terça-feira, 3 de novembro de 2020

Colágeno para beleza e para dores nas articulações



Colágeno para beleza e para dores nas articulações 

 Hoje eu quero falar com você qual é o melhor tipo de colágeno para os ossos e articulações. Isso é uma dúvida que muitos pacientes têm. Uma grande questão é se os pacientes podem suplementar para nas articulações. 

Existem vários tipos como o hidrolisado, com vitamina C, tipo II, mas se até o médico fica na dúvida em relação aos tipos de colágeno, imagine quem é paciente.

 O que é colágeno?

O colágeno é um peptídeo, ou seja, um conjunto de aminoácidos (em torno de 25 a 27 cadeias) que se juntam e fazem parte da estrutura da cartilagem articular de revestimento.

 Ele dá firmeza à elasticidade da cartilagem e certamente é muito importante a sua suplementação, principalmente em pacientes com mais idade. Além disso, ele é responsável por quase 30% de toda a proteína corporal de nosso organismo. Existe desde o tipo I até o tipo XI, sendo que o principal para as articulações é o de tipo II.

 Colágeno

Os pacientes que chegam ao consultório com osteopenia ou mesmo osteoporose densitométrica perguntam a respeito da suplementação para o osso e para a cartilagem.

 Para a cartilagem quando o paciente desenvolve problemas de artrose ou processos degenerativos das articulações. Bem, geralmente nós temos que suplementar o tipo I para os ossos e o tipo II para as cartilagens.

Como falei anteriormente, o colágeno é uma sequência de aminoácidos que se repete muito, ele tem o aminoácido glicina, prolina, lisina, alanina e hidroxila e hidroxilisina.

 Porém, para fazer estes dois últimos, que são muito importantes para a estrutura do colágeno, ele precisa de uma vitamina que é essencial, a vitamina C. Então você que fala mal de água com limão e acha que não vale a pena tomar ela todo dia, só pela vitamina já é benéfica.

Ingestão do colágeno

A melhor hora de se tomar o colágeno é em jejum e deve sempre ser acompanhado da vitamina C para melhorar a absorção, pois ela estimula a síntese do colágeno.

 Por ter sua estrutura muito grande, o sistema digestivo pode encontrar dificuldade em absorver. Por isso existe o colágeno hidrolisado, que é aquele peptídeo que é quebrado pela hidrólise. 

A água penetra na cadeia dos aminoácidos e desfaz o conjunto de partículas. É um colágeno fatiado para chegar em um tamanho menor do que 5 mil Dalton que faz com que ele consiga ser absorvido pelo organismo. Os principais colágenos hidrolisados são os de tipo I e tipo III, que podem ser encontrados na nossa pele e no nosso osso.

Sintomas

Quando o pacientes chega com cabelo frágil, unha quebradiça, pele flácida e rugosa, já imaginamos que ele possui deficiência em colágeno do tipo I ou tipo III. Já para as cartilagens a gente deve pensar no colágeno do tipo II hidrolisado ou não. 

No caso do não hidrolisado, ele não será absorvido pelo organismo, porém irá simular os receptores a fim de quebrar a autoimunidade dessas condições. Como a osteoartrite e a artrite reumatoide são doenças autoimunes, o ideal é fazer o uso de colágeno tipo II não hidrolisado, que irá inibir o processo de autodestruição.

Funcionamento do colágeno

Dosagens

Muita gente pergunta a dose do hidrolisado para construção do colágeno. São doses altas de geralmente 10g de colágeno durante o dia, o que possibilita a reação do corpo em forma de diarreia ou má digestão. Isso ocorre pois além de serem uma molécula grande eles contêm também uma grande quantidade de condroitina e glucosamina e isso pode desencadear essas condições.

Já as doses do colágeno tipo II não hidrolisado geralmente são menores, em torno de 40mg por dia, com isso, podemos observar uma boa resposta do corpo na diminuição de dores articulares e melhora na qualidade da articulação. Mas devemos lembrar também que nem só de colágeno vive a cartilagem articular, ela precisa também de vitaminas e minerais, como a C, a K2, a D, o Magnésio e Cálcio, para que a estrutura cartilaginosa se refaça.

É muito importante conversar com seu médico para ver seus níveis de vitaminas e minerais antes de comprar o colágeno.

Colágeno é indicado a partir dos 35 para evitar desgaste da cartilagem


Colágeno é indicado a partir dos 35 para evitar desgaste da cartilagem - 
 - UOL VivaBem 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/



Colageno é indicado a partir dos 35 para evitar desgaste da cartilagem. 

É a proteína mais abundante do corpo e funciona como uma espécie de tijolo na construção de diversos tecidos: ossos, dentes, tendões, músculos... e pele. O problema é que, com o passar do tempo, sua fabricação natural diminui.

 “Nunca deixamos de produzir, mas um conjunto de fatores afeta a sintetização a partir dos 35 anos, como dieta, estilo de vida e questões de saúde” comenta Marcella Garcez, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia, de Curitiba. Os especialistas indicam tomar suplementos de colágeno a partir desse ponto.

 Mas o assunto ainda gera dúvidas porque até pouco tempo se pensava que o colágeno que ingerimos, por ser quebrado durante o processo digestivo, não atingiria a parte mais superficial do corpo.

 “O colágeno é dividido em peptídeos que são absorvidos sim e tem funções muito interessantes na cicatrização da pele, no combate ao envelhecimento facial, na recuperação de cirurgias ortopédicas, para a cartilagem e muitas outras áreas”, aponta Tatiana Gabbi, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Isso porque os tais peptídeos, depois de passarem pelo sistema digestivo, irão formar os colágenos necessários para cada órgão do corpo. Isso já acontece com a comida, quando ingerimos proteínas animais --especialmente pele e couro-- e vitaminas como a C. 
Esses alimentos estimulam a produção do colágeno, mas a pele, os cabelos e as unhas acabam ficando por último na distribuição desses ajudantes.  Colágeno para as articulações “Há cinco anos eu dizia que o suplemento não funcionava, mas hoje os estudos provam que ele consegue sim atuar na pele e não só, mas especialmente nos tecidos que não se regeneram, como a cartilagem”, destaca Marcella. 

Assim como a pele, a cartilagem que reveste as articulações da coluna, do joelho, dos cotovelos e tantas outras juntas também depende muito da proteína e sofre com a ação do tempo. Assim, o aporte extra pode ser um aliado para atenuar os sintomas da artrose e de outros males que atacam as articulações. 

Por exemplo, um trabalho de 2011 da Universidade Charles, na República Tcheca, descobriu que o suplemento de colágeno pode ser mais eficaz do que o sulfato de glucosamina, substância popularmente utilizada para combater desgastes articulares, em mais de mil mulheres que tinham artrose de joelho. As participantes, que tinham de 40 anos para cima, ingeriram os suplementos por cerca de três meses.

 No fim da pesquisa, as voluntárias que haviam tomado colágeno notaram uma melhora muito significativa na intensidade da dor – 80% do grupo contra 40% da parcela que usou a glicosamina. E os testes físicos realizados pelos pesquisadores comprovaram que o desgaste passou a impactar menos a qualidade de vida delas depois do colágeno. O suplemento de colágeno é eficaz no combate aos desgastes articulares Imagem: iStock 03/11/2020 Colágeno é indicado a partir dos 35 para evitar desgaste da cartilagem - - UOL VivaBem 

 A pele agradece As evidências também apontam que a ajudinha extra do suplemento devolve firmeza, hidratação e atenua rugas. Para citar um exemplo, um estudo recente comparou os efeitos de três produtos à base de colágeno hidrolisado em 60 mulheres que tinham idades entre 46 e 69 anos. 

Depois de 8 semanas, os grupos que tomaram qualquer um dos três produtos apresentaram maior firmeza da pele e elasticidade do que as voluntárias que tomaram placebo. As participantes também notaram melhora nas rugas. O trabalho foi realizado por pesquisadores do Centro de Farmacologia Voltado à Dermatologia (CPAD) do Hospital L’Archet 2, na França.

 Resultados animadores, desde a suplementação seja feita do jeito certo. “Ela funciona, porém é preciso ingerir uma dose considerável, de cerca de 10 gramas por dia, o que equivale a mais de dez cápsulas, para obter algum benefício, e de maneira constante”, conta a nutróloga curitibana. 

Não há nenhum perigo em tomar essa quantidade de cápsulas, mas também não é lá muito agradável. As versões em pó são as mais indicadas por serem mais fáceis de consumir na quantidade recomendada. Elas são vendidas em sachês e podem ser diluídas em sucos, no iogurte ou em outras receitas.

 Grande parte dos produtos disponíveis na farmácia também leva aromatizantes e é possível As versões em pó são as mais indicadas e podem ser dissolvidas em sucos Imagem: iStock 03/11/2020 Colágeno é indicado a partir dos 35 para evitar desgaste da cartilagem - - UOL VivaBem 

Encontrar a versão natural, à granel, mas também sem as vitaminas necessárias para a síntese do colágeno que já são incluídas nas versões industrializadas. Antes de comprar, entretanto, consulte o médico e fique atento aos rótulos: não é qualquer colágeno que tem esses poderes. “Para ser absorvido pelo organismo da melhor maneira ele precisa ser hidrolisado, processo que produz peptídeos, substâncias que auxiliam o trajeto do colágeno à pele”, aponta Letícia Fontes, Nutróloga da Clínica MEI (Medicina Integrativa), de São


As dores nas articulações afetam milhares de brasileiros todos os dias, e na matéria de hoje você vai conhecer a história da Lúcia Mendonça que conseguiu acabar com seus problemas nas articulações com um suplemento que contém uma substância indicada e muito comentada pelo Dr. Lair Ribeiro para as articulações.

Aqui você conhecerá os relatos da Dona Lúcia e esta substância tão bem falada pelo médico. Acompanhe.

Ela que é casada, aposentada e tem uma casa para administrar, já usou muitos (muitos mesmo) remédios com a esperança que lhe trouxessem uma solução para seus problemas articulares, mas nada foi tão eficiente como ela esperava.

Um dia, no consultório da sua médica, Dona Lúcia assistiu uma reportagem justamente sobre doenças articulares com o Dr. Lair Ribeiro, onde ele falava:

"Tenho muitos anos de experiência e posso garantir que a maior parte dos problemas articulares e até ósseos são causados por falta de colágeno não por problemas relacionados ao cálcio ou magnésio, como a maior parte das pessoas acredita.

Na grande maioria dos casos as reclamações são de dores nas articulações que vão de leves e moderadas até dores realmente incapacitantes. Muitos destes pacientes ficam anos em busca de uma solução para suas dores, que só pioram, sem encontrar algo como o Colágeno tipo 2 Geralmente tentam sem sucesso fazer uso de substâncias como a condroitina e a glucosamina, mas o que se mostra realmente eficaz é fazer a reposição de colágeno.

Em muitos casos podemos ver uma clara degeneração das estruturas articulares por falta de colágeno, sem este o cálcio e outros elementos não tem como se ligar aos ossos, assim tornando o problema cada vez mais grave".


Conversamos com o Dr. Lair Ribeiro para conhecer melhor o Colágeno Tipo 2 e entender se somente ele funciona ou qualquer outro tipo de colágeno também é 
indicado. Veja:

“Na verdade, não é qualquer tipo de colágeno que serve, se fosse assim seria muito fácil resolver o problema, a grande questão é que necessitamos fazer a reposição com o colágeno do tipo certo e nas proporções adequadas para de fato regenerar os tecidos das articulações e por fim eliminar as dores.

O colágeno que precisamos que é eficaz para diminuir consideravelmente as dores nas articulações é chamado de Colágeno tipo 2, também conhecido como UC2.”

O Cartilax , suplemento encontrado pela Dona Lúcia, tem como principal ingrediente o UC2, e por isso possui grande eficácia no tratamento de problemas articulares. Segundo seu fabricante, com as doses diárias corretas deste tipo de colágeno seu corpo naturalmente volta a se regenerar por ter a "matéria-prima" correta em abundância na corrente sanguínea.

Dona Lúcia, pesquisou muito sobre este suplemento, já que continha o colágeno tipo 2, tão elogiando pelo Dr. Lair, com isso ela descobriu que a fórmula do produto possuía apenas ingredientes chaves para a saúde das articulações: colágeno tipo 2, magnésio, fibra de maçã e óleo de coco. Juntos eles formam um time imbatível contra os problemas articulares.

Esta rica composição é a responsável por deixar as articulações saudáveis: melhora sua flexibilidade, mobilidade, fornece lubrificação necessária para as articulações, além de, acabar com as inflamações e consequentemente com as dores.

O suplemento ainda é composto apenas de ingredientes 100% naturais, o que a deixou bastante feliz e confiante.

Abaixo, o Dr. Lair comenta sobre a recuperação dos pacientes quando eles utilizam o Colágeno Tipo 2 para melhorar suas articulações:

“A maior parte dos casos apresenta uma recuperação bastante parecida, os pacientes que chegam com muitas dores, alguns até mesmo com problemas de locomoção, vão melhorando dia após dia com o uso Colágeno tipo 2. Nos casos mais graves (os que já apresentam problemas para se locomover), pode demorar um pouco mais, porém, dentro de algumas semanas já podemos notar uma excelente melhora, já conseguem executar tarefas simples, como por exemplo, ir ao mercado. Na verdade, cada organismo reage de uma forma, por isso, uns apresentam resultados mais rápidos que outros.

Por isso, as vezes é preciso um tratamento mais longo para que seja possível notar as mudanças mais significativas, mesmo em casos de artrites graves nota-se uma melhora que faz parecer uma cura completa, a pessoas podem ficar completamente reestabelecida, sem nenhum tipo de dor, podendo inclusive voltar a praticar atividades físicas, que sabemos serem extremamente benéficas para a saúde”.

"Parece que minhas articulações rejuvenesceram, sinto elas renovadas. Nunca imaginei, depois de tantas frustrações com remédios, encontrar um suplemento natural que fosse benéfico para aliviar as minhas dores articulares e permitisse que eu vivesse minha vida da forma que eu gosto".

Confira abaixo como o Dr. Lair descobriu todo o potencial do Colágeno Tipo 2 nas articulações:

“Como sabem sou médico cardiologista, por isso a maior parte dos meus pacientes é composta por pessoas da terceira idade, para muitos de meus pacientes a prática de atividade física, como por exemplo fazer caminhadas, é fundamental em sua recuperação. Foi aí que fui obrigado a encontrar uma solução para dores nas articulações, muitos deles não faziam as caminhadas justamente porque as dores não permitiam.

Também sou nutrólogo, então rapidamente lembrei que os ossos necessitam de colágeno tipo 2 para se manterem saudáveis. E com a recuperação de cada um deles, tive a prova que realmente é benéfico e necessário tratá-las com este tipo de colágeno”.

Com base nos relatos da Dona Lúcia  sobre o suplemento Cartillax que contém o Colágeno Tipo 2, muito comentado pelo Dr. Lair, decidimos fazer um teste com o produto e avaliar sua eficácia, até para trazer mais confiança e uma matéria completa para os nossos leitores.

Com isso, falamos com o fabricante do produto e realizamos um teste com a nossa secretária Carmem , que sofre muito com problemas nas articulações e vive acompanhada de dores:

O que me chamou mais atenção  é que ele não apresenta nenhum composto químico, nem narcótico ou outro tipo de componente farmacêutico ruim. Ele apenas contém ingredientes naturais que agem diretamente nos problemas articulares.

Com as dores cada vez menores, eu já me sentia mais disposta. A minha vida estava começando a seguir o caminho que eu queria, de uma rotina mais ativa, com exercícios, além de limpar minha casa sem ter que parar a cada 2 minutos por causa das horríveis dores que eu sentia.

Obviamente, apesar de estar me sentindo bem, eram só os primeiros dias de uso do suplemento alimentar, por isso, queria esperar, usar por mais dias e ter certeza que ele realmente era tão bom quanto prometia.

Com o passar do tempo tomando o suplemento, eu estava ainda melhor, sentia que minha qualidade de vida melhorava a cada dia. Eu já conseguia caminhar longos trajetos, sem precisar parar por causa de dores nas articulações, acho que é porque elas já estavam mais lubrificadas, e consequentemente com mais mobilidade.

É um produto diferente de tudo o que eu já experimentei contra as dores articulares. Nesta fase, não tinha mais dores nenhuma, nenhum desconforto e nada que me privasse de fazer minhas atividades.
Postado por Dharmadhannya


Nenhum comentário:

Postar um comentário