quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Realização de Suas metas e sonhos... Teste





O sonho da casa própria, fazer um intercâmbio, trocar de carro...será que o consumidor brasileiro sabe traçar planos e escolher o melhor caminho para alcançá-los?

 Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que em média, somente três em cada dez (27,0%) sonhos de consumo dos brasileiros já foram realizados.

Para ajudar os consumidores a descobrirem se estão estabelecendo metas financeiras da maneira correta e escolhendo o caminho mais adequado para concretizar os seus sonhos, o portal de educação financeira do Serviço de Proteção ao Crédito, o “Meu bolso feliz”, elaborou um teste com 10 perguntas, que revelam se o internauta sabe como agir diante de suas metas e se esforça para cumprir o plano de ação. 

“Na prática, metas são um incentivo para se organizar financeiramente e conseguir economizar”, explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli  “Ter uma meta financeira contribui para um dos mais importantes hábitos na vida de uma pessoa: o de poupar. Por isso saber estabelecer metas e, mais ainda, agir sobre elas, é tão importante. Se não, você vira aquela pessoa que só faz planos, mas nunca os realiza”, completa Vignoli.


Testes
pergunta 1 de 10
1 - Você concorda com a frase “ao pensar numa meta, pense grande!”?
Não, pois não consigo realizar nem as pequenas metas, imagine as grandes
Sim, metas devem ser desejos especiais
Não, pois acredito que metas devam ser objetivos realizáveis, não necessariamente grandes


2 - Você consegue listar as metas que possui atualmente?
Não. A vida está muito corrida, não consegui parar para estipular metas
Sim, consigo listar diversas metas pois há muita coisa que quero conseguir!
Sim, tenho algumas metas bem definidas e com plano de ação para poder concretizá-las

3 - Qual o prazo para a realização das suas metas?
Não estipulo prazos
Os prazos variam de acordo com meu momento de vida
Depende, tenho metas a curto, médio e longo praz

4 - O que você faz, hoje, para realizar suas metas?
Infelizmente ainda não consegui iniciar meu plano para realização das minhas metas
Sempre que possível aproveito oportunidades que me ajudarão a atingir minhas metas
Colocar em prática meu plano para atingir minhas metas faz parte do meu dia a dia


5 - Suponha que tivesse estipulado a meta de poupar parte do seu salário/rendimentos todo mês. Conseguiria cumprir essa meta?
Não conseguiria poupar pois me atrapalharia com os gastos e contas
Conseguiria poupar durante alguns meses?
Com certeza. Se estabeleci essa meta, todo mês economizei o valor que havia estabelecido

6 - Quando o assunto é cumprir metas pessoais, qual frase melhor te define?
“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente” – Séneca
“Não se deve ir atrás de objetivos fáceis, é preciso buscar o que só pode ser alcançado por meio dos maiores esforços” - Einstein
“Disciplina é a ponte entre metas e realizações” – 

7 - Quando um imprevisto interfere no seu planejamento para alcançar uma meta você:
Desanima e acha que talvez essa meta não seja possível
Espera as coisas voltarem ao normal e aí pensa num novo plano
Imediatamente após lidar com o imprevisto retoma seu planejamento ou constrói um novo plano

8 - Imagine que sua meta é comprar um carro. Como se planeja financeiramente?
Sempre que sobra um dinheiro na conta, coloco na poupança
Defino quanto preciso guardar e tento depositar o valor todo mês na poupança
Verifico o quanto consigo economizar no dia a dia, estabeleço um valor que pouparei todo mês e pesquiso um investimento vantajoso para aplicar esse dinheiro.

9 - Quando deseja muito comprar algo, o que faz?
Compro e depois vejo como arcarei com o gasto
Pesquiso preço, peço desconto e parcelo o total, para não pesar na conta
Avalio minhas finanças e, se puder, compro o item. Se não, economizo até juntar o dinheiro necessário.

10 - Qual a sua maior dificuldade ao alcançar uma meta?
Não sei por onde começar para atingir minha meta, que parece muito distante
Acredito que me falta colocar essa meta como prioridade
Paciência, pois sei que é preciso tempo e dedicação para atingir uma meta


RESULTADO do Teste 

A. Maioria
Você tem dificuldades para planejar e alcançar suas metas Não é que você não tenha sonhos e desejos, o problema é que eles acabam ficando apenas no campo da imaginação. Será que suas metas não estão longe demais da realidade? Ao estabelecer objetivos, devemos pensar em coisas possíveis, que estejam ao nosso alcance. 

Coloque-os no papel e pesquise o que precisa para atingi- los, estabelecendo prioridades.

Assim definirá suas metas a curto (até 1 ano), médio (até 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos). Depois, passe a incluir o valor que deverá poupar no orçamento mensal, tendo disciplina pra de fato juntar a grana! Alcançar um objetivo financeiro exige dedicação e, muitas vezes, abrir mão de outros desejos. Mas com um bom planejamento, juntar o valor necessário para atingir o seu objetivo pode não pesar tanto no bolso.

B (Maioria
Você sabe planejar metas, mas tem dificuldade para alcançá-las. 0 que falta para que você comece a atingir suas metas é dedicação. Você estabelece objetivos realizáveis, coloca um prazo para alcançá-los e até cria um plano de ação. 0 problema é que, no dia a dia, acaba priorizando outras coisas e todo esse planejamento fica de lado.

 Que tal ser mais específica ao elaborar seu planejamento? Por exemplo, não somente diga a si mesma que vai juntar dinheiro. Defina também exatamente a quantia que poupará. Nesse processo, seja realista considerando sua situação financeira - de nada adianta estipular um valor alto, se você não vai conseguir guardar, isso só vai desestimulá-la.

 Dica: crie o hábito de pensar nesse objetivo antes de tomar qualquer decisão que possa comprometê-lo (por exemplo, gastar com supérfluos quando está economizando para uma viagem).

C (Maioria)
Você sabe estabelecer metas e agir sobre elas Parabéns! Você sabe cumprir seu plano de ação, priorizando seu sonho e dedicando-se a realizá-lo! Ao escolher um objetivo, primeiro avalia se ele é, de fato, realizável. Depois, estuda a melhor forma de atingir esse objetivo, quebrando-o em metas menores, se necessário. Por fim, estabelece um prazo para concretizar esse objetivo. Continue assim!


"Você sabe estabelecer metas financeiras?"

Razões que você não consegue poupar dinheiro
Você tenta economizar e não sobra dinheiro no fim do mês? Veja o que pode estar fazendo de errado!

Já parou para pensar por que, para você, guardar dinheiro parece uma tarefa tão complicada? Você quer poupar, entende que economizar é importante, mas, no fim do mês, mesmo sentindo que se esforce ou para guardar uma graninha já nada. O que será que está fazendo de errado?

Já Poupar não tem a ver com o quanto você ganha, mas com disciplina e organização financeira. Mesmo se puder economizar apenas um pouco de dinheiro por mês, com o tempo esse valor vai render é e chegará a uma boa reserva explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz. Um exemplo de organização financeira é anotar suas despesas. Você faz isso?



Razões porque você não consegue poupar (e o que fazer para virar o jogo!)

1. Desorganização
Você não tem não é o de quanto gasta, ou que ganha por mês. Confia na memória para calcular se tem ou não dinheiro para comprar determinado item e o quanto ainda pode colocar no cartão de crédito, muitas vezes ultrapassando o limite que tinha imposto a si mesmo como o máximo que gastaria no mês.

 Faça a uma planilha (no papel, no computador, usando um aplicativo no celular, etc. Use o método mais fácil para você) anotando sua renda e todas as suas despesas. Fazendo isso, conseguirá ter ideia de quanto de fato possui para gastar, de quanto pode economizar, quais as suas principais dívidas e, a partir daí, poupar o quanto deseja. Usando nosso Simulador Diagnóstico Financeiro fica fácil!

2. Pouca dedicação
De nada adianta você dizer que vai economizar se, na hora de guardar dinheiro, você acaba já deixando para o próximo mês. A falta de dedicação é porta de entrada para, novamente, você deixar de construir sua reserva financeira.

 Você se programou para poupar R$150 todo mês? Então nada de depositar na poupança apenas a metade. Se possível, converse no banco para que eles depositem na poupança a automaticamente o valor determinado por você, alguns dias após o recebimento do seu salário.

 Assim garante logo que aquela quantia irá para a sua reserva mensalmente aconselha Vignoli. Caso sinta que estipulou um valor mais alto do que está conseguindo guardar, diminua a quantia, mas não deixe de poupar.


3. Falta de conhecimento
Fébio Gallo, professor de finanças da PUC-SP e da FGV, aponta para uma realidade preocupante entres os brasileiros e grande inimiga das finanças pessoais: o analfabetismo financeiro.

 A falta de incentivo e a acomodação trazem consequências graves para a saúde financeira da população. Muita gente sequer entende seu o extrato de sua própria conta, e não conseguem escolher entre tipos de financiamento e aplicações.

 Sem conhecimento, fica mais difícil gerenciar suas economias explica o especialista. Portanto, para aumentar suas chances de engordar as suas reservas, procurar saber sobre finanças e investimentos é fundamental.

 4. Não estabelecer metas
Sem objetivos traçados, fica mais fácil perder o controle sobre suas finanças. Isso porque, tendo uma finalidade para o dinheiro economizado, poupar não parece algo sem propósito, que sé está te já tirando já pequenos prazeres. Ao contrário, é um objetivo para seu esforço, que será recompensado assim que atingir sua meta.

5. Viver sé no presente
O pensamento de que poupar significa abrir mão das coisas que deseja, esta crença pode estar atrapalhando muito a sua capacidade de juntar dinheiro. Tenha em mente que imprevistos acontecem e que, para conseguir comprar o que deseja, é preciso ter dinheiro (na conta ou em forma de crédito).

 Aquele que, frente uma emergência, não tinha reservas e precisou mergulhar em empréstimos para dar conta dos gastos inesperados certamente não possui suas contas em dia já e certamente não pode se dar ao luxo de comprar o que deseja.

Resumindo: poupar para construir um patrimônio é justamente o que te dar tranquilidade para poder se divertir, sem estresse financeiro depois.


Postado por Dharmadhannya



Nenhum comentário:

Postar um comentário