Simpatia ou empatia?
Muitas pessoas sucumbem à crença equivocada de
que ser acessível, simpático, líder vem de traços naturais, irrelevantes, que
pertencem apenas a alguns sortudos - a boa aparência, o ferozmente social e o
incrivelmente talentoso
. É fácil acreditar neste equívoco. Na realidade, ser
acessível está sob seu controle, e é uma questão de inteligência emocional
(EQ).
Em um estudo realizado
na UCLA, os sujeitos pesquisados classificaram mais de 500 adjetivos com base
em seu significado percebido para a facilidade de comunicação e empatia.
Segundo o dicionário Aurélio, a
palavra empatia significa:"A capacidade psicológica para se identificar
com o eu do outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias
por esse outro vivenciadas". "Ato de se colocar no lugar do
outro".
Os adjetivos mais votados não tinham nada a ver com ser gregário,
inteligente ou atrativo (características inatas). Em vez disso, os
principais adjetivos foram sinceridade, transparência e capacidade de
compreensão (outra pessoa).
Esses adjetivos, e
outros como eles, descrevem pessoas que são qualificadas no lado social da
inteligência emocional dados de pesquisade mais de um milhão de pessoas mostram
que as pessoas que possuem essas habilidades não são apenas muito agradáveis,
elas superam as que não fazem uma grande margem.
Nós fizemos alguns
aprofudamentos para descobrir os comportamentos-chave que as pessoas
emocionalmente inteligentes se envolvem que as tornam tão agradáveis.
Aqui
estão 13 dos melhores:
Eles fazem perguntas, eles gostam de ouvir.
O maior erro que as
pessoas fazem quando se trata de ouvir é que eles estão tão focados no que eles
vão dizer em seguida, ou como o que a outra pessoa está falando vai afetá-los,
que eles não conseguem ouvir o que está sendo dito. As palavras vêm alto e
claro, mas o significado está perdido.
Uma maneira simples de
evitar isso é fazer muitas perguntas. As pessoas gostam de saber que você
está ouvindo, e algo tão simples quanto uma questão de esclarecimento mostra
que não só você está ouvindo, mas também se preocupa com o que eles estão
dizendo.
Você ficará surpreso
com quanto respeito e apreciação você ganha apenas fazendo perguntas.
Eles deixaram seus telefones
Nada irá atrapalhar suas
relações , se você abrir um espaço para uma mensagem de texto, ou para a troca
de numero de telefone. Quando você se compromete com uma conversa,
concentre toda sua energia na conversa. Você achará que as conversas são
mais agradáveis e eficazes quando você mergulha nelas.
Eles são genuínos
Ser genuíno, transparentes e honesto é
essencial para ser simpático. Ninguém gosta de uma falsificação. As
pessoas gravitam para aqueles que são genuínos porque sabem que podem confiar
neles. É difícil gostar de alguém quando você não sabe quem são realmente
e como eles realmente se sentem.
Pessoas agradáveis
sabem quem são. Eles estão confiantes o suficiente para se sentir
confortável em sua própria pele. Ao se concentrar no que o leva e faz você
feliz como um indivíduo, você se torna uma pessoa muito mais interessante do
que se você tentar conquistar as pessoas ao fazer escolhas que você acha que as
fará como você.
Eles não passam o julgamento
Se você quer ser
agradável, você deve ter a mente aberta. Ser de mente aberta torna você
acessível e interessante para os outros. Ninguém quer conversar com alguém
que já formou uma opinião e não está disposto a ouvir.
Ter uma mente aberta é
crucial no local de trabalho, onde abordabilidade significa acesso a novas ideias
e cooperação. Para eliminar noções e julgamentos preconcebidos, você
precisa ver o mundo através dos olhos de outras pessoas com a empatia.
Isso não exige
que você acredite no que eles acreditam ou tolere seu comportamento, suas
crenças, sua religião, seu partido político, simplesmente significa que você aceita o outro como ele é...; deixa de
julgar o tempo suficiente para entender verdadeiramente o que os faz agir e
pensar assim.... Só então você pode deixá-los ser quem eles são.
Eles procuram Atenção
As pessoas costumas ser
reativas àqueles que estão desesperados pela atenção. Você não precisa
desenvolver uma personalidade grande, imperativa e extrovertida para ser
agradável.
Simplesmente,
saber ouvir e ser amigável, empático e atencioso é tudo o que você precisa para
ganhar as pessoas.
Quando você fala
de forma amigável, confiante e concisa, você notará que as pessoas são muito
mais atentas e persuasivas do que você, ao tentar mostrar que você é
importante.
As pessoas se identificam com a sua atitude rapidamente, entram no clima da comunicação empática e são
mais atraídas pela atitude aberta ao diálogo.
Quando você está sendo ouvido,
e quando você está sendo reconhecido por uma realização, mude o foco para todas
as pessoas que trabalharam duro para ajudá-lo a chegar lá.
Isso pode parecer
clichê, mas se for genuíno, o fato de você prestar atenção aos outros e
apreciar sua ajuda mostrará que você é humilde - dois adjetivos que estão intimamente
ligados à facilidade de relação interpessoal e profissional
Então, há pessoas que
não são necessariamente extrovertidas, talvez até sejam reservadas, mas que são
boas em entender os demais e fazer parte de um grupo.
E conheço pessoas, e
tenho certeza de que você conhece também, que são extrovertidas, falantes, mas
não necessariamente ouvem os demais e fazem o que querem - e são ruins em
trabalho em equipe.
“O que estou tentando
dizer é que penso em termos de habilidade de trabalhar em equipe.
Se você perguntar
às pessoas o que tentam levar consigo da experiência escolar, certamente dirão
que esperam que a escola as prepare para o mundo do trabalho no futuro. Então,
temos de nos perguntar: de que formas as escolas são parecidas com o ambiente
de trabalho moderno e de que formas elas não são?
Muitas escolas são
muito organizadas em torno de um modelo em que o professor tem todo o
conhecimento e apresenta-o em um estilo de palestra. O ambiente de trabalho não
se parece em nada com isso - é um ambiente fluido, em que trabalhadores são
constantemente colocados em equipes para resolver problemas não estruturados, e
as pessoas têm papéis múltiplos.
Acho que queremos que
nossas escolas repliquem isso - que se pareçam mais com o ambiente de trabalho
moderno se querem ensinar as pessoas a serem melhores trabalhadores.
É um pouco especulativo,
mas há boas evidências de que intervenções de alta qualidade feitas no início
da nossa vida têm impacto mais longo na vida adulta, tornando-nos mais
produtivos.
Uma possível razão
disso, em termos de educação, é que se você olha para uma sala de aula de
pré-escola, ela se parece mais com o ambiente de trabalho moderno do que, por
exemplo, a quarta série.
Na pré-escola, você
aprende a socializar. A criança não aprende apenas números e letras, mas é
colocada em grupos para negociar, compartilhar seus recursos e ocupar
diferentes papéis.
Acho que, no meio do
caminho, a escola se torna mais formal, para ensinar letras e números - algo
importante. Mas o aprendido mais cedo, de como se portar no mundo, também é
muito importante.
Talvez nossas salas de
aula depois da pré-escola devessem ser mais parecidas com isso”. David Deming
Eles são consistentes
Poucas coisas o tornam
mais diferente do que quando você está em todo o lugar. Quando as pessoas
se aproximam de você, eles gostam de saber com quem estão lidando e com qual
tipo de resposta eles podem esperar. Para ser consistente, você deve ser
confiável, e você deve garantir que, mesmo que seu humor vá para cima e para baixo,
isso não afeta a forma como você trata outras pessoas.
Travis Bradberry
Postado por dharmadhannya
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