sexta-feira, 17 de junho de 2016

Lakshmi - a deusa da Prosperidade e da Sabedoria









Eu pesquisei sobre a Deusa da Fortuna ou prosperidade da Índia.  Vamos tentar compreender a essência do arquétipo e do significado da palavra prosperidade, no universo feminino e assim, é possível ativar  e atrair para a nossa atmosfera a  Graça da prosperidade. Dia  17 de junho na Índia celebra o dia de Lakshmi.
Abre a porta do seu lar, e imagine Lakshmi entrar.. A mãe  divina de todos amor e prosperidade. Hare Lakshimi 

Lakshmi 

DEUSA DO AMOR, DA BELEZA E DA PROSPERIDADE

Lakshmi é uma Deusa do amor e da beleza, da sorte, da prosperidade e do sucesso. No hindu moderno é representada como uma jovem de longos cabelos negros brilhantes e soltos, vestindo um sari (vestido típico das mulheres da Índia) vermelho com bordados dourados e usando diversas jóias como: colares, braceletes, pingentes e um aro no nariz com incrustações.

 Em sua cabeça ostenta uma coroa (Mitra) que representa o Monte Meru, a "Morada dos Deuses", que se vê circundada por um aro de luz que simboliza a Luz Solar.

 Em suas diferentes representações, pode mostrar-se com uma tez escura, ressaltando seu caráter de consorte de Vishnu; quando sua tez é da cor dourada, simboliza fonte de riqueza; se é branca, é a forma mais pura de Prakriti (da natureza); se a tez é rosada, se mostra como a Mãe de todas as criaturas.

Apesar dela aparecer em inúmeras ilustrações com quatro braços, é normalmente representada apenas com dois, segurando uma flor de lótus, ou sentada sobre ela com um cântaro que jorra moedas de ouro e flanqueada por dois elefantes.


 Normalmente nos templos da Índia, Lakhshmi está em pé ao lado de seu consorte, o Deus Vishnu, o segundo membro da trimurti hindu. A Trimurti ("tripla estátua"), ou trindade, da divindade hindu consiste de: Brahma, Vishnu e Shiva.

Quando é representada por quatro braços, os dois posteriores carregam flores de lótus (conhecimento desenvolvido); os braços anteriores mostram suas mãos doadoras de pepitas de ouro ou gemas, símbolos da fortuna que entrega aos homens: ouro e a gema do conhecimento.

 As quatro mãos significam os quatro fins da vida humana: dharma (atos de justiça e dever), kama (prazeres sensuais), artha (riqueza) e moksha (libertação espiritual final). As mãos da frente representam a atividade de mundo físico e as detrás, indicam as atividades espirituais que conduzem à perfeição espiritual.

A posição das mãos: em Abhaya até Mudrá ou postura de Proteção no caminho da devoção, e em Varada até Mudra ou Doadora de dons.

O assento de lótus, onde a Deusa se posiciona em cima, significa dizer que devemos apreciar a riqueza, mas não devemos nos tornar obsessivos por ela.
 Nossa vida deve ser análoga a um lótus, que cresce na água, mas não é molhada por ela. Os lótus, quando mostrados em vários estágios de florescimento, representam os mundos e os seres em vários estágios de evolução.

A flor de lótus sustentada pela mão direita posterior nos dá a idéia de que devemos executar todos os nossos deveres de acordo com o dharma. Isso nos conduzirá ao moksha (libertação espiritual final) que está simbolizado por um lótus na mão esquerda posterior.

As moedas de ouro que caem na terra da mão anterior de Lakshmi ilustram o seu poder de doar riqueza e prosperidade para seus devotos. Os dois elefantes ao fundo simbolizam o nome e a fama associados a riqueza temporal.

 A idéia passada é que o devoto que obtiver a graça da riqueza não é tão somente para adquirir nome e fama ou para satisfazer seu próprio desejo material, mas deve compartilhar com o outro a fim de também propiciar-lhe felicidade.

 As trompas dos elefantes que sustentam cânforas das quais jorram água, representam as águas do Sagrado Ganges ou também o Amrita obtido através do "Batimento ou Agitamento" do oceano do qual Lakshmi surgiu esplendorosa, com uma beleza sem par.

Muitas vezes Laskhmi é mostrada portando uma cânfora com Amrita (elixir da imortalidade do espírito), coberta de Kusa (erva ritualística).

Como Deusa da prosperidade Lakshmi, é chamada também como Dharidranashini (a que destrói toda a pobreza) e Dharidradvamshini (àquela que se opõe a pobreza).

As vezes, se faz referência a ambos (Lakshmi-Vishnu) pelo nome Lakshmi-Narayan, sendo Narayan outro nome de Vishnu.
Outros nomes que são dados para Laksmi incluem Hira (jóia), Indira (A Poderosa) e Lokamata (A Mãe do Mundo). Entretanto, é chamada também de Chanchala que significa "volúvel", ou aquela que não fica em um lugar por muito tempo.

 Isso significa que a fortuna e a riqueza não permanecem por tempo prolongado nas mãos de qualquer um. Somente aqueles que são merecedores do respeito da Deusa terão esse privilégio.


Jung diz os arquétipos são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.

 Os arquétipos estão, portanto, em todos os nossos pensamentos, sentimentos, emoções, intuições, sensações e atitudes.

Primeiro a imagem vem a consciência e com a imagem a energia essencial e o significado da energia que está impregnada a palavra em um contexto emocional, mental, espiritual.

 O arquétipo pode ser compreendido uma “semente” primordial da essência da palavra e do seu significado universal. Este conceito se refere às imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os primórdios do ser humano.

Os símbolos arquetípicos são encontrados nos mitos originais, nas mais variadas religiões, em lendas que já fazem parte da bagagem cultural coletiva, os quais marcam definitivamente a consciência e particularmente a esfera do inconsciente humano.

Os arquétipos estão presentes nos mitos dos deuses, lendas e contos de fadas.
Dharmadhannya 
Eu fiz alguns comentários com a letra azul.

A DEUSA E A CORUJA
Em algumas pinturas (ou desenhos) Lakshmi aparece voando montada em uma coruja. A coruja é a representação simbólica do Rei dos Reis, chamado de "Uluka" quando aparece nessa forma, personificando a riqueza, o poder e a glória. Sendo assim, Lakhsmi, como uma Deusa da Fortuna, não poderia ter encontrado alguém melhor para lhe servir de montaria.

Essa associação do Deus Indra a um pássaro que é parcialmente cego à luz do dia adverte sobre a procura secular da riqueza espiritual. Lakshmi associada ao Indra-coruja torna-se Mestra da sabedoria espiritual que dá todo o suporte para a riqueza material.

Outra interpretação seria de que os olhos jamais se fecham para à luz da sabedoria ou para o sol do conhecimento. Toda Deusa-Mãe mantêm a ignorância sob o seu controle.

FESTIVAL DIWALLI




Um dos costumes associados com o Diwalli é o jogo, especialmente ao Norte da índia. Se diz que nesse dia a Deusa Parvati jogou os dados com seu marido Shiva e declarou que quem jogasse na noite de Diwalli, prosperaria durante todo o ano seguinte.

 Ainda hoje, os hindus conservam a tradição do jogo de cartas.O festival de luzes de Lakshmi se chama Diwalli (25 outubro), que homenageia essa Deusa como a esposa de Vishnu. Nessa noite, as esposas hindus dançam particularmente para seus maridos. Lanternas de óleo são acesas por toda parte e pratos típicos são servidos.

 Esse é o Natal hindu, um período de boa sorte e prosperidade. Essa festa tem duração de uma semana.

Diwalli é de grande importância para a comunidade dos negócios. As casas e locais de trabalho se renovam e se decoram. As entradas se adoram com lindos motivos tradicionais de desenhos Rangoli para receber a Deusa da riqueza e da prosperidade.

 Para indicar sua tão esperada chegada se desenha por toda a casa pequenas pisadas com farinha de arroz. As lamparinas e velas devem ser mantidas acesas por toda a noite. As mulheres compram algo de ouro ou de prata, ou algum utensílio novo para ser usado nessa noite.

Ao entardecer, quando se acendem as velas e lâmpadas de azeite, se venera a Deusa entoando canções de devoção e lhe é oferecido também, doces tradicionais.

Os hindus devotos, creêm que Lakshmi atrai a boa sorte e a prosperidade. Se uma mulher é alegre e trabalhadora, se é boa cozinheira, ama a casa e os filhos, e se seu marido prospera, então seus amigos dizem:

"Tua mulher é uma verdadeira Lakshmi", ou seja, a mulher atrai a boa sorte. Normalmente a mulher casada, particularmente a mulher jovem casada e com filhos, é considerada portadora de boa sorte, pois apresenta aspectos da Deusa Lakshmi, ou seja, o arquétipo ativo da Deusa.

DEUSA DA ECONOMIA
Lakshmi representa a prosperidade mundana, é a abundância e riqueza, em particular nos aspectos domésticos. Ela é uma Deusa da Economia em geral e é muito popular entre empresários e comerciantes, os quais a adoram todos os dias antes de abrirem seus negócios.

Em Nova Deli há um famoso e colossal templo de Lakshmi-Narayan. Foi construído por um multimilionário hindu moderno, um dos mais ricos da Índia em agradecimento a riqueza que já conseguiu.

Mas, segundo os grandes Yoguis, se não estivemos afiançados com a pureza interior, não poderemos desfrutar do dom de Lakshmi que representa: o tesouro espiritual da iluminação. Por isso, são usadas muitas lanternas em suas festas, pois só a luz dissipa a obscuridade da ignorância, só a luz ilumina o caminho até a auto-realização, que é a maior fortuna que podemos aspirar: a paz interior.

RITUAL PARA A FELICIDADE
O que é a felicidade? Todos nós a desejamos, porém sabemos o que nos tornaria felizes? Par muitos de nós é o amor, porém não para todos. Para alguns é ter o dinheiro suficiente para desfazer-se das preocupações financeiras. Outros estão satisfeitos, mas faltam-lhes tempo para se dedicarem á certos interesses. De maneira que, antes de implorar a Lakshmi pela felicidade, tome um pouco de seu tempo para decidir o que é que o faria feliz.

Quando estiver pronto (a) para realizar o ritual, vista-se com uma roupa dourada, a cor de Lakshmi. Se não tiver roupa dessa cor, pelo menos use algum adorno, ou envolva-se em um papel dourado. Se for possível, use sapatos e cintos dourados e use muitas jóias de ouro. Acenda uma vela dourada e coloque-a se possível em um candelabro que deve ser de bronze ou algum metal dourado.

Agora invoque a Deusa:
"Lakshmi, tu que conferes a felicidade à vontade, faz com que tua felicidade se derrame sobre mim".
Deixe a vela se consumir até o fim ou a maior quantidade de tempo possível. Repita esse ritual à tarde durante um mês, para atrair a atenção de Lakhsmi sobre você.


RITUAL DE PROTEÇÃO
Acenda quantas velas douradas forem possíveis em torno do círculo. Toque uma música indiana para criar um clima. Se possuir uma imagem de Lakshmi, ponha-a em seu altar. Acenda incenso de lótus.
Junte as mãos em oração e curve-se, tocando a testa com a ponta de seus dedos. Diga:

OM (longo mantra)

Deusa Eterna, Tríplice Mãe

Deus dançarino de poder e força,

Abençoe-me com sua presença.

Preencha-me com sabedoria, magia e luz.

Ouça a música por alguns minutos para entrar no ritmo. Diga:

Contemple os pés dançantes de Lakshmi enquanto dança para seu consorte.

Lakshmi, Deusa da sorte, amor e prosperidade,

Eu a saúdo com alegria e esperança.

Dance, Lakshmi, Dance!

Seus pés ágeis trazem sorte à minha vida.

Suas mãos manifestam a prosperidade para mim.

Honra à Deusa! Amor à Deusa!

Tomando cuidado com as velas acesas, dance prazerosamente pela área ritual. Quando a energia estiver suficientemente elevada (é possível senti-la), volte para o altar e junte as mãos, Curve-se e diga:

Com alegria e esperança, meu coração recebe Lakshmi.
Entre Lakhmi, Senhora da boa sorte e da prosperidade.
Lance um beijo à Deusa e dance lentamente em torno da sala mais uma vez, desta vez apagando cada vela à medida que passa por elas. Diga:

Deusa dançante das luzes,

A Sorte banha seu filho.

Levante o véu das noites depressivas,

E abençoe-me, suave Deusa.

Tesouros do fundo da Terra,

Pedras preciosas e belos metais,

Riqueza infindável, prosperidade,

Para que eu satisfaça os desejos

Da minha mente e corpo.

Grande Lakshmi,

Ilumine meu futuro.

Suavize meu destino.

CONECTANDO-SE COM LAKSHMI

Numa quinta feira de Lua Crescente pegue uma moeda dourada e respingue algumas gotas de óleo de lótus. Peça a Lakshmi que a moeda seja consagrada para lhe trazer riquezas e prosperidade. Diga o seguinte encanto:


"Lakshmi, Senhora da riqueza e do amor,

Abençoe esta moeda.

Que a prosperidade esteja comigo onde quer que eu vá,

Trazendo as realizações na hora correta."

Guarde a moeda em um saquinho de veludo vermelho e carregue-o sempre com você.

PARA ALCANÇAR A PROSPERIDADE

Om Sreem Kareem Aum Kubera Lakshmi
Kamala Daveenyai Dhanakashinyai Sowaha

O mantra deve ser recitado 108 vezes e depois a riqueza e prosperidade estarão presentes em nossas vidas.

Texto pesquisado e desenvolvido por
ROSANE VOLPATTO (1)




Lakshmi
Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakshmi" é derivado da palavra em sânscrito Laksya, que significa 'fim' ou 'meta', e ela é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual.
Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. 

Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa a beleza, pureza e fertilidade.

Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa "Antes de mais nada, como nós vemos, este símbolo da Lakshmi representa, como eu lhes disse antes também, que uma pessoa que tem a Lakshmi deve ser muito generosa."
Shri Mataji Nirmala Devi - EUA - 2000

"Com uma mão, Ela está doando aos outros. Uma pessoa que é avarenta com Lakshmi é absolutamente contra o Princípio de Lakshmi. E uma pessoa avarenta assim nunca pode regozijar as bênçãos. E, gradualmente, ela começa a ficar cada vez mais pobre.

Quando você começa a dar com a mão esquerda, isso significa que você abriu a porta para sua Lakshmi entrar. Então, a graça de Lakshmi vem em você. E essa graça, como Lakshmi, também tem outro aspecto: que você deve dar proteção.

 Aquelas que são pessoas com dinheiro devem proteger deste jeito. Proteger quem? Proteger as pessoas que estão em dificuldades, pessoas que estão sofrendo muita crueldade, crianças órfãs que necessitam de sua ajuda. Tudo isso deve ser examinado cuidadosamente. E a proteção das pessoas que são dependentes de você. Então, isso tem que ser feito com a mão direita. Esse é o símbolo de Lakshmi.

E há duas mãos levantadas lá, que vocês viram, com o lótus cor de rosa. O lótus cor de rosa sugere que você deve ter amor no seu coração. Rosa é o símbolo do amor e da compaixão.

Como Eu disse antes a vocês também, uma pessoa que tem Lakshmi deve ter uma casa onde todo mundo é recebido. Como um lótus que recebe todos os insetos, mesmo os besouros que têm muitos espinhos. E o besouro vem e dorme a noite inteira muito confortavelmente. E o lótus fecha suas pétalas de forma que o besouro não tenha problemas para ficar confortável

. Portanto, essas casas devem acolher os hóspedes, qualquer que seja o tipo deles. E eles devem ser tratados muito bem, como se os Deuses tivessem vindo à sua casa."

(...) "Outro símbolo muito importante é que Ela está em pé sobre um lótus. Está tudo glorificado, todos os belos lótus carregando-A. Mas o lótus sugere que Ela não lança nenhuma pressão, nenhum desequilíbrio, nenhum poder ao redor.

Mas nesses países onde as pessoas têm dinheiro, elas tentam lançar poder em tudo ao redor. E aquela que tem dinheiro se torna a pessoa mais poderosa. Tudo se transforma em poder, então.

 Dinheiro é poder, amor é poder. Esse poder não tem nenhuma divindade nele, mas é um poder de opressão e agressão e vaidade.
Todos esses símbolos da Lakshmi são muito convincentes.

 De modo que, hoje, quando dizemos que alguém tem dinheiro, ou algum país ou alguma nação, eles são exatamente o oposto do que eles deveriam ser. A razão é que eles não são iluminados.

Eles têm que ter luzes em seus corações, assim como nós vemos isso no Diwali, tem que haver a luz. E sem iluminação, essas pessoas ricas, assim chamadas Lakshmipatis, tornam-se insensatas. É por isso que tem que haver luz. Porque com Lakshmi, uma pessoa pode tornar-se completamente cega.

A assim chamada Lakshmi não lhe dá uma compreensão apropriada do que significa você ter dinheiro, você ser rico. O que isso significa? É por isso que a pessoa quer ter luzes. A menos e até que você tenha a luz da Divindade dentro de você, você não compreenderá o grande símbolo da Lakshmi.

Mas, na Sahaja Yoga, nós acreditamos que a Lakshmi deve se tornar Mahalakshmi. O homem tem que tornar-se um “homem maior”, maha-manava.
 O que isso significa? Que Ela tem que tornar-se a Mahalakshmi. Mahalakshmi é uma Divindade que torna você completamente satisfeito com o que quer que você tenha, completa satisfação.

Não apenas isso, mas você começa a pensar:  “O que quer que eu tenha não é suficiente. Eu tenho que ter alguma outra coisa. Nem dinheiro, nem mais carros, nem mais televisões e objetos, mas eu tenho que ter alguma outra coisa que me dará a verdadeira satisfação.”

Você sabe que a lei da economia é que você nunca está satisfeito, nada é saciável. Então você segue comprando um e outro, e outro, e outro, e assim por diante. Mas, quando o Princípio de Mahalakshmi brilha em você, então você não quer mais.

 Você deseja dá-lo aos outros e você quer regozijar sua generosidade. Esse é o primeiro sinal de que você está se movendo agora de Lakshmi para Mahalakshmi.

Até o Princípio de Lakshmi, você estava cego. E o que quer que ele fosse, você estava pedindo mais coisas e mais coisas e mais coisas. Depois que isso termina, então você tem luz, iluminação.

 Quando você tiver feito todas as quatro coisas apropriadamente, isto é, generosidade, proteção, e hospitalidade e compaixão, então você começa a se envolver em outro modo de movimento, porque você sabe que nada traz satisfação, nada é saciável, correndo de uma coisa para outra, daquela para outra, daquela para outra."

(...) "E no caminho de Mahalakshmi, você pode encontrar outros tipos de personalidades. Porque se você tem a luz em seu coração, então você começa a ver que esse negócio de dinheiro não traz nenhuma satisfação. Você continua mudando de um para outro. Então você pensa: “O que nós devemos fazer?”

Com essa luz em seu coração, você descobre que você tem que seguir, agora, o Princípio de Mahalakshmi. Senão você estará perdido. Então, quando você pensa em Mahalakshmi, você começa a buscar, a buscar o caminho pelo qual você possa realmente ter uma verdadeira satisfação na vida."

http://www.sahajayoga.org.br



Oração

Lakshmi, Deusa da Fortuna e Abundância,

Das riquezas de Deus no alto,

Teus tesouros vindos do Sol

Derrame sobre nós!

Coração com a Luz sintonizado,

Poder para do céu trazer

Riqueza que o plano expande para todos os homens

Dos Mestres Ascensionados !

Afina nossa consciência com a tua!

Amplia nossa visão e faz-nos ver

Que a riqueza é para todos os de Fé

Que chamam Deus e pedem para o chamado descer.

Que desça nós, mandamos,

Farto MANÁ da mão de Deus com igualdade

Para que aqui como no alto,

Expressando Amor a Deus,

Recebamos Saúde, Força, Abundância e Prosperidade!

Assim seja e assim é!


Lakshmi - Deusa da riqueza e prosperidade


Lakshmi ou Laxmi é uma divindade do hinduísmo, esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa é sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura.

Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro.
Geralmente atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso. Apadma é o nome dado a Lakshmi, quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano.

Lakshmi é uma Deusa Indiana casada com Vishnu(um Deus Protetor)que é muito amada por seu povo. Foi ela que deu a Indra, o Rei dos Deuses, o soma (ou sangue do conhecimento) do seu próprio corpo para que ele produzisse a ilusão do parto e se tornasse o Rei dos Devas.
A Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakhsmi" é derivada da palavra "Laksya" do sânscrito, significando o "alvo", o "objetivo".
Suástica "virada à direita", forma decorativa hindu associada a Lakshmi.

Nascimento de LAKSHMI

Como todas as Deusas no panteão Hindu, Lakshmi tem muitas histórias sobre sua origem. Uma delas conta, que o Rei dos Reis, Indra, um certo dia, perdeu seus poderes e envelheceu. Um sábio nomeou um Deva menor para ir até Brahma em busca de uma solução.

Entretanto,esse último o conduziu até Mahavishnu (avatar de Vishnu) para um melhor aconselhamento. Vishnu sorriu ao ouvir o problema dos Devas (Deuses Menores) e deu-lhes uma solução. Disse que deveriam agitar o poderoso oceano de leite e beber amrita, o elixir que os faria recuperar a juventude e a força.
Mas tal feito não era nada fácil. Como chocalhar o oceano? Usando a montanha Mandara e a serpente Vasuki. Os Devas então foram providenciar tudo. Mas a montanha Mandara necessitava de uma base para puxá-la. Então Vishnu transformou-se em uma tartaruga poderosa e serviu de base para a montanha. Colocaram ainda, a serpente Vasuki em torno da montanha para protegê-la.

Os demônios acordados com tanta agitação, também quiseram compartilhar o elixir. Os Devas, como sabiam que não conseguiriam realizar a tarefa sozinhos, aceitaram a ajuda dos Asuras (demônios).
Agitaram tanto o oceano até que seus braços se feriram e receberam então, quatorze presentes preciosos para à humanidade. A Deusa Lakshmi foi a última a emergir.

 Sentada sobre um lótus,era extremamente bela e encantou a todos. Os elefantes do céu derramavam gotas de água para refrescá-la. De acordo com a mitologia hindu, a terra inteira é mantida por quatro elefantes chamados Dik-gaj, onde "dik" significa o sentido e "gaj", o elefante.
Lakshmi trouxe consigo o elixir, que faria reviver a força dos Deuses.

Escolheu então, para ser seu consorte, Vishnu. Vishnu carregou Lakshmi do oceano até o céu e cada vez que ele desce na terra como um avatar, é acompanhado por um avatar de Lakshmi.

Reencarnações da Deusa

A Deusa-Mãe Lakshmi é consultada pela população hindu, buscando algum tipo de riqueza. A mulher é a manifestação, na terra,da mãe Laksmi, a deusa da prosperidade, por isso é tradição que ela guarde a chave do cofre. Além disso, os indianos consideram importante a palavra da mulher em uma decisão financeira.

 Essa é uma sabedoria antiga que garante a segurança material da família, pois acredita-se que a mulher protege mais os interesses dos familiares que o homem.

Atenção! Os homens precisam respeitar a mulher de todos os povos, amar a mulher para que a harmonia com o feminino produza a fecundidade da abundância e da prosperidade.

Um homem, que maltrata e fere uma mulher é como um rio seco de um deserto ....
E se as mulheres nutrem um ódio pelos homens, não amam as crianças então,  possivelmente não carregam a Deusa dentro do coração, e  a sombra da riqueza mora no lugar da fertilidade, do amor, da sorte e da prosperidade.

Há oito modalidades de se adorar Lakshmi, levando em conta o resultado desejado. A imagem abaixo também ilustra as oito reencarnações da Deusa Lakshmi:

Ashta Lakshmi
Ashta-Lakshmi Os oito aspectos ou representações de Lakshmi da deusa
Ashta Lakshmi (Ashta significa oito + Lakshmi, a deusa da riqueza) significa os oito aspectos divinos de Ma Lakshmi.

 Os oito representações enfatizam diferentes formas de riqueza. Riqueza tem muitas outras formas de manifestar. Você precisa de diferentes tipos de riqueza e recursos para ser rico em um sentido real. Riqueza física, financeira, espiritual e material são necessários para completar várias necessidades da vida.

Deusa Mahalakshmi representa riqueza e prosperidade, sorte e fortuna. 

Seus oito aspectos são:
1)    Dhan Lakshmi ou Lakshmi Vaibhav - Riqueza do dinheiro e riquezas: "Dhan" e "Vaibhav" significa dinheiro, riqueza, fortuna e renda. É a forma normal em que perceber e compreender a riqueza. Esta riqueza é de grande importância para quem deseja viver uma vida enriquecida e feliz.

2)    Gaj Lakshmi - Riqueza de elefantes ou veículos:"Gaj" significa elefante e simboliza os veículos que usamos para nos transportar. Significa, também, a mobilidade na vida e facilidade de viajar.

3) Adi Lakshmi - Riqueza de prosperidade sem fim. Grande Mãe e não há começo nem fim: "Adi" significa existência eterna. Adi Lakshmi significa a natureza interminável da Deusa. Ela não tem começo nem fim. Ela é contínua. Riqueza deve, portanto, fluem continuamente também. Ele Vishnu também sempre esteve lá e sempre estará lá.

Esta canção é o Sree Lakshmi Ashta  Stotram dedicada aos oito formas de mãe Lakshmi. Ele foi originalmente escrito por Sri Adi Shankaracharya. Este vídeo lindo é alimentado por YouTube.
Nota: Deixe o vídeo carregar completamente antes de  usá-lo.

4)    Vijay Lakshmi - Riqueza da vitória, perseverança, força,  coragem e confiança: "Vijay" significa vitória. Esta deusa simboliza a riqueza de coragem, confiança, coragem e vitória. Esta riqueza fortalece nosso caráter e nos mantém em movimento ao longo sucesso em nosso caminho de vida.

5) Dhairya Lakshmi - Riqueza de paciência, estratégia, planejamento, objetividade: "Dhairya" significa a paciência. Esta riqueza nos dá a força espiritual para enfrentar bons e maus momentos com a mesma facilidade. Ela significa a importância do planejamento e estratégia em todas as nossas ações para que possamos avançar com cautela e alcançar a nossa meta de cada vez.

6)  Dhanya Lakshmi - Riqueza de grãos, alimentos, nutrição e saúde: "Dhanya" significa grão. Fertilidade da Terra, da natureza, da água, das fontes que abençoam a semente para crescer. Comida é a nossa riqueza mais básica e mais importante. Nós precisamos de comida para sustentar a vida. Sendo meios ricos temos abundância de alimento que nos mantém nutrida e saudável.

7)    Vidya Lakshmi - Riqueza de educação, conhecimento, habilidades: "Vidya" significa conhecimento. Para ser meios bem informados que têm habilidades de vários tipos. Temos informações gerais sobre nossos problemas locais, nacionais e internacionais. Nós podemos participar na partilha de informação.


8) Santan Lakshmi - Riqueza das crianças, herança, família, amigos, simpatizantes assim: "Santan" significa crianças. Deusa Lakshmi simboliza a natureza social do homem. Precisamos uns dos outros. As crianças são a nossa riqueza. Eles são o nosso futuro. A família é a unidade básica de pessoas que criam os seus filhos. Ela protege principalmente as crianças. A vida se move para a frente através de seus filhos.

Deusa Lakshmi é descrita como uma mulher. Na maioria das vezes, ela é como uma mãe orou ou Ma Lakshmi. Assim como uma mãe de coração suave que ela nos ama e nos guia. Ela facilmente nos concede suas bênçãos e dádivas, se buscá-la. Rezar para ela com devoção sempre satisfazer os seus desejos. 

Os benefícios da adoração.

Cada um dos aspectos ou reencarnações acima, são chamados de"vrata". Por exemplo, para alcançar a vitória na guerra ou em batalhas legais, deve-se ativar o vrata Vijaya-lakshmi. Para a saúde, o vrata de Veera-lakshmi da coragem e do poder deve ser ativado. Para que a casa ou comércio seja próspero o vrata indicado é o Dhanya-lakshmi. E assim por diante...
Todos que empreendem a busca de um vrata da Deusa Lakshmi com fé e sinceridade, conseguirão o que desejam.

Adoração do Vrata

Para as mulheres é importante a conexão com a Deusa Lakshmi, pois ela traz muita prosperidade para toda a família. A mulher hindu tradicional preza muito pela conservação de um lar saudável e próspero.

Consequentemente, as mulheres pedem a ajuda de Lakshmi para assegurar essa harmonia, especialmente porque ela é considerada como modelo de esposa perfeita. O relacionamento de Lakhsmi e Vishnu ilustra esse aspecto.

Qualquer ritual deve ser realizado em uma sexta-feira que coincida com os dias 11 ou 21 do mês. Não deve-se comer carne nesse dia.

Sempre que o puja (ritual de adoração) é realizado, ele compreende três componentes importantes: ter uma imagem ou ilustração da Deusa; o ato do puja, ou adoração que inclui moedas,flores, frutas e alimentos que devem ser lhe oferecidos e no final os alimentos são abençoados e devem ser consumidos.
Executando-se essas três etapas cria-se um relacionamento emocional direto com a Deusa.

Você pode criar em sua casa um pequeno altar para adorar Lakshmi e pedir prosperidade e riqueza para sua vida. É só achar um cantinho ou uma mesinha vazia, cobri-la com uma toalha amarela e colocar a imagem ou uma fotografia da Deusa.

 Coloque então uma vasilha com água pura, duas lamparinas à óleo ou velas vermelhas, incenso indiano, moedas, uma bandeja com 5 variedades de frutas da época, um vaso com rosas vermelhas, pasta perfumada da madeira de sândalo, e Panchaamrutam, que é uma mistura de mel, manteiga purificada (ghee), coalhada, leite e açúcar.

Pode ser substituído por um doce de ambrosia, que é mais conhecido por todos nós. Coloque um som ambiental com músicas indianas. Depois que o altar estiver pronto sente-se em uma cadeira ou na posição de lótus no chão e feche os olhos.

 Agora imagina-se flutuando em um rio em cima de uma flor de lótus vermelha gigante. Ao seu lado estará Lakshmi, linda em seu sari vermelho todo bordado de dourado. Converse com ela e diga que você lhe trouxe muitos presentes para serem trocados por sua abençoada sabedoria. Deixe que o fluxo de sua imaginação carregue você, escute as palavras da Deusa e aqueça-se com sua abundância.

Quando quiser voltar é só se despedir da Deusa, respirar três vezes profundamente e abrir os olhos.

(Shri Mataji)
Postado por Eloísa Helena Cardoso 



https://www.youtube.com/watch?v=Cbz53eFQtLI 

Griha Lakshmi-
Em casas de hindus, muitas vezes é dito que os deuses residem onde as mulheres são respeitadas, honrada, e protegida. Acredita-se que a Deusa Lakshmi vive em cada casa sob a forma de Griha-Lakshmi ou a senhora da casa.
'Griha' significa casa e Lakshmi é a deusa da riqueza. Tradicionalmente, a filha-de-lei de cada casa é considerado como o Griha-Lakshmi. Ela muda a casa para uma casa. Ela é a única que leva a família para a frente como seus filhos são a próxima geração na árvore genealógica.

A próxima geração é ainda mais influenciada pela sua educação, caráter e natureza. Ela é o símbolo do nome de família, prestígio, sorte e fortuna. A sua presença enche as casas com alegria, amor e festividades.

Na tradição indiana quando a filha nasce, ela é referida como Lakshmi. A dona de casa é chamado de 'Srimati' e um homem respeitável é chamado de 'Shri'. A constante referência à deusa Lakshmi ajuda a convidar mais dela na família.

Quando a filha-de-lei vem primeiro para a casa de seu marido, ela entra na casa à noite. Isto simboliza a entrada de Lakshmi, que se diz sempre vêm durante a noite.

Em seguida, a noiva joga um recipiente cheio de arroz com seu primeiro passo em todo o limiar, em casa e passos de seu marido em uma placa de corante vermelho. Ela então vai para a casa deixando cópias do pé vermelhos atrás dela. Isto significa a chegada de Lakshmi, boa sorte, boa sorte para a casa. Ladies cantar e rir como eles escoltar sua filha-de-lei em casa.

A recepção é lançada para a nova nora-para recebê-la no círculo social de amigos e parentes do marido. Além disso, todo mundo fica a saber que o novo Griha-Lakshmi é. Todas estas tradições significar a entrada de Lakshmi para a casa na forma do 'bahu' ou filha-de-lei.


Assim como Lakshmi  não gosta de ser limitada, e entra em casas onde as mulheres são felizes e livres para se expressar são moradas alegres.


Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
Repassando à Chama  Trina da Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!



Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados –
Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,
para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.





5 comentários:

  1. Bom dia! Estou pesquisando sobre Lakshmi e caí no seu blog, que foi o único que citou a aparição dela, algumas vezes, com apenas dois braços. Eu digo isso por que eu vi uma imagem dela em uma loja e tinham apenas dois braços segurando uma tigela. A imagem era completamente diferente de todas as que aparcem na internet. Você saberia dizer o por que dessa representação? Na imagem ela não está doando nada, parece segurar esse pote para receber oferendas, apenas. A imagem é tipo essa aqui: http://nanysomers.zip.net/images/laksmi2.jpg
    Agradeço desde já pelo seu tempo, desculpe qualquer inconveniente. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alinte, agradeço sua presença e carinho. Não sou profunda conhecedora do assunto, porém esta imagem está me parecendo uma imagem budista... grata Dharmadhannya

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua pesquisa.
    Gratidão!
    Sheila Lakshmi

    ResponderExcluir
  4. Linda! Amei!Namastê!Sou Grata pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma imagem que me venderam como Lakshmi, mas não encontro nenhum blog ou site que se refura a ela. Vc saberia me dizer? A imagem é tipo esta:
    https://www.elo7.com.br/deusa-indiana/dp/66D87C?e7src=search&e7mdm=card&nav=sch_pd_sr_0_1&qrid=bq37stAMOyZk#rcp=1&pso=up&ps2=1&sdps=0&rch=1&hsv=1&nis=1&ucrq=1&npc=1&supc=1&smk=0&src=1&df=m&rps=0&srm=1&mnc=0&ssl=0&sew=1&ccil=1&sami=0&sms=0&spc=1&staa=0&smsm=0&usb=0&ses=0&sei=0&suf=0&fbb=0&ss=0&sura=0&smps=0&rfn=0&sedk=0&scsa=0&sewb=1&sac=0&uso=o&smc=1&hsn=0&sum=0&sep=0&cpr=0&secpl=0&inp=0&sed=1

    ResponderExcluir