terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

“O momento presente é tudo o que você sempre teve.

 



“O momento presente é tudo o que você sempre teve.

 Nunca há um momento em que sua vida não seja 'este momento'.”
“Quando você age com base na consciência do momento presente, tudo o que você faz se torna imbuído de um senso de qualidade, cuidado e amor — até mesmo a ação mais simples.”

Quando você se rende ao que é e assim se torna totalmente presente, o passado deixa de ter qualquer poder. O reino do Ser, que tinha sido obscurecido pela mente, então se abre. De repente, uma grande quietude surge dentro de você, uma sensação insondável de paz. E dentro dessa paz, há uma grande alegria. E dentro dessa alegria, há amor. E no âmago mais íntimo, há o sagrado, o imensurável, Aquilo que não pode ser nomeado.”

 “A consciência é um vasto oceano e o pensamento são as ondas e ondulações na superfície do oceano. Cada onda e ondulação tem uma vida muito curta - é muito fugaz.

Não se identifique com seus pensamentos - a identificação contínua com o fluxo do pensamento leva a uma disfunção muito séria no senso de identidade de alguém...”

“Enquanto o ego comanda sua vida, a maioria dos seus pensamentos, emoções e ações surgem do desejo e do medo. Nos relacionamentos, você quer ou teme algo da outra pessoa.

O que você quer dela pode ser prazer ou ganho material, reconhecimento, elogio ou atenção, ou um fortalecimento do seu senso de identidade por meio da comparação e do estabelecimento de que você é, tem ou sabe mais do que ela. O que você teme é que o oposto possa ser o caso, e que ela possa diminuir seu senso de identidade de alguma forma.


Quando você faz do momento presente o ponto focal da sua atenção — em vez de usá-lo como um meio para um fim — você vai além do ego e da compulsão inconsciente de usar as pessoas como um meio para um fim, sendo o fim o autoaperfeiçoamento às custas dos outros. Quando você dá toda a sua atenção a quem quer que esteja interagindo, você tira o passado e o futuro do relacionamento, exceto para questões práticas. Quando você está totalmente presente com todos que conhece, você abre mão da identidade conceitual que criou para eles — sua interpretação de quem eles são e o que fizeram no passado — e é capaz de interagir sem os movimentos egóicos de desejo e medo. Atenção, que é quietude alerta, é a chave.

Quão maravilhoso é ir além do querer e do temer em seus relacionamentos. O amor não quer nem teme nada.”

“Poder sobre os outros é fraqueza disfarçada de força. O verdadeiro poder está dentro de você, e está disponível para você agora.”

“O que é comumente chamado de “apaixonar-se” é, na maioria dos casos, uma intensificação do desejo e da necessidade egóicos. Você se torna viciado em outra pessoa, ou melhor, na sua imagem dessa pessoa. Não tem nada a ver com o amor verdadeiro, que não contém nenhum desejo.”

“Quão fácil é para as pessoas ficarem presas em suas prisões conceituais. A mente humana, em seu desejo de saber, entender e controlar, confunde suas opiniões e pontos de vista com a verdade.

 Ela diz: é assim que é. Você tem que ser maior do que o pensamento para perceber que, não importa como você interpreta “sua vida” ou a vida ou o comportamento de outra pessoa, não importa como você julga qualquer situação, isso não é mais do que um ponto de vista, uma das muitas perspectivas possíveis.

Não é mais do que um feixe de pensamentos. Mas a realidade é um todo unificado, no qual todas as coisas estão interligadas, onde nada existe em si e por si. O pensamento fragmenta a realidade — ele a corta em pedaços e pedaços conceituais.


 A mente pensante é uma ferramenta útil e poderosa, mas também é muito limitante quando assume completamente sua vida, quando você não percebe que é apenas um pequeno aspecto da consciência que você é.”

“As pessoas acreditam que são dependentes do que acontece para sua felicidade. Elas não percebem que o que acontece é a coisa mais instável do universo.”

“Quando você quer chegar ao seu objetivo mais do que quer fazer o que está fazendo, você fica estressado.”

“Então, da próxima vez que alguém disser: “Desculpe por ter feito você esperar”, você pode responder: “Está tudo bem, eu não estava esperando. Eu estava apenas aqui me divertindo — na alegria de mim mesmo.”

“Não busque a verdade. Simplesmente pare de acalentar opiniões.”

“A iluminação não é apenas o fim do sofrimento e do conflito contínuo dentro e fora, mas também o fim da terrível escravidão ao pensamento incessante. Que libertação incrível é essa!”

“Como podemos abandonar a negatividade, como você sugere? Abandonando-a. Como você abandona um pedaço de carvão em brasa que está segurando na mão? Como você abandona uma bagagem pesada e inútil que está carregando? Reconhecendo que você não quer mais sofrer a dor ou carregar o fardo e então se livrando disso.”

“Enquanto você fizer uma identidade para si mesmo a partir da dor, você não pode se livrar dela. Enquanto parte do seu senso de identidade estiver investido em sua dor emocional, você inconscientemente resistirá ou sabotará cada tentativa que fizer para curar essa dor. Por quê?

Simplesmente porque você quer se manter intacto, e a dor se tornou uma parte essencial de você. Este é um processo inconsciente, e a única maneira de superá-lo é torná-lo consciente.”

"Eu não sei" não é confusão. Confusão é "Eu não sei, mas eu deveria saber" ou "Eu não sei, mas eu preciso saber". Quando você aceita completamente que você não sabe, você realmente entra em um estado de paz e clareza que está mais próximo de quem você realmente é do que o pensamento jamais poderia estar. Definir-se através do pensamento é limitar-se."

“Até que você pratique a rendição, a dimensão espiritual é algo sobre o qual você lê, fala, se empolga, escreve livros, pensa, acredita — ou não, conforme o caso. Não faz diferença. Até que você se renda, ela se torna uma realidade viva em sua vida.”

“O que não diz — mas apenas aponta — é mais importante do que o que diz.”

“Enquanto eu caminhava com um amigo por uma linda reserva natural perto de Malibu, na Califórnia, nos deparamos com as ruínas do que antes era uma casa de campo, destruída por um incêndio há várias décadas. Conforme nos aproximamos da propriedade, há muito coberta de árvores e todos os tipos de plantas magníficas, havia uma placa ao lado da trilha colocada lá pelas autoridades do parque.

 Dizia: perigo. Todas as estruturas são instáveis. Eu disse ao meu amigo: "Esse é um sutra profundo [escritura sagrada]". E ficamos ali, maravilhados. Uma vez que você percebe e aceita que todas as estruturas (formas) são instáveis, mesmo as aparentemente sólidas, a paz surge dentro de você. Isso ocorre porque o reconhecimento da impermanência de todas as formas desperta você para a dimensão do sem forma dentro de você, aquilo que está além da morte. Jesus chamou isso de "vida eterna".

“Você pode dizer, “Que dia terrível,” sem perceber que o frio, o vento, a chuva ou qualquer condição à qual você reaja não são terríveis. Eles são como são. O que é terrível é sua reação, sua resistência interna a ela, e a emoção que é criada por essa resistência. Nas palavras de Shakespeare, “Não há nada bom ou ruim, mas o pensamento o torna assim.”

“Seja como um servo esperando o retorno do mestre”, diz Jesus. O servo não sabe a que horas o mestre vai chegar. Então ele fica acordado, alerta, equilibrado, quieto, para não perder a chegada do mestre.

Em outra parábola, Jesus fala das cinco mulheres descuidadas (inconscientes) que não têm óleo suficiente (consciência) para manter suas lâmpadas acesas (permanecer presente) e, portanto, perdem o noivo (o Agora) e não chegam à festa de casamento (iluminação). Essas cinco contrastam com as cinco mulheres sábias que têm óleo suficiente (permanecer consciente).”


“Estar livre do tempo é estar livre da necessidade psicológica do passado para sua identidade e do futuro para sua realização.”

“Sempre que uma perda trágica ocorre, você resiste ou cede. Algumas pessoas se tornam amargas ou profundamente ressentidas; outras se tornam compassivas, sábias e amorosas. Ceder significa aceitação interna do que é. Você está aberto à vida.”

“Em muitos casos, você não está comprando um produto, mas um “intensificador de identidade”. Marcas de grife são principalmente identidades coletivas nas quais você compra. Elas são caras e, portanto, “exclusivas”. Se todos pudessem comprá-las, elas perderiam seu valor psicológico e tudo o que sobraria seria seu valor material, que provavelmente equivale a uma fração do que você pagou.”

― Eckhart Tolle, Uma Nova Terra: Despertando para o Propósito da Sua Vida

― Eckhart Tolle, O Poder do Agora: Um Guia para a Iluminação Espiritual

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário