sexta-feira, 21 de maio de 2021

Memoria Jovem - Alecrim

 



Água de alecrim – memoria jovem

Por Guta Ribeiro

E se o cérebro também pudesse ficar mais jovem? Seria esse o caminho para a imortalidade da alma, para a vitória contra o envelhecimento? Um cérebro jovem faz sinapses mais rapidamente, conecta informações e armazena conhecimento com maior facilidade. Os reflexos do corpo também são comandados por este órgão, logo, estamos mais despertos e atentos durante a juventude.

Quem não quer parecer mais jovem? Essa aspiração pode parecer mais feminina, mas a verdade é que nunca os homens estiveram tão inseridos na indústria da beleza e preocupados com a aparência. Todos gostam de se cuidar, de se sentir bem com o corpo que carregam, com a roupa espiritual que vestem. A juventude também é tema de muitas discussões filosóficas e obras literárias, um assunto amplamente discutido na história humana.

“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele” Jean-Jacques Rousseau

Benefícios para Saúde 

OS BENEFÍCIOS DO ALECRIM

 O alecrim não é apenas uma planta extremamente aromática. A crença nos poderes dessa planta perduram por séculos! Em Hamlet, Ofélia diz a seu irmão, Laerte, que alecrim é bom para a memória.

O alecrim é muito conhecido por proporcionar benefícios em aspectos diversos ao nosso corpo, melhorando questões que vão desde a digestão e a saúde da pele até funções cognitivas. Ele também é usado como tempero, muito presente na culinária de diversos países.

O chá de alecrim é conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de também favorecer o crescimento do cabelo.

Essa planta, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é rica em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes. Além disso, o alecrim é antisséptico, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético.

Os antigos usavam essa planta por seus efeitos anti-inflamatórios, digestivos e em função de seu poder de melhorar a função do rim. Em termos estéticos, o alecrim nos ajuda a ter cabelos mais resistentes e sedosos e, inclusive, deixa a pele mais bonita e iluminada.

Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o alecrim acaba fazendo bem à saúde da pele e também a circulação sanguínea. Alguns estudos já mostraram que a erva é eficiente para o tratamento de casos de eczema, justamente por sua ação eficiente em inflamações.

O alecrim atua também no cérebro, pois, ele tem uma substância chamada ácido carnósico, que melhora a memória e protege nossas conexões neurais.

É ótimo, então, para pessoas em fase de envelhecimento, por prevenir o desenvolvimento da Doença de Alzheimer e outras degenerações que aparecem com a idade

. O fígado também é um órgão beneficiado pela ingestão do alecrim. Ele melhora o funcionamento e ajuda o corpo a se desintoxicar, o que acaba sendo bom para outros órgãos e, claro, para a sua aparência.

“A juventude é uma conquista da maturidade” Jean Cocteau

Para quem sofre de estresse e ansiedade, o alecrim é bastante conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes, um ótimo amigo para situações de tensão e descontrole emocional, pois ele não deixa que o hormônio do estresse aumente e nos ajuda a manter a calma.

 Acha que é pouco ainda? Saiba que ele também já foi estudado por suas propriedades relacionadas à prevenção do câncer. Por causa de seus antioxidantes, o alecrim consegue neutralizar a ação de alguns radicais livres, conhecidos por provocar mutações celulares e desencadear tumores.


O QUE O ALECRIM FAZ COM SEU CÉREBRO

Água de alecrim deixa seu cérebro 11 anos mais jovem é a afirmação que faz esse artigo. Mas a ideia de que o alecrim rejuvenesce o cérebro tem fundamento científico. A BBC fez uma investigação bem detalhada sobre a atuação do alecrim no cérebro, através de uma entrevista com o professor da Universidade da Nortúmbria, Mark Moss, que investiga os possíveis benefícios do óleo essencial de alecrim para a memória e o cérebro.

Moss revelou que foram feitos estudos científicos para analisar os efeitos do óleo de alecrim em idosos, e que os resultados foram surpreendentes!

Os idosos, que achavam que estavam testando uma água com vitaminas, entravam em uma sala que havia passado por uma infusão de óleo de alecrim, óleo de lavanda ou em uma sala sem cheiro algum.

Após permanecerem na sala, os voluntários passavam por um teste de memória, que mostraram que os idosos realmente tinham melhores notas nos exames. Já o cheiro da lavanda diminuiu a performance deles, exatamente como é esperado segundo tradições da medicina natural e antiga.


Segundo Moss, existem compostos no óleo  de alecrim que podem ser responsáveis pela mudança na performance da memória. 

Um deles é o eucaliptol, que tem um cheiro maravilhoso e pode agir da mesma forma que drogas aprovadas para o tratamento de demência, já que ele causa um aumento do neurotransmissor chamado acetilcolina. Basicamente, o composto impede que esse neurotransmissor se quebre em uma enzima.

Segundo Moss, os benefícios do alecrim são mais sentidos quando a erva chega ao nosso organismo através da inalação, pois, durante a ingestão, o fígado faz um processamento químico que pode enfraquecer p poder do alecrim. Já quando a administração é feita através da inalação, as moléculas passam diretamente para a corrente sanguínea sem ser processadas pelo fígado, e vão direto para o nosso cérebro. Por isso, aposte também nos incensos e óleos essenciais além de beber a infusão de alecrim.


COMO FAZER ÁGUA DE ALECRIM

Após conhecer os benefícios incríveis dessa erva, aposto que você quer fazer um chazinho ou tomar Água de Alecrim para ajudar seu cérebro a se manter jovem. É natural, tem um sabor agradável, um ótimo aroma e, para melhorar, é de fácil acesso, o que significa que você não vai ter dificuldades de encontrá-lo já que é usado também em receitas culinárias.

Você vai precisar de duas colheres de sopa de folhas de alecrim fresco, duas xícaras de água e um recipiente fechado.

Para preparar a infusão, coloque uma panela de água no fogo até ferver. Adicione as folhas de alecrim dentro da água fervente, espere 5 minutos e retire do fogo. Deixe as folhas repousarem na água enquanto elas esfriam e não as remova por 12 horas. No dia seguinte você terá sua água pronta! Basta passar a mistura por uma peneira, retirar o que restou das ervas e você já pode beber essa água durante seu dia. Além de hidratar o corpo, seu cérebro vai ficar mais jovem!

Vale lembrar que o chá de alecrim tomado em excesso pode ter alguns efeitos indesejados, como náuseas, vômitos, espasmos e contrações uterinas, por isso não é indicado para mulheres grávidas.

Benefícios do alecrim.

O alecrim é uma erva típica do mediterrâneo que é muito utilizada na culinária para temperar carnes, sopas e molhos. Ele também é um poderoso remédio natural que tem sido utilizado desde a antiguidade pelo homem.  Com o avanço da ciência, comprovou-se que nossos antepassados estavam certos: o alecrim possui diversos efeitos medicinais e traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Conheça os principais benefícios do alecrim abaixo.

BENEFÍCIOS DO ALECRIM PARA A NOSSA SAÚDE

Veja o que o consumo dessa erva pode trazer à sua saúde e quais os principais benefícios do alecrim:

1.    ALECRIM É BOM PARA A MEMÓRIA

O alecrim possui ácido carnósico, uma substância neuro-protetora que previne a doença de Alzhaimer e retarda a perda de memória natural do envelhecimento.

2.    ALECRIM É BOM PARA O HUMOR

O alecrim favorece o bom humor! Um estudo realizado com cobaias mostrou que aqueles que tiveram contato diário com o aroma do alecrim conseguiam manter o bom humor durante o dia de forma significativa em comparação para o grupo de controle que não teve contato com o aroma desta erva.

3.    ALECRIM É BOM PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER

O alecrim possui em sua composição o carnosol, um composto anticancerígeno.  O consumo de alecrim previne principalmente o câncer de mama, de próstata, de cólon, de pele e a leucemia.  Em um estudo realizado com ratos cobaias, o carnosol  conseguiu reduzir em até 76% o agente cancerígeno do câncer de mama.

4.    ALECRIM É BOM PARA ANTI-INFLAMATÓRIO

O alecrim é um poderoso anti-inflamatório graças aos já citados ácido carnósico e carnosol. A combinação dessas duas propriedades inibe a enzima COX-2, responsável pela dor e inflamação no corpo. Além disso, eles ainda inibem a produção de ácido nítrico, que tem papel fundamental no processo inflamatório.

5.     ALECRIM É BOM PARA DIGESTÃO

O alecrim é excelente para a nossa saúde digestiva, ele consegue tratar os principais problemas digestivos como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão, gastrite e muitos outros. Além disso, ele ainda ajuda a evitar doenças transmitidas por alimentos, como carnes e ovos contaminados.

  Melhora a digestão

O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir o almoço ou o jantar, sendo útil para melhorar o processo digestivo, ajudando a combater a acidez e o excesso de gases. Dessa forma, diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.

6.    ALECRIM É BOM PARA DORES

O óleo do alecrim é muito utilizado como analgésico, ele é excelente para aliviar as dores causadas pela artrite, artrose, dores musculares e nas articulações.

7.     ALECRIM É BOM PARA ENXAQUECA

É um remédio natural poderoso no alívio de enxaqueca. Para utilizar as propriedades desta erva contra a enxaqueca, indica-se ferver água e acrescentar alguns raminhos de alecrim. Depois, desligue o fogo, coloque uma toalha sobre a cabeça e inale repetidamente o vapor d’água com aroma de alecrim. O alívio é certo, mas muito cuidado para não se queimar.

8.    ALECRIM É  DIURÉTICO

O alecrim é uma erva diurética leve, ela ajuda a diminuir a retenção de líquido e o inchaço. Ele estimula a excreção e o fluxo da urina, favorecendo o trabalho dos rins e melhorando também a circulação.

9.    ALECRIM É BOM PARA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

O aroma do alecrim é poderoso para tratar os sintomas de problemas respiratórios. Basta inalar o óleo de alecrim ou vapor d’água com alecrim (no mesmo processo descrito para alívio de enxaqueca) e ele trará alívio para o congestionamento causado pelos resfriados, gripes, alergias, infecções respiratórias, ajudando a limpar a garganta e os pulmões do excesso de muco e catarro.

10.ALECRIM É BOM PARA DESINTOXICAÇÃO DO FÍGADO

O alecrim é utilizado desde os tempos mais remotos na cura e desintoxicação do fígado. Atualmente, a ciência já investigou e mostrou que o extrato de rosmaninho é capaz de reduzir a cirrose e impede os danos ao fígado.

10.                      ALECRIM É BOM PARA ANTIENVELHECIMENTO

O alecrim é valioso também para quem quer evitar o envelhecimento precoce. A erva propicia a regeneração celular, reduz o inchaço,       dá mais firmeza e melhora o tônus da pele.

11.                      Ajuda no controle da diabetes

O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O consumo desse chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico e exames periódicos e a realização de uma alimentação adequada, devendo ser ingerido como complemento do tratamento médico e nutricional.


Por quanto tempo tomar o chá?

Não há um tempo definido para o consumo do chá, no entanto os fitoterapeutas recomendam o consumo por cerca de 3 meses, devendo parar por 1 mês.

É melhor usar as folhas secas ou frescas?

De preferência é melhor utilizar as folhas frescas, já que o potencial terapêutico pode ser encontrado principalmente no óleo de essencial de alecrim, cuja concentração é maior nas folhas frescas que nas secas.

É possível preparar o chá de alecrim com canela?

Sim, não há contraindicação para utilizar a canela em conjunto com o alecrim para preparar o chá. Para fazer basta acrescentar 1 pau de canela na receita original do chá.

Possíveis efeitos secundários

O chá de alecrim é considerado bastante seguro, no entanto, quando consumido em excesso pode causar náuseas e vômitos.

No caso do óleo essencial, não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, já que pode causar irritação, além de também não ser usado em feridas abertas. Além disso, também pode desencadear crises epiléticas em pessoas com epilepsia.

No caso de pessoas com pressão alta e que tomam medicamentos, o chá de alecrim poderia causar hipotensão, enquanto que no caso das pessoas que tomam diuréticos, pode haver desequilíbrio nos eletrólitos.

Contraindicações e cuidados

O chá de alecrim não deve ser consumido durante a gravidez, a amamentação e por crianças com menos de 5 anos. As pessoas que possuem doença do fígado também não devem consumir esse chá, uma vez que promove a saída da bílis, o que poderia piorar os sintomas e a doença.

Além disso, poderia interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial, e, por isso, caso a pessoa esteja fazendo uso de algum desses medicamentos é importante consultar o seu médico antes de tomar o chá de alecrim.

De acordo com alguns estudos, o óleo de alecrim, que também está presente no chá, pode estimular o desenvolvimento de crises em pessoas com epilepsia e, por isso, deve ser usado com precaução e sob orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Fatores de risco
Em qualquer circunstância, qualquer substância ingerida, até mesmo em quantidades normalmente consideradas seguras, pode tornar-se um risco para a saúde. Os efeitos químicos de uma substancia no corpo, pode causar reações alérgicas ou interações medicamentosas indesejáveis.

Por exemplo, nem sempre algumas pessoas não podem comer espinafre cru ou cozido. Se consumir, mesmo em pequenas quantidades, é acometida por horríveis desconfortos gastrointestinais, cólicas e outros sintomas. Acredito que seu organismo reaja ao ácido oxálico presente no espinafre, que interage com o ferro e o cálcio, impedindo que o corpo os absorva.

Por curiosidade, o ácido oxálico é um anti-nutriente, cuja dose letal é de 1500mg. Logo, uma pessoa alérgica pode morrer, consumindo muito menos que isso. Na Alemanha, as caixas de espinafre vendidas nos supermercados têm uma “caveirinha”, um alerta de perigo. Se o Popeye, do desenho animado, comesse todo aquele espinafre na vida real, estaria mortinho.

Como cada organismo é um universo, não podemos infelizmente, ter uma solução para tudo!

Mas podemos estudar, acompanhar o avanço das pesquisas e ter a preocupação contínua de prevenir e minimizar todos os riscos.  As ervas e especiarias são alimentos seguros, consumidos em todo o planeta, há milhares de anos. Na literatura existem raros relatos de reações alérgicas.

Quando evitar o consumo
O consumo de alimentos intensamente temperados, embora sejam altamente seguros, devem ser evitados nos 3 primeiros meses de gravidez. No período restante, todas as especiarias e ervas devem ser consumidas com moderação. O consumo durante a lactação, pode alterar o sabor do leite materno e em alguns casos causar cólicas ao lactante, sugerimos que sejam evitadas.

Os alimentos de crianças menores que 5 anos, devem ser levemente temperados e as quantidades progressivamente aumentadas, na medida que envelhecem. 

Bibliografia 

https://www.tuasaude.com/

wemystic.com.br

http://www.ozanaherrera.com.br/

 Postado por Dharmadhannya

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário