Identidade e Vedanda.
Resumo de uma entrevista com o Swami Parthasarathy
Em termos semelhantes, o Vedanta nos diz para buscar e encontrar nossa identidade. Assim que nos entendermos vamos entender o mundo e seu funcionamento, e daí em diante não teremos motivo algum para estresse ou tensão.
COMO ALGUÉM SE TORNA AUTO-REALIZADO?
Pare de ser egoísta é um grande passo, diz Swami. "A vida é a combinação de espírito e matéria.Quando você está atendendo à matéria, é egoísta. Quando você atender ao espírito, é o Self. O oposto do egoísta. Prosseguir a Self, que é o último. "
Vedanta ensina que Deus, a Fonte, está dentro de cada criatura não só não fora, separado. Como a luz do sol que reflete na lua, não há luz na lua, mas vemos luar. A luz de Deus reflete dentro de cada um de nós, se nós deixarmos.
O que o senhor quer dizer por “identificar a si mesmo”? Tornar-se cônscio de si mesmo?
Quando um ator entra em cena, passa por tragédias macabras e por comédias hilárias. Ele não está se divertindo quando é uma comédia, nem sofrendo quando é uma tragédia. Assim, pode estar representando Hamlet e decidir se deve viver ou morrer. Em Hamlet, o tio assassinou o pai do rapaz e o fantasma lhe diz que o tio o matou.
Hamlet fica arrasado decidindo “ser ou não ser”. Está passando por uma terrível tragédia, mas o tempo todo é apenas um ator num palco. Nunca perde sua identidade, seja tragédia ou comédia.
Shakespeare diz em As You Like It: “Todo o mundo é um palco,/ E todos os homens e mulheres apenas intérpretes:/Têm suas saídas e entradas em cena.”
Não importa o papel que o ator interpreta, se é bombeiro, pregador, carpinteiro ou professor, ele tem de representar e seguir em frente. Mas quando interpreta esses papéis, precisa lembrar-se de que ele é o ser, o ser-identidade. Se mantivermos essa identidade presente nos vários papéis que representamos na vida, jamais teremos um problema.
Também não faz parte da aspiração que o “ser” ao qual o senhor se refere precisa estar subordinado ao ser universal? O ser não pode existir isolado e uma ênfase excessiva nele pode levar a problemas de egotismo. Assim, qual é o equilíbrio que busca o ser humano?
É preciso ser músico para entender música, É preciso ser exímio jogador de críquete para entender a diferença entre Tendulkar e Brian Lara. Do mesmo modo, aqueles que comentam sobre o ser devem ter acesso ele. Este ser ao qual me refiro é diferente do ser egoísta ao qual o senhor se refere.
Qual é o âmago
principal, a mensagem essencial cio Vedanta?
A palavra
Vedanta vem de: “veda” e “anta”. Veda significa conhecimento e anta fim. E o
fim do conhecimento. Vedanta trata do aperfeiçoamento de um indivíduo. Como
todos sabem, a vida consiste de dois fatores: o indivíduo e o mundo. Este tem
sido melhorado pela ciência, mas o indivíduo tem sido negligenciado, e a no ser
que se desenvolva o indivíduo, nenhum desenvolvimento do mundo vai ajudar.
Hoje, uma
parte do mundo é muito ativa, produtiva e próspera. Contudo, por sua própria
vontade, as pessoas do Ocidente perderam a paz de espírito. Em contraste, as do
Oriente são relativamente calmas e felizes, mas não há ação, produção e
prosperidade. O Vedanta gira em torno de combinar ação dinâmica com perfeita
paz mental.
O individual
não foi tratado em qualquer literatura com tanta perfeição o quanto no Vedanta.
Neste, “sanatana dharma” quer dizer
princípios eternos, e a partir deles se difundiram todas as religiões. A religião,
como sabe, é baseada numa personalidade.
O Vedanta não
se baseia numa pessoa em particular. E o conhecimento da nossa própria personalidade.
São apenas declarações de fato. O Vedanta fixa a sua identidade, ajuda-o a
identificar a si mesmo, quando então você é capaz de se relacionar com o mundo.
Ao acreditar
que a felicidade está no mundo, as pessoas tentam torná-lo um lugar melhor para
viver, mas se dão conta de que nenhum relacionamento aqui proporciona a paz
desejada. A mesma pessoa pode ser amada por um e detestada por outro, assim não
é o mundo que causa prazer ou dor, alegria ou tristeza. E como se trava
conhecimento, e relaciona-se com ele.
Só podemos
manter um relacionamento certo com o mundo quando nos identificamos como alguém
que perdeu a identidade. Do contrário, não conseguimos e sofremos.
O ser é
universal, alguma coisa parecida com eletricidade. Não é eletricidade, mas
estou usando essa comparação.
A eletricidade
é universal, e passando por uma lâmpada ela gera luz, por um aquecedor gera
calor, por um ar-condicionado gera frio. Mas a eletricidade não tem calor nem
frio, nenhum movimento ou luz, é um shakti.
Esses dispositivos não a governam. Dc modo
semelhante, o ser é universal. Não existe o “seu ser” e o “meu ser”. Não existe
o “ser cristão”, o “ser indiano”, ou o “ser muçulmano”. Ele é universal! Mas
quando o ser se identifica com o corpo, a mente e o intelecto, desenvolve uma
individualidade egoísta.
Essa individualidade tem o ego, não o ser.
Portanto, no momento em que nos dirigimos para o ser, nos tornamos universais.
O senhor
escreveu extensamente sobre a doutrina do carma. Fatos como o terremoto de
Gujarat chocam a todos nós e as pessoas se perguntam por que tantos em Gujarat
têm de sofrer. E um carma coletivo, e como esse carma coletivo se manifesta num
contexto social assim tão grande?
O carma é a
lei de causa e efeito. Tire a causa e o efeito e não existirá mundo. O mundo
não passa de uma manifestação de causa e efeito. Não se cursa uma faculdade de
medicina para se tornar engenheiro. Se alguém nunca abriu um livro, não se
torna literato.
Isto é a lei do carma, e ela é imaculada,
irrefutável. Não há nenhuma dúvida quanto a isso. O que aconteceu em Gujarat
também é resultado da lei do cama foi um efeito de que as pessoas precisavam.
Na maioria dos
casos, os seres humanos se dão conta de que a lei do carma se aplica a todos os
seres, não apenas aos humanos. Há aproximadamente seis bilhões de seres
humanos. Seis bilhões é infinitesimal comparado à população total de seres
vivos. Por exempio, quando a pessoa ferve a água para o chá, milhares de
criaturas são mortas, mas ela não vê os seres vivos.
Milhares estão morrendo a qualquer tempo, mas
ignoramos isso. Porque vemos a devastação do terremoto de Gujarat, ficamos
ruidosos e falantes. Isso não é nada extraordinário. Acontece a cada momento,
todo dia, em nossa própria casa.
Temos em
nossas tradições algumas das mais sofisticadas técnicas de exercício da mente.
Como se podem usar essas técnicas para realizar uma mudança significativa nas
próprias reações da pessoa? Eu talvez conheça as implicações negativas da
raiva, mas como controlar a raiva?
Nenhum
professor, nenhum livro pode lhe dar sabedoria ou conhecimento. Você precisa
receber o conhecimento, assimilá-lo, absorvê-lo e ele então se metamorfoseia em
sabedoria. Quando ganhamos a sabedoria, abandonamos o conhecimento.
Contudo, até
ganharmos o conhecimento, podemos falar dele, escrever livros e até dar aulas
sobre ele, mas tudo continua sendo a mesma coisa.
O senhor
passou muito tempo trabalhando no simbolismo de deuses e rituais hindus. Em um
nível, o Vedanta parece dizer que só uma mente muito cerebral e intelectual
pode ser transformada.
Que papel têm
então os deuses nesse processo de transformação? No hinduísmo, ou em qualquer
religião, há apenas um Deus. O hinduísmo não é politeísta, como acreditam
muitos indianos. Há apenas um Deus chamado Brahma.
Os cristãos se referem a ele como o Pai no
Céu. Os muçulmanos como Alá. Há só um Deus, mas as manifestações são muitas. O
Vedanta fala da infinita realidade informe, que é Brahma, o deus supremo.
Como isso não é compreendido pelo homem comum,
nem acessível a ele, dão-lhe símbolos para representar essa realidade suprema.
Por isso esses símbolos são ídolos.
Que valores
têm eles?
Eles têm um
valor porque não é possível conceber diretamente o informe. Isto dá uma
orientação para orar ou fazer devoções, além de ajudar a concentrar a mente em
Deus.
Nossos sábios e santos, sendo pessoas
práticas, descobriram para onde vai a mente e em todo lugar que ela ia eles
plantavam deuses e deusas.
Se sabiam que
a pessoa procurava dinheiro, diziam que dinheiro era Lakshmi. Os que buscavam
conhecimento se dedicavam a Saraswati. Mesmo as doenças eram definidas. Desse
modo, onde quer que fosse sua mente você não podia evitar deuses e deusas. Foi
um engenhoso plano de transformar tudo em culto religioso.
Que acontece
quando a pessoa se torna espiritualmente madura? Ela passa a ser totalmente
independente do mundo. Agora você é dependente do mundo. Se o tempo é bom, fica
feliz e se o tempo é ruim, deixa de ficar feliz.
Cada coisinha neste mundo — física, mental,
intelectual — perturba-nos. Portanto, somos colhidos no que é conhecido como “dwandvas”. Dwandvas quer dizer pares de opostos. Mas assim que a pessoa ganha
a sabedoria, não conhecimento, mas sabedoria, alcança “dwarzdvatita7n”, que
significa que você atravessou os pares de opostos.
Este é o significado do Senhor Ganesha. Se vir
uma verdadeira escultura de Ganesha, ele tem um imenso par de orelhas, o que
quer dizer grande sabedoria. Também uma das presas está quebrada, o que
significa que ele está acima dos pares de opostos. Por isso, temos uma sensação
de emancipação ou libertação dessa servidão de pares de opostos".
Um pequeno resumo de uma palestra.
Um pequeno resumo de uma palestra.
Sua mensagem
principal do dia foi que nós devemos aceitar que "viver é uma arte, uma
habilidade, uma técnica" e que "precisamos de aprender e praticar
como se fosse um jogo ou um instrumento musical".
Parte desse
aprendizado, ele insiste, centros de auto-gestão: "Se você não pode
gerenciar a si mesmo, você não pode controlar tudo ao seu redor!"
O
desenvolvimento do intelecto, que "controla os caprichos da mente" e
que, ao contrário da inteligência, não podem ser ensinados a você por outros,
mas tem de ser desenvolvido - "como construir músculos" - por si
mesmo. E como desenvolver o intelecto? Através da técnica, simples
antigo de continuamente questionar e desafiar a si mesmo.
"O
intelecto é desenvolvido por meio de perguntas", diz ele. "Pergunte
a si mesmo Por que você está trabalhando?. Você tem que perguntar isso muitas
vezes e perceber que, se os seus objetivos de trabalho são todos auto-centrados,
você vai ter dificuldade de manter o seu entusiasmo e produtividade.
Você vai
se cansar. Incentivos - escritório dinheiro, casa grande carro, fantasia e
canto - não são orgânicos e eles só dirigi-lo por um tempo. Você precisa
ter um propósito maior para conduzir iniciativas maiores, que manterão seus
níveis de energia e alcançar a paz e sucesso real. "
postado por Dharma dhannyael
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