bom dia amigos, eu já vi pessoas curadas de reumatismo e de dores articulares, porém é bom consultar o médico especialista para o seu uso, não há contra-indicações mas é meu dever avisar. grata dharmadhannya
O consumo das sementes de sucupira é algo extremamente saudável, mas o exagero da ingestão do chá pode acarretar em alguns problemas para o organismo.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade de Campinas (Unicamp), a comercialização da sucupira é algo preocupante e perigoso.
Por ser conhecida como uma planta capaz de aliviar as dores de artrite, muitas pessoas acabam consumido o produto natural em excesso. Mas a análise laboratorial feito pelos estudiosos mostrou que a presença de medicamentos como Voltaren e Cataflam, que é o diclofenaco utilizado no tratamento de processos inflamatórios.
Segundo a professora que orientou a pesquisa, Vanessa Helena, isso induz as pessoas a fazerem o uso contínuo da sucupira.
“O diclofenaco deve ser tomado com acompanhamento de um profissional da saúde capacitado, e geralmente por um período de sete dias, considerando que o uso prolongado pode comprometer as funções renais do indivíduo. Neste trabalho foram avaliados os riscos do uso contínuo de diferentes dosagens dos extratos e componentes extraídos da sucupira em camundongos e ratos.
Esses dados científicos são importantes, pois muitos analgésicos, como o paracetamol, são altamente hepatotóxicos. Ainda assim, o paracetamol está isento de prescrição médica, sendo muito utilizado na pediatria”, alerta.
Propriedades e benefícios do chá de sucupira
Mas quando consumido nas dosagens certas, o único efeito que a ingestão de sucupira trará para o organismo é benéfico.
Alivia dores na coluna
Os extrato das semente de sucupira tem propriedades naturalmente analgésicas, auxiliando no alívio de dores na coluna, por exemplo.
Mas pessoas que possuem problemas como bico de papagaio, hérnia de disco e dores mais graves precisam de uma acompanhamento de um especialista antes de consumirem a bebida.
Combate dores crônicas
As propriedades, como os flavonoides e alguns proteínas, presentes na sucupira são capazes de reduzir dores, principalmente causadas por reumatismo, artrite, artrose e gota.
Previne úlceras
Graças aos efeitos anti-inflamatórios presentes da sucupira, a bebida feita a partir da planta consegue aumentar o volume das células que defendem o organismo, principalmente do sistema gástrico.
Sendo assim, A bebida também tem capacidade de proteger o sistema gástrico contra inúmeras doenças, incluindo a úlcera.
Retarda o envelhecimento celular
Os antioxidantes também têm capacidade de retardar o processo de envelhecimento das células, pois combatem os radicais livres que as prejudicam.
Combate infecções e inflamações
As propriedades antibióticas da sucupira ajudam a curar e prevenir diversos tipos de doenças ocasionadas por vírus e bactérias.
A bebida combate problemas como aftas, inflamações da próstata e ovários, dores na garganta e infecções no trato urinário.
Previne e combate o câncer
A bebida também atua na desinflamação de células, prevenindo a ocorrência de tumores benignos e malignos, principalmente tumores na próstata.
Previne e auxilia no tratamento do diabetes
A semente de sucupira também é um excelente complemento para o tratamento da diabetes. O chá consegue equilibrar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.
Caso já faça uso de medicamentos para esse efeito, busque a ajuda de um profissional da área antes de adicionar o chá de sucupira à sua dieta.
Combate os vermes intestinais
Além de melhorar o funcionamento do intestino, o chá de sucupira também ajuda a eliminar vermes presentes no órgão.
Como preparar chá de semente de sucupira
Ingredientes
6 sementes de sucupira
1,5 litro de água.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e tritura as sementes de sucupira. Coloque-as na água e deixe até entrar em ebulição. Após o tempo, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado até que a bebida morne. Antes de consumir, coe a bebida.
Compartilhe isso:
Chá de Semente de Sucupira – Benefícios, Como Fazer – Cápsulas da Semente
Para saber quais são os benefícios que este chá oferece, como prepará-lo e se ele apresenta alguma contraindicação ou efeito colateral, fique de olho no nosso artigo.
9 Benefícios do Chá de Semente de Sucupira
1 – Ajuda tratar artrose, artrite, gota e reumatismo
Em virtude de a semente de sucupira conter grandes quantidades de uma substância chamada de flavonoides, o consumo do chá dela é muito eficaz no alívio das dores agudas provocadas pelas doenças reumáticas melhorando a qualidade de vida dos pacientes e atuando como tratamento complementar ao convencional.
2 – Diminui dor na coluna
Graças às propriedades analgésicas dessa semente, o chá dela ajuda a aliviar dores de coluna ocasionadas pelos mais diversos tipos de problemas, entre eles: hérnia de disco, bicos de papagaio e até mesmo danos nas articulações.
3 – Auxilia na prevenção e tratamento de úlceras
Em virtude das substâncias naturalmente anti-inflamatórias e analgésicas da sucupira, tanto o chá quanto o óleo essencial dessa semente apresentam ótimos resultados quanto ao alívio dos sintomas provocados por úlceras gástricas.
4 – Previne e combate o ácido úrico
Embora poucas pessoas saibam disso, o acúmulo de ácido úrico no organismo está associado ao surgimento de gota (um tipo de artrite), pedras nos rins e doenças cardiovasculares.
Por isso, é fundamental prevenir e controlar os níveis desse ácido no organismo. O chá de semente de sucupira se apresenta como um dos métodos naturais mais conhecidos, contribuindo também para limpeza dos rins e desintoxicação do organismo.
5 – Diminui o inchaço do corpo
E por falar em eliminar toxinas, outra das propriedades dessa semente diz respeito ao efeito que ela exerce para eliminar (ou diminuir) o inchaço do organismo.
Isso ocorre graças ao fato de a sucupira atuar na desinflamação das células, evitando a retenção de líquidos.
Esse benefício proporciona uma outra vantagem extra: o emagrecimento. Muitas vezes o inchaço é confundido com o excesso de peso. Por isso, o chá dessa semente contribui para que as pessoas sintam o corpo mais leve.
6 – Fortalece as defesas imunológicas
Por conter propriedades antibióticas, a semente de sucupira consiste numa grande aliada do sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a dores de garganta, aftas, gastrite, inflamação na próstata ou nos ovários, infecções urinárias etc.
Isso ocorre porque o chá dessa semente inibe a ação das perigosas bactérias, vírus e fungos responsáveis por causar inflamações e doenças infecciosas.
7 – Mata os vermes intestinais
A ocorrência de vermes intestinais consiste em um problema bastante comum, afetando pessoas de todas as idades.
O chá de semente de sucupira auxilia a matar esses intrusos, contribuindo também para regularizar as atividades intestinais que muitas vezes é prejudicada.
8 – Combate o diabetes
Outro grande benefício da semente de sucupira é o efeito positivo que ela exerce na corrente sanguínea, contribuindo para eliminar o excesso de glicose e consequentemente manter o diabetes sob controle.
9 – Ajuda a prevenir e tratar o câncer de próstata
Graças à excelente quantidade de antioxidantes presentes nesta semente, a sucupira é um dos remédios naturais mais citados para prevenção e auxílio ao tratamento de câncer de próstata.
Como Fazer o Chá de Semente de Sucupira
Itens necessários
- 1 litro de água;
- 5 sementes de sucupira.
Modo de preparar
- Lavar bem todas as sementes de sucupira, secar e quebrar uma por uma em quatro pedaços utilizando um alicate ou pilão, pois essas sementes são bem duras e resistentes;
- Colocar a água em uma panela com capacidade suficiente e levar ao fogo;
- Assim que a água começar a ferver, adicionar as sementes já quebradas e deixar essa mistura ferver por 2 minutos mantendo o fogo médio;
- Logo em seguida, desligar o fogo, abafar a panela e esperar cerca de 15 minutos até que o chá esfrie;
- Coar e beber no decorrer do dia.
Observações:
Este chá pode ser ingerido gelado. Portanto, é possível conservá-lo na geladeira para beber durante o dia.
O chá dessa semente não pode ser adoçado, já que isso anula as propriedades medicinais da bebida.
Há outras maneiras de consumir essa semente – Cápsulas e Óleo
Além do chá, também é possível usufruir dos benefícios da sucupira por meio do óleo essencial da semente ou de cápsulas. O óleo é utilizado da seguinte maneira:
Uso oral: tomar 3 gotas 2 vezes por dia.
Uso externo: aplicar 3 gotas sobre a pele, mais especificamente na região da dor, por 3 vezes durante o dia, massageando suavemente. Esse consumo é recomendado principalmente para quem sofre com dores na coluna ou reumáticas.
Quanto às cápsulas, é indicado obrigatoriamente ingeri-las antes das principais refeições, ou seja, 1 cápsula 2 vezes por dia.
Esta é inclusive a maneira mais prática de usufruir dos benefícios dessa semente.
A semente de sucupira apresenta contraindicações
- Pessoas alérgicas a esta semente;
- Idosos;
- No caso do óleo essencial de sucupira, ele é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando;
- Vale ressaltar que o consumo do chá, do óleo ou das cápsulas não deve ultrapassar 15 dias seguidos, sendo necessário fazer um intervalo de 15 dias antes de retomar o consumo.
Há efeitos colaterais?
O uso inadequado ou excessivo dessa semente pode gerar:
- Intoxicação;
- Enjoos e/ou vômito;
- Desconforto estomacal.
É necessário consultar um médico?
Embora o chá de semente de sucupira seja um remédio 100% natural e ofereça muitos benefícios para a saúde, ele não elimina a necessidade de acompanhamento médico.
Desse modo, é necessário que os pacientes sigam todas as orientações do médico quanto ao tratamento e também façam todos os exames necessários para monitorar a doença.
Inclusive, antes de iniciar o consumo dessa semente, é necessário informar o médico para avaliar a possibilidade de acordo com o histórico clínico do paciente.
Além de todos esses cuidados, é muito importante manter uma alimentação equilibrada, beber 2 litros de água todos os dias e buscar fazer uma atividade física.
Somente dessa forma o chá de semente de sucupira poderá proporcionar os melhores resultados e não oferecer qualquer tipo de risco à saúde.
A sucupira é considerada segura para o consumo e não possui contraindicações - mas é sempre bom consultar seu médico ou nutricionista, antes de começar a utilizá-la. Alguns especialistas recomendam que o chá seja consumido por até 15 dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros 15 dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino.
https://www.vitaminasnaturais.com
Sucupira para Artrose e Reumatismo:
Benefícios e Como usar
O sucupira é uma planta medicinal que
contém propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e analgésicas que
reduzem a inflamação das articulações, melhorando o bem-estar do paciente que
sofre com artrite, artrose ou outro tipo de reumatismo.
A sucupira é uma árvore de grande
porte que pode chegar a 15 metros de altura, encontrada no serrado do Brasil,
que possui sementes grandes e arredondadas, do onde pode ser extraído o óleo
essencial, que tem uma cor que varia de amarelo claro à transparente, sendo muito
rico porque contém matérias amargas, resinas, sucupirina, sucupirona, sucupirol
e taninos, que são substâncias eficazes no controle da dor e com ação
anti-inflamatória.
Como usar a Sucupira contra Artrose
Para aproveitar as propriedades
medicinais da sucupira-branca (Pterodon emarginatus Vogel) contra a artrite,
artrose ou reumatismo, é recomendado:
Massagear a articulação: Aplicar um
pouquinho do óleo de sucupira nas mãos, esfregando uma sobre a outra e depois
massagear a articulação dolorida, deixando o óleo atuar durante algumas horas.
Não é recomendado retirar o óleo da pele e
deve-se esperar cerca de 3 horas depois da aplicação para tomar banho.
Em caso
de artrose nos pés deve-se aplicar o óleo antes de dormir e calçar um par de
meias para não correr o risco de cair, se levantar de madrugada.
Tomar o óleo essencial: Uma outra
forma de uso do óleo é adicionar 2 a 3 gotas do óleo de sucupira em meio copo
de suco de frutas ou alimentos e tomar a seguir, duas vezes ao dia, com
intervalo de 12 horas entre cada tomada.
Tomar o chá das sementes de sucupira:
Ferver 10g sementes de sucupira esmagadas em 1 litro de água. Tomar 1 xícara de
chá 2 a 3 vezes ao dia, sem adoçar.
Para quem tiver dificuldade de
encontrar o óleo, as sementes ou pó de sucupira, também podem ser usadas as
cápsulas que podem ser compradas em farmácias de manipulação ou lojas de
produtos naturais, por exemplo.
Contraindicações
A sucupira é bem tolerada e não é
considerada tóxica quando usada na dosagem recomendada, mas não deve ser usada
durante a gravidez, lactação, em caso de comprometimento renal, e diabetes,
porque ela pode alterar a glicemia do sangue, causando hipoglicemia.
Para que serve e principais
benefícios
A sucupira ajuda:
- Diminuir
a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar
artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide;
- Aliviar
as dores causada por problemas como excesso de ácido úrico
e inflamações;
- Combate
a amigdalite, dor de garanta;
- Ajuda
a curar cistos ovarianos e no útero e combate as cólicas;
- Ajuda
a cicatrizar feridas na pele, eczemas, cravos nos pés e
sangramentos.
Em alguns casos, este chá pode
ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pela
quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer.
Propriedades medicinais
As principais propriedades da
sucupira incluem sua ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática
e antioxidante. Além disso as sementes de sucupira tem ação antitumoral,
especialmente contra o câncer de próstata, mas só deve ser consumida com
conhecimento do médico oncologista.
Como usar a sucupira
A sucupira pode ser encontrada em
forma de chá, cápsulas, extrato e óleo. E pode ser usada da seguinte
forma:
- Chá
de sementes de sucupira: Lave 4 sementes de sucupira e quebre-as
utilizando um martelo de cozinha. Depois ferva as sementes quebradas
juntamente com 1 litro de água por 10 minutos, coe e beba ao
longo do dia.
- Sucupira
em cápsulas: tomar de 2 cápsulas ao dia para um melhor efeito.
- Óleo
de sucupira: Tomar de 3 a 5 gotas por dia comer com alimentos, 1 gota
diretamente na boca, até 5 vezes por dia;
- Extrato
de semente de sucupira: tomar de 0,5 a 2 ml por dia;
- Tintura
de sucupira: tomar 20 gotas, 3 vezes ao dia.
Se optar por fazer o chá, deve
utilizar uma panela apenas para esse efeito porque o óleo liberado pelas
sementes da planta fica grudado nas paredes da panela, sendo difícil de
eliminar completamente.
Quais os efeitos secundários
A sucupira não tem efeitos
colaterais, sendo bem tolerada.
Quem não deve utilizar
A sucupira está contraindicada para
grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos, e deve ser usada com
moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado.
desconheço o autor... Texto enviado por internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário