terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Meditação - Atenção Plena - visão Budista










COMPAIXÃO
Viver em Atenção Plena
http://www.circuloentreser.org/

Viver em atenção plena é viver, viver plenamente. Viver a única vida real e autêntica, a que só está disponível no momento presente.

O passado já foi, o futuro ainda não é, só o presente é real. Na verdade estamos sempre no presente, embora possamos perdê-lo preocupando-nos obsessivamente com o passado ou o futuro. 

Pensar no passado ou no futuro não é todavia necessariamente negativo e muitas vezes é útil, se pensarmos no passado e no futuro o mínimo indispensável para tomarmos as decisões correctas acerca do modo de viver o presente e deles nos libertarmos para regressarmos com mais alegria, responsabilidade e confiança ao aqui e agora.

 E tanto mais habitamos o aqui e agora quanto mais despidos de medos e expectativas relativos ao passado e ao futuro, quanto mais livres de tudo aquilo que nos rouba a única riqueza que possuímos, o presente, com todos os presentes que gratuitamente nos oferece:

 a vida, as pessoas com quem estamos, o lugar em que estamos, o que fazemos, o céu, a terra, todos os seres e todas as coisas. E tudo isto sempre fresco e novo, acabado de nascer, a cada instante.

Aqui e agora. Plenamente atentos à maravilha deste corpo enraizado no coração da Terra, desta coluna vertebral que nos liga ao Céu, deste coração aberto a tudo o que nos rodeia, desta pele sensível que une e não separa, deste corpo-universo tão rico de sensações.


Aqui e agora. Plenamente atentos ao milagre do inspirar e expirar, desta circulação da energia da vida que tudo impregna e interliga, deste abrigo são, íntimo e profundo a que podemos sempre regressar, livre de problemas, preocupações, dramas e conflitos.

Aqui e agora. Plenamente atentos a todos os pensamentos, emoções, palavras e imagens que se formam, transformam e dissipam no céu vasto, luminoso e imaculado da consciência.

 Sem nos identificarmos e envolvermos com eles. Contemplando-os em paz e silêncio. Deixando que venham e vão até que sosseguem, se desvaneçam e desencubram o que desde sempre e para sempre somos: céu amplo e aberto.

Aqui e agora. Plenamente atentos a todos os seres e fenómenos que nos rodeiam, inseparáveis de nós e da nossa percepção, sem interior nem exterior.

Plenamente atentos à mutação contínua da dança do mundo, em que tudo sempre acontece pela primeira e única vez.

Aqui e agora. Plenamente atentos a todas as nossas actividades, à nossa vida, inseparável de todas as formas de vida e do mundo de que somos todos criadores a cada instante.

Aqui e agora. Plenamente atentos à frescura original de cada experiência, sem piloto automático, livres de rotinas e hábitos de percepção, interpretação e reacção. Em comunidade pacífica e fraterna, amorosa e compassiva, com tudo o que sente, vive e existe.

Aqui e agora. Nascendo a cada instante.



 O que é a Meditação?
https://portugues.tergar.org/


A meditação é a arte de cultivar a consciência plena e o conhecimento.

Ela pode ser usada como uma ferramenta prática para desfazer padrões emocionais destrutivos, desenvolver qualidades positivas como a sabedoria e a compaixão, e acessar a consciência pura da natureza fundamental da mente. Durante séculos, a meditação tem sido ensinada e praticada pelas religiões do mundo.

Há duas formas principais de meditação: a da consciência plena e a do conhecimento. A meditação na consciência plena é usada para acalmar a mente e melhorar a concentração. 

Ao invés de nos levar longe dos elementos de nossas vidas, a meditação na consciência plena nos permite experimentar o que temos no momento presente de maneira mais completa, utilizando tudo o que encontramos, inclusive o que pensamos e sentimos, como uma forma de aprofundar e expandir nossa consciência.

 Esta expansão da consciência traz consigo um sentimento estável de paz e serenidade que não depende das condições externas.

Algumas das formas mais conhecidas de meditação usando a consciência plena são contar ou focar na respiração, prestar atenção num objeto visual, como a chama de uma vela, ou repetir um som sagrado ou uma oração. 

A consciência plena também pode ser cultivada ao focar a mente em pensamentos, emoções, ou mesmo descansando em um estado de presença aberta, sem focar em nada específico. Todas essas técnicas foram desenvolvidas para aquietar a mente e aumentar a capacidade do praticante conscientemente dirigir a sua atenção para um determinado objeto.

A meditação do conhecimento destrói nossas idéias enganosas que criam sofrimento permitindo assim o florescimento da sabedoria. Uma vez que estabilizamos a mente na meditação da consciência plena, a atenção pode ser direcionada para o funcionamento da mente e do mundo natural. 

Esta investigação experimental nos permite observar como os pensamentos e percepções formam emoções, como as nossas idéias equivocadas criam sofrimento e como a nossa própria natureza básica é fundamentalmente boa e pura. 

Como resultado da meditação do conhecimento, seremos capazes de ver as coisas como elas realmente são, e não através das lentes distorcidas de idéias e conceitos preconcebidos. Esta visão sobre a natureza da realidade arranca as causas do sofrimento e nos coloca em contato com a nossa bondade fundamental.

Algumas formas de meditação do conhecimento levam a mente racional a analisar diferentes experiências para descobrir a sua realidade subjacente. Certas técnicas, por exemplo, permitem que o praticante descubra que todos os fenômenos são impermanentes e desprovidos de qualquer identidade estável.

 Outras formas de meditação do conhecimento não usam a mente conceitual para investigar a natureza da realidade. Em vez disso, elas têm uma abordagem mais direta, permitindo ao praticante experimentar diretamente a clareza radiante da verdadeira natureza da mente.



Porque Meditar?
Onde podemos encontrar a verdadeira felicidade? No mundo moderno, nós somos rodeados por diversos níveis de riqueza material e conforto, contudo o nosso exterior sofisticado, muitas vezes, mascara os sentimentos de insatisfação, ansiedade e depressão. 

Muitas vezes, ironicamente, parece que quanto maior o progresso no mundo ao nosso redor, menos conteúdo temos em nossas vidas.

A meditação nos mostra que a verdadeira felicidade é encontrada dentro de nós. Os sentimentos de satisfação e plenitude que muitas vezes buscamos fora de nós são na verdade parte da nossa natureza básica. Infelizmente, nós nos tornamos tão habituados a olhar para fora de nós mesmos procurando a felicidade que muitas vezes não sabemos como descobrir essa “riqueza interior.”

 Embora todos tenham potencial para encontrar a profunda e duradoura felicidade que não depende das circunstâncias externas, simplesmente ouvir que já temos o que precisamos para sermos felizes, não é o suficiente, precisamos de métodos práticos para descobrir a nossa verdadeira natureza, práticas que nos permitirão ir além do condicionamento cultural que perpetuamente nos diz que somos incompletos.

A prática da meditação nos desperta para a alegria do momento presente. Ao cultivar a atenção e a consciência plena podemos transformar qualquer situação, mesmo situações desafiadoras como a dor crônica, ou padrões de pensamentos destrutivos e emoções difíceis, em fontes de paz e alegria interior. 

Esta transformação interior não nos obriga a termos que nos alienar do mundo. Pelo contrário, a vida cotidiana está repleta de infinitas possibilidades de usar a prática da atenção plena para encontrar a preciosidade de cada momento. A meditação não é para nos tirar do mundo, mas para abrir nossos corações e mentes para a beleza que já existe em nós.

Durante séculos, várias formas de meditação vêm sendo ensinadas e praticadas em quase todas as religiões do mundo. Embora existam importantes diferenças entre as técnicas encontradas em cada tradição, elas compartilham a crença de que a verdadeira felicidade não pode ser encontrada nas condições mutáveis ​​do mundo externo, mas sim por se voltar para dentro e explorar a paisagem do coração e da mente.

Nos últimos anos, a meditação também recebeu uma grande atenção da comunidade científica. Pesquisadores de Harvard, MIT, da Universidade de Wisconsin, e de outras instituições de renome têm explorado os efeitos da meditação em quase tudo, desde a pressão arterial alta até estados de pico da consciência.

 Sua pesquisa mostrou não só os profundos efeitos que a meditação pode ter sobre o cérebro de meditadores avançados, mas também como a prática da meditação por apenas alguns minutos por dia pode criar um aumento dramático nas partes do cérebro associadas com a felicidade e bem-estar. 

Através da meditação também foi observado que ocorre uma melhora significativa no sistema imunológico do corpo e na capacidade do cérebro de se concentrar por períodos mais prolongados, além de ser um tratamento eficaz para muitas desordens psicológicas.

Postado por Dharmadhannya



Nenhum comentário:

Postar um comentário