sábado, 6 de fevereiro de 2021

Oração do Divino Espírito Santo!

 



Oração do Divino Espírito Santo!

“ Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, sempre me inspira o que pensar, o que dizer, como dizer, o que calar, como agir, o que fazer, para a glória de Deus, para o bem das almas e minha própria santificação.

 Espírito Santo, dá-me agudeza para compreender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e eficiência para falar com sabedoria e empatia.

 Dê-me sucesso ao começar, direção ao progredir e perfeição ao terminar. Amém. 

Em nome de Jesus de Nazaré...

Diga o que preciso fazer hoje?

O que gostaria que eu soubesse?

 O que gostaria que eu fizesse?

O que seria melhor que eu fosse?

Qual é o caminho que devo seguir?

O que gostaria que eu dissesse e para quem?

Ame quem você é”.


Como orar ao Espírito Santo? 

Na Bíblia, os diferentes nomes do Espírito Santo são mostrados. Essas diversas evocações destacam suas qualidades e nos ensinam a reconhecê-lo um pouco melhor em nossas vidas.

 Ele está em toda parte e é essencial. Ele é o fôlego de vida que foi dado a Adão, aquele que nos encoraja e nos inspira.

“ O Espírito de Deus me fez , o sopro do Todo-Poderoso me deu vida. ”(Jó 33: 4). Ele é o Espírito da vida .

Livre, invisível e poderoso, ninguém o detém e ninguém o captura. Ele viaja pelo mundo e excede nossa capacidade de percepção. Jesus disse a Nicodemos: “ O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. É o mesmo com todo aquele que nasceu do Espírito . " (João 3: 8).

Ele também é pureza e suavidade. É assim percebido quando foi enviado por Deus em forma de pomba durante o baptismo de Jesus. " E ao sair da água, viu que os céus se abriam e que o Espírito Santo descia sobre ele como uma pomba ." (Marcos 1:10).

Jesus, falando do Espírito Santo, evoca o Consolador e o Paráclito, ou seja, o nosso Advogado. Ele foi enviado como o Espírito da Verdade, para nos acompanhar e apoiar na luta contra o mal. “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vai te ensinar tudo e te fará lembrar o que eu te disse. ”(João 14:26).

Também se apresenta como água viva, pois o Espírito Santo é quem mata a nossa sede. Assim como a água é vital para nos mantermos vivos, o Espírito Santo também é essencial para que tenhamos vida eterna.

A água é também um dos símbolos do batismo, que nos conduz ao Espírito e à vida eterna. “Mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede. A água que eu te darei se tornará a fonte que fluirá até a vida eterna. " (João 4:14).

 

Nos Atos dos Apóstolos, durante o Pentecostes, o Espírito Santo se manifestou sob a forma de línguas de fogo sobre os apóstolos, dando-lhes vários dons para a sua missão profética. Ele é o fogo ardente que aquece e também consome e purifica. “Então viram aparecer línguas como fogo, descendo separadamente sobre cada um deles” (Atos 2: 3-1).

 Essas diferentes comparações destacam não só a ação invisível, livre e poderosa do Espírito, mas também a mudança e purificação que ele causa em nós (como o fogo ou a água), além de sua capacidade de nos animar. É um poder ao qual nada pode resistir, como o fogo ou o vento. Porém, é também doçura, ternura e conforto, como o vento suave, a pomba branca ou o carinho da água doce.

Além do acima, existem muitos outros símbolos, como óleo (a unção), o selo, o dedo, a mão (especialmente por meio da imposição das mãos).

Como cristãos, somos parte do corpo de Cristo, um corpo que é guiado pelo Espírito. Ele permite que entremos no plano de Deus, que nos envolve e, por sua vez, ultrapassa nossos limites.

Para isso, Ele pode nos oferecer carismas, como fez com os apóstolos no Pentecostes. Os carismas são dons do Espírito que cada um de nós pode receber e colocar a serviço dos outros e do Senhor. Cada um de nós recebe carismas diferentes, portanto, devemos pedir ao Espírito por eles com confiança e abandono, e devemos compartilhá-los com humildade, generosidade e benevolência.

“ Em cada um, o Espírito se manifesta para o bem comum. O Espírito dá a alguém a sabedoria para falar; a outro, ciência para ensinar, de acordo com o mesmo Espírito; para outro, fé, também o mesmo Espírito.

 Ele recebe o dom de cura, sempre naquele Espírito; para ele, o dom de operar milagres; para um, o dom de profecia; para outro, o dom de julgar o valor dos dons do Espírito; para isso, o dom de línguas; para ele, o dom de interpretá-los. 

Mas em tudo isso, é o mesmo e único Espírito que atua, distribuindo seus dons a cada um em particular, como ele deseja. ”(1 Coríntios 12: 7-11). 

Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário