terça-feira, 14 de setembro de 2021

O que provoca o formigamento no corpo?

 .

 


O que provoca o formigamento no corpo?

Doenças que provocam formigamento

O incômodo pode ter causas simples, como ficar muito tempo na mesma posição, mas também pode ser um alerta para doenças mais sérias. Fique atenta! AnaBardell

Geralmente, sentir as pernas ou os bra­ços formigando é um problema simples de resolver:  basta mudar de posição ou se movimentar para dissipar a sensação. Isso porque, na maioria dos casos, a dormência se dá quando a pessoa dei­ta ou senta de mau jeito, pressionando um nervo ou causando má circulação em determinada região do corpo.

 No entanto, se o sintoma tem aparecido de maneira recorrente e sem causas aparentes, vale ficar atenta. Alexandre Amato, cirurgião vascular, endo-vascular e ecografista, lista dez males que podem estar por trás deste incômodo.

1.    Varizes: nesses casos, o sintoma vem acompanhado de peso e cansaço nas pernas. Queimações, inchaço no tornozelo (principalmente no final do dia) e câimbras noturnas também são alguns dos sinais.

2. Mordida e picadas de animais e insetos: abelhas, cobras ou aranhas, quando avançam nos seres humanos, podem provocar formigamento na região atacada, além de inchaço, febre ou queimação.

3. Beribéri: provocada pela deficiência de vitamina B1 (encontrada em feijão, cereais integrais e carne bovina), a doença causa câimbras, visão dupla, confusão mental e formigamento nas mãos e nos pés.

4. Aterosclerose: é o nome que se dá ao enrijecimento das paredes das artérias. Pode ser provocado pelo acúmulo de placas de gordura na região. As causas estão relacionadas ao estilo de vida: sedentarismo, tabagismo e má alimentação, ou a males como diabetes, hipertensão e obesidade. É mais comum em pessoas acima dos 60 anos, principalmente com histórico de AVC ou doenças cardíacas na família.


5. Neuropatia diabética (popularmente chamada de pé diabético): se os níveis de açúcar no sangue não estiverem controlados, as consequências podem ser graves. Uma delas são danos nos nervos - que conduzem as informações como frio, calor e dor - ao cérebro. Com o desequilíbrio da glicose, os vasos sanguíneos são afetados, a oxigenação dos nervos fica comprometida e isso pode levar a uma inflamação. Tudo isso causa formigamento nas pernas. E deve ser tratado o quanto antes!

6. Hérnia de disco: Devido ao desgaste da articulação da coluna, ocorre uma compressão no nervo que vai da coluna às nádegas e pernas, causando dor e dormência na coluna, que pode irradiar até as pernas e dedos dos pés.

  trata-se de uma complicação na coluna que pode ser decorrente da má postura. Por pressionar e inflamar a raiz dos nervos, ela causa dores difíceis de serem suportadas – e também a sensação de dormência em diferentes partes do corpo. Tratamentos fisioterapêuticos como pilates e RPG ajudam a melhorar a postura e a flexibilidade da coluna vertebral, além de melhorar a distribuição do tônus muscular e fortalecer o abdômen. No entanto, o mais indicado é se consultar com um neurocirurgião.

7. Polineuropatia periférica:  caracteriza-se por alterações

nos nervos que fazem a pessoa sentir muita dor, além de fraqueza e ausência de sensibilidade em algumas regiões do corpo. Por ter diferentes causas, precisa ser investigada por um médico.

8. Pânico, ansiedade ou estresse:

 situações como essas podem desencadear formigamento, além de suores frios, palpitações cardíacas e dores no peito ou na barriga. Como todas têm origem emocional, podem confundir os pacientes. Se desconfiar que está sofrendo algo assim com frequência, é necessário procurar o auxílio de um psicólogo. Doenças como ansiedade crônica ou síndrome do pânico podem ser a verdadeira causa do incômodo.

9. Esclerose múltipla: nessa doença, que é autoimune, o próprio corpo passa a destruir as camadas de mielina que recobrem os neurônios, prejudicando a transmissão de informações, como falar ou andar, para o cérebro - o que pode levar à invalidez. Em geral, ela provoca a sensação de formigamento nos membros e também pode gerar movimentos involuntários nos músculos e dificuldade de caminhar.

10. Síndrome de Guillain-Barré: se dá pela fraqueza muscular e inflamação dos nervos - podendo levar à morte. Geralmente, se manifesta após uma infecção provocada por um vírus, como o da influenza ou do HIV. Leva à perda de sensibilidade nos membros.

 11. Síndrome do Túnel do Carpo 

É uma doença que provoca a compressão de um nervo que passa pelo punho, causando dormência e sensação de agulhadas na mão e nos dedos, principalmente durante a noite.

O que fazer: Usar munhequeira para imobilizar o pulso, especialmente quando for dormir, fazer alongamentos nas mãos ou tomar medicamentos anti-inflamatórios ou corticoides. No entanto, nos casos mais graves também pode ser necessário fazer fisioterapia ou até mesmo cirurgia

12. Falta de vitamina B12, cálcio, potássio ou sódio

A falta de algum destes nutrientes no organismo pode causar problemas de circulação, anemia e dificuldade para transmitir os impulsos nervosos, o que pode causar a sensação de dormência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário