sábado, 26 de junho de 2021

Gratidão e o Lugar Sagrado

 



Gratidão e o Lugar Sagrado

Em todas as coisas, agradeça.

Primeira lição:

Agradeça em todas as coisas. Louve o Senhor em todas as ocasiões, em todas as circunstâncias, sem uma única exceção. Se deixar seu coração cantar louvores ao Deus interior, vai saber qual é a vontade do Senhor... Você só vai começar a depender totalmente da força de seu Pai se sempre der graças a Ele. Enquan­to depender de sua própria força, não vai chegar ao total recolhimento.1

A referência de Uranda à própria força se refere à força dos desejos da mente exterior ou de sua identificação com os assuntos terrenos, que nos impe­de de chegar à união e à harmonia interior durante a sintonização.

Exercícios de Gratidão

Um exercício de gratidão é exatamente o que o nome diz — um vigoroso exercício de expressão espiritual em que você expressa ativamente gratidão por tudo o que pensa, diz, faz, vê e compartilha.

Praticar a gratidão vai trazer à tona sua criatividade, ativar sua vida com novos processos de pensamento e trazer- lhe múltiplas bênçãos em troca da energia positiva que enviou. Mantenha-se no Lugar Sagrado ao expressar uma atitude de gratidão. Assim, vai abrir a cons­ciência com uma corrente contínua de novas descobertas a respeito da dire­ção e propósito de sua vida.

Exercícios de gratidão têm também os seguintes efeitos terapêuticos: mais alegria, mais ligação com as pessoas e organismos vivos, mais sensação de bem- estar, quietude, clareza de propósito pessoal e capacidade de fazer as escolhas certas.

Além disso, o exercício de gratidão diminui a tensão, trazendo a quietude interior. Como ele tem efeitos terapêuticos semelhantes aos da terapia do riso, da prece e de práticas de visualização, no nível vibratório nós o sentimos no plexo solar ao dar e receber atitudes de gratidão, em relação a nós mesmos ou aos outros.

Para ótimos benefícios, pratique estes exercícios simples todos os dias:

1.                   Coloque bilhetes (post-its coloridos funcionam bem) no espelho do banheiro, no painel do carro e no monitor do computador com a seguinte mensa­gem: “Seja grato.” Você pode desenhar como quiser essas palavras, acrescen­tando ao fluxo de energia positiva seu talento artístico.

2.                   Reserve um minuto por hora todos os dias para praticar gratidão por algu­ma coisa. Seu um minuto pode logo virar mais tempo, mas um minuto por hora já basta para iniciar a corrente de gratidão e manter o processo de reco­lhimento.

3.                   Adquira o hábito de expressar gratidão por alguma coisa ou por alguém uma vez por dia. Diga à sua mulher, sócio, mãe, irmã, patrão, colega, vizinho, frentista do posto, etc., alguma coisa que lhes diga respeito, pela qual você agradece. Diga-lhes pessoalmente, escreva um bilhete, telefone, envie um e-mail. A lista de pessoas é interminável, assim como as possibilidades.


4.                  Adquira o hábito de enviar bilhetes agradecendo a quem fez coisas boas para você.

5.                   Ensine essa prática à sua família e a seus filhos. Instile gratidão naqueles que ama. Fale disso à noite, na hora de ir para a cama. Se as crianças tiverem babá, converse com ela sobre os novos hábitos de ‘gratidão’, garantindo as­sim que sejam mantidos ao longo do dia. Ofereça seu ensinamento com deli­cadeza, como um convite aberto para que os outros participem, sem exigên­cias.

6.                   Quando receber a visita de parentes ou amigos e a conversa se desviar para as ‘más notícias’ sobre um parente que está no hospital, ou que morreu, ou para a ‘coisa terrível’ que aconteceu com fulano, você pode rezar para que a Fonte ilumine o episódio na mente de quem está falando. Ou você pode ten­tar fazer um comentário luminoso, mudando o foco de algo negativo para algo positivo.

Aposte que seu comentário não será rejeitado e ofereça uma mudança de amor. Diga que levou ao doente algumas belas flores de seu jar­dim, para alegrá-lo. Ofereça uma prece de gratidão aos que precisam.

Agarre- se à sua silenciosa ação de graças enviando bênçãos de esperança, amor e caridade aos que foram mencionados e estão necessitados. Se permanecer atento à necessidade do momento, vai inspirar silenciosamente uma corren­te de gratidão que em geral aparece no momento certo.

7.                   Se a sua mente começar a insistir que a prática da gratidão é bobagem, diga a ela para ficar quieta geralmente é necessário disciplinar a mente exterior quando se inicia a prática da gratidão. Em geral os seres humanos são educados para acreditar que a mente exterior os governa ativamente, que os controla e que, na verdade, ela é tudo o que eles são.

Pois não é! A mente exterior não é você, mas foi criada por seu espíri­to como uma de suas faculdades, para permanecer aberta e receptiva ao que a governa, ou seja, à sua divindade interior. Como diz Uranda: “A mente exterior vibra de acordo com 0 que pensa.

O impulso interior vi­bra de acordo com 0 que sabe.” Essa presença de amor que habita den­tro de você governa a sua vida e lhe traz aquilo de que você precisa.

Ela cura suas feridas e ativa sua vida com um fluxo de energia vibrante. Neste estágio inicial de seu processo de sintonização (e sempre que necessário) mostre firmeza. Seja disciplinado. Seja grato. E aja.

Essas palavras só lhe mostram o caminho. Meras palavras não podem torná-lo mais grato nem levar à expressão o potencial do seu coração. E “através ” da sua receptividade e participação ativa neste programa de gratidão que você vai destrancar a porta para o recolhimento. Comece agora e veja. Que a paz esteja com você quando chegar à presença do Sagrado que habita o seu inte­rior.

A prática da sintonização, assim como outras práticas baseadas na medi­tação, sugere que as pessoas receptivas se recolham ao espaço sagrado que há no interior de cada um.

Através do processo de se recolherem a esse Lugar Sagrado, terão oportunidade de compartilhar a união com a Fonte e de des­pertar para a iluminação espiritual.

Ao ingressarem na presença do Senhor, ou Fonte, seu foco de atenção poderá repousar no conhecimento harmonioso de seu verdadeiro propósito da vida.

Em todos nós há uma ecologia interior, cheia de uma multidão de padrões pessoais e coletivos, que subconscientemente nos leva a fazer escolhas basea­das em lembranças, anseios pessoais, expectativas culturais e familiares.

Esses anseios trazem consigo nossa pretensão ao sucesso e a determinação de fruir desse sucesso. Quando nos recolhemos ao Lugar Sagrado através da meditação e de sessões energéticas de sintonização, iniciamos um processo de purificação, depositando sobre o altar da consciência os mais profundos anseios e desejos, pensamentos, palavras e ações.

Tudo que é trazido diante da divindade pessoal passa, com inteligência divina, por um ciclo de purificação: o que tem pureza de intenção e propósito é recebido com bênçãos, e o resto é rejeitado.

Rece­bidos pela divindade interior, os desejos íntegros e verdadeiros em seu propó­sito são devolvidos à consciência e depois à vida de cada um, com múltiplas bênçãos e abundância infinita. Rejeitados, os desejos impuros são totalmente consumidos pela eterna chama radiante.

O fogo aceso sobre o altar interior queima eternamente na presença divi­na e é dele que vem a irradiância de cada um. Recolhendo-se e depois oferecen­do o que foi purificado, todos podem compartilhar iluminação radiante com seu mundo.

O Lugar Sagrado é o lar interior da Fonte divina de cada um, do dharma pessoal onde nada de impuro nem de mentiroso pode entrar. Não dá para manter as exigências e as expectativas de sucesso pessoal no Lugar Sagrado.

Lá não são permitidos os sentimentos de ciúme e ressentimento, nem críticas, queixas ou julgamentos. Quem entra nesse santuário da meditação deve abandonar sua identificação terrena com o mundo exterior.

No interior de um espaço sintonizado, tudo é santificado e cada um é capaz de abençoar o próprio mundo com paz e tran­quilidade.

A única maneira de entrar no Lugar Sagrado é através da gratidão. A prá­tica da sintonização confirma a participação ativa na expressão de atitudes coti­dianas de gratidão por todas as pessoas, por todas as situações e circunstâncias.

Sejam os acontecimentos de natureza positiva ou negativa, somos convidados a reagir a eles compartilhando com a Fonte a gratidão contínua, abençoando o mundo com energia radiante.

Muitas vezes, em situações que parecem ser de conflito ou crise, o fluxo radiante de energia que a gratidão introduz traz uma graça calmante e catalí­tica ao ser recebido na mente e no coração dos presentes.

 Aquele que é grato não vive no “espaço” da carência. Geralmente, a pes­soa que tem uma atitude de gratidão numa situação de emergência é aplaudi­da com mais gratidão ainda, o que aumenta a harmonia entre todos os envolvidos.

Praticar a gratidão cria uma cerca de proteção em nosso mundo. Pense nis­so. O coração não pode expressar ao mesmo tempo duas atitudes divergentes. E preciso escolher: ou expressamos atitudes de gratidão e intento amoroso, ou não.

E a cada intento positivo ou negativo, recebemos de volta a mesma ener­gia, só que dez vezes mais forte do que na expressão original.

Com o mundo ca­da vez mais acelerado, é bom que todos pratiquem a gratidão em qualquer situa­ção, por mais maluca que pareça.

Nestes exemplos do dia-a-dia dá para ver como e por que a prática da gratidão funciona. Eles podem parecer mundanos, mas imbuindo-os de gratidão significativa, valorizamos o comum com um fluxo extraordinário:


1.                   Você chega em casa depois de um dia cansativo de trabalho e descobre que seu cachorro fez xixi no tapete. Reclamar e expressar uma atitude de repug­nância vai destreinar seu cão através da conotação negativa, além de lhe enviar sinais conflitantes.

2.                   Mas se você assumir uma atitude de gratidão, bon­dosa mas firme, ensinando ao cão onde é o quintal, vai enviar múltiplos tra­ços de memória positivos aos padrões de comportamento do animal.

3.                   Você vai ao supermercado e se vê cercado por fregueses mal-humorados por causa do movimento. Se puxar conversa com o vizinho na fila do caixa só para reclamar e criticar, vai aumentar o stress e a energia negativa.

Mas mostrando-se agradecido porque terminou as compras e vai poder chegar logo em casa, provavelmente vai iniciar uma conversa agradável, dividindo histó­rias e receitas. Já dei muitos cartões de visita (que resultaram em clientes) em circunstâncias semelhantes.

3.                   Se alguém ocupar sua vaga favorita no estacionamento, você pode reclamar ou agradecer pela pessoa ter parado num lugar tão bom. Expressar esse tipo de atitude generosa pode ser difícil, mas permite que surja algo novo.

Agrade­cer pela boa sorte de outra pessoa abre a porta para que a boa sorte volte para você. Você pode encontrar uma vaga ainda melhor esperando pelo seu car­ro da próxima vez. Se não, prossiga feliz em seu caminho, sabendo que aben­çoou alguém por sua boa sorte.

4.                   Você chega em casa, encontra tudo numa bagunça e se sente dominado por um sentimento de raiva em relação às crianças. Antes de dizer qualquer coisa, faça uma pausa para sentir sua gratidão por elas e por seus ciclos de aprendizado.

Outras circunstâncias pertinentes à vida delas podem vir à tona quando você contempla o quadro mais amplo e o padrão vibratório de sua casa (por exemplo, você pode se perguntar: “Será que meu local de traba­lho está assim tão limpo?”).

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário