GN                                        18/08/2006
Fonte: Tratado sobre Fuego Cósmico, do Mestre Djwal Khul, pela Sra. Alice A. Bailey, em espanhol, da Fundação Lucis e distribuído por editorial Kier, Buenos Aires, Argentina.

http://www.encontroespiritual.org/ceomt/ceomt-fogos251a275.html

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012/07/meditacao-para-equilibrar-as-energias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário