quinta-feira, 24 de julho de 2025

União sem Preconceito

 

  


Martin Luther King Jr.

Uma grande nação é uma nação compassiva. Quem são os menores entre eles? Os menores entre eles são aqueles que ainda se encontram sufocados na gaiola hermética da pobreza em uma sociedade afluente. Quem são os menores entre eles?

 São os milhares de indivíduos que veem a vida como um longo e desolado corredor sem saída. Quem são os menores entre eles? São os meninos e meninas que crescem com nuvens de inferioridade flutuando em seus pequenos céus mentais porque sabem que estão presos em condições de depravação econômica.

Quem são os menores entre eles? São os indivíduos presos na fadiga do desespero. E, de alguma forma, se quisermos ser uma grande nação, devemos nos preocupar com os menores entre eles, nossos irmãos.

Nosso problema não é nos livrar do medo, mas sim controlá-lo e dominá-lo.

A esperança de um mundo seguro e habitável reside em inconformistas disciplinados, dedicados à justiça, à paz e à fraternidade. Os pioneiros da liberdade humana, acadêmica, científica e religiosa sempre foram inconformistas. Em qualquer causa que diga respeito ao progresso da humanidade, deposite sua fé nos inconformistas!

Eu sei que o amor é, em última análise, a única resposta para os problemas da humanidade. E vou falar sobre isso onde quer que eu vá. Sei que não é popular falar sobre isso em alguns círculos hoje em dia. Não estou falando de descontrole emocional quando falo de amor, estou falando de um amor forte e exigente.

A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares. Portanto, ninguém pode se dar ao luxo de ser apático em relação ao problema da justiça racial. É um problema que bate à porta de qualquer pessoa.

Precisamos aprender a viver juntos como irmãos ou todos nós vamos perecer juntos como tolos.

O passado é profético ao afirmar em alto e bom som que as guerras são instrumentos ruins para construir amanhãs pacíficos.

Retribuir ódio com ódio multiplica o ódio, acrescentando uma escuridão ainda mais profunda a uma noite já desprovida de estrelas. A escuridão não pode expulsar a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; só o amor pode fazer isso.

Não pode haver decepção profunda onde não há amor profundo.

A medida definitiva de um homem não é sua posição em momentos de conforto e conveniência, mas sua posição em momentos de desafio e controvérsia. O verdadeiro próximo arriscará sua posição, seu prestígio e até mesmo sua vida pelo bem-estar dos outros.

 Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

A compreensão superficial de pessoas de boa vontade é mais frustrante do que a incompreensão total. A aceitação morna é muito mais desconcertante do que a rejeição total.

Nosso orgulho e progresso seriam inquestionáveis se a história terminasse aqui. Mas a história revela que os Estados Unidos têm sido uma personalidade esquizofrênica no que diz respeito a esses dois documentos. Por um lado, professaram com orgulho os princípios básicos inerentes a ambos os documentos. Por outro, praticaram, lamentavelmente, a antítese desses princípios.

O comunismo esquece que a vida é individual. O capitalismo esquece que a vida é social, e o reino da fraternidade não se encontra nem na tese do comunismo nem na antítese do capitalismo, mas numa síntese superior. Encontra-se numa síntese superior que combina as verdades de ambos. Agora, quando digo questionar toda a sociedade, significa, em última análise, chegar à conclusão de que o problema do racismo, o problema da exploração e o problema da guerra estão todos interligados. Estes são os três males que estão inter-relacionados.

A Declaração de Independência proclamou a um mundo, organizado política e espiritualmente em torno do conceito da desigualdade humana, que a dignidade da personalidade humana era inerente ao homem como ser vivo. A Proclamação da Emancipação foi fruto da Declaração de Independência. Foi um uso construtivo da força da lei para erradicar uma ordem social que buscava separar a liberdade de um segmento da humanidade.

Sua lealdade máxima não é ao governo, nem ao Estado, nem à nação, nem a qualquer instituição criada pelo homem. O cristão deve sua lealdade máxima a Deus, e se qualquer instituição terrena conflitar com a vontade de Deus, é seu dever cristão se posicionar contra ela. Você nunca deve permitir que as exigências transitórias e evanescentes das instituições criadas pelo homem tenham precedência sobre as exigências eternas do Deus Todo-Poderoso.

Assim como Sócrates sentiu que era necessário criar uma tensão na mente para que os indivíduos pudessem se elevar da escravidão dos mitos e meias-verdades para o reino irrestrito da análise criativa e da avaliação objetiva, também devemos ver a necessidade de provocadores não violentos para criar o tipo de tensão na sociedade que ajudará os homens a se elevarem das profundezas obscuras do preconceito e do racismo para alturas majestosas de compreensão e fraternidade.

Se eu tentasse responder a todas as críticas que chegam à minha mesa, minhas secretárias não estariam ocupadas com mais nada ao longo do dia, e eu não teria tempo para um trabalho construtivo.

Eu nunca consegui me adaptar às salas de espera separadas, aos locais de alimentação separados, aos banheiros separados, em parte porque a separação era sempre desigual, e em parte porque a própria ideia de separação afetava meu senso de dignidade e autorrespeito.

Longe de ser a ordem piedosa de um sonhador utópico, este mandamento é uma necessidade absoluta para a sobrevivência da nossa civilização. Sim, é o amor que salvará o nosso mundo e a nossa civilização, o amor até mesmo pelos inimigos.

Não estamos envolvidos em nenhum protesto negativo nem em nenhuma discussão negativa com ninguém. Estamos dizendo que estamos determinados a ser homens. Estamos determinados a ser pessoas. Estamos dizendo que somos filhos de Deus. E que não precisamos viver como somos forçados a viver.

Acreditamos firmemente na revelação de Deus em Jesus Cristo. Não vejo conflito entre nossa devoção a Jesus Cristo e nossa ação atual. Na verdade, vejo uma relação necessária. Se alguém é verdadeiramente devoto à religião de Jesus, buscará livrar a Terra dos males sociais. O evangelho é tanto social quanto pessoal.

Quanto tempo? Não muito, porque o arco do universo moral é longo, mas ele se curva em direção à justiça.

Nosso poder científico ultrapassou nosso poder espiritual. Temos mísseis guiados e homens desencaminhados.

O princípio da resistência não violenta busca reconciliar as verdades de dois opostos — aquiescência e violência — evitando os extremos e as imoralidades de ambos.


Teremos que nos arrepender nesta geração não apenas pelas palavras e ações odiosas das pessoas más, mas pelo silêncio terrível das pessoas boas.

O fato de que, na maioria das vezes, os seres humanos ignoram a verdade sobre a natureza e os riscos da guerra nuclear por ser muito dolorosa e, portanto, inaceitável, não altera a natureza e os riscos de tal guerra. O recurso da "rejeição" pode encobrir temporariamente a ansiedade, mas não confere paz de espírito nem segurança emocional.

De alguma forma, precisamos transformar a dinâmica da disputa pelo poder mundial, da negativa corrida armamentista nuclear, que ninguém pode vencer, em uma competição positiva, a fim de aproveitar o gênio criativo do homem com o propósito de tornar a paz e a prosperidade uma realidade para todas as nações do mundo. Em suma, precisamos transformar a corrida armamentista em uma "corrida pela paz". Se tivermos a vontade e a determinação de lançar tal ofensiva pela paz, destrancaremos as portas da esperança, até então hermeticamente fechadas, e transformaremos nossa iminente elegia cósmica em um salmo de realização criativa.

No centro de tudo o que a civilização significou e desenvolveu está a "comunidade" - o empreendimento mutuamente cooperativo e voluntário do homem para assumir uma aparência de responsabilidade por seu irmão.

O negro constitui metade dos pobres da nação. Como todos os pobres, negros e brancos, eles têm muitos filhos indesejados. Este é um mal cruel que precisam controlar urgentemente. Não há nada mais trágico na vida humana do que uma criança que não é desejada. O que deveria ser uma bênção torna-se uma maldição para pais e filhos. Não há nada inerente à mentalidade negra que crie essa condição. Sua pobreza a causa.

Quando os negros conseguem ascender economicamente, as estatísticas revelam que eles planejam suas famílias com ainda mais cuidado do que os brancos. Negros de status econômico e educacional mais elevado, na verdade, têm menos filhos do que famílias brancas nas mesmas circunstâncias.

A maioria dos escravos, assim libertados incondicionalmente, retornou sem qualquer solicitação aos seus antigos senhores, para servi-los, mediante salários determinados; como homens livres. O trabalho que agora realizavam foi considerado melhor executado do que antes.

Martin Luther King, Jr.

Nascido: 15 de janeiro de 1929

Faleceu: 4 de abril de 1968 (aos 39 anos)

Biografia: Martin Luther King Jr. foi um pastor batista americano e ativista que foi um líder do Movimento pelos Direitos Civis dos Afro-Americanos.

Nascido: 15 de janeiro de 1929

Faleceu: 4 de abril de 1968 (aos 39 anos)

Biografia: Martin Luther King Jr. foi um pastor batista americano e ativista que foi um líder do Movimento pelos Direitos Civis dos Afro-Americanos.

Conhecido por:

Eu Tenho um Sonho (1963)

A autobiografia de Martin Luther King Jr.

Por que não podemos esperar (1964)

Força para Amar (1963)

 Postado por Dharmadhannya


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