OS CENTROS, ENERGIAS E RAIOS.
Alice Bailey
Qual deve ser a qualidade de sua força atrativa e do efeito magnético que você deve ter no mundo?
Lendo este texto, fiquei a pensar que há pessoas que nasceram com um ritmo diferente da maioria, e que os torna relativamente isolado, e vibrando com energias que não estão compatíveis com o inconsciente coletivo e na mesma nota da maioria, e que possivelmente terão missão diferenciada da média das pessoas.
Mestre DK diz que “É um aspecto do magnetismo animal e é a resposta das células ao chamado de outras células, agindo sob a Lei da Atração e Repulsão. Ele é compartilhado pelo homem com os animais e é instintivo e livre de todas as reações mentais”.
A necessidade de cada um define como ele vive a Lei da Atração e Repulsão.
Mestre DK diz que “Por trás da forma exterior de um ser humano, responsável por sua lição, sua manutenção e uso está, nós sabemos, a alma. Por trás de toda atividade para o progresso da evolução humana bem como de outros processos evolutivos se acha a Hierarquia.
Há forças no homem que são inerentes à matéria em si mesma; elas lidam com a natureza do corpo e poderiam ser relacionadas da maneira seguinte:
1 — Forças físicas. Estas são devidas à vida das células que constituem o corpo. Esta vida da célula responde à vida celular do meio ambiente Nós vivemos num mundo de formas. Elas se enquadram, por sua vez, em três grupos principais:
a) Aquelas emanações que, nascendo das próprias células e dependentes de sua qualidade, produzem um bom ou mau efeito, estão se embrutecendo ou se refinando em sua influência e rebaixam ou elevam a vibração física do corpo celular unido funcionando num corpo limpo, disciplinado, aculturado e purificado.
b) Aquelas emanações, de uma espécie puramente física, que são responsáveis por aquela afinidade química entre um corpo animal e um outro, que produz a atração dos sexos. É um aspecto do magnetismo animal e é a resposta das células ao chamado de outras células, agindo sob a Lei da Atração e Repulsão. Ele é compartilhado pelo homem com os animais e é instintivo e livre de todas as reações mentais.
c) Aquelas forças ou emanações, que são a resposta das células aos ritmos harmoniosos e por isso dependentes da circunstância da célula ter em si mesma algo daquilo a que ela responde.
É aquela indefinível reação que faz com que dois seres humanos (fora de toda atração sexual), que pessoas de todos as culturas e povos experimentam uma afinidade em relação à outra e produz um efeito físico harmônico recíproco. Esta é a base da lei da atração que rege estas emanações que capacita o isolamento e a segregação de raças a continuar existindo sob o grande plano evolutivo.
Estas três poderiam ser descritas como a qualidade das forças celulares operando inteiramente no plano físico, as quais produzem um tipo especial de corpo físico, a atração magnética entre dois corpos físicos, e os tipos raciais.
Estes três fatores guiam o Manu da raça, quando Ele constrói uma nova raça e impressionam os Construtores externos com Suas idéias.
Elas também guiam um Mestre da Sabedoria quando Ele constrói Seu corpo físico do modo que quiser, para o desenvolvimento de seu trabalho em qualquer tempo ou lutar. Estas emanações devem, na medida, até certo ponto ser compreendidas por todos aqueles envolvidos na formação das organizações e grupos para o serviço ativo do mundo.
O discípulo perguntar-se-á, qual deve ser a qualidade vibratória das células daquele corpo, dos indivíduos que o compõem? Qual deve ser a qualidade de sua força atrativa e do efeito magnético que ele deve ter no mundo? Que possui o grupo, através de suas unidades coletivas, que o colocará em contato com outros grupos e assim torná-lo-á harmônico em suas relações com eles? Estas questões exigem cuidadosa atenção e devem ser consideradas por todos os construtores de grupos.
2 — Forças vitais. Estas são muitas vezes consideradas pelos materialistas como intangíveis e por isso absolutamente não materiais. Mas o ocultista considera o meio etérico como uma forma ou aspecto da matéria e tão relativamente tangível como a forma objetiva externa.
Para ele, o éter do espaço, termo que necessariamente inclui a forma etérica de todos os corpos, o corpo astral ou das emoções e o corpo mental, construído da substância mental, são todos eles materiais e são a substância do lado forma da vida.
Como base da compreensão correta, deve-se registrar que a vida celular à qual nos referimos acima, é coordenada, influenciada e vitalizada pela corrente sanguínea, aquele sistema complicado que interpenetra toda parte do corpo, é responsável por seu bem-estar e demonstra de uma forma ainda não verdadeiramente compreendida, o fato de que “o sangue é a vida”. O sangue é um aspecto da energia, como é a seiva no reino vegetal.
O sistema nervoso autônomo, aquele maravilhoso instrumento de sensação, está intimamente relacionado com o corpo astral ou emocional. O contato é feito através do plexo solar, assim como a vitalidade, governando a qualidade da corrente sanguínea, faz seu contato através do coração. No coração se acha o centro da existência do plano físico. O sistema nervoso central trabalha em íntima relação com a chitta ou matéria mental.
Portanto, nós temos o seguinte a considerar:
1 — Vida celular...... corrente sanguínea ........... Centro cardíaco Timo
2 — Vida sensorial Sistema nervoso autônomo Centro do plexo solar Pâncreas
3 — Vida mental Sistema nervoso central... Centro Ajna.... Corpo pituitário
— Vida vital.... Sete centros............. Baço................
Isto, como se vê, governa as manifestações do quaternário, mas há outros aspectos da humanidade que se manifestam através da forma objetiva e que completam o homem inteiro e fazem o sete de sua existência múltipla.
5 - Consciência própria. Cérebro superior Centro da cabeça Pineal
6 - Expressão própria... Cérebro inferior Centro da garganta.... Tireóide
7 - Perpetuação própria... Órgãos sexuais Centro sacro.... Órgãos re
produtores
8 - Afirmação própria .... O homem inteiro Centro na base da coluna Supra-renais
Vocês notarão que oito fatores estão aqui enumerados e é aqui que muitas escolas se perdem. O título “vida vital” é abrangente, mas deve-se lembrar que ele relaciona-se inteiramente com a vitalização física do homem através do aspecto inferior dos centros. Esta vida vital do universo de matéria entra no organismo humano através do baço.
Os centros têm três funções principais:
Primeira, vitalizar o corpo físico.
Segunda, desenvolver a consciência própria do homem.
Terceira, transmitir energia espiritual e transformar o homem inteiro num estado de ser espiritual.
O aspecto vitalidade é compartilhado pelo homem com os animais e com todas as formas criadas; sua capacidade de se mover livremente num mundo tri-dimensional é a principal realização daquele aspecto.
O aspecto da consciência própria é a prerrogativa da família humana. Quando o homem evolui, quando todas as partes de seu sistema nervoso, de seu sistema endócrino e seus centros estão coordenados e trabalhando em ritmo harmônico, então o aspecto mais elevado (o espiritual) faz sentir sua presença.
Então, a energia espiritual, e não apenas a conscientização ou energia da sensibilidade se derrama através do Homem, o instrumento da Vida Divina, é guardiã de forças, a serem conservadas e utilizadas pelos outros e inferiores reinos da natureza.
A enumeração acima poderia por isso ser arrumada na seguinte ordem. A tabela refere-se como o homem deve ser e não como ele
agora está curso do seu progresso evolutivo.
1
|
Auto-afirmação
Pleno desenvolvimento
|
O Quaternário
coordenado
|
Centro da base
|
Supra-reais
|
2
|
Auto
Expressão
|
Cérebro inferior Centro da garganta Tireóide
|
Centro da garganta
|
Tireóide
|
3
|
Vida autoconsciente
Personalidade
|
Cérebro
Superior
|
Centro da
Cabeça
|
Glândula Pineal
|
4
|
Auto-
perpetuação
|
Órgãos sexuais
|
Centro sacro
|
Glândulas sexuais
|
5
|
Vida Mental
|
Sistema
Nervoso
Central
|
Centro Ajna
|
Hipófise
|
6
|
Vida sensorial
|
Sistema
Nervoso
Autônomo
|
Plexo solar
|
Pâncreas
|
7
|
Vida Celular
|
Corrente sanguínea
|
Centro Cardíaco
|
Coração
|
O oitavo ponto, a vida vital, funcionando através dos sete centros e de um sistema inteiro de chakras menores e dos nadis (que estão por trás dos nervos e são a causa de sua existência como os centros o são das glândulas) é o médium de muitas forças e energias — algumas puramente físicas, outras relacionadas com a Anima Mundi, a Alma do Mundo, e outras por enquanto desconhecidas, porque somente farão sentir sua presença mais tarde no programa evolutivo. Elas expressarão então a divindade, a energia do Pai ou do aspecto mais elevado.
Convém anotar que a tabulação acima representa o desdobramento do segundo raio e também que o próprio ali assinalado refere-se à auto conscientização do homem espiritual.
O aspecto mais baixo da Vida vital Deus é a perpetuação das espécies, e esta é o resultado da vivência d Vida encarnada; o seguinte é simplesmente expressivo da etapa quando consciência do “Eu” é dominante e alcançou sua consumação na personalidade completa.
Então vem a expressão do ego nela habitante, oculto pela personalidade, através de sua atividade criativa de um caráter não-físico.
Finalmente, nós temos a afirmação ou plena manifestação da natureza divina. Esta, de maneira bastante curiosa, pode somente ocorrer quando o centro inferior da coluna tenha despertado. Quando a energia da natureza material for elevada por um ato de vontade, até o Céu, e quando por isso natureza inteira — material, sensitiva ou psíquica e o aspecto da existência - estiverem unificados e realizados. Meditem nestas palavras, pois elas conotam a consumação tanto quanto diga respeito á humanidade”.
Resumo de Alice A. Bailey. Um tratado sobre magia Branca. Tomo II, pag. 20-24
Nenhum comentário:
Postar um comentário