domingo, 26 de maio de 2013

A respiração e a cura de várias doenças....








Re-blog de "WakingTimes"

                              

No centro de nossos corpos reside um nervo longo, musculoso, que se estende por todo o caminho de nossas medulas através nossos peitos para fora nossos estômagos.

Este nervo, conhecido como nervo vago, passa a ser em um cruzamento mais fascinante, não só entre os nossos dois sistemas nervosos físicos (nosso sistema nervoso central e autônomo , mas também entre as nossas mentes conscientes e subconscientes. Como tal, ele também atua como uma ponte entre nossos corpos brutos e os nossos corpos sutis. E é um nervo provavelmente 99% da população nunca ouviu falar, nem sequer tem ideia de onde ele está localizado. E ainda o nervo vago (ironicamente pronunciada, em Inglês, da mesma maneira como a própria cidade do pecado, Las Vegas) pode ser o único órgão mais importante do nosso corpo em relação a nossa paz de espírito e felicidade.




A pesquisa indica que o nervo vago saudável é vital em experimentar empatia e fomentar laços sociais, e é crucial para a nossa capacidade de observar, perceber e tomar decisões complexas. Testes revelaram que as pessoas com atividade vagal prejudicada também foram diagnosticados com depressão, transtorno do pânico, transtorno de stress pós-traumático (PTSD), síndrome do intestino irritável, ansiedade, transtorno do pânico, alterações de humor violentas, fibromialgia, Alzheimer precoce e obesidade. 

Dado o estado da sociedade de hoje e a grande variedade de moléstias associadas com nervos vagos insalubres, não é preciso ser um médico para concluir que, curando nossos "nervos vagos coletivos", podemos curar uma série de  desgraças sociais.

Os cientistas descobriram que a estimulação artificial  do nervo vago (VNS), por meio de impulsos elétricos através de um dispositivo semelhante ao by-pass e que tenha sido implantado cirurgicamente, mostra resultados promissores na redução da depressão, ansiedade e até mesmo doenças como a epilepsia e obesidade. 

VNS também demonstrou efeitos positivos na promoção da perda de peso porque os sinais para o cérebro de "plenitude" são mais facilmente transmitidos. Mas e se houvesse uma maneira menos invasiva e mais natural para estimular e curar o nervo vago?

Formação automatizada de hábitos

Os seres humanos têm um sistema nervoso autónomo (SNA), que é o sistema regulamentar automático do corpo de nervos e controles que fazer todas as tarefas de fundo que mantêm o corpo operacional. A ANS é composta por três subsistemas independentes, o Sistema Nervoso Parassimpático (SNP), Sistema Nervoso Simpático(SNS) e o Sistema Nervoso Entérico (ENS).

O sistema nervoso parassimpático é responsável por muitas das nossas funções de descanso, tais como a redução da frequência cardíaca, aumento da glândula digestiva e atividade e excitação sexual, o sistema nervoso simpático está associada principalmente com a modulação de hormonas e neurotransmissores relacionados a "fuga ou luta" respostas.

Do sistema nervoso entérico é geralmente considerada pelos cientistas para ser envolvida predominantemente com a digestão dos alimentos, a eliminação dos resíduos e enviando sinais totais / fome ao cérebro. No entanto, isso não explica por que 90% das fibras nervosas do ENS se distribuem e comunicam desta maneira, a partir da área do estômago, através do nervo vago até ao cérebro.

Além disso, 95% da serotonina do organismo é produzido no intestino e não no cérebro, como a maioria das pessoas assumiria, tornando ainda mais provável que a funcionalidade total do ENS é muito maior do que as necessidades de gestão gastrointestinais. Quando você parar para considerar que 90-95% dos nossos pensamentos ocorrem em nossas mentes subconscientes, e também a ideia de que o sistema nervoso entérico também é o órgão da mente subconsciente, é de se estranhar que a maioria das fibras nervosas entre os dois sistemas originam na ENS ou que a maior parte da serotonina, também é produzido no ENS?

O sistema cérebro espinal é o órgão da mente consciente e é o canal através do qual recebemos perceção consciente dos sentidos físicos, e a partir do qual exercemos controle sobre os movimentos do corpo. Enquanto o cérebro espinal ou o sistema nervoso central (SNC) tem o cérebro como o seu centro de controle, o ENS tem uma massa ganglionar na barriga conhecido como o plexo solar, muitas vezes referida como o segundo cérebro*, como sua unidade central de processamento e é a partir deste coprocessador que a maioria de nossas tarefas diárias são executadas. Quando as coisas na nossa vida se tornam como uma "segunda natureza", elas são efetivamente processadas através do nosso ENS ao invés do nosso SNC.

É o nosso nervo vago, que fornece a passagem entre os dois sistemas, agindo como um barramento de dados biológicos que encaminha os impulsos que atravessam em ambas as direções. Uma vez que o nervo vago atua como o quadro central, entre os nossos dois sistemas nervosos, não deve vir como uma surpresa que o deficiente funcionamento deste nervo pode levar a muitas doenças e problemas diferentes.

A tendência natural da nossa consciência é compartimentar tarefas tediosas de modo que o cérebro é capaz de se concentrar em atividades de maior prioridade. À medida que passamos pela vida a aprender a fazer coisas, como amarrar os sapatos, levaríamos longe demais da capacidade do nosso cérebro tem de se concentrar em cada pequeno aspeto da vida, para uma vez a maioria das coisas são aprendidas com a nossa consciência, que, em seguida, as entrega aos nossos sistemas de fundo automáticos. Com o tempo, mais e mais tarefas repetitivas originalmente em nossas mentes conscientes passam a acontecer em nossas mentes subconscientes.

Quando um atleta está na dita zona de desempenho perfeita, é porque ele é praticamente está literalmente quase inconsciente disto e funcionando inteiramente através de sua ENS. E quando alguém tem uma intuição, ou em outras palavras, sente "um friozinho na boca do estômago", é porque a informação está chegando através do Plexo Solar e quando dizemos que alguém aprendeu a tocar uma música 'de coração', na realidade, provavelmente seria mais correto dizer que aprendeu a tocar "pelo plexo solar '!

Porque o riso é o melhor remédio

Os seres humanos têm dois métodos naturais embora involuntários de Estimulação do Nervo Vago (VNS, em Inglês) que têm sido consideradas como terapêuticas, tanto o riso como o choro. Há ampla evidência científica que sugere que ambos  os atos, rir e chorar, são extremamente benéficos para a nossa saúde e no contexto da pesquisa do nervo vago, é óbvio que esses dois atos podem promover a cura e bem-estar através do aumento da estimulação do nervo vago.

No entanto, também é uma técnica poderosa de respiração para naturalmente, estimular o nervo vago, o chamado Sudarshan Kriya. Os cientistas descobriram que SK & P (Sudarshan Kriya, juntamente com as práticas relacionadas, de asanas de yoga, Pranayams (incluindo Nadi Shodana) e meditação) pode ser extremamente eficaz na abertura deste canal de energia vital.

No antigo idioma sânscrito, Sudarshan se traduz em 'visão correta' e Kriya significa processo de purificação. O Sudarshan Kriya é o método de respiração rítmica que tem sido conhecido para criar profundas transformações nas pessoas que o praticam. O Sudarshan Kriya tem sido cientificamente comprovada para ajudar a curar os sintomas associados com o Transtorno de stress Pós-Traumático, proporcionar alívio para pessoas que sofrem de vícios de muitas formas, ajuda a reduzir o cortisol (hormona do 'stress' no ser humano), reduzir o colesterol, melhorar os padrões de sono e em geral, criar uma melhor sensação de paz de espírito e bem estar. Basicamente, a mesma lista de sintomas associados com a atividade vagal prejudicada são as condições conhecidas para ser significativamente melhoradas por meio de SK & P.

Pesquisa Científica em Sudarshan Kriya

Os cientistas, no ocidente têm vindo a estudar o efeito de diferentes formas de exercícios sobre a nossa saúde física e mental de respirar por muitos anos e os Yogues da Índia têm enfatizado uma variedade de técnicas que caracterizam a respiração por milhares de anos, então isso não é novidade, mas o que há de novo sobre o Sudarshan Kriya é apenas como ele funciona.

De todas as várias funções do nosso sistema nervoso autónomo, do batimento cardíaco, suor, libertação hormonal, funcionamento gastrointestinal, secreção de neurotransmissores, etc., a respiração fica sozinha como o único subsistema em que a mente consciente pode colocar em "piloto automático" e por isso é através da manipulação da respiração que pode calibrar o sistema como um todo.

Dr. Richard Brown MD, professor clínico associado de psiquiatria da Universidade de Columbia, é um dos primeiros médicos que faz a correlação, com sucesso, da atividade vagal com tantas doenças diferentes. Ele teorizou que SK & P contribui para um estado de calma alerta pelo seu efeito sobre o nervo vago, que é vital na transmissão de dados entre os dois sistemas nervosos. Dr. Brown também sugeriu que outros mecanismos pelos quais SK & P trabalham, relaxam os sistemas de resposta ao stress, a libertação neuro endócrina de hormonas, neurotransmissores óxido nítrico, circuitos de condicionamento do medo (córtex pré-frontal e sistema límbico) e geradores do tálamo.

Há muitos fatores ambientais que têm sido associados com a má atividade do nervo vago, incluindo o stress, a adrenalina excessiva e secreção hormonal, durante a estimulação da televisão / cinema / jogos de vídeo, alimentação e falta de exercício. Curiosamente, os ritmos de ondas cerebrais medidos durante e após a SK & P são semelhantes aos dos bebés.

Um dos maiores especialistas em pesquisa sobre os efeitos da estimulação do nervo vago através de SK & P é Stephen Porges, PhD. O Dr. Porges postula que os diferentes ritmos de respiração na SK & P pode estimular diferentes fibras de diâmetro do nervo vago. Isso faz com que SK & P única e com probabilidade a ter uma gama muito maior de aplicações e efeitos que o estimulador de nervo vago eletrônico disponível no momento.

SK & P promove mudanças no nível molecular

Provavelmente, as descobertas científicas mais interessantes sobre os benefícios do Sudarshan Kriya vêm de Dr. Fahri Saatcioglu PhD de Oslo, Noruega. Em suas conclusões, mais recentemente publicadas, Dr. Saatcioglu apresentou provas de como SK & P na verdade aumenta a expressão do gene e alteração que leva a uma explicação plausível de como praticar Sudarshan Kriya regularmente promove anti-envelhecimento do corpo, incentivando fitas de DNA a reparar-se. De acordo com Dr. Saatcioglu , durante o Sudarshan Kriya, yoga e práticas relacionadas, mudanças na forma como as nossas células imunitárias usam a informação genética em seu DNA são aumentadas. 

Isto pode então resultar em processos em que estas células podem contribuir para a sua função e pode também afetar o funcionamento dos tecidos e órgãos, que, em seguida, podem afetar toda a fisiologia , acrescenta Saatcioglu, estes dados sugerem que os efeitos terapêuticos previamente relatados de práticas de yoga  têm um componente integrante fisiológica ao nível molecular.

Efeito sobre a depressão

SK & P tem revelado uma taxa de sucesso de 68%-73% para o tratamento de depressão, independentemente da gravidade. O alívio da depressão, determinada por avaliação psiquiátrica e medidas psiquiátricas padrão (Beck Depression Inventory, Escala de Hamilton para Depressão, e outros), foi experimentada em apenas três semanas. Nos três meses de follow-up, os pacientes permaneceram estáveis e em remissão. Estudos publicados sugerem ainda que SK & P normaliza os padrões de ondas cerebrais dos pacientes, aumenta a prolactina sérica (hormona do "bem-estar"), e tem provado ser tão eficaz como regimes de drogas anti depressores padrão.

Dr. Stephen Larsen Ph.D., tem pesquisado as respostas neurofisiológicas antes, durante e depois de SK & P. Ele realizou experiências medindo EEG (gravado em 19 locais corticais), eletrocardiograma, ritmo cardíaco, a resposta galvânica da pele, a temperatura da pele da mão, a pletismografia de pulso e a pressão arterial. Descobriu que a SK & P produziu mudanças significativas em cada medição fisiológica. Aumentos significativos dos sinais beta foram observadas nas regiões frontal, occipital e esquerdo da linha média do cérebro dos praticantes de SK & P, em comparação com os controlos (p <0,05). 

Estes resultados são interpretados por neurologistas como indicativo de aumento mentais foco / conscientização na SK & P praticantes. É impressionante notar que SK & P praticantes exibido significativamente maior agilidade mental (sinais beta) do que o grupo controle dos médicos e pesquisadores médicos, cuja profissão exige o desenvolvimento e uso diário dessas mesmas habilidades.

Lactato sanguíneo é outra medida bioquímica de stress. Os participantes no treinamento policial constituem um grupo altamente stressado. Eles passam por treinamento físico e emocional intenso diariamente. O lactato no sangue foi medido em 10 desses indivíduos, tanto antes de aprender SK & P e após a primeira sessão. Houve uma queda significativa nos níveis de lactato após SK & P, sugerindo que induz um estado de relaxamento.

Os resultados do Dr. Larsen indicam que ao longo de um período de tempo, a saúde do praticante torna-se mais robusta, flexível e capaz de lidar com os desafios de stress. 

Esta pesquisa reforça a teoria de que através da estimulação do nervo vago que o Sudarshan Kriya oferece, muitas condições associadas com a atividade vagal prejudicada podem ser abordadas.

Resposta Antioxidante para SK & P

O corpo está constantemente exposto a toxinas ambientais e as suas células produzem continuamente metabólica normal de subprodutos. Ambos destes fatores podem resultar na formação de radicais livres. Estes reagem com o oxigênio e podem causar dano oxidativo, contribuindo para muitas doenças, incluindo câncer e doenças cardiovasculares, tais como doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Para contrariar estes radicais livres, o corpo humano possui um sistema de defesa, na forma de enzimas antioxidantes. Um estudo foi realizado para avaliar o efeito da SK & P às enzimas antioxidantes. Níveis de três principais enzimas antioxidantes superóxido-dismutase (SOD), catálase e glutationa foram encontrados níveis significativamente maiores nos praticantes de SK & P do que no grupo de controle. Estes dados sugerem que as pessoas que praticam SK & P tem uma capacidade antioxidante maior e uma defesa melhor contra o estresse oxidativo no corpo.

Efeito sobre Cortisol, a "hormona do stress"

Vários estudos têm demonstrado SK & P conduz a uma redução significativa nos níveis de cortisol. Num estudo, cortisol no sangue, conhecida como a "hormona do stress", foi medida em 21 indivíduos, de 35-50 anos de idade. SK & P praticantes regulares (Grupo 1) foram comparadas com início praticantes (Grupo 2) durante a sua sessão SK & P. Os praticantes começam também foram medidos antes de aprender SK & P, enquanto ouviam música clássica (Grupo 3). Entre os novatos, a queda nos níveis de cortisol foi significativamente maior durante SK & P do que quando ouvir música clássica, sugerindo que SK & P produz uma melhor resposta de relaxamento. Praticantes regulares de SK & P  tinham níveis significativamente mais baixos de cortisol no sangue que no início do estudo em que começavam a praticar, o que indica que eles experimentam menos stress fisiológico sob as demandas da vida diária. A maior queda significativa nos níveis de cortisol no soro, durante e após a SK & P, entre início e praticantes regulares, sugere que a prática regular da SK & P desenvolve progressivamente maiores níveis de relaxamento e resistência ao stress.

A Relação Corpo e Mente

A interação da mente consciente e subconsciente exige uma interação congruente entre os sistemas correspondentes de nervos, os nossos sistemas nervoso autónomo e nosso sistema nervoso cérebro espinal. Mais uma vez, a interface entre os dois sistemas nervosos é feita pelo nervo vago, o qual passa para fora da região cerebral, uma porção do sistema voluntário ao tórax, em rede para o coração e os pulmões, e finalmente passando pelo diafragma perde seu revestimento externo fundindo-se com os nervos do plexo solar, estabelecendo assim uma ligação entre os dois fazendo dos seres humanos os seres auto conscientes que somos.

Ter uma compreensão do sistema nervoso dual, a relação entre a atividade vagal insalubre e uma infinidade de doenças, o conhecimento de como a saúde do nosso sistema nervoso corresponde diretamente à nossa saúde mental, faz sentido pensar que a cura do nervo vago pode fornecer benefícios profundos .

Praticar Sudarshan Kriya, em conjunto com um conjunto abrangente de posturas de yoga e pranayamas, ajuda a afinar os sistemas nervoso e cura deste órgão mais vital. Embora pareça óbvio que a ação de SK & P funciona através da estimulação do nervo vago, esta é provavelmente a simplificação mais grosseira dos efeitos bio fisiológicos benéficos gerais desta prática e os cientistas continuam a analisar outras funções da SK & P sobre o sistema nervoso.

Desempenho Atlético melhorado

Embora ainda não existam dados empíricos específicos que tenham sido cientificamente reunidos a respeito da melhoria atlética e desempenho desportivo através de SK & P, é apenas lógico que uma técnica com os benefícios comprovados de melhoria da intuição, maior clareza de espírito, tempos de reação mais rápidos, maior compostura e significativamente mais resistência, ajudaria qualquer concorrente em quaisquer níveis de desempenho aumento do desporto.

Hábitos mentais autodestrutivos 

Em conclusão, é mais uma peça fundamental desse quebra-cabeça, mais uma peça para refletir. Se você pensar sobre o hábito automático como um mecanismo de substituição e como os padrões de pensamento (como o ato de amarrar um sapato) vão desde a mente consciente para o subconsciente, é importante entender que essa mesma transferência também acontece no caso de hábitos mentais também. Então, muitos de nós têm hábitos mentais autodestrutivos, tais como a culpa, vitimização, queixando-se, a sensação de falta, defesa, etc., e que é importante manter em mente é que muitos desses padrões de pensamento foram comprometidos com nossos pensamentos subconscientes. Eles se tornaram tão automáticos como tantos outros hábitos e, a menos que se traga ativamente esses hábitos mentais de volta para a nossa consciência, eles continuarão a persistir e trazer miséria e sofrimento em nossas vidas.

É importante lembrar que uma vez que um Nervo Vago prejudicado é devolvido de volta à saúde, os hábitos negativos prejudiciais que foram acumulados ao longo de anos de comprometimento da atividade vagal não desaparecem automaticamente. É vital, portanto, estar atento a esses padrões mentais comuns e trazê-los para a sua consciência, de volta para a sua mente consciente, para que eles possam ser desarmados e removidos.

_________________________________________________
* Enquanto o sistema nervoso entérico (que inclui o Plexo Solar) também tem sido chamado de segundo cérebro, no ocidente, ao longo das últimas décadas, o Plexo Solar tem sido chamado de segundo cérebro no oriente há milhares de anos.

** Algumas partes originais reproduzidas com permissão dos autores.

**********************************************************************
Sobre o autor

Frank Huguenard é um autor, professor e produtor de documentários, especializada em filmes de Ciência e Espiritualidade. Você pode ver um trailer de seu Beyond Imagination Trilogy aqui:

                            

https://vimeo.com/60887570 e você pode ver todos os  seus três filmes, Beyond Me,Beyond Belief and Beyond Reason em seu site www.beyondmefilm.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário