Fisiologia Oculta - Esoterico
O homem é um ser extremamente complexo.
Ele não se reduz à matéria, mas é também intelecto,
sentimento, vontade e sobretudo Espírito.
Portanto, para compreendê-lo realmente devemos
recorrer não somente à biologia, mas também à psicologia, à religião e
sobretudo às antigas doutrinas esotéricas, as quais afirmam existir um homem
"visível" e um homem "invisível".
O que significam tais palavras?
Que o homem tem não apenas um corpo material, visível,
sólido, mas outros "corpos" ou veículos, invisíveis aos olhos.
De acordo com o esoterismo, não existem somente três
dimensões, mas também outras que não podem ser percebidas pelos nossos sentidos
físicos, limitados e enganosos, e para cada uma dessas dimensões o espírito do
homem, o Si ou Alma individualizada, tem um veículo ou "corpo" de
expressão.
Todavia, antes de falar destes corpos, gostaria de me
deter um pouco para descrever, mesmo que rapidamente, a constituição do homem
em geral.
O homem tem dois aspectos principais: o pessoal
(corpóreo) e o espiritual.
O pessoal poderia ser dividido, de acordo com São
Paulo, em:
a) corpo ou soma, e
b) psique,
ambos reflexos existenciais do Pneuma, ou Espírito,
"que É, e se encarna... somente de maneira fragmentária no mundo do
espaço-tempo".
Se considerarmos que tudo é energia em diferentes
níveis vibratórios, desde a matéria até ao Espírito, poderíamos dizer, recorrendo
a termos de física, que o homem
"é um feixe de ondas estacionárias
submetido a um crescimento e a um desenvolvimento constantes. O modelo o
torna objetivo no mundo das coisas, e ele deriva a sua forma de um imenso
complexo de forças e de energias, que agem umas com as outras em todos os
níveis: espiritual, psíquico e físico" (de O espelho da vida e da morte,
de L. Bendit).
Começando pelo corpo físico, denso e visível, vemos
que ele é um sistema altamente complexo de energias diversas, isto é:
a) energias químicas;
b) energias vitais e bioelétricas.
A vida depende de uma interação entre os campos de
energias químico-vitais, os quais se influenciam reciprocamente.
A psique é aquela região do homem nem física nem
espiritual, correspondendo ao que as doutrinas esotéricas chamam de
"corpos sutis".
São "corpos", na medida em que, como
dissemos, são "feixes de ondas estacionadas" (como, por exemplo, um
raio de luz), mas se parecem mais com "campos de força", por se
acharem em estado de contínuo movimento e fluxo.
Os corpos sutis do homem, que constituem o seu lado
psíquico, são três:
1) corpo etéreo (que é também físico, sendo a
contrapartida vital e bio-elétrica do corpo físico denso);
2) corpo emotivo ou astral, ou corpo das emoções e dos
sentimentos;
3) corpo mental, ou aspecto intelectivo da psique.
O corpo que mais nos interessa neste momento, em que
tratamos da medicina psico-espiritual e sobretudo da relação entre psique e
corpo material, é o corpo etéreo que, conforme dissemos, é quem torna esta
relação possível.
O tema do corpo etéreo e dos seus centros de força é
muito amplo e complexo.
Por esse motivo, poderemos tecer somente algumas
considerações gerais a respeito, deixando o caminho livre para a reflexão, a
pesquisa e sobretudo para a experiência direta àqueles que desejarem aprofundar
este argumento.
A principal dificuldade, provavelmente, surge do fato
de que não temos consciência do corpo etéreo, e somos polarizados geralmente
pelo corpo físico denso, que, no entanto, deve ser considerado somente "um
robô", um instrumento do verdadeiro veículo do Si no plano físico, isto é,
do corpo etéreo.
De fato, este, no "Tratado de Magia Branca",
de Alice A. Bailey, é descrito da seguinte forma:
"O grande símbolo da Alma no ser humano é o seu
corpo etéreo ou vital, visto que:
1. É a contrapartida física da Luz interior, chamada
Alma ou corpo espiritual. É também chamado de "taça de ouro"
(vasinho) na Bíblia, distinguindo- se:
a) por sua luminosidade;
b) por sua frequência vibratória, sempre sincronizada
com o desen- volvimento da Alma;
c) por sua força de coesão, que une e relaciona todas
as partes da estrutura física.
2. É a trama ou rede microcósmica da vida, pois
compenetra todas as partes da estrutura física..." (pp. 64-65).
O corpo etéreo, portanto, quando o homem tiver
alcançado um alto grau evolutivo, poderá ser efetivamente o instrumento da
Alma, ou Si, no plano físico, e irradiar energias espirituais em seu ambiente.
Ele constitui, de fato, "a aura" de uma
pessoa, variando a sua qualidade e vibração conforme o grau de pureza e
realização interior.
O corpo etéreo é composto de matéria física muito
sutil, sendo portanto, invisível ao olho comum.
Esta matéria (que os cientistas chamaram
"éter" e os esoteristas "prana") permeia e penetra não
somente todos os corpos e todas as formas existentes, mas também todo o espaço,
de maneira que inexiste o vazio.
O éter é o veículo de todos os tipos de energia, às
quais serve de condutor, sendo por essa razão que o corpo etéreo do homem pode
receber e transmitir as energias de todos os outros níveis de vida e mesmo as
energias espirituais.
O corpo etéreo tem forma igual à do corpo físico, ao
qual ele penetra e extravasa por alguns centímetros, formando a aura de que
falamos acima.
Este corpo é formado por uma complicada rede de
pequenos canais de energia que se entrecruzam (os nadis), exata contrapartida
etérea do sistema nervoso.
Nesta densa rede de "nadis", encontram-se
sete pontos focais ou plexos, chamados em sânscrito chakra (ou seja, centros de
força).
Na realidade, tais plexos são muito mais numerosos,
mas os mais importantes e conhecidos são sete, correspondendo às sete glândulas
endócrinas principais.
Observemos atentamente estes sete plexos, conforme
aparecem na figura apresentada a seguir.
Destes centros, três estão localizados abaixo do
diafragma, sendo chamados "inferiores", e três acima do diafragma,
"superiores".
Um sétimo centro encontra-se entre as sobrancelhas,
tendo por função integrar e sintetizar todos os outros.
Cada um destes centros exprime um tipo especial de
energia, embora as energias fundamentais sejam essencialmente três:
1) a energia da Vontade (Atma);
2) a energia do Amor (Buddhi);
3) a energia da Inteligência Criativa (Manas).
Na realidade, estas três energias refletem os três
aspectos da triplicidade divina, expressa em quase todas as religiões pelas
três Pessoas da Divindade:
Pai Brahma
Osíris
Filho
Vishnu
Hórus
Espírito
Santo
Shiva
Isis
Semelhante concepção de um Deus uno e trino reflete
uma verdade profundamente oculta, que se pode encontrar em todos os níveis,
mesmo no homem, onde as energias fundamentais são expressas através dos três
centros superiores:
1) Centro localizado no alto da cabeça (Sahasrara
Chakram), Vontade Espiritual;
2) Centro localizado na garganta (Vishudda Chakram),
Criatividade Espiritual;
3) Centro localizado no coração (Anahata Chakram),
Amor Espiritual.
OS SETE CENTROS ETÉRICOS
1- Centro localizado no alto da cabeça (Sahasrara
Chakram)
2- Centro localizado entre as sobrancelhas (Ajna
Chakram)
3- Centro localizado na garganta (Vishudda Chakram)
4- Centro localizado no coração (Anahata Chakram)
5- Centro localizado no Plexo Solar (Manipura Chakram)
6- Centro Sacral (Svadhistana Chakram)
7- Centro localizado na base da espinha dorsal
(Muladhara Chakram)
1- Vontade espiritual 1000 pétalas (glândula pineal)
2- Integração e síntese 96 pétalas (glândula
pituitária)
3- Criatividade superior 16 pétalas (glândula
tireóide)
4- Amor universal 12 pétalas (glândula timo)
5- Emotividade e afetividade pessoal 10 pétalas
(glândula pâncreas)
6- Sexualidade 6 pétalas (glândulas gônadas)
7- Auto-afirmação 4 pétalas (glândulas supra-renais)
Do ponto de vista dos instintos fundamentais, eles se
acham em perfeita correspondência com os três centros inferiores, que também
exprimem as mesmas energias, conquanto degradadas e de reduzida vibração:
1) Centro do plexo solar (Manipura chakram), Amor
egoístico (instinto gregário);
2) Centro sacral (Svadhistana chakram), Criatividade
inferior (instinto sexual);
3) Centro localizado na base da espinha dorsal
(Muladhara chakram), Vontade egoística (instinto de auto-afirmação).
O "Centro localizado entre as sobrancelhas"
(Ajna chakram), conforme já mencionamos, exprimirá a síntese e a integração dos
três centros superiores e dos três inferiores, quando o homem tiver transferido
todas as energias do "baixo" para o "alto" em conseqüência
do despertar da consciência do Si.
Esta transferência ou elevação das energias
instintivas dos três centros situados abaixo do diafragma para aqueles situados
acima do diafragma nos indica todo o processo evolutivo do homem, o qual, na
realidade, é um longo caminho interior, árduo e tormentoso.
É o "magnum opus" do homem, a alquimia
espiritual que transforma a matéria bruta no ouro do Espírito.
É a "redenção" da matéria, que leva à
perfeita unificação entre o humano e o divino.
Como seria de esperar, este empreendimento interior
apresenta muitas dificuldades, e mesmo sendo na realidade um processo
espontâneo (como também a psicanálise constatou, com a teoria da sublimação dos
instintos), requer superações, renúncias, luta e sofrimento,
pois trata-se de
uma "reorientação" das energias que por longo tempo haviam se
dirigido para determinadas direções, criando automatismos, hábitos e
identificações que será preciso superar com um esforço considerável.
De qualquer maneira, não queremos nos aprofundar agora
e descrever em detalhes as diferentes fases do processo de sublimação, e os
eventuais distúrbios e mal-estares psíquicos e físicos produzidos por ele, pois
trataremos disso nos próximos capítulos.
Por enquanto, é preciso conhecer a
"anatomia" do corpo etéreo e as suas funções, para compreender melhor
o homem e a sua complexa natureza bio-psico-espiritual.
Além disso, o que nos interessa mais de perto agora,
sobretudo para se resolver a questão já referida relação entre a psique e o
corpo, é a correspondência entre este corpo sutil com o corpo físico denso, por
um lado, e com o Espírito, por outro.
No que diz respeito à correspondência com o corpo
denso, já mencionamos a relação entre os "nadis" do corpo etéreo e o
sistema nervoso.
Todavia, a relação mais interessante é provavelmente a
que se verifica entre os sete centros de força e as glândulas endócrinas; de
fato, para cada chakra corresponde uma glândula.
Hoje a medicina também admite uma grande influência do
sistema endócrino não somente sobre a saúde física do homem, mas também sobre o
seu estado psíquico e sobre o seu comportamento.
Tentou-se também, como se sabe, até mesmo uma
biotipologia baseada nas glândulas de secreção interna.
A endocrinologia deu uma grande contribuição aos
estudos psicossomáticos ao verificar que a maior parte das glândulas endócrinas
depende dos centros mais elevados do encéfalo, isto é, da vida psíquica.
De fato, as emoções e o estresse têm uma enorme
influência não somente sobre o sistema nervoso mas também sobre o sistema
endócrino.
"Em muitos distúrbios endócrinos, as perturbações
emotivas prolongadas são provavelmente fatores etiológicos importantes. Tem-se
uma clara demonstração disso no papo tóxico, cujo aparecimento pode estar
frequentemente relacionado a traumas emotivos." (Alexander: Medicina
psicossomática, p. 36.)
Os fatores emotivos podem influir até mesmo sobre o
metabolismo dos carboidratos, acarretando vários distúrbios e até doenças,
como, por exemplo, o diabete.
Segundo a medicina psico-espiritual, as glândulas
endócrinas são o reflexo e o símbolo no plano físico dos centros etéreos e das
energias sutis que os atravessam.
Portanto, a origem dos distúrbios endócrinos deve ser
procurada no funcionamento alterado ou errado de um determinado centro, o que é
manifestado em seguida por doença física.
Para cada glândula e sua secreção corresponde um
estado psíquico bem definido.
Por exemplo, a secreção das cápsulas supra-renais é a
adrenalina, que é produzida quando uma determinada situação psíquica ou física
requer do homem combatividade, instinto de defesa e luta.
De fato, é sabido que a adrenalina dá maior força e
energia ao homem.
Portanto, neste caso percebe-se claramente a relação
entre a glândula física e a sua secreção com o centro correspondente, que
exprime justamente auto-afirmação e agressividade.
É interessante notar que as três glândulas mais
conhecidas e cujas funções foram estudadas a fundo são as que correspondem aos
centros localizados abaixo do diafragma: as supra-renais, as gônadas (ou
glândulas intersticiais) e o pâncreas.
Isso acontece porque tais centros são os mais ativos
na humanidade média e portanto se manifestam mesmo no plano físico, mais clara
e nitidamente.
Já das glândulas localizadas acima do diafragma, até
pouco tempo não se conhecia com clareza e certeza a função, e de algumas nem
sequer se conhecia a secreção, justamente porque (afirma o esoterismo) tais
glândulas correspondem aos centros superiores do homem, que são ativos e
desenvolvidos somente em uma pequena parte da humanidade.
São exatamente estes centros superiores que constituem
os pontos de contato e de correspondência entre o ser no plano físico e o Ser
Espiritual: o Si.
De fato, eles exprimem, conforme dissemos, os três
aspectos do Si:
Vontade,
Amor e
Inteligência Criativa,
e são despertados somente quando o homem se torna receptivo às energias espirituais e transfere as energias dos centros inferiores para os superiores, dando início, assim, à sua "regeneração oculta".
Vontade,
Amor e
Inteligência Criativa,
e são despertados somente quando o homem se torna receptivo às energias espirituais e transfere as energias dos centros inferiores para os superiores, dando início, assim, à sua "regeneração oculta".
Então o Si, ou Alma, poderá exprimir-se e operar também
no plano físico através do corpo etéreo, que realmente se tornará a "taça
de ouro" ou o vasinho de que fala a Bíblia, capaz de irradiar luz e
energias benéficas e saneadoras à sua volta.
Toda desarmonia desaparecerá então, e o homem será
completamente "curado" de seus males e sofrimentos.
Como se depreende claramente destas rápidas
indicações, o tema do corpo etéreo é muito importante para a compreensão oculta
do homem, e quando também a ciência reconhecer a sua existência e conhecer o
seu funcionamento, isso redundará em grande contribuição para o progresso do
homem e para a solução de muitos dos seus problemas, sejam físicos ou
espirituais.
Devemos dizer que, na realidade, a ciência se aproxima
dessa descoberta, sendo que nos últimos anos passos gigantescos foram dados
nesta direção.
Veja-se, por exemplo, a "câmara de Kirlian",
idealizada em 1939 por um casal russo, os Kirlian, com a qual foi possível
fotografar (através de adaptações especiais) radiações coloridas de luz e de
energia emanadas de corpos e objetos.
Esta descoberta foi muito debatida no início e somente
há alguns decênios, após experiências e investigações suplementares, feitas por
cientistas de outras nações, foi considerada seriamente, até se chegar ao
reconhecimento unânime da existência de um "corpo biológico", uma
espécie de "cópia" dos corpos materiais visíveis, constituída por uma
energia que se passou a denominar justamente bioplasma,
desconhecendo-se qual
seja a sua natureza, e da qual se originou o nome de "corpo bioplasmático",
cuja definição é: " ... matriz invisível que organiza os seres
vivos e mantém o intercâmbio vital das células, sendo uma espécie de campo
estruturador da forma".
Verificou-se também que este "campo
estruturador" desaparece quando da morte do corpo (quer se trate de um
corpo humano ou de uma planta etc).
É evidente, portanto, que se aproxima o momento em que
a ciência deverá aceitar a teoria do corpo etéreo, constatar a sua
existência e, sendo verdade o que afirmam a seu respeito as doutrinas esotéricas,
descobri-lo pouco a pouco, até que chegue o dia em que a parte
espiritual do
homem também não mais será considerada como algo vago, longínquo, hipotético ou
até mesmo inexistente, mas algo que se pode alcançar pela gradativa descoberta
das outras dimensões interiores do homem, pela sensibilização da consciência
para as
energias sutis, visto não haver separação entre Espírito e matéria, mas
uma ininterrupta cadeia de realidades cada vez mais sutis, as quais o homem
está destinado a conhecer e a experimentar aos poucos.
enviado por Adriana grata...
Postado por Dharmadhannya
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