sábado, 26 de setembro de 2020

Problemas de Memoria




 Problemas de  Memoria

Você não se lembra do título do último livro que leu? Coça a cabeça e se pergunta se tomou o remédio de manhã? 

Nomes e datas às vezes parecem lhe fugir da mente? 

Embora o esquecimento não seja necessariamente um sinal de que há algo errado, ele pode ser frustrante. Calma: remédios simples, que você mesmo pode fazer podem aguçar sua memória agora e mantê-la afiada por anos a fio. 

Qual é O problema 

Às vezes você não consegue se lembrar onde deixou as chaves ou os óculos, e esquece nomes? Os lapsos de memória podem ser desconcertantes. A idade é a maior culpada. 

À medida que envelhecemos, ocorrem mudanças na forma como o cérebro guarda as informações. Problemas físicos, como distúrbios da tireoide, podem afetar a memória, assim como medicamentos, inclusive aqueles contra pressão alta e ansiedade. 

O mal de Alzheimer também pode causar problemas de memória, mas os sintomas são muito mais graves do que os lapsos de memória normais e mais comuns 

Essências da Memória 

Em uma loja de produtos naturais, compre um frasquinho de óleo essencial de alecrim ou manjericão. Testes mostraram que inalar uma dessas essências aumentam produção cerebral de ondas beta, o que indica percepção aumentada. Você só precisa pôr um pouquinho do óleo no cabelo, nos pulsos ou na roupa. Ou ponha um pouco em um difusor e deixe-o impregnar o ar. 

Conte com o Café 

Bebidas cafeinadas aumentam a capacidade de concentração. E pode haver benefícios a longo prazo também! Na Faculdade de Medicina de Lisboa, pesquisadores concluíram que os idosos que bebem 3 ou 4 xícaras de café por dia mostraram-se menos propensos a apresentar perda de memória do que aqueles que bebem 1 xícara ou menos. 

Oxigênio Nele! 

Tome 120 mg diários de ginko biloba. Essa erva parece melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que ajuda os neurônios a obter o oxigênio de que precisam para funcionar em sua capacidade máxima. 

Na Alemanha, onde uma comissão governamental emite relatórios regulares sobre: eficácia de medicamentos fitoterápicos, o extrato de ginko biloba frequentemente é prescrito para evitar tanto a perda c memória quanto acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

Se você não tem problema de pressão alta, é recomendável, mas consulte o seu médico. Mas, se o fluxo de oxigênio para o seu cérebro se encontra reduzido, a erva pode ajudar. 

Outra maneira de aumentar o fluxo de sangue para o cérebro é pôr-se em movimento. Há evidências de que o exercício pode aumentar o número de neurônios. Qualquer tipo de exercício regular, mas principalmente os aeróbicos, como andar e pedalar, funciona. 



O exercício também ajuda a prevenir doenças como diabetes, AVC e pressão alta, que podem contribuir para lapsos de memória. 

Estabilize o Açúcar do Sangue 

Uma nova pesquisa revela um elo entre a intolerância leve à glicose e a perda de memória relacionada à idade. Os alimentos convertidos pelo sistema digestivo em glicose (açúcar do sangue) são o principal combustível que fornece energia aos órgãos, inclusive o cérebro. 

O organismo de muitas pessoas, porém, prin­cipalmente aquelas que já deixaram a juventude para trás, tem dificuldade para processar a glicose, ou seja, para tirá-la do sangue e levá-la às células. 

De acordo com a nova pesquisa, mesmo a intolerância leve à glicose, não-diabética, parece reduzir a memória de curto prazo a partir da meia-idade. O que fazer? 

Faça refeições em horários regulares, preferindo grãos integrais e* vegetais, ricos em fibras, a carboidratos “brancos”, como macarrão, pão branco, batata e arroz branco. 

Concentre-se na gordura boa — encontrada em óleos vegetais, nozes, sementes, abacate e peixe. Ela ajuda a manter estável seu nível de glicose do sangue, sem entupir as artérias. 

Calce os tênis! O exercício regular é outra forma de prevenir problemas com o açúcar do sangue. 



Devo chamar o médico? 

Não existe um meio de você, por sua conta, determinar a gravidade dos problemas de memória. Assim, consulte o médico se acha que sua memória vem piorando significativamente nos últimos 6 meses. Marque uma consulta urgente (ou peça a um parente ou amigo que o faça por você) se você está achando difícil se lembrar de como executar tarefas que fez muitas vezes antes, ou de como chegar a um lugar familiar. 

Procure o médico também se tiver problemas para executar atividades que envolvam instruções passo a passo, como, por exemplo, seguir uma receita culinária 

Torne Sua Dieta Mais inteligente 

O cérebro é formado por 85% de água. Beba pelo menos 2 litros de água por dia. A desidratação leva à fadiga, que pode cobrar seu tributo à memória. 

Certifique-se de que está incluindo vitaminas do complexo B (B6), B12, niacina e tiamina) em sua alimentação. Elas ajudam a formar e restaurar o tecido cerebral, e algumas auxiliam o corpo na transformação da comida em energia mental. Banana, grão-de-bico e peru são ricos em vitamina B6; grãos integrais e carne são boas fontes de todas as vitaminas B. Nozes e sementes, germe de trigo e cereais matinais enriquecidos são outras boas fontes dessas vitaminas. 

Reduza a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada. Você provavelmente já sabe que esse tipo de gordura obstrui as artérias que alimentam o coração. Mas alimentos ricos em gordura também obstruem as artérias que alimentam o cérebro, reduzindo o suprimento de oxigênio que chega até ele. Igualmente nocivas são as gorduras trans, encontradas em margarinas e muitos alimentos industrializados. 

Coma peixe 2 ou 3 vezes por semana. As espécies de águas frias, como salmão, sardinha, arenque e atum, contêm ômega-3. Tais gorduras são boas para o coração porque ajudam a “afinar” o sangue, evitando o entupimento das arté­rias; pelos mesmos motivos, também são boas para o-cérebro. 

Seguro Extra 

Tome um complemento multivitamínico todos os dias. Certifique-se de que ele contenha 100% da dosagem diária recomendada de ácido fólico e vitamina B12, pois é difícil incluir na dieta uma quantidade suficiente dessas vitaminas. Mesmo uma carência moderada pode contribuir para o declínio mental. 

Trate-se com Música 

Ouça música com freqüência. Pesquisadores descobriram que ouvir música pode melhorar sua capacidade de concen­tração e ajudá-lo a lembrar-se do que aprendeu. Alguns tipos de música, na verdade, fazem com que os neurônios entrem em ação mais rapidamente. 

Desafie Sua Mente 

Se você está mesmo motivado a aguçar a memória, comece a tocar um instrumento musical. Aprender a tocar um instrumento desenvolverá suas habilidades motoras e apurará a capacidade de seu cérebro de analisar e se concentrar. 

Faça tudo que puder para permanecer mentalmente ativo. Um estudo conduzido com freiras descobriu que aquelas com maior grau de educação formal e habilidades linguísticas tinham menor probabilidade de desenvolver o mal de Alzheimer. 

Mas o que conta de fato não é o nível de escolari­dade que você tem, mas o quanto você usa ativamente o cérebro. Fazer palavras cruzadas ou aprender uma língua estrangeira pode estimular seu cérebro. 

Detone o Estresse 

As pessoas tensas apresentam níveis mais altos de hormônios do estresse. Com o tempo, eles podem afetar o hipocampo, que controla a memória. Você não precisa entoar um mantra ou meditar — faça algo simples e divertido, como balançar-se na rede ou brincar com os filhos ou netos. 

Considere a possibilidade de tomar ginseng siberiano, que ajuda a proteger o corpo dos efeitos do estresse e, acredita-se, intensifica o estado de alerta mental. Compre um extrato líquido e siga as instruções da embalagem. 

Alimento Preferido dos Elefantes 

A centella asiatica, erva que os elefantes adoram, vem sendo usada para aumentar a acuidade mental há milhares de anos. Pesquisas indicam seu uso para aprimorar a memória. Tome. 200 mg do extrato padronizado 3 vezes ao dia.

Postado por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário