Martin Luther King Jr.
Uma grande nação é uma nação compassiva. Quem são os menores entre eles? Os menores entre eles são aqueles que ainda se encontram sufocados na gaiola hermética da pobreza em uma sociedade afluente. Quem são os menores entre eles?
São os milhares de indivíduos que veem a vida como um longo e desolado corredor sem saída. Quem são os menores entre eles? São os meninos e meninas que crescem com nuvens de inferioridade flutuando em seus pequenos céus mentais porque sabem que estão presos em condições de depravação econômica.
Quem são os menores entre eles? São os indivíduos presos na fadiga do desespero. E, de alguma forma, se quisermos ser uma grande nação, devemos nos preocupar com os menores entre eles, nossos irmãos.
Nosso problema não é nos livrar do medo, mas sim controlá-lo e dominá-lo.
A esperança de um mundo seguro e habitável reside em inconformistas disciplinados, dedicados à justiça, à paz e à fraternidade. Os pioneiros da liberdade humana, acadêmica, científica e religiosa sempre foram inconformistas. Em qualquer causa que diga respeito ao progresso da humanidade, deposite sua fé nos inconformistas!
Eu sei que o amor é, em última análise, a única resposta para os problemas da humanidade. E vou falar sobre isso onde quer que eu vá. Sei que não é popular falar sobre isso em alguns círculos hoje em dia. Não estou falando de descontrole emocional quando falo de amor, estou falando de um amor forte e exigente.
A
injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares.
Portanto, ninguém pode se dar ao luxo de ser apático em relação ao problema da
justiça racial. É um problema que bate à porta de qualquer pessoa.
Precisamos
aprender a viver juntos como irmãos ou todos nós vamos perecer juntos como
tolos.
O passado
é profético ao afirmar em alto e bom som que as guerras são instrumentos ruins
para construir amanhãs pacíficos.
Retribuir
ódio com ódio multiplica o ódio, acrescentando uma escuridão ainda mais
profunda a uma noite já desprovida de estrelas. A escuridão não pode expulsar a
escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor
pode fazer isso.
Não pode
haver decepção profunda onde não há amor profundo.
A medida
definitiva de um homem não é sua posição em momentos de conforto e
conveniência, mas sua posição em momentos de desafio e controvérsia. O
verdadeiro próximo arriscará sua posição, seu prestígio e até mesmo sua vida
pelo bem-estar dos outros.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
A
compreensão superficial de pessoas de boa vontade é mais frustrante do que a
incompreensão total. A aceitação morna é muito mais desconcertante do que a
rejeição total.
Nosso
orgulho e progresso seriam inquestionáveis se a história terminasse aqui. Mas a
história revela que os Estados Unidos têm sido uma personalidade esquizofrênica
no que diz respeito a esses dois documentos. Por um lado, professaram com
orgulho os princípios básicos inerentes a ambos os documentos. Por outro,
praticaram, lamentavelmente, a antítese desses princípios.
O
comunismo esquece que a vida é individual. O capitalismo esquece que a vida é
social, e o reino da fraternidade não se encontra nem na tese do comunismo nem
na antítese do capitalismo, mas numa síntese superior. Encontra-se numa síntese
superior que combina as verdades de ambos. Agora, quando digo questionar toda a
sociedade, significa, em última análise, chegar à conclusão de que o problema
do racismo, o problema da exploração e o problema da guerra estão todos
interligados. Estes são os três males que estão inter-relacionados.
A
Declaração de Independência proclamou a um mundo, organizado política e
espiritualmente em torno do conceito da desigualdade humana, que a dignidade da
personalidade humana era inerente ao homem como ser vivo. A Proclamação da
Emancipação foi fruto da Declaração de Independência. Foi um uso construtivo da
força da lei para erradicar uma ordem social que buscava separar a liberdade de
um segmento da humanidade.
Sua
lealdade máxima não é ao governo, nem ao Estado, nem à nação, nem a qualquer
instituição criada pelo homem. O cristão deve sua lealdade máxima a Deus, e se
qualquer instituição terrena conflitar com a vontade de Deus, é seu dever
cristão se posicionar contra ela. Você nunca deve permitir que as exigências
transitórias e evanescentes das instituições criadas pelo homem tenham
precedência sobre as exigências eternas do Deus Todo-Poderoso.
Assim
como Sócrates sentiu que era necessário criar uma tensão na mente para que os
indivíduos pudessem se elevar da escravidão dos mitos e meias-verdades para o
reino irrestrito da análise criativa e da avaliação objetiva, também devemos
ver a necessidade de provocadores não violentos para criar o tipo de tensão na
sociedade que ajudará os homens a se elevarem das profundezas obscuras do
preconceito e do racismo para alturas majestosas de compreensão e fraternidade.
Se eu
tentasse responder a todas as críticas que chegam à minha mesa, minhas
secretárias não estariam ocupadas com mais nada ao longo do dia, e eu não teria
tempo para um trabalho construtivo.
Eu nunca
consegui me adaptar às salas de espera separadas, aos locais de alimentação
separados, aos banheiros separados, em parte porque a separação era sempre
desigual, e em parte porque a própria ideia de separação afetava meu senso de
dignidade e autorrespeito.
Longe de
ser a ordem piedosa de um sonhador utópico, este mandamento é uma necessidade
absoluta para a sobrevivência da nossa civilização. Sim, é o amor que salvará o
nosso mundo e a nossa civilização, o amor até mesmo pelos inimigos.
Não
estamos envolvidos em nenhum protesto negativo nem em nenhuma discussão
negativa com ninguém. Estamos dizendo que estamos determinados a ser homens.
Estamos determinados a ser pessoas. Estamos dizendo que somos filhos de Deus. E
que não precisamos viver como somos forçados a viver.
Acreditamos
firmemente na revelação de Deus em Jesus Cristo. Não vejo conflito entre nossa
devoção a Jesus Cristo e nossa ação atual. Na verdade, vejo uma relação
necessária. Se alguém é verdadeiramente devoto à religião de Jesus, buscará
livrar a Terra dos males sociais. O evangelho é tanto social quanto pessoal.
Quanto
tempo? Não muito, porque o arco do universo moral é longo, mas ele se curva em
direção à justiça.
Nosso
poder científico ultrapassou nosso poder espiritual. Temos mísseis guiados e
homens desencaminhados.
O
princípio da resistência não violenta busca reconciliar as verdades de dois
opostos — aquiescência e violência — evitando os extremos e as imoralidades de
ambos.
Teremos
que nos arrepender nesta geração não apenas pelas palavras e ações odiosas das
pessoas más, mas pelo silêncio terrível das pessoas boas.
O fato de
que, na maioria das vezes, os seres humanos ignoram a verdade sobre a natureza
e os riscos da guerra nuclear por ser muito dolorosa e, portanto, inaceitável,
não altera a natureza e os riscos de tal guerra. O recurso da
"rejeição" pode encobrir temporariamente a ansiedade, mas não confere
paz de espírito nem segurança emocional.
De alguma
forma, precisamos transformar a dinâmica da disputa pelo poder mundial, da
negativa corrida armamentista nuclear, que ninguém pode vencer, em uma
competição positiva, a fim de aproveitar o gênio criativo do homem com o
propósito de tornar a paz e a prosperidade uma realidade para todas as nações
do mundo. Em suma, precisamos transformar a corrida armamentista em uma
"corrida pela paz". Se tivermos a vontade e a determinação de lançar
tal ofensiva pela paz, destrancaremos as portas da esperança, até então
hermeticamente fechadas, e transformaremos nossa iminente elegia cósmica em um
salmo de realização criativa.
No centro
de tudo o que a civilização significou e desenvolveu está a
"comunidade" - o empreendimento mutuamente cooperativo e voluntário
do homem para assumir uma aparência de responsabilidade por seu irmão.
O negro
constitui metade dos pobres da nação. Como todos os pobres, negros e brancos,
eles têm muitos filhos indesejados. Este é um mal cruel que precisam controlar
urgentemente. Não há nada mais trágico na vida humana do que uma criança que
não é desejada. O que deveria ser uma bênção torna-se uma maldição para pais e
filhos. Não há nada inerente à mentalidade negra que crie essa condição. Sua
pobreza a causa.
Quando os
negros conseguem ascender economicamente, as estatísticas revelam que eles
planejam suas famílias com ainda mais cuidado do que os brancos. Negros de
status econômico e educacional mais elevado, na verdade, têm menos filhos do
que famílias brancas nas mesmas circunstâncias.
A maioria
dos escravos, assim libertados incondicionalmente, retornou sem qualquer
solicitação aos seus antigos senhores, para servi-los, mediante salários
determinados; como homens livres. O trabalho que agora realizavam foi
considerado melhor executado do que antes.
Martin
Luther King, Jr.
Nascido:
15 de janeiro de 1929
Faleceu:
4 de abril de 1968 (aos 39 anos)
Biografia:
Martin Luther King Jr. foi um pastor batista americano e ativista que foi um
líder do Movimento pelos Direitos Civis dos Afro-Americanos.
Nascido:
15 de janeiro de 1929
Faleceu:
4 de abril de 1968 (aos 39 anos)
Biografia:
Martin Luther King Jr. foi um pastor batista americano e ativista que foi um
líder do Movimento pelos Direitos Civis dos Afro-Americanos.
Conhecido
por:
Eu Tenho
um Sonho (1963)
A
autobiografia de Martin Luther King Jr.
Por que
não podemos esperar (1964)
Força
para Amar (1963)
Postado por Dharmadhannya
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