quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A experiência da Graça do Espírito Santo





A experiência do Espírito Santo 

A criação não se interrompe por um momento sequer. Bem diz a filosofia hindu que o Universo é a imaginação de Deus, e que o Universo existe enquanto Deus mantém sua imagem ou forma mental Inteligente. 

Nossa primeira sensação ao recebermos este influxo divino que assemelha-se ao tocarmos numa corrente elétrica. 

Experimentamos um choque que vitaliza todo o nosso ser, e nos sentimos estremecidos por uma energia muito mais intensa do que até então experimentamos. 

Eletrizamo-nos em ação, pois naquele momento não só sentimos a necessidade de atuar, mas nos sentimos capazes de agir, e parece-nos que nenhum obstáculo poderá resistir à formidável energia vibrante em nosso interior, como se em nós estivesse acumulado o próprio poder de Deus: 

Esta é a verdade. A energia que sentimos é a criadora energia de Deus, o poder do Espírito Santo manifestado por meio de nossa mente criadora espelho microcósmico da mente de Deus. 

 Espírito Santo é Deus em Sua atividade criadora assim como o pensamento humano é o poder criador que modela a vida humana em todos os mundos. 

Continuamente, a vida de Deus está se infundindo em Sua criação por meio de Deus Espírito Santo, a quem apropriadamente se lhe chama: "O Senhor que dá a vida." 

É a criadora Mente divina, de quem podemos nos expandir por meio de nossa mente superior e que pode produzir em nós as múltiplas manifestações chamadas os dons do Espírito Santo. 

Na Trindade Divina o Pai é a vontade criadora; o Filho é Deus crucificado em Sua própria criação; e Deus em Sua inteligência criadora em atividade, que projeta Seu universo e o cria pelo poder de Sua mente, é o Deus Espírito Santo. 


Com esta energia de Deus nos pomos em contato, por meio da mente superior, e ao experimentar este contato nos convencemos de que há um só Poder, uma Força, uma Energia em todo o Universo, isto é, a Energia criadora de Deus o Poder do Espírito Santo. 

Esta Energia reina tanto no mundo externo como no interno de nossa consciência, pois todas as forças e energias da natureza são a manifestação do poder criador de Deus Espírito Santo, bem como toda a força e energia criadora em nosso interior é a manifestação do supremo poder criador. 

A força que mantém o átomo e o converte em um vórtice de energia que a ciência descobriu nele; 

a força que faz do Sol um manancial e nos parece inesgotável de vida e de energia; 

a que converte o homem em sua vida interna num radiante sol de criadora energia que tanto mais aumenta quanto mais se consome – 

todas estas forças são manifestações de Deus Espírito Santo, da Energia criadora da Divindade, cuja influência experimentamos. 

Quando, por um sustido esforço de meditação, nos pomos em contato com o Poder de Deus Espírito Santo, por meio da mente superior que é Sua expressão, sua Inteligência em nossa consciência, equivale a pormo-nos em contato com o mesmo Fogo criador; 

e durante um momento nos sentimos arrebatados pelo Poder criador cósmico que da nebulosa extrai os sistemas solares, que sustenta todas as formas e toda a vida nos mundos, e que mantém o Universo. 

Não há maneira de se descrever o resplendor e pavoroso poder deste Fogo criador que sustém o mundo. 

Imaginemos um ígneo e torvelinhante vórtice no qual se constroem e destroem universos. Imaginemos uma miríada de cataratas de fogo vivo que cada uma de suas chispas tivesse o poder de construir e destruir. 

Imaginemos o Universo inteiro com tudo quanto nele existe, toda a matéria, todas as coisas e todos os seres, como se fossem parte deste gigantesco Fogo criador que os criou, os mantém e um dia os destruirá. 



Imaginemos por alguns instantes, contemplando no laboratório do Universo o crisol onde se fazem e desfazem os mundos; a oficina do Espírito Santo, onde o divino Criador põe os mundos e os seres em existência. 

Imaginemos que nos comunicamos por um momento com esta cósmica energia mental, e poderemos ter alguma ideia do significado de Deus Espírito Santo em nossa existência diária. 

Perpetuidade da criação 

A criação, porém, não é um ato único de Deus, nem o Universo é uma máquina que posta em movimento continue trabalhando até a hora de sua destruição. 

Ao contrário, a criação, como já afirmava Orígenes em seu tempo, é perpétua. 

Quando, porém, pela contemplação de nosso Eu interno, conseguimos experimentar algo da Energia divina, compreendemos que a Criação não é um ato criado por Deus no princípio, sem depois continuá-lo, e sim, que a Criação é a essência da Divindade, a verdadeira existência de Deus, e que não é possível separar Deus da criação, como não é possível separar o Sol de seus raios. 

Se não fosse pela impossibilidade de qualificar Deus, poderíamos dizer que a índole de Deus é criar, como da ave canora cantar, da água molhar, e do fogo aquecer. 

O que consideramos como criação de Deus, é em verdade Sua autêntica existência, Sua manifestação em criadora atividade, ao que a Teosofia denomina Terceiro Logos, o Hinduísmo Brama e o Cristianismo Deus Espírito Santo. 

Certamente que, longe de ser Deus Espírito Santo apenas um tema de especulações e sutilezas teológicas, é uma magna Realidade prática em nossa existência diária, porque sem Ele não existiríamos. 

Continuamente, em cada instante que denominamos tempo, prossegue o processo da criação. 

Uma vez que tenhamos experimentado a consciência de algo do significado da obra do Espírito Santo no Universo que nos rodeia e em nós mesmos, não mais poderemos deixar de reconhecer a importância que tem em nossa existência o terceiro Aspecto da Divindade. O Espírito Santo é então uma Realidade em nossa vida diária.
Postado por Dharmadhannya



Oração
Vinde Espírito Santo !

Me abençoa com a Força da vida , da esperança e do Entusiasmo.

Me abençoa com a Força do Amor e da Sabedoria que me ilumina sempre.

Vinde Espírito Santo!

Me abençoa com a Força da Inteligência  Divina que me guia e orienta.

Me abençoa com a Força da Ciência da Sabedoria  Divina!

Vinde Espírito Santo!

Me abençoa com a Força do Conselho:

Eu falo com o Espírito Santo!

Eu vejo com o Espírito Santo!

Eu interpreto a vida com o Espirito Santo!

Eu ouço com o Espírito Santo!

Me abençoa com  a força da Prudencia da Sabedoria!

Amem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário