domingo, 11 de janeiro de 2026

“Você vê as pessoas e as coisas não como elas são, mas como você é.”

 


“Você vê as pessoas e as coisas não como elas são,  mas como você é.”

Anthony de Mello 

“Não peça ao mundo para mudar... mude você primeiro.”

“As pessoas presumem erroneamente que seu pensamento é feito pela cabeça; na verdade, é o coração que o faz, primeiro ditando a conclusão e depois comandando a cabeça a fornecer o raciocínio que a defenderá.”

“As pessoas que desejam uma cura, desde que possam obtê-la sem dor, são como aquelas que são a favor do progresso, desde que possam obtê-lo sem mudanças.”

“Quem deseja ser constante na felicidade precisa mudar frequentemente.”

“O amor perfeito expulsa o medo. Onde há amor, não há exigências, expectativas ou dependência. Eu não exijo que você me faça feliz; minha felicidade não reside em você. Se você me deixasse, eu não teria pena de mim mesmo; eu aprecio imensamente sua companhia, mas não me apego a ela.”

“Assim que você passa a enxergar o mundo através de uma ideologia, você está acabado. Nenhuma realidade se encaixa em uma ideologia. A vida vai além disso. … É por isso que as pessoas estão sempre buscando um sentido para a vida… O sentido só é encontrado quando você vai além do sentido. A vida só faz sentido quando você a percebe como um mistério, e ela não faz sentido para a mente conceitual.”

“Vocês precisam entender, meus queridos, que a menor distância entre a verdade e um ser humano é uma história.”

“Estas coisas destruirão a raça humana: política sem princípios, progresso sem compaixão, riqueza sem trabalho, aprendizado sem silêncio, religião sem destemor e culto sem consciência.”

“Não tenho medo de te perder, pois você não é um objeto de minha propriedade, nem de ninguém mais. Amo você como você é, sem apego, sem medos, sem condições, sem egoísmo, tentando não te absorver. Amo você livremente porque amo a sua liberdade, assim como a minha.”

“A sabedoria tende a crescer na mesma proporção em que se tem consciência da própria ignorância.”

“A felicidade é o nosso estado natural. A felicidade é o estado natural das criancinhas, às quais o reino pertence até que sejam poluídas e contaminadas pela estupidez da sociedade e da cultura. Para adquirir a felicidade, você não precisa fazer nada, porque a felicidade não pode ser adquirida. Alguém sabe por quê? Porque nós já a temos. Como você pode adquirir o que já possui? Então por que não a experimenta? Porque você precisa se desapegar de algo. Precisa se desapegar de ilusões. Você não precisa acrescentar nada para ser feliz; você precisa se desapegar de algo. A vida é fácil, a vida é deliciosa. Ela só é difícil para as suas ilusões, suas ambições, sua ganância, seus desejos. Você sabe de onde vêm essas coisas? De se identificar com todo tipo de rótulo!”

“Quando você é culpado, não são seus pecados que você odeia, mas a si mesmo.”

“Se o que você busca é a Verdade, há uma coisa que você precisa ter acima de tudo.” “Eu sei. Uma paixão avassaladora por ela.” “Não. Uma disposição inabalável para admitir que você pode estar errado.”

“Sempre que estiver com alguém ou pensar em alguém, diga a si mesmo: eu estou morrendo e essa pessoa também está morrendo, tentando, ao mesmo tempo, vivenciar a verdade das palavras que você está dizendo. Se cada um de vocês concordar em praticar isso, a amargura desaparecerá e a harmonia surgirá.”

“Quando você se livra do medo do fracasso, da tensão em relação ao sucesso... você pode ser você mesmo. Relaxado. Você não estará mais dirigindo com o freio de mão puxado.”

“A tragédia de um apego é que, se o seu objeto não for alcançado, causa infelicidade. Mas, se for alcançado, não causa felicidade – causa apenas um lampejo de prazer seguido de cansaço, e é sempre acompanhado, naturalmente, pela ansiedade de se poder perder o objeto do apego.”

despertar, amargura, morte, harmonia, despertar, verdade, sabedoria, espiritualidade , verdade , raciocínio , pensamento,

“Quando você percebe que não é tão sábio hoje quanto pensava ser ontem, você se torna mais sábio hoje.”

“Só existe uma causa para a infelicidade: as crenças falsas que você tem na cabeça, crenças tão difundidas, tão comuns, que você nunca se lembra de questioná-las.”

“Não tenho medo de te perder, pois você não é um objeto de minha propriedade, nem de ninguém mais. Amo você como você é, sem apego, sem medos, sem condições, sem egoísmo, tentando não te absorver. Amo você livremente porque amo a sua liberdade, assim como a minha.”

“O Iluminismo é: cooperação absoluta com o inevitável.”

Como dizem os árabes: "A natureza da chuva é a mesma, mas ela faz crescer espinhos nos pântanos e flores nos jardins."

“O pensamento pode organizar o mundo tão bem que você não consegue mais enxergá-lo.”

“O maior aprendizado de todos os tempos reside em aceitar a vida exatamente como ela nos é apresentada.”

“O gênio de um compositor reside nas notas de sua música; mas analisar as notas não revelará seu gênio. A grandeza do poeta está contida em suas palavras; contudo, o estudo de suas palavras não revelará sua inspiração. Deus se revela na criação; mas por mais que se examine a criação minuciosamente, não se encontrará Deus, assim como não se encontra a alma através de um exame cuidadoso do corpo.”

Como disse um homem: "Recebi uma educação muito boa. Levei anos para superá-la." É disso que se trata a espiritualidade, sabe? Desaprender. Desaprender todas as bobagens que te ensinaram.

“Se você me acha encantador, significa que neste momento você está de bom humor, nada mais.”

“Você se orgulha tanto da sua inteligência”, disse o mestre. “Você é como um condenado, orgulhoso da imensidão da sua cela.”

“A rosa não se enfeita para me chamar a atenção. Ela floresce porque floresce. Um santo é santo até saber que o é.”

― Anthony de Mello, Um Minuto de Sabedoria

santidade , vaidade , sabedoria

“Você deve cultivar atividades que ama. Deve descobrir um trabalho que faça não por sua utilidade, mas por si só, independentemente de ter sucesso ou não, de ser elogiado ou não, de ser amado e recompensado ou não, de as pessoas saberem disso e lhe serem gratas ou não. Quantas atividades você consegue contar em sua vida que realiza simplesmente porque lhe dão prazer e cativam sua alma? Descubra-as, cultive-as, pois elas são seu passaporte para a liberdade e para o amor.”

santidade , vaidade , sabedoria,  consciência , realidade , sucesso,  condescendência, tolerância,

“Não tente fazê-los felizes, você só vai se meter em encrenca. Não tente ensinar um porco a cantar; é perda de tempo e irrita o porco.”

“Fomos criados para precisar das pessoas. Para quê? Para aceitação, aprovação, reconhecimento, aplausos — para o que chamam de sucesso. Essas são palavras que não correspondem à realidade. São convenções, coisas inventadas, mas não percebemos que não correspondem à realidade. O que é sucesso? É aquilo que um grupo decide ser bom. Outro grupo decidirá que a mesma coisa é ruim.”

“De que adianta ser tolerante com os outros se você está convencido de que está certo e que todos que discordam de você estão errados? Isso não é tolerância, mas condescendência.”  ― Anthony de Mello

 ― Anthony de Mello, Despertar: Conversas com os Mestres

― Anthony de Mello, O Caminho para o Amor: As Últimas Meditações de Anthony de Mello

― Anthony de Mello, Um Minuto de Sabedoria

― Anthony de Mello, O Caminho para o Amor: As Últimas Meditações de Anthony de Mello

― Anthony de Mello, Consciência: Os Perigos e as Oportunidades da Realidade de ser subservientes ao rei.'”

― Anthony de Mello, A Oração do Sapo, Vol. 1

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário