sábado, 2 de julho de 2016

Signo de Câncer - A Lua e a Quarta Casa



A Quarta casa, signo de Câncer  - Lua 


A Quarta Casa, signo de Câncer.
Se você tiver planetas na casa quatro que tem analogia com o signo de Câncer  leia este texto. muito interessante.

Eu Sou do signo de Câncer.

“Eu sou   um cidadão do cosmo, caminhando para a perfeição, sou uma centelha vibrante do corpo de Deus, diferenciada. Minha família é a humanidade, minha pátria é o universo, meu dia é a eternidade, minha vida é a luz do firmamento.

Meus caminhos são infinitos, eu sou um Deus em formação, Deus é o homem pronto”. Eu não preciso mais das metas que me foram colocadas quando nasci. Eu posso caminhar com meus próprios passos e atingir a condição de egresso, aquele que atingiu o discernimento”.

MInha familia eu amo, minha herança é da humanidade.
 Assuramaya.

Quarta Casa.  Analogia com Câncer. Raízes
 Elemento água. A água de câncer promove o caldo cultural ideal no qual o nascituro deverá receber os elementos 

indispensáveis para entrar no planeta e realizar seu processo evolutivo segundo as leis previamente estabelecida.
Câncer é um signo de água, mas o caranguejo habita tanto a terra quanto o mar.

Co-regente. Vênus.
A casa 4 está relacionada com o inconsciente presente, porque ela acompanha o desenrolar de nossos sentimentos, emoções e tudo que aprendemos durante este período.

Casa receptiva, Cardinal de Água.
Horário: 22 às 24 horas.

Parentesco: Mãe, sogro, Bisavô, materno e bisavó paterna.
Saúde – o estômago. Necessidades emocionais podem ser traduzidas em fome física, busca apoio emocional e segurança.
- a criança interior dentro de nós se comunica no signo de Câncer.
É influenciada pela Lua e por Júpiter.


Principal Característica: sentimento.

Qualidades: empatia, sensibilidade.

Defeitos: possessividade, apego ao passado, instabilidade.

Elemento: água
Qualidade: cardinal
Polaridade:  ..... feminino
Planeta regente: Lua
Exílio: ........ Saturno
Exaltação: ... Júpiter
Queda:       .....                        Marte

Câncer rege o estômago e o tubo digestivo. Os cancerianos tendem a se aborrecer e preocupar mais do que as outras pessoas, ficando assim sujeitos a indigestões e úlceras, o que lhes dá a fama de portadores de saúde delicada.

 As glândulas mamarias são atribuídas a Câncer, o signo da maternidade. Portanto, os cancerianos(as) devem ficar sempre atentos à alimentação, evitar alimentos ácidos e com temperos fortes que contribuem para o aparecimento/agravamento dos problemas estomacais. 


Quarta casa corresponde a origem e a fonte da qual viemos – praticamente o lar paterno. Ele é o ninho original, aquilo que dele imaginamos e também o aspecto que o nosso lar um dia deverá ter. É o lugar que crescemos, onde a nossa individualidade e o nosso caráter foram, de certa maneira pré-moldados. 

Por esta razão, aqui, fala-se da tradição, dos pontos de vistas conservadores, dos laços familiares emotivos e da dependência do coletivo. A quarta indica como é o nosso comportamento nesse meio (lar), quais as relações que temos com a própria família, com o coletivo.

1. Câncer - consciência da massa - consciência instintiva. Empatia.Elemento da emotividade e sentimento. Ele amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento á comunicação do Ar. Utilizado de forma controla dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocinal, descontrole e confusão.

Quando o Sol está num signo do elemento água a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática. 
 Está relacionada com a Fecundidade, com os ancestrais, com a herança psíquica e emocional que recebemos de nossa família; e com às necessidades de segurança básica.

A planta absorve nutrientes da terra, através das raízes, que também têm por função fixá-la ao solo para que não seja levada pelos ventos. De modo semelhante a quarta casa refere-se à necessidade que o homem tem de receber nutrientes, permanecer em seu território e enraizar-se no solo de seu eu interno.

O mundo lunar é um lugar de sombras e sonhos, inconsciente, onde a criatividade nasce de sua fonte mais pura, a imaginação.  Podemos pensar na Lua como significador de Relacionamentos. Ou seja como reagimos em nossos relacionamentos afetivamente.

“O lado escuro desta casa torna os tipos inferiores prisioneiros no pântano, representada pela astralidade, pela ancestralidade, pelo emocional familiar. São incapazes de, libertando-se dessas amarras, traçar o seu próprio destino.

 Envolvidos nesta rede emocional e dual são incapazes de nortear o próprio caminho. É preciso conscientizar-se isto para cortar este cordão umbilical astral, com o passado, com a família, e alçar-se num vôo redentor, qual Fernão  Capelo Gaivota”.

A casa 4 pode revelar rancores, medo, fobias, ressentimentos, ódio, mágoa, guardada no porão da mente, a  criança interior. Os planetas na casa 4 revelam a estória família  o investimento e a energia que usamos  para a nossa família  para a nossa casa. Se houver muitos planetas nesta casa, a alma pode ter uma missão espiritual com a família pessoal ou se transcender com a humanidade, ou com a Unidade. Planetas como Saturno, Marte e Plutão nesta casa revelam sofrimento, karma, mágoa, conflitos com a família, 

Está relacionada ao passado - a tradição, herança, o lar, a família, ao túmulo. Raízes e ancestralidade. Alguém com Sol, ascendente ou Lua em Câncer constrói um senso do “Eu” a partir da sua história no mundo, da sua cultura, das  raízes, família, da suas vivencias emocionais de seu passado que “nunca esquece”.

Castro diz que “a casa 4 é a base sobre a qual e construída a nossa personalidade, e pedra fundamental de nossa estrutura e alicerce inicial para um provável desenvolvimento.

 Fala de nossas origens familiares, genéticas e "ancestrais", trata do passado próximo  e remoto, de nossas memórias  geradas no plano emocional, das influências 

provenientes do núcleo familiar e de como recebemos quinhão da nossa formação ética. Enfim, fala de nossas raízes, por ser a Casa criadora de nossos costumes e hábitos”.

A Casa 4 e responsável pelas nossas vivencias na infância e pela personagem da mãe  impressa em nós, tanto a mãe física quanta a mãe figurativa. Por extensão figura da mãe, ou do Pai e ao lugar do nascimento; fala também sobre residência, lar, propriedades, bens imóveis , país de origem e sentimento político–patriótico.

Nos mostra o universo de Câncer, da Lua com as suas marés de humores, desejos, sentimentos, instintos, temores e intuições.

Câncer influencia as variações do seu próprio humor, tão variável e imprevisível, pode ser para ele tão perturbador como as reações insensíveis e talvez críticas que eles temem receber, e isso talvez cause mudanças inexplicáveis, fazendo-o ficar carrancudo e mal-humorado.

Se a carta da Lua estiver aflita aqui, com o arcano do Imperador, ou da Imperatriz pode significar que o consultante não consegue colocar a coroa para governar a sua vida, não cresceu, ou não amadureceu e pode estar inconscientemente ligado ao “umbigo” da mãe ou da família”.

Não podemos esquecer que quarta casa está relacionado ao inconsciente, e a Lua com a mãe. A água entra em todo lugar e assume a forma do seu recipiente como em um vaso.

 E por isto Cancer se adapta em qualquer ambiente e não podemos esquecer que ele carrega o sentimento de pertencimento à família universal.

Se a carta do Sol estiver aflito na casa 4, pode sinalizar para um relacionamento difícil com o Pai, com o Self, com a figura de Deus. A imagem paterna pode ser vivenciada de forma penosa, dolorosa. O relacionamento com o Pai  pode ser extremamente conflitante.  Podemos pensar no Pai como um desconhecido, ausente, que  abandonou o lar, a família.

No jogo para uma mulher pode ser que a consultante continue ligada à imagem do Pai, e busque em suas relações o amor ou ódio que ela sentia pelo pai.

A quarta casa também constitui nosso “ponto” mais profundo de apoio e o fundamento mais seguro para a edificação de tudo aquilo que possa elevar-se acima do solo.

Reinhart afirma que “há muito tempo a quarta casa e a décima casa vem sendo alvo de controvérsia: qual das duas se relaciona mais com a mãe e qual delas corresponde à figura paterna.

 Para nosso propósito diremos que ambas as casas descrevem a imagem que fazemos de nossos pais e, portanto, a maneira pela qual os vivenciamos.

 A quarta casa descreve o genitor “oculto” aquele que fisicamente ou emocionalmente está menos presente e, destarte, mais misterioso e desconhecido, por isto o Fundo do Céu está geralmente relacionado à figura do Pai”.

Neste caso, quando a Lua está na casa quatro, aflita, então podemos pensar que não há energia para investir na individualidade, na sua própria vida.

  Há um sentimento infantil de impotência, de fragilidade - instabilidade emocional, com variações de humor acentuadas: agressividade, agitação, e depressão. Estamos presos no pantano emocional.

Então, é necessário analisar o lugar que o Sol ocupa, que representa o Pai,  o equilíbrio, o Self.
Seria importante um olhar na carta astral do consultante, na posição da sua Lua natal.

O Carro para Crowley, está relacionado a Câncer, podemos pensar que o herói sai de casa (4) para vencer  e buscar sua liberdade. Na casa 4 o Carro revela que o consultante irá buscar seu próprio caminho, com força de vontade, intenção de ação, concentração e prontidão. Revela maturidade emocional e autonomia.

A 4 Casa fala também da segunda parte da vida, por este motivo, planetas positivos e bem aspectados neste setor indicam possibilidades de realizações mais marcantes depois dos 40 anos e uma probabilidade de vida mais longa

 A quarta Casa não só representa em seu sentido mais superficial como o solo produtivo, a base para o lar, e a terra onde cavar sepulturas - o "fim"de todas as coisas - mas também assume o significado, sobretudo, do centro do globo. 

 “Na quarta Casa a pessoa pode e deve atingir a experiência do centro - o centro de sua própria personalidade total, da sua individualização - bem como o centro da humanidade global, de uma fraternidade humana firmemente estabelecida e concretamente real.

Sem essa experiência de centro, um indivíduo nunca pode demonstrar plenamente sua estatura humana.
  
 A cúspide da quarta Casa é o ponto mais profundo de sustentação e do mais seguro fundamento para a edificação de qualquer coisa que se eleve acima do solo. 

Relaciona-se pois, à tradição ancestral e às grandes imagens e símbolos sobre os quais se constrói uma cultura - os "símbolos primordiais" de Spengler e os "arquétipos do inconsciente coletivo" de Jung - na verdade, a tudo o que uma pessoa considere líquido e certo como verdades evidentes, incluindo-se os postulados da ciência e suas constantes.
   
Quando um ser humano atinge o seu próprio centro, descobre também que está unido a todos os outros seres humanos, pois todas as coisas convergem para o centro.

 Na tradição maçônica, isto está simbolicamente relacionado com uma meditação sobre o Sol da Meia-Noite, pois à meia-noite o Sol está na cúspide da quarta Casa, iluminando os antípodas.

O caráter astrológico da quarta Casa e os planetas que se pode localizar nesse setor do mapa devem ajudar a descobrir o melhor meio de atingir um estado de integração com a Unidade, com a familia universal e, assim adquirir uma base sólida e efetiva para a personalidade.

A quarta Casa se relaciona à função psíquica básica que Carl Jung chamou de sentimento. A primeira Casa se relaciona à intuição de Jung, que realmente significa uma sensibilidade definida”.

"Não é fácil para o estudante comum compreender este signo porque é o polo oposto - psicologicamente falando - do estado de consciência grupal face o qual tende hoje a humanidade.

É díficil para o estudante casual diferenciar com exatidão a consciência da massa da consciência grupal.

 Os seres humanos estão já em um ponto médio, geralmente falando, entre dois estados mentais, ainda que é mais certo dizer que uma minoria está chegando a ser consciente do grupo, portanto a maioria está saindo da etapa de consciência de massa, convertendo-se em indivíduos auto-conscientes.

 Isto explica grande parte da atual dificuldade mundial e o choque de idealismos. Ambos os grupos proporcionam um acercamento distinto aos problemas mundiais existentes. Portantom temos três signos que (desde o ângulo da consciência) estão estritamente vinculados, ainda que amplamente separados, e produzem efeitos diferentes :

1. Câncer - consciência da massa - consciência instintiva
2. Leão - auto-consciência - consciência inteligente
3. Aquário - consciência grupal - consciência intuitiva.

"Lua nos signos

Liz  Greene e Howard Sasportas


1 – O signo da Lua Natal diz respeito ao modo como experimentamos ou vemos nossas mães, e de como seremos como progenitores, como provê ou gosta de ser provido. Descreve a imagem da “anima” ou a imagem do feminino.

2 – O signo da Lua descreve sua natureza emocional, o modo como responde instintivamente ou reage a eventos e ao ambiente.

3 – O signo da Lua costuma mostrar a maneira de ser que nos dá conforto e segurança. Mostra ainda o modo como nos afastamos de tudo quando precisamos descansar ou fazer uma pausa, descreve nosso santuário. Também pode mostrar alguma coisa sobre a vida doméstica.
Lua nas Casas


1 – A casa mostra o ponto onde somos sensíveis às necessidades dos outros, mas também onde nos deixamos influenciar pelos outros. Onde espelhamos ou refletimos os outros – onde temos a tendência a nos misturar com tudo que nos cerca.


2 – A casa mostra onde somos facilmente moldados pelo hábito e por condicionamentos passados. A forma como experimentamos a mãe estará, de certo modo, ligada à casa da Lua. Além disso, é por meio dela que podemos estar limitados pelos conceitos, expectativas, valores e padrões de nossa família ou cultura. Onde agimos de maneira regressiva ou somos atraídos para o passado, onde podemos ser infantis ou a que nos apegamos.

3 – Temos anseios pela área da vida associada à casa da Lua porque ela faz com que nos sintamos seguros, confortáveis ou nos dá uma sensação de participação. A casa da Lua é a área para a qual nos retraímos quando precisamos de um descanso ou refúgio.




4 – É na esfera da vida associada à casa da Lua que podemos experimentar altos e baixos, mudanças de humor e flutuações de comportamento.


Lua e os aspectos ou com os Arcanos.

1 – Os aspectos com a Lua colorem a imagem da “anima” e daquilo que experimentamos por intermédio da mãe ou da pessoa que cuidou de nós.

2 – Os planetas em aspecto com a Lua costumam descrever o condicionamento da infância, definindo um pouco melhor nossa natureza emocional. Somos abertos ou fechados? Defensivos? Reagimos depressa ou devagar? A natureza do planeta em aspecto com a Lua descreve nossas reações instintivas à vida, bem como aquilo que temos tendência a encontrar na esfera emocional. Os aspectos da Lua também colorem o modo como cuidamos dos outros ou os nutrimos, ou como queremos ser cuidados.




3 – Os aspectos com a Lua descrevem algo a respeito de nossa vida doméstica.
4 – Os planetas que formam aspectos com a Lua podem se manifestar por meio do corpo e do modo como nos movemos. De modo específico, os aspectos com a Lua descrevem o modo como a mulher se relaciona com o próprio corpo.


Eu Sou Dharma Dhannyael

Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação inspirados em vários autores - uma reflexão, um compilação.

Liz Greene, Sasporta,  Alice Bailey, Assuramaya, Maria  Eugenia de Castro, Rudhyar

A Divina Presença - Video :




                                        
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/


Repasse a Chama  Trina que purifica, limpa e ilumina se possível
Gratidão da Unidade.

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.


Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  

Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos

 e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!


Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário