segunda-feira, 14 de março de 2022

Guia alimentar: alimentos e seus efeitos terapêuticos -1

 




Guia alimentar: alimentos e seus efeitos terapêuticos -1

Frutas inteiras em vez de sucos (no processamento de sucos há sempre perda de fibras). O suco de uma pera produz um aumento da taxa de açúcar no sangue se comparado à ingestão da própria pera.

Vegetais frescos na forma de saladas, evitando molhos gordurosos (tipo maionese), dando preferência à adição de azeite, limão e ervas para o tempero.

Consumo de peixes e aves com maior frequência, e carnes vermelhas sempre magras, retirando a gordura visível.

 Ingestão da menor quantidade de alimentos ricos em gordura saturada ou trans, manteiga, bacon, queijos gordurosos.

Produtos lácteos com baixo teor de gordura e sem adição de açúcar.

Essas recomendações desempenham um papel importante no controle do peso, ajudando a moderar o apetite e os níveis de insulina.

As vantagens de consumir os alimentos recomendados acima são:

Eles saciam e mantêm a pessoa satisfeita por mais tempo.

Ajudam a queimar mais gordura corporal e menos músculos.

Os alimentos integrais (que têm um índice glicêmico baixo) permanecem mais tempo no intestino delgado, estimulando os receptores encarregados de enviar ao cérebro a informação de que ainda há alimento para ser digerido no intestino. Por isso, sustentam a sensação de saciedade por mais tempo.

Alimentos refinados com o IG alto podem estimular a fome porque são digeridos rapidamente e exigem muita insulina.

Guia alimentar: alimentos e seus efeitos terapêuticos


Abacaxi: Levemente diurético e laxativo. Fluidifica secreções respiratórias, pigarros, mucos, catarros, sendo indicado nas gripes, sinusites, bronquites e aos fumantes.

 Pela sua acidez, pode exacerbar os sintomas de gastrites, úlceras e aftas. Indicado como substituto da laranja. Serve para todos os tipos de sangue. (Sua enzima, bromelina, é indicada para queimar gordura.

Abóbora: Levemente diurética, laxativa, mobilizante, desintoxicante. Indicada nos processos de artritismos que envolvem edemas em torno das articulações. Tem um índice glicêmico alto, portanto é indicada moderação para quem quer emagrecer.

Abobrinha: Levemente laxativa quando comida com a casca. Levemente diurética, indicada nas artrites.


Acelga: Rica em ferro, indicada nas anemias e períodos menstruais. E iniciadora do bolo fecal e regularizadora do ritmo intestinal.

Açúcares: Bastante calóricos, devendo ser evitados nas dietas. O açúcar é gerador de umidade, favorece a formação de mucos, pigarros e inchaços. Eleva as triglicérides. Gera preguiça e falta de atenção. Ao mesmo tempo em que nos dá uma energia imediata, o seu uso frequente nos rouba vitalidade e libido. E considerado uma caloria vazia.

Agrião: Diminui a sensação de sede e de boca seca. Indicado nas gripes que causam calor e secura das mucosas. E rico em iodo, sendo, portanto, indicado nos tratamentos de emagrecimento, principalmente em pessoas do sangue tipo O.

Aipo: Rico em minerais, tonificante da energia Yang, levemente diurético.

Alcachofra. Mineralizante e diurético indicado nos quadros reumáticos. E coadjuvante nos tratamentos de emagrecimento. Auxilia na digestão para quem tem problemas de vesícula.

Alface: Refrescante e calmante. O chá de suas folhas mais internas ajuda a melhorar a insônia. A alface-crespa e as endívias são ainda mais refrescantes e tranquilizantes. Devido ao seu alto teor de lítio, não devem ser usadas por quem deseja emagrecer, pois diminui o metabolismo e a queima de gorduras.

       Algas marinhas: Ricas em minerais e aminoácidos, ativam as funções endócrinas. São indicadas no tratamento de prisão de ventre, reumatismos, anemias, osteoporose (e em sua prevenção).

 No tratamento da obesidade é útil por ativar o funcionamento da tireoide. Indispensável para quem é do tipo de sangue O, devido ao alto teor de iodo, carência crônica desse tipo de sangue.

       Alho: Clareia a voz nas rouquidões, mobilizando estagnações de muco e pigarros. Nas gripes, ajuda a fluidificar as secreções respiratórias e induz a sudorese, diminuindo a febre. Indicado também como diurético e vermífugo. Ajuda a prevenir a aterosclerose. Seu óleo abaixa a pressão arterial.

       Alho-poró: Mineralizante, diurético, laxativo, vermífugo. Útil na prevenção da aterosclerose e infartos. Mobiliza estagnações de energia, muco, gorduras.

       Ameixa fresca: Diurética, fluidifica secreções e é refrescante. Tanto a fresca como a seca são laxativas.


       Amêndoa: Tonifica o sangue e aumenta a energia. Importante complemento alimentar para os magros e vegetarianos.

       Amendoim: Tonifica os rins; é alimento calórico, indicado aos que consomem pouca proteína animal. Muito eficiente para baixar o açúcar no sangue, possui um índice glicêmico muito baixo. Indicado especialmente para as pessoas do tipo de sangue A.

       Arroz cozido: Alimento harmonizante, universalmente indicado cm período de convalescença. Um dia à base de arroz integral e chás é excelente para a limpeza orgânica, e é indicado após abuso de bebidas alcoólicas. O arroz integral é rico em todas as vitaminas B.

       Aspargo: Levemente diurético e laxativo, é indicado nas bronquites e como sedativo da tosse. Muito eficiente nos tratamentos de emagrecimento pelo seu baixo índice glicêmico.

       Aveia: Aumenta a energia ao mesmo tempo que é refrescante. Auxilia no tratamento das prisões de ventre, prevenindo câncer de intestino. Ajuda a diminuir o colesterol. Devido ao alto grau de cromo, tira a vontade de comer doce. 

       Banana: Aumenta a energia e tonifica o sangue. Lubrifica intestinos e neutraliza toxinas. Acalma a sede. Indicada aos hipertensos, às pessoas que apresentam câimbras, aos atletas e às pessoas que querem aumentar o peso, mas pode aumentar os níveis de insulina, não recomendado para diabéticos.

       Batata-baroa (mandioquinha): Levemente laxativa e diurética, mobilizante, depurativa, harmonizante. Substitui a batata-inglesa em todos os sentidos.

       Batata doce: Levemente laxativa e harmonizante. O único alimento que tem uma grande quantidade de vitamina A, serve para todos os tipos de sangue e supre muito bem as carências de vitamina A (que, por ser altamente tóxica, deve ser sempre ingerida na forma de alimentos ricos nessa vitamina).

« Broto de alfafa: Diurético, refrescante, calmante, anti-hipertensivo. Indicado na dietoterapia da terceira idade. As formas jovens de alimentos concentram muitos minerais e trazem o frescor da vida nova, que é um aspecto energético considerado na medicina chinesa.

       Broto de feijão: Levemente diurético, mobilizante das estagnações de líquido e gases nos intestinos. E levemente calmante. Indicado na dietoterapia da terceira idade.

       Camarão cozido ou na brasa: Exacerba a energia Yang, é útil contra as anemias, sendo considerado alimento afrodisíaco na dietoterapia energética chinesa. Eleva o colesterol, molécula básica dos hormônios sexuais masculinos e femininos. Também eleva o ácido úrico. Contraindicado para as pessoas do tipo de sangue A.

 Cana-de-açúcar: Diminui a sensação de calor e ajuda a reduzir a secura de mucosas. Excelente fonte de energia. Indicada nas tosses secas, prisões de ventre, e para acalmar mãe grávida e feto agitado. Contraindicada nas diarreias, diabete, na obesidade e aos preguiçosos.


       Canela: A canela é indicada nas sensações de frio, gripe, impotência, frigidez. Também serve para reumatismos, artrites e hematomas produzidos por trauma. Seu chá é indicado nos casos de atraso menstruai, podendo ser abortivo.

                   Caqui: Diminui a sensação de calor, acalma a sede e a tosse. In­dicado nos quadros de agitação, nervosismo, sensação de calor e alcoolismo.

                   Castanhas: Ricas em selênio e vitamina E (de uma forma ge­ral). Aumentam a energia e tonificam o sangue. Indicadas nos estados de fraqueza, dores lombares, dores no joelho, e quando houver frio em pés e joelhos. Aumentam a energia sexual. Indis­pensáveis aos vegetarianos.

                   Cebola: Fluidifica a secreção respiratória, sendo indicada nas gri­pes. Indicada também nas dores articulares que pioram com o frio. Use somente o caldo, pois a massa da cebola é altamente prejudi­cial para o intestino, por ser uma fibra insolúvel. Seus caldos con­têm Cu-Au-Ag, tornando-a antidepressiva e anti-inflamatória.

Heloisa Bernardes 

Guia alimentar: alimentos e seus efeitos terapêuticos -1

postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário