"Regra três" - Meditação e Iniciação
Inspirada nos ensinamentos de Alice Bailey -Uma interpretação.
"Tríplice deve ser o chamado, e longo é o tempo que
leva ecoando. Que o discípulo faça soar o brado através do deserto, do mar e do
fogo que o separam da porta velada e oculta. 13
Aplicando a
regra anterior, os aspirantes aprendem a observar o próprio comportamento de
uma forma objetiva. Depois d constatarem facetas de si mesmos que antes não
haviam percebido nem compreendido, despertam para a necessidade de atingir um
entendimento razoável e autêntico dos motivos que estão por trás das suas atividades.
A terceira regra dá a instrução para este novo
esforço. Antes de interpretar seus símbolos, será necessário considerar uma
série de definições filosóficas.
O ser humano é
composto de uma personalidade, uma alma e um espírito. Cada um desses componentes
pode ser dividido em três aspectos.
- A
personalidade inclui os corpos físico (tanto denso como o etérico), emocional e
mental.
- A alma
inclui a qualidades da sabedoria, do amor e da vontade.
- E o espírito, à vezes chamado de tríade espiritual,
inclui a mente, o amor e vontade espiritual.
O plano mental consiste em sete subplanos que são divididos cm dois grupos:
- os quatro subplanos inferiores são os nível
concretos e
- os três subplanos superiores são os níveis
abstrato.
A pessoa tem três pontos focais de percepção
nesses subplano.
Um ponto focal é o corpo mental — às vezes
chamado de mente concreta ou apenas de mente — que se compõe da matéria do
quatro subplanos inferiores.
O corpo mental
é o aspecto mai elevado da personalidade e está ligado ao conhecimento, ou ao
pensamentos concretos.
Outro ponto focal 4 percepção é a Alma -
— às vezes chamada
de corpo causal ou lótus do ego — que consiste em matéria da segunda e terceira
divisões do plano mental (contando-se de cima para baixo).
A alma é o armazém da sabedoria que é a
essência extraída da experiência da pessoa, e é o instrumento para expressar os
princípios ou pensamentos abstratos.
- O terceiro
ponto focal, a mente espiritual, é o aspecto mais baixo da tríade espiritual, e
é composta somente da matéria do subplano mental mais elevado.
- A mente
espiritual pode ensejar intuições ou percepções diretas da verdade, que
refletem a natureza divina inata com clareza, síntese e abrangência. Depois de
receber as intuições da mente espiritual, a alma pode usá-las para orientar sua
própria expressão do pensamento abstrato, o que por sua vez orienta o
pensamento concreto do corpo mental. 14
A palavra
sânscrita guna significa “qualidade”. De acordo com a filosofia hindu, tudo na natureza
é composto por três gunas:
(tamas, rajas e sattva.
- A palavra
sânscrita tamas significa “inércia”, e representa embotamento, inação, ignorância,
incapacidade, escuridão e obscuridade.
- A palavra rajas significa “inquietude”, e representa paixão, ação, luta, esforço e
sede de desejo.
- A palavra sattva significa “serenidade e harmonia”; representa bondade, pureza,
equilíbrio, felicidade, luz e virtude.
Por exemplo,
cada reino da natureza tem um guna predominante. Trabalhando às cegas, sem ter
a capacidade de responder de forma consciente ao ambiente, as vidas subumanas
expressam o guna de tamas.
Ao se
envolverem com mudanças constantes e conscientes, as vidas humanas demonstram o
guna de rajas. E ao responderem dc
maneira harmoniosa ao anseio divino, as vidas sobre-humanas expressam o guna de sattva.15
Na terceira
regra, os símbolos têm os seguintes significados:
- “o chamado”
refere-se à invocação de pensamentos, sabedoria e intuições; “brado”, ao
entendimento evocado;
- “através do deserto”, à obtenção de uma
perspectiva material;
- “do mar”, à ativação pela energia emocional;
- “do fogo”, à expressão da energia da alma
através da mente;
- “o”, à vibração da consciência;
- e “da porta
velada e oculta”, à alma.
Para descobrir
seus motivos subjacentes, aplique um processo de invocação e evocação.
Depois de
elevar sua consciência até a cabeça, como se descreveu na segunda regra,
invoque a intuição da mente espiritual, da sabedoria ou pensamentos abstratos da
alma e pensamentos concretos da mente concreta inferior (“tríplice deve ser o
chamado”).
A invocação de intuições ocorre quando é feito
o esforço para observar diretamente suas sensações, sentimentos e pensamentos,
no momento presente.
A invocação da sabedoria ocorre quando se faz
o esforço para organiza essas observações e desvendar os motivos que estão por
trás da atividades exteriores. E a invocação de pensamentos concretos ocorre
quando se efetua o esforço de relacionar os motivos cor os fatos de sua vida
diária.
Além disso, será necessário fazer essa
invocação tríplice durante um período relativamente longo (“ longo é o tempo
que leva ecoando”). Por exemplo, Bailey sugere que se faça um relatório escrito
diário dessa busca, três vezes a dia, durante um ano. 16
O entendimento
pode ser definido como síntese entre a intuições, a sabedoria e os pensamentos
concretos. Fazendo invocação acima citada, você pode evocar entendimento (“que
o discípulo faça soar o brado”) acerca dc quando você está manifestando um dos
três gunas:
- tamas, ou seja, uma perspectiva estritamente
material (“através do deserto”);
- rajas, isto
é, ativação determinada pela energia emocional (“do mar”);
- sattva, ou a
expressão da energia da alma pela mente (“e do fogo”). E importante descobrir
as forças que motivam suas atividades, porque elas estão impedindo que a
vibração da sua consciência se eleve e alcance a da alma (“que o separam d
porta velada e oculta”).
Por exemplo, se predomina a qualidade de tamas, então você será poderosamente dominado por forças físicas, e se
envolver com “os pecados da carne” como a gula, o alcoolismo e a licenciosidade.
Se predomina
a qualidade de rajas, então sua vida emocional e
psíquica é vigorosa, o que pode significar que você demasiado sensível,
irritadiço e impressionável.
Se predomina
qualidade de sattva, então as forças da alma
estão sobrepondo-s às da personalidade. Talvez, como muitas vezes acontece,
você seja levado por todos os três tipos de energia: a física, a emocional e um
fluxo ocasional de energia anímica.
De qualquer
forma, faça um levantamento honesto e objetivo das forças que estão controlando
a sua vida. Aplicando as regras para a edificação do caráter, subordine as
forças que precisam ser subjugadas, fortaleça as que precisam ser incentivadas,
e então, avance no caminho do seu destino. 17
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