Livre-se das traças
Sabe aqueles bichinhos que você encontra em livros velhos? Eles são um tipo de traça, atraídos pela umidade e pelo mofo. Além dos livros, também aparecem em caixas, comidas e qualquer coisa feita de papel e para acabar com eles, basta cuidar da ventilação e da umidade do local. Quer saber como? Então, leia nosso artigo!
Matando as traças
1. Reconheça uma infestação. Antes de qualquer coisa, é importante ter certeza de que você está lidando com traças de papel ou de tecidos e não outros tipos de insetos, senão seus esforços serão todos em vão!
Para identificar esses bichinhos, fique atento à aparência e ao local onde aparecem. As traças de papel são insetos bem pequenos, com cerca de 2 mm de comprimento, cujo abdome representa a maior parte do corpo.
Quanto à cor, elas podem ser translúcidas, brancas, cinzas e marrons. As traças que aparecem em casa não têm asas, mas têm bocas bem grandes.
Por se alimentarem de mofo, elas costumam aparecer em locais quentes e úmidos, normalmente próximo de livros, papel e alimentos abertos.
2. Jogue tudo o que estiver infestado no lixo. Esta é uma das formas mais fáceis de se acabar com essas traças.
Encontrou esses bichinhos numa caixa de cereal, um pacote de farinha ou qualquer alimento aberto? Jogue-os fora!
Se tiver alguma coisa que não quiser jogar fora, passe para um saquinho ziplock e deixe no freezer por uns dois dias. Depois, tire do congelador e passe o aspirador de pó para livrar-se das traças.
3. Acabe com o mofo e o bolor. É disso que essa traça se alimenta, então é preciso colocar um fim a esse problema, que além de tudo afeta a nossa saúde.
O mofo aparece onde há muita umidade, em alimentos, banheiros, cozinhas, lavanderias e coisas feitas de papel.
Para acabar com ele, esfregue-o com percarbonato de sódio, vinagre ou bórax.
Não dá para recuperar itens como papel e livros sem estragá-los. Nesses casos, o melhor é jogá-los fora, mesmo.
4. Conte com um desumidificador. Para sobreviver, as traças precisam de muita umidade, então controlá-la é chave para acabar com o problema.
Por isso, coloque desumidificadores de ambiente em todos os cômodos, principalmente nos mais úmidos, como o banheiro e a lavanderia.
Com um higrômetro, meça a umidade do ar, que deve estar abaixo de 50%.
Não se esqueça de esvaziar o reservatório do desumidificador.
Se quiser uma opção mais barata, troque o aparelho por dessecativos. A dica do especialista no controle de insetos, Chris Parker, é a seguinte:
“Além de caros, os desumidificadores também são grandes e não cabem onde mais são necessários, como dentro dos armários, por exemplo. Por sorte, existe uma opção bem mais barata que é o dessecativo. Você pode comprá-lo no mercado, mesmo, por um preço bem acessível e colocar vários saquinhos pela casa.”
5. Acabe com as fontes d’água. Existem vários fatores que parecem tão pequenos, que não damos muita bola, mas que acabam sendo causando muito dano a longo prazo. Para evitá-los, é preciso fazer o seguinte:
Arrumar torneiras e canos com vazamentos ;
Colocar pratinhos nos vasos para coletar a água;
Limpar imediatamente quando derrubar água;
Colocar tapetinhos no banheiro.
6. Melhore a ventilação. Outra forma de diminuir a umidade na casa é cuidando da ventilação e para isso, você pode abrir as janelas sempre que der e contar com ventiladores, também.
A ventilação é ainda mais importante em locais propensos à umidade, como o banheiro, a lavanderia e o porão, por exemplo.
É sempre bom ter um ventilador de teto no banheiro e deixá-lo ligado na hora do banho.
7. Use os pesticidas como último recurso. Apesar de estragarem os livros, essas traças não mordem, nem passam doenças e, por isso, o uso de pesticidas não é necessário. Além do mais, basta diminuir a umidade para acabar com a infestação.
Se o problema tiver atingido a casa toda, passe o pesticida nos cômodos mais úmidos e onde quer que vir os bichinhos. Não se esqueça de cobrir até as frestinhas das prateleiras, que é onde se escondem.
Na hora de comprar o produto, pergunte ao vendedor qual é o mais indicado.
"Alguns inseticidas precisam ser diluídos antes da aplicação, então fique de olho nas instruções."
Parte 2
Fazendo uma faxina
1. aspire o pó. Depois de acabar com toda a umidade, o mofo e controlar a ventilação, você acabará com um montão de traças mortas pela casa. Para removê-las, basta passar o aspirador, usando acessórios que ajudem a chegar nos lugares mais difíceis.
Para limpar os livros, tire-os do lugar e aspire a capa e em volta das folhas.
Se não tiver um aspirador, passe um espanador e varra bem o chão.
2. Passe um pano onde as traças se concentravam. Tire todos os livros do lugar e limpe as prateleiras com o produto de limpeza que quiser. Se a infestação foi na cozinha, faça o mesmo com os armários.
Antes de colocar tudo de volta, deixe os móveis secarem completamente.
3. Jogue fora todo o papel que não usa mais. Tem caixas, cadernos ou qualquer coisa feita de papel que já devia ter ido para o lixo faz tempo? Esse é um ótimo momento para livrar-se disso. O papel absorve muita umidade, o que faz dele o ambiente ideal para o surgimento de mofo e, consequentemente de traças. Se não quiser outra infestação, este é um passo importante.
Fique atento a revistas, jornais, caixas, cadernos e por aí vai.
Parte 3 - Prevenindo o problema
1. Guarde seus livros e caixas da maneira correta. Para evitar que papeis, cadernos, livros e assim por adiante, embolorem, deixe-os em locais secos. Além disso, procure não os colocar diretamente sobre o chão.[12]
O ideal é deixá-los sempre em prateleiras, bem longe do chão. Se as caixas estão pesadas demais e você tem medo de deixá-las em prateleiras, faça plataforminhas para guardá-las.
2. Derrubou algum líquido? Limpe imediatamente!
Umas gotinhas de água no chão podem até parecer inofensivas, mas são suficientes para levar ao aparecimento de mofo, ainda mais se isso acontecer com frequência. Fique atento às seguintes situações:
Líquidos derramados.
Água que cai da pia ao lavar a louça.
Gotejamentos na hora de sair do banho.
Rompimentos de canos.
3. Guarde bem a comida. Esses bichos não se alimentam dela, mas do mofo e dos fungos que aparecem na comida. Para evitar que isso aconteça, guarde bem todos os seus alimentos em potes fechados, tomando um cuidado especial com os seguintes:
Pães.
Cereais.
Feijões e grãos.
Farinha e açúcar.
Bolachas e biscoitos.
4. Cuide da ventilação e da umidade da casa.
Mesmo depois de acabar com a infestação de traças, é muito importante manter esses fatores sob controle para que não voltem a aparecer.
Para isso, conte com um desumidificador de ar nos cômodos mais úmidos o ano todo.
Não se esqueça de abrir as janelas sempre que possível e usar ventiladores para melhorar a circulação do ar.
Chris Parker
https://pt.wikihow.com/

Como eliminar as traças do seu armário
Medidas simples ajudam a evitar que os insetos danifiquem suas roupas
Fonte: ZAP em Casa
Poucas coisas são tão desagradáveis quanto tirar uma roupa do armário e perceber pequenos furinhos causados pela temida traça. Esses insetos vivem em ambientes escuros e úmidos, mas ao contrário do que se pensa, são as larvas que se alimentam de matéria orgânica, como restos de comida, livros encadernados e alguns tecidos, como valiosas peças de roupa.
Inseticidas comuns não costumam ter efeito muito duradouro, por isso não são eficazes no combate às traças. Segundo a dedetizadora Insectbye, além dos procedimentos profissionais para eliminação das traças, há algumas dicas que podem manter esses insetos indesejados longe do seu guarda-roupa.
Alguns truques ajudam a manter as traças longe do armário
Uma boa solução é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do guarda-roupa. Eles ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.
Segundo a organizadora de ambientes Natália Castro, existem também fórmulas atóxicas que espantam esses “bichinhos” do armário. A lavanda é um repelente natural para a traça.
Alguns sachês perfumados espalhados pelo guarda-roupa ajudarão a manter suas roupas livres dos furinhos. Folhas de alfazema, eucalipto e hortelã podem, juntos, ter o mesmo efeito. Basta aglomerar as folhas em um saquinho de tecido fino e colocar no armário. (evite deixar por muito tempo)
Usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do guarda-roupa ajuda a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças
Pequenos pedaços de cedro também ajudam no combate aos insetos. A madeira atua como repelente às traças e pode ser colocada em lascas entre as roupas. Outra dica é usar ainda o óleo de cedro em recipientes. O cuidado só deve ser maior com óleo para que não encoste nas roupas, sob pena de manchá-las.

As larvassão as verdadeiras responsáveis pelos furinhos que aparecem nas peças (Foto: Reprodução/Tudo Biologia)
Caso as traças já tenham aparecido no armário, retire as roupas e lave todas as que tiverem sido perfuradas pelas larvas. Limpe bem o ambiente por completo para retirar os ovos do inseto e impedir que eles retornem. Além disso, é bom abrir as portas do armário para iluminar o ambiente e deixar no sol roupas guardadas há muito tempo.
Vale também guardar as peças menos usadas em sacos plásticos, caixas ou mesmo guardá-las à vácuo, com sacos especiais para isso, que impedirão totalmente que os insetos danifiquem suas roupas.
Postado por dharmadhannya
Nenhum comentário:
Postar um comentário