sábado, 7 de dezembro de 2013

A Força da Resiliência na sua vida.




A força da Resiliência na sua vida.

"Usando o aço e o chumbo como metáforas, pode-se dizer que existem pessoas que suportam as tremendas forças de mudança, aprendem durante o processo de transformação e retornam ao estado de tranquilidade sem qualquer desgaste emocional e muito mais operacionalmente preparadas para enfrentar futuras adversidades.

Assim como o aço, pessoas deste estilo, que têm a capacidade de adquirir mais experiência pessoal e profissional por meio do esforço da mudança, são ditas de alta resiliência.

 Já outros indivíduos, muito antes de as pressões da mudança ocorrerem, antecipam-se em lamentos, sofrendo terrivelmente com as prováveis transformações que poderão ocorrer e permanecendo num estado de ânimo alterado.

Em geral, pessoas deste estilo mantêm-se deprimidas, mesmo depois de cessarem as tensões para a mudança, e, assim como o chumbo, são ditas de baixa resiliência.

E importante observar que resiliência alta ou baixa não tem relação com competência, habilidade ou conhecimento.

Uma pessoa altamente competente num determinando ramo de atividade pode ter baixíssima resiliência, a tal ponto que, num projeto em que participa de forma brilhante, diante de uma mudança, se ausenta até “a poeira baixar” e, depois de algum tempo, volta “questionando” alterações feitas e a validade das diretrizes estabelecidas, mesmo que altamente estratégicas.

 Dentro desse contexto, não é difícil concordar que o profissional ideal reúne competência com resiliência para compor a excelência, elemento que o diferencia dos demais.
Padrões de Resiliência

Complementando a competência com a alta resiliência, as pessoas adquirem a capacidade de absorver o impacto das mudanças com um mínimo de anomalias comportamentais.


Ou, dentro da gíria, é a resiliência que dá a algumas pessoas a capacidade de “aguentar o tranco sem desabar”. Aplicado dessa forma, o conceito, em relação às pessoas, tem dois componentes:

 (1) a sensibilidade relativa à mudança e
 (2) a velocidade com que elas voltam ao normal quando cessa a força de mudança.

 Considerando essa velocidade e essa sensibilidade, podemos identificar quatro padrões de comportamento, para os quais daremos as denominações: chumbo, bambu, concreto e aço. Vide 

Só grandes mudanças chegam a provocar disfunção (concreto e aço)
Pequenas mudanças já provocam disfunções ( chumbo e bambu)

 Chumbo
O padrão chumbo é o dos indivíduos que se incomodam com pequenas mudanças e demoram muito a voltar ao estado de normalidade depois que as pressões de mudança deixam de existir.

Os indivíduos desse padrão, em geral, começam a ficar tensos e inquietos quando pressentem mudanças bem antes de elas começarem a acontecer. Talvez o pior seja a “sequela” comportamental que fica após todas as transformações terem acontecido, pois muita gente do perfil “chumbo” fica lembrando os problemas que ocorreram com mudanças de mais de dois anos. Esse ressentimento tende a acentuar ainda mais a atitude negativa diante da mudança.

Bambu
O padrão bambu é o de indivíduos que também não suportam as pequenas mudanças, mas voltam rapidamente ao estado de tranquilidade inicial assim que cessam as forças de mudança.

 São pessoas que têm a mente orientada para “o dia seguinte” e quase nunca se preocupam com o que passou ou levam em conta o que aconteceu antes. De certa forma, assim como a planta que oscila na ventania, o indivíduo “bambu” adquire um pouco de energia e alguma experiência com o processo de mudança.

Concreto.
O padrão concreto é o de indivíduos que, diversamente do padrão chumbo e bambu, aguentam grandes mudanças, mas demoram a voltar à condição anterior.

 Quando voltam, guardam “sequelas” decorrentes do processo de transformação que passaram para se adaptar à mudança. De uma maneira figurada, é como se fossem grandes torres de concreto que não se abalam com um furacão, mas, quando ele passa, percebe-se que a torre perdeu pedaços de seu acabamento e pode ter deixado à mostra alguns vergalhões.

Indivíduos do padrão concreto podem suportar enormes mudanças, mas, enquanto ocorre a pressão da mudança, deixam de observar certas virtudes e, quando a pressão acaba, guardam na lembrança os problemas e conflitos ocorridos no esforço de transformação.

É bom observar que parte dessa lembrança é útil para que não se repitam erros em transformações semelhantes do futuro, mas grande parte só provoca ressentimentos.

Aço
O padrão aço é o dos indivíduos que, além de aguentarem grandes mudanças, voltam rapidamente ao estado de normalidade.

 Estes indivíduos se recuperam com muita energia, aprendem durante o processo de transformação e, como foi dito, retornam ao estado de tranquilidade sem qualquer perturbação, salvo a vantagem de ter adquirido mais experiência pessoal e profissional.



Volta LENTA à normalidade
Concreto - 44
Chumbo - 12

Volta RÁPIDA à normalidade
Bambu – 26
Aço – 18

A resiliência nas organizações

Por meio de questionários e entrevistas, é possível definir o perfil de resiliência de um grupo de colaboradores. Este perfil pode ser muito útil para reunir colaboradores em uma combinação de padrões de resiliência adequados à realização de algum trabalho em conjunto.

 Nestes casos, percebe-se uma tendência de as lideranças acharem que o ideal é ter o máximo de indivíduos do padrão aço, alguns do padrão concreto, pouquíssimos indivíduos bambu e, se possível, nenhum chumbo.

Com esta percepção, alicia-se mais “aço” e faz-se o afastamento de quem tem qualquer outro perfil, podendo provocar grandes danos na realização dos trabalhos. Isto porque alguns indivíduos do padrão “chumbo” têm maior perspicácia com relação às mudanças.

 Enquanto esses indivíduos chegam ao extremo de serem afetados mesmo antes de as pressões começarem, os de padrão “aço”, por estarem sempre preparados para “o que der e vier”, não costumam manter “suas antenas ligadas”, tendo assim pouca sensibilidade com relação à mudança.

Uma pesquisa feita por este autor aponta a existência de uma percentagem alta (12%) de indivíduos de baixa resiliência e em nenhum dos casos relatou-se o comprometimento dos resultados operacionais decorrentes desse fato.
 Recomenda-se que, na composição de um grupo de trabalho, exista pelo menos um indivíduo do padrão aço e outro do padrão chumbo, e o restante da equipe pode ser uma composição qualquer de concreto e bambu.

 Com este cuidado, compõe-se uma resiliência conjunta que, por meio do efeito sinérgico da diversidade de estilos pessoais, proporcionará ao conjunto uma capacidade de se recuperar ou se adaptar rapidamente, por maiores que sejam as pressões para a mudança e por mais dramático que seja o processo de transformação.



Proatividade

Proatividade é a característica principal do empreendedor que tem iniciativa e não espera que as oportunidades ocorram ou que os recursos apareçam para iniciar seus projetos. Administração proativa é aquela em que as decisões e providências são tomadas antes que os problemas ou oportunidades venham a acontecer.

 E diferente da administração reativa, que espera a ocorrência dos desafios para que seja encaminhada qualquer ação.

Padrões de Proatividade
A proatividade com relação aos desafios e aos recursos é a responsabilidade de decidir e agir de forma consciente e independente da existência de um conhecimento completo dos desafios e da disponibilidade de tempo, pessoas, equipamento, espaço físico, capital.

 Dependendo da disposição para sair em busca dos recursos ou para compreender os desafios, podem-se identificar quatro padrões de comportamento: Estagnado, Adiantado, Preparado, Empolgado.


Estagnado
O padrão Estagnado é típico dos indivíduos que esperam que os desafios lhes sejam apresentados com clareza e os recursos necessários para vencê-los já estejam disponíveis, ou possam ser obtidos com facilidade.

 O indivíduo desse padrão, quando solicitado a realizar alguma tarefa, começa questionando a clareza da solicitação; quando fica tudo esclarecido, reclama a falta de equipamento e técnicas;

 quando se diz que a parte técnica já está resolvida, alega que não tem um local adequado; e seguindo esse rosário de lamúrias, em vez de assumir a sua incapacidade para a tarefa, acaba repassando culpas.

 Ele repassa a culpa sobre seu perfil profissional à organização, ao departamento, à chefia, ao treinamento recebido, à falta de apoio etc. O indivíduo deste padrão fica bloqueado à espera de recursos para realizar desafios que, mesmo diante da capacidade de prevê-los, sente-se incapaz de cumpri-los.

 Apesar de tudo isso, o estagnado pode ser capaz de realizar com muita dedicação atividades definidas de forma clara e que tenham os recursos já negociados.

Adiantado
O padrão Adiantado é típico dos indivíduos capazes de compreender um desafio a ponto de representá-lo como um anteprojeto, em que atividades, prazos e riscos são especificados detalhadamente.

Apesar desta capacidade, ele é incapaz de conseguir gente, equipamento, espaço etc. necessário para realizar o desafio, por mais claras que estejam as suas próprias especificações. Por esse motivo, fica frustrado por saber o que precisa ser feito, mas por se sentir incapaz, devido à falta de recursos.

Existem indivíduos que se realizam profissionalmente neste padrão porque têm a capacidade de conseguir algo fundamental para dar prosseguimento aos seus projetos — o apoio de quem sabe buscar recursos onde quer que eles possam ser encontrados e negociado —, formando uma parceria altamente sinérgica.

Preparado
O padrão Preparado é típico das pessoas excelentes na busca e na negociação dos recursos necessários, não medindo obstáculos para consegui-los. Entretanto, devido à dificuldade de se antecipar aos desafios, ou até mesmo compreendê-los, muitas vezes não sabem o que fazer com os recursos conseguidos.

 Eles podem formar uma parceria muito boa com os indivíduos do padrão Adiantado. Enquanto um não sabe, ou não tem disposição para obter recursos, o outro se empenha na obtenção de qualquer coisa que ajude na realização de tarefas. Enquanto um não tem habilidades para se antecipar aos desafios ou compreendê-los, o outro se empenha esclarecendo etapa por etapa tudo o que precisa ser feito.

Formam, assim, um par sinérgico ideal, em que cada um compensa as fraquezas do outro.

Empolgado
O padrão Empolgado é típico do indivíduo que desenvolve uma competência especial para o empreendedorismo; ele é o verdadeiro proativo. E capaz de se antecipar aos desafios, definir a melhor forma de resolvê-los, pesquisar onde encontrar os recursos e negociá-los de forma habilidosa.

 O indivíduo no nível máximo de excelência deste padrão, quando solicitado a realizar alguma tarefa, precisa apenas do nome do principal interessado. A partir daí, num estilo de trabalho tipo “Mensagem a Garcia”,2 vai coletando informações sobre os envolvidos, os prazos e os intermediários;

 define atividades e especialistas para cada tarefa; estabelece a rede de precedência entre atividades; pede apoio aos especialistas para definir os recursos necessários e definir os prazos.

 Ao adotar esta atitude, ele acaba montando um anteprojeto cuja análise pode até comprovar a sua inviabilidade. Porém, esta inviabilidade é comprovada em conjunto com os envolvidos. Jamais se ouve do Empolgado qualquer dúvida sobre a possibilidade de realizar alguma coisa. Para ele, que é o verdadeiro proativo, tudo é possível, desde que s considerem as circunstâncias.

 A Proatividade nas organizações

Por meio de questionários e entrevistas, é possível determinar o perfil de proatividade de um grupo de colaboradores. A partir deste perfil, pode-se orientar melhor forma de reuni-los para desenvolver algum trabalho em conjunto.

 Percebe-se  uma tendência de as lideranças acharem que o ideal é ter o máximo de indivíduos do padrão Empolgado e, se possível, nenhum indivíduo do padrão Estagnado. Para isso, aliciam-se mais. Empolgados, e cuida-se do afastamento de quem tem qualquer outro perfil, prejudicando a obtenção dos resultados gerais.

porque os Adiantados não gostam de realizar tarefas que outros tenham detalhado; Empolgados, em geral, só se realizam em projetos que eles próprios especifiquem e em que negociem os recursos.

 Por isto, a organização precisa de alguém para realizar as operações já especificadas, o que justificaria até mais do que os 11% de indivíduos no padrão.

 Estagnado levantados em estudo feito por este autor.  Cabe à liderança alocar o pessoal deste padrão para a realização de tarefas para as quais outros tenham apresentado restrições.

 Se as tarefas estiverem bem definidas e os recursos estiverem programados para os momentos em que se fizerem necessários, os Estagnados poderão cumpri-las sem qualquer restrição.

 A definição e a programação poderão ter sido feitas por indivíduos de outros padrões de proatividade.

Com uma equipe só de Empolgados, talvez se enfrente internamente um nível e competitividade e de conflito de interesse muito elevado.

Um Empolgado contundente e agressivo pode se tornar um verdadeiro “rolo compressor”, nivelando por baixo todas as atividades do setor que não estejam colaborando com o ‘seu projeto”, que, por sua vez, será por ele sempre considerado de relevância estratégica.

 Para evitar situações assim, o líder tem de promover a sinergia entre os seus Estagnados, Empolgados, Preparados e Adiantados, visando a um desenvolvimento generalizado de sua organização através da energização de todo o seu pessoal.

 Com este cuidado, ele compõe uma Proatividade conjunta que fará a equipe, como um todo, ser capaz de atuar de forma empreendedora, agindo com iniciativa para aproveitar as oportunidades e conseguir os recursos necessários à realização dos projetos". Sergio Lins .  


2 Durante a guerra (1898) da Espanha com os Estados Unidos, um indivíduo chamado Rowan recebeu do presidente a missão de entregar uma carta a Garcia, líder da insurreição, que se encontrava em algum lugar nos redutos montanhosos de Cuba — ninguém sabia onde. (...) Rowan desapareceu na selva e, semanas depois, apareceu do outro lado da ilha, após atravessar a pé o território hostil e entregar a Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário