segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Meditação: O contato com a Fonte da Felicidade



Meditação: A Fonte da Felicidade

A MEDITAÇÃO é a chave que abre sua porta interior.

Por que é importante meditar?

Quando estamos sem conexão com a Eu Superior podemos ser levados na roda do carma individual, família, social e coletivo. Quando estamos em harmonia com a Divina Presença somos iluminados com a intuição, aproveitamos as oportunidades que a sorte nos oferece e  atraímos o dharma. Entramos em cenários da vida iluminados e atraímos pessoas e oportunidades para viver a alegria que a harmonia oferece.

A conexão com ao Eu Superior ou com o anjo Protetor nos protege do domínio mental do outro, das massas, da mídia, do sistema e protege nossa aura de ataques e de invasões; limpa nossa mente e nossa antena mental fica conectada com planos superiores.

Quando você medita, você “treina” suas habilidades de concentração, interiorização e disciplina que nos ilumina com o Terceiro olho, com a  visão espiritual do Eu Superior. Desenvolvemos a  maturidade espiritual e mental e impede que sejamos dominados por nossas emoções e pelas emoções dos outros.

Mas, quando temos uma Personalidade confusa, egoísta, possivelmente ela irá meditar, orar e, por isso não vai aceitar as provas que todas as pessoas do planeta vivem; podemos amenizar a queda, mas muitas vezes não podemos   impedir  os desígnios da vontade de Deus.

Muitas vezes passamos por provas que nos dão força, para seguir , forças para amadurecer espiritualmente.

A meditação nos ilumina com a sabedoria da harmonia do amor de Deus. Dharmadhannya 

O Prêmio

Não há palavras para descrever a paz, o prazer e a perfeição que se encontra nesse estado de união. Como o orgasmo, é algo que não pode ser explicado, só vivenciado.

Por isso, não existem substitutos para a meditação. Ela é o acesso mais puro e direto à energia interior e à consciência plena. A meditação abre canais em todos os níveis de consciência.

 De alguma forma misteriosa, ela estimula o crescimento e o bem-estar em todos os planos da existência — do espiritual ao intelectual, do emocional ao físico.

Por meio da meditação, aprendemos a entrar instantaneamente no lugar onde fazemos contato com a Fonte Interior. É ali que estão a nossa disposição o amor, o conhecimento, a sabedoria e a energia.

E é desse lugar que aprendemos a dirigir nossa própria energia, extraindo-a do infinito manancial enquanto impulsionamos nossa atenção no rumo de nossa escolha. Sem essa ligação, somos cascas vazias, usando reservas limitadas e as ilusões do ego.

Sem desenvolver a paz interna, você nunca será capaz de sentir o amor e o esplendor de seu próprio Eu Divino. Sem o silêncio trazido pela meditação, você jamais conseguirá distinguir a delicada voz da Orientação intuitiva no meio de toda a estática.

Seu Eu Superior emana daquele centro em seu mais profundo interior e o meio de se chegar a ele é a meditação.

A Clareza Espiritual

O contato com sua Fonte Interior é possível, sempre que você o procura com sinceridade. A clareza do que você recebe, todavia, depende da qualidade da recepção, ou seja, de sua clareza. E a meditação que cria essa clareza, ao “acalmar as águas” do poço interior.

Você deve estar disposto a diminuir sua atividade, a parar e apenas ficar em silêncio. E nesse espaço tranquilo que entra o Espírito. Crie um local sagrado para receber seu eu superior ficando em silêncio, pronto a ouvir, desejando somente ser. Isso atrai, como um ímã, a essência do superconsciente.

E nesse espaço silencioso que esperamos, convidando a Fonte a entrar. E então ela vem — sempre. Todavia, há períodos em que devemos ser pacientes ou demonstrar nossa disposição de perseverar.

Às vezes, ela entra dançando, leve como uma borboleta; em outras, se apresenta com a majestade de toda a criação infinita. Não importa como, ela deve ser simplesmente vivenciada.

 O mundo é criado com base na simplicidade. A força criativa não é complexa nem um dogma intricado. E a essência da simplicidade em si — um todo unificado tão perfeito que escapa à mente racional.

Assim, em nossa busca de compreensão, devemos abandonar os pensamentos, e entrar na plenitude, na sensação indefinida ou estado de ser, vivenciando tudo o que deve ser experimentado.

Transcendendo a Mente Consciente
Em geral, a força e a atividade do processo de pensamento consciente, racional, tendem a confundir ou abafar os sinais que vêm de dentro.

Para fortalecer e purificar a qualidade de sua ligação com a Fonte Interior, você deve transcender, de tempo em tempo, a mente consciente, o que permitirá que sua consciência vá direto para a experiência de unidade com o manancial dentro de você.

Nosso Eu Superior “vive” no plano da Unidade, com milhares de centelhas brilhando no Sol maior coração de Deus.

A meditação é o meio mais direto e profundo de você sintonizar o eu superior, pois leva para a união com a superconsciência infinita que compreende a essência do ser. Essa é uma experiência que vai além dos pensamentos.

Aproximando-se da Fonte
A meditação leva à fonte da Fonte, ao poço profundo do estado de ser do qual emana sua consciência, juntamente com todo o universo criado.
Eu Sou Um-a só consciência. Eu Sou (Eu Superior) Um-a ( um ponto de Luz dentro da Luz Maior) .

Quando você entra com sua atenção nesse lugar, que se encontra no centro do ser, sua consciência se mescla com o infinito.

Imagine sua consciência racional na extremidade de um espectro e a infinita expansão do divino na outra. Quanto mais você aprende a se fundir com a Fonte dentro de si, integrando essa experiência interna com sua consciência racional, mais perto chega a expressão do infinito e do divino em sua própria vida.

O tesouro que existe dentro de você mesmo ultrapassa toda a riqueza e todo o prazer encontrados no universo conhecido.
Agora você sabe por que tantos e tantos monges ficam em cavernas  por anos!

 No entanto, nem todos podem escapar para a solidão das montanhas ou para os muros de um mosteiro. A maioria de nós precisa viver no mundo “civilizado” (eu muitas vezes questiono esse termo; e você?), com responsabilidades, lar, trabalho e família.

Não tema! Qualquer um pode meditar. Até mesmo você. Até mesmo alguém com seu estilo de vida. Podem ser necessárias algumas mudanças e um firme compromisso, mas não há uma única pessoa viva que não tenha acesso a seu próprio mundo interior.

Aprenda a Ficar Parado

Como detestamos ficar parados! Creio que isto viola a ética do trabalho ou algo parecido.

Uma vez, eu estava sentada sob o sol, num maravilhoso hotel do interior, quando ouvi um cavalheiro numa mesa próxima dizer a seu acompanhante: “Sempre sinto que estou deixando de realizar alguma coisa, quando fico parado sem fazer nada”.

Isso é muito comum. Mas... é certo?

O mundo oriental tradicionalmente reconhece o valor de se ficar parado. A meditação sob diferentes formas é uma prática diária em países como Japão e China. Essas culturas aprenderam, ao longo do silêncio de milhares de anos, que se obtêm grandes benefícios simplesmente voltando-se para o centro de si e sendo.

A quietude é o único meio de conseguir acesso aos preciosos e profundos níveis do eu.

Formas de Meditação
O que é meditação? Apesar de a palavra ter sido definida de muitas maneiras por muitos mestres, eu a empregarei como o processo de se fundir com sua Fonte Interior.

A meditação abre o acesso ao infinito reino do Espírito — além dos conceitos e do alcance da mente racional. E o processo de se tornar um com a Força que transcende e incorpora o eu individual.

E como se faz isso?
 Há inúmeras, talvez infinitas formas de se meditar. Algumas são padronizadas, outras não.

Neste texto, eu lhe ensinarei alguns métodos básicos de tranquilizar a mente.

Qual é o tipo certo para você? Tente todos e depois deixe seu Eu     Superior escolher o que funciona melhor em sua prática diária. A propósito, não se sinta obrigado a seguir apenas as minhas instruções; se lhe convier, procure diferentes cursos de meditação. Algumas vezes, nossa Orientação Interior nos leva a conexões externas que mostram a melhor direção a ser seguida.

Existem inúmeras formas de meditação, inúmeros mestres espirituais seguindo as mais diferentes escolas de pensamento sobre o assunto. No entanto, não conheço uma única forma de meditação que não seja útil de alguma maneira.

Talvez você queira explorar várias técnicas até descobrir a que melhor se adapta a seu modo de ser. (Você também pode caminhar sozinho, seguindo a trilha que intuitivamente lhe parece a mais benéfica.)

Cuidado com escolas que afirmam ser o único caminho válido para a iluminação. A verdade é que existem tantas estradas como viajantes e o que é certo para outra pessoa pode não ser adequado para você.

Em todos os casos, peça à mais alta autoridade interior para lhe indicar a direção a ser tomada.

É possível ainda que você já esteja utilizando um método que aprendeu anteriormente. De qualquer forma, compartilharei com você o tipo de meditação ensinada por meu Guia. Com o tempo, você poderá obter sua própria técnica individual com seu Conselheiro Maior.

EXERCÍCIO N° 6: MEDITAÇÃO BÁSICA

PREPARAÇÃO. Vá para um lugar silencioso, especial, onde você possa ficar sozinho, sem ser perturbado pelo telefone ou pela campainha de porta, e sente-se.

Encontre uma posição confortável, com as costas retas, com ou sem apoio. Alguns preferem sentar numa cadeira com os pés bem plantados no chão. Outros já gostam de ficar de pernas cruzadas, em posição  de ioga, sobre um tapete. Se você costuma sentir frio com facilidade, cubra-se com um xale ou cobertor.

Antes de começar, determine o período de tempo que pretende ficar nessa posição e atenha-se a ele, seja de dez minutos ou de uma hora. A mente invariavelmente cria motivos e racionalizações para convencê-lo da necessidade de interromper ou encurtar a meditação.

Predeterminando sua duração, você assume um compromisso, que o libera para ficar onde está. (Se você exceder o tempo, ótimo — é um bom meio de fortalecer esse saudável hábito.)

Uma vez determinada a duração mínima de sua meditação, acomode- se com a espinha ereta. (Não se esqueça de soltar alguma roupa que esteja apertando.) Se estiver de pernas cruzadas no chão, ponha as mãos no colo, relaxadas. Se escolheu uma cadeira, plante bem os pés e apóie as mãos nas coxas.

FIQUE E SEJA. Feche os olhos. Respire profundamente algumas vezes e deixe-se relaxar por completo, abandonando todas as preocupações e responsabilidades do dia. (Elas são incômodos persistentes — diga- lhes com firmeza que cuidará delas mais tarde, pois agora é sua hora especial de ficar dentro si mesmo sem ser interrompido.)

Sinta a sua respiração, sinta a respiração da vida... Inspire  e expire com a Unidade.
Sinta que a sua respiração é Una com a respiração do Eu Superior.

Você está construindo a Ponte para o contato com o seu Eu Superior, ou com a sua Alma -  a Ponte do Arco-íris.

Agora permita que sua consciência vá para aquele centro de você onde tudo é claro e tranquilo (escolha esse lugar), ou seja, ao lugar onde você pode entrar em comunhão com seu eu superior, um lugar que só você vivenciará. Funda-se com a Fonte infinita em seu interior. Será algo como cair para dentro de si mesmo.

Você não terá de procurar por esse lugar, pois a consciência o encontra naturalmente, tal como uma folha que, quando se solta, cai ao chão, se não for levada de lá para cá pelo vento.

Deixe-se apenas ficar nesse lugar, sem palavras e sem pensamentos.
Se surgirem pensamentos, apenas observe-os de modo impessoal, sem emoções, e deixe-os passar. E um processo parecido com ficar vendo as nuvens no céu: observe os pensamentos que flutuam, mas volte sempre sua atenção para o “azul” de sua tranquilidade.

Não procure por insights, fenômenos ou comunicação. Seja, seja, apenas seja. Continue sendo até o tempo terminar.
Termine o exercício imaginando-se envolvido por uma esfera de luz dourada....

RIFLEXÕES. Como se saiu? Ficou inquieto, cheio de comichões, ou vivenciou uma paz serena? Foi cansativo ou revigorador?

Quero deixar bem claro que a qualidade da meditação não afeta sua importância. Por isso, não se incomode se ficou contando os minutos para ela terminar ou vivenciou algo de transcendental. Desde que tenha permanecido nela você já fez um bom progresso. Sempre que se medita, chega-se mais perto da união com a Fonte Interior.

No início não se preocupe com a duração da meditação, mas com sua frequência diária. Eu recomendo vinte minutos no mínimo, mas, e for demais para você, comece com o que der.

 Muitas vezes eu me sento por um curto período, quando não tenho tempo para uma meditação mais prolongada, o que já é suficiente para voltar à base para reabastecimento de energias. Alguns minutos nesse estado podem fazer maravilhas e alterar completamente o curso de um dia.

A melhor hora para se meditar é logo pela manhã, antes do café, ou à noite, antes do jantar (um estômago vazio ajuda), mas não se prenda a isso. Qualquer ocasião é a certa para a fusão interior.

Você parar durante o dia e  sentir sua re-ligação com o Eu Superior, Divina  Presença, Alma, ou  Deus

Eu tenho uma amiga cuja Orientação Interna a desperta diariamente às 4 horas da madrugada com o som de uma campainha de telefone cm seu ouvido esquerdo. Ela então se levanta, medita por cerca de uma hora e depois volta a dormir para um bom repouso antes de começar o dia.

É útil estabelecer padrões de consistência, como meditar sempre no mesmo lugar, na mesma hora e pelo mesmo tempo. Isso acaba criando uma prática que se integra no dia-a-dia. E a meditação é, talvez, o hábito mais importante que você pode desenvolver.

Você Não É Seus Pensamentos

Qual é a força que o impede de vivenciar plenamente o centro e de e fundir com a energia da Fonte? A resposta é: pensamento.

É essencial compreender que você não é seus pensamentos. A mente está tão habituada a produzir pensamentos, numa progressão incessante, profusa, que eles muitas vezes parecem nos envolver como numa névoa ou berrar como uma barulhenta estação de rádio.

Muitas pessoas passam a vida certas de que essa estação de rádio é a substância de sua consciência. Mas a meditação nos permite sintonizar um canal completamente diferente — o da Centro Interior.

O processo de ficarmos imóveis e tranquilos é que nos deixa sair dessa nuvem produzida pelo raciocínio para virarmos o botão do rádio, por assim dizer. A meditação nos dá a possibilidade de apenas estarmos naquele estado natural, sem forçar, em perfeita união com a Fonte infinita de vida e amor.

O exercício a seguir é uma meditação tradicional clássica. Ajuda a dispersar os pensamentos ao lhe dar um foco de concentração.

EXERCÍCIO N° 7: MEDITAÇÃO COM VELA

PREPARAÇÃO. Escolha um lugar escuro e silencioso e acenda uma vela, tomando os cuidados naturais para não causar nenhum incêndio.

VEJA DE OLHOS FECHADOS. Sente-se com a espinha ereta diante da vela. Focalize a atenção na chama. Apenas a observe, sem pensar. Deixe toda a sua consciência simplesmente estar com essa luz.
Depois de dez minutos de contemplação, feche os olhos.
Agora focalize sua atenção na imagem que ficou em sua retina. Continue observando-a até ela desaparecer.

REFLEXÕES. A existência de um foco de atenção o ajudou? Eu acho esse exercício muito tranqüilizador.

A propósito, se houver outras pessoas em sua casa, é melhor avisá-las do que pretende fazer antes de começar. Anos atrás, eu pratiquei o exercício no grande closet da casa de minha mãe, e ela quase teve um ataque do coração, quando abriu a porta.

Em lugar de meditar com a ajuda da vela, você pode escolher um objeto natural: uma flor, uma planta ou uma pedra que considere especial. Se quiser, use uma mandala (uma forma geométrica simétrica, em geral esférica, que costuma ser utilizada na contemplação).

 Os monges tibetanos e os orientais de modo geral têm inúmeros desenhos espirituais desse tipo. Você pode também ficar ao ar livre e encontrar unia árvore em especial, um riacho ou uma nuvem.
Coloque o objeto a sua frente, de modo a poder vê-lo claramente. Se estiver fora de casa, posicione-se de forma a ter uma boa visão de sua escolha.

Contemple-o, sem pensar, por quinze minutos ou mais.
Sempre que sua mente se afastar do foco da concentração, faça-a voltar. Quando se descobrir pensando no objeto, pare e continue apenas observando-o.

Deixe de Tentar!
Em nossa vida cotidiana, estamos habituados a tentar, a exercer esforço para progredirmos. Na meditação, aprendemos a não tentar, a não lazer, a nos soltar, a apenas estar ali. A mente continuará com seu eterno e incessante palavrório, mas nós nos afastamos da conversa.

Ficar irritado com a mente só perpetua o processo de não estar lá. Como uma criança malcriada, a mente acabará se distraindo sozinha, se não lhe dermos atenção. Mas a imobilidade e a tranqüilidade virão Há seu tempo; não podem ser forçadas.


Os pensamentos perturbam a superfície de nossa consciência como acontece com um lago tranquilo  quando se atira uma pedrinha nele (conforme o caso, podem se formar até grandes ondas). Ao deixarmos a mente parar, a água se torna cada vez mais límpida e imóvel, e começamos a enxergar as profundezas de nosso espírito interior; é desta limpidez que emerge a brilhante luz da Fonte Interior". Fieft.V.K

Eu fiz algumas considerações com a  letra azul. Pesquisado por Dharmadhannya




Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário