quarta-feira, 19 de maio de 2021

Mau hálito

 

 


 O mau hálito

 pode não ser causado por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são falta de higiene bucal, desidratação ou alimentação recente com alimentos como cebola e alho.

Mau hálito (halitose)

Sintomas

Causas

Diagnóstico

Tratamento

Prevenção

O odor da respiração afeta a todos em algum ponto. O mau hálito também é conhecido como halitose ou fetor oris. O odor pode vir da boca, dos dentes ou como resultado de um problema de saúde latente.

O mau hálito pode ser um problema temporário ou uma condição crônica. De acordo com a American Dental Association , pelo menos 50% dos adultos tiveram halitose durante a vida.

Quais são os sintomas do odor do hálito?

Além de um cheiro ruim, você também pode sentir um gosto ruim na boca. Se o sabor for devido a uma condição subjacente e não devido a partículas de alimentos presas, ele pode não desaparecer - mesmo se você escovar os dentes e lavar a boca.

 O que causa o odor do hálito?

Má higiene dental

As bactérias decompõem as partículas de alimentos presas nos dentes ou na boca. A combinação de bactérias e comida em decomposição em sua boca produz um odor desagradável. Escovar e passar fio dental regularmente remove os alimentos presos antes que se decomponham.

A escovação também remove a placa bacteriana , uma substância pegajosa que se acumula nos dentes e causa odor. O acúmulo de placa pode causar cáries e doenças periodontais. O mau hálito também pode ser um problema se você usar dentaduras e não as limpar todas as noites.

Alimentos e bebidas fortes

Quando você come cebola, alho ou outros alimentos com odores fortes, seu estômago absorve os óleos dos alimentos durante a digestão. Esses óleos passam para a corrente sanguínea e chegam aos pulmões.

Isso produz um odor que outras pessoas podem perceber em sua respiração por até 72 horas . Beber bebidas com odores fortes, como café, também pode contribuir para o mau hálito.

Fumar

Fumar cigarros ou charutos causa mau cheiro e resseca a boca, o que pode piorar ainda mais o odor do hálito .

Boca seca

A boca seca também pode ocorrer se você não criar saliva suficiente. A saliva ajuda a manter a boca limpa e reduz o odor.

A boca seca pode ser um problema se você tiver problemas nas glândulas salivares, dormir com a boca aberta ou tomar certos medicamentos, incluindo aqueles que tratam a hipertensão e problemas urinários.


Doença periodontal

A doença periodontal , ou doença gengival, ocorre quando você não remove a placa imediatamente dos dentes. Com o tempo, a placa endurece em tártaro. Você não pode remover o tártaro escovando-o e tentando irritar ainda mais as gengivas.

O tártaro pode causar a formação de bolsas ou pequenas aberturas na área entre os dentes e as gengivas. Alimentos, bactérias e placa dental podem se acumular nas bolsas, causando um forte odor.

Problemas de sinusite, boca ou garganta

O mau hálito pode se desenvolver se você tiver:

uma infecção sinusal

drenagem pós-nasal

bronquite crônica

uma infecção em seu sistema respiratório superior ou inferior

As pedras da amígdala, que tendem a acumular bactérias, também podem ser uma fonte de mau hálito.

Doenças

Odor de hálito incomum pode ser um sintoma de algumas doenças. Isso inclui:

doença renal ou insuficiência

doença ou insuficiência hepática

diabetes

apnéia do sono

distúrbio do refluxo gastroesofágico (DRGE), que é uma causa relativamente comum de halitose

Diga pelo cheiro

Se você tem insuficiência renal ou hepática ou diabetes, seu hálito pode cheirar a peixe. Quando seu diabetes não está sob controle, seu hálito pode cheirar a frutas.

“Qual é o jeito certo de se combater o mau hálito?”

Escove os dentes e a parte de trás da língua pelo menos três vezes ao dia!

Redação AnaMaria

“Qual é o jeito certo de se combater o mau hálito?” -

“Qual é o jeito certo de se combater o mau hálito?”

A halitose é causada pela saburra lingual – placa bacteriana esbranquiçada, que também pode ser amarelada ou amarronzada, que
se forma no fundo da língua.

 Para evitar que isso aconteça, escove os dentes e a parte de trás da língua pelo menos três vezes ao dia (depois das refeições principais) e, para retirar o excesso de comida entre os dentes, passe fio dental duas vezes.

 É essencial também beber bastante água ao longo do dia, ingerir alimentos crus, principalmente frutas, que são ótimos para a limpeza dos dentes, evitar alimentos como ketchup, mostarda, picles, alho e cebola, que só pioram o mau cheiro, e respirar pelo nariz, já que respirar pela boca
provoca ressecamento e descamação da mucosa bucal.

 Lucia Amoedo, dentista especializada em halitose, nome científico do bafo, ensina como dar fim a esse incômodo tão chato Beatriz Levischi

1. Qual é a principal causa do mau hálito?

Na grande maioria dos casos, a vilã é aquela massa esbranquiçada que se forma na língua, composta por restos alimentares, descamação epitelial (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) e bactérias. A placa bacteriana acumulada nos dentes, gengivas e amídalas também provoca um cheiro desagradável.

 2. Como saber se temos o problema?

Apesar de constrangedor, se você suspeita que tem halitose, o melhor a fazer é perguntar para alguém próximo, porque a gente acaba se acostumando com o próprio cheiro e não consegue identificar o problema. Escolha um familiar ou uma amiga de confiança.

3. Isso é uma coisa normal?

O mau hálito matinal é normal, sim. Quando dormimos, não produzimos saliva, importante para manter o equilíbrio e a limpeza da boca. Comer alimentos com cheiro forte, como alho e cebola, também provoca halitose, mas passageira. Mas quem tem mau hálito em outras situações precisa de tratamento.

4. Que tipo de tratamento é o mais recomendado?

Para definir a opção ideal, o especialista deve confirmar a origem do problema

na consulta, após conversar com o paciente e realizar exames para medir o hálito e avaliar a saliva.

5. Quantas pessoas sofrem com o problema no Brasil?

Segundo a Associação Brasileira de Halitose, aproximadamente 30% da população tem mau hálito.

6. Dá para prevenir?

Sim, inclusive a prevenção é o melhor remédio. Basta seguir direitinho as orientações do quadro ao lado.

6 dicas para ter o hálito sempre fresco:

Tome bastante água

Pelo menos 2 litros por dia.

Faça refeições regulares Coma a cada três horas, evitando jejuns prolongados. Evite álcool e cigarro Nem precisa dizer porquê, né? Capriche na higiene bucal. Use escova, fio dental e não se esqueça de limpar a língua! Adote uma dieta balanceada Alimentos com fibras, como frutas e verduras, estimulam a produção de saliva.

Faça visitas periódicas ao dentista. Elas ajudarão a prevenir problemas nos dentes e nas gengivas

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário