AS GLÂNDULAS E O COMPORTAMENTO
HUMANO
Alice Bailey
Na opinião do Dr. Rubin
"a aparência física do indivíduo, seus traços psíquicos ou aquilo que se
pudesse chamar de química de sua alma, são demonstrados, em grande parte, pelo
caráter e pela quantidade de secreções internas de suas diversas glândulas."(11)
Desde tempos imemoriais este
tem sido o pensamento do Oriente, e está claramente representado naquela
venerável escritura da índia, O Bhagavad Gita.
"O Espírito Supremo, que
habita neste corpo, é chamado o Observador, o Pensador, o Sustentador, o
Experimentador, o Senhor, o Ser Mais Elevado.
"Iluminado pelo poder que
habita em todos os sentidos, porém livre de todos os poderes dos sentidos,
destacado, todo sustentador, não dividido em poderes, contudo desfrutando de
todos os poderes.
"Dentro e fora de todos
os seres, imóvel, entretanto se movendo, imperceptível é Aquele por sua
sutileza, Aquele permanece distante, contudo, acessível." (XIII: 22, 14,
15)
"Diz-se que estes corpos
temporais pertencem ao eterno senhor do corpo, imperecível e incomensurável"
(II: 17).
"É dito que os poderes
dos sentidos são superiores aos objetos; que a emoção é superior aos sentidos;
que a compreensão é superior à emoção; mas Ele é superior à compreensão."
(III:42)
Desse modo, a psicologia
oriental ocupa-se da causa, do criador, do "si- mesmo"; quer aquele
"si-mesmo" seja o ser humano divino,
funcionando em seu próprio
pequeno mundo de atividades mentais, emocionais e físicas; quer seja o Ser
Maior, no qual seres menores vivem, movem-se e têm sua existência.
Afirma que tem seus grandes Expoentes e tem
produzido aqueles que afirmam conhecer o "Si-mesmo" e, mediante esse
conhecimento, estar em contato com o "Si-mesmo" subjetivo, a Super
Alma. Os defeitos dos dois sistemas são claros e produzem resultados
deploráveis em cada caso.
AS GLÂNDULAS E O COMPORTAMENTO
HUMANO
O estudo das glândulas está em
sua infância. Em toda a literatura sobre este tema, afirma-se que muito pouco
se sabe e que a essência interna chamada tecnicamente de "hormônio"
particular de qualquer secreção glandular, ainda não foi descoberta, e que este
tema está velado por aquele mistério.
É verdade que as secreções de certas glândulas
foram descobertas, e que se ouve falar correntemente da glândula tireóide, da
utilização de seu extrato em certos casos, mas, no que se refere à maioria das
glândulas, suas secreções permanecem desconhecidas ou apenas foram parcialmente
isoladas.
Assim, o estudo das glândulas
endócrinas e de seus efeitos não apenas sobre a estrutura física, mas também
sobre o comportamento, é de importância vital. Que são então as glândulas? E,
especialmente, quê são as glândulas endócrinas frequentemente mencionadas? Dr.
Cobb nos diz:
"As glândulas podem ser
divididas em dois grupos principais, aquelas que concernem ao sistema de
drenagem os linfonodos e aquelas que secretam substâncias para uso no trabalho
do corpo.
Os linfonodos não nos concernem aqui. O
segundo grupo, cuja tarefa é de proporcionar fluidos que. agindo
coordenadamente. controlam e regulam os processos do corpo, consiste de duas
subdivisões.
"A primeira dessas contém
glândulas com canais através dos quais descarregam seu conteúdo. A segunda
contém glândulas que não possuem canais e suas secreções são absorvidas
diretamente pela corrente sanguínea.
Elas são conhecidas como
glândulas ou órgãos endócrinos e seus produtos têm sido chamados de secreções
internas. O termo 'endocrinologia' tem sido aplicado ao estudo das glândulas de
secreção interna". (12)
O termo "endócrino"
deriva da palavra grega "krinein" que significa separar. Dr. Rubin
diz:
"Essas glândulas de
secreção interna ou órgãos de secreção são denominadas 'glândulas endócrinas'.
Suas secreções são absorvidas diretamente através do sangue e pelas correntes
de linfa nutriente o corpo, parece assim, distribuindo suas próprias drogas.
"Essas secreções contêm
os 'hormônios' ou mensageiros químicos do organismo que excitam algumas das
mais maravilhosas reações que a fisiologia conhece. De fato, foi dito que os
hormônios estão para a fisiologia assim como o radium está para a
química." (13)
Esse sistema de glândulas
endócrinas constitui uma unidade em termos funcionais, trabalhando no mais alto
grau de cooperação e interdependência. Dr. Berman nos diz,
"O corpo-mente é uma
corporação perfeita. Dessa corporação, as glândulas endócrinas são os
diretores.... Por trás do corpo e por trás da mente acha-se este conselho
diretor." (14)
Em realidade, todas as
glândulas trabalham em uníssono. É sabido que elas correlacionam suas
atividades, para equilibrar umas às outras, e se diz que, através de seu efeito
unido, é dito, que fazem do homem o que ele é.
Elas formam, de fato, um
sistema estreitamente entrelaçado, com funções e organismos claramente
distintos daqueles de outros sistemas dentro do mecanismo da estrutura humana.
O sistema sanguíneo e o sistema nervoso
prosseguem em suas próprias atividades, mas são estreitamente ligados ao
sistema endócrino.
O sangue age misteriosamente
como um portador de hormônios peculiares das diferentes glândulas, e o sistema
nervoso parece mais especialmente ligado ao desenvolvimento psíquico relativo
ao funcionamento normal, ou anormal, das glândulas endócrinas.
Dessa discussão sobre o
sistema endócrino, chegaremos naturalmente à questão: Quais são, pois, as
glândulas endócrinas, uma por uma?
Começando pela cabeça, e
trabalhando de cima para baixo, existem sete glândulas de especial importância
a serem listadas. São elas:
Nome
|
Localização
|
Secreção
|
1 Epífise
|
Cabeça
|
desconhecida
|
2.Hípófise —
|
Cabeça
|
|
anterior
|
dcsconhecídaa
|
|
posterior
|
Pituitrina
|
|
3.Tireóide
|
Garganta
|
Tiroxina
|
4.Timo
|
Tórax
|
desconhecida
|
5. Pâncreas
|
Região do Plcxo Solar
|
Insulina
|
ô.Suprarrenais
|
Atrás dos Rins
|
|
córtcx
|
Cortisol
|
|
medula
|
Adrenalina
|
|
7,Gônadas
|
Abdômen inferior
|
dos testículos e
|
dos ovários
Assim, temos distribuída ao
longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito,
governam fisiologicamente a estrutura, o crescimento e as transformações químicas do corpo e
psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos de
pensamento do ser humano.
Portanto, elas seriam as produtoras de suas
qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu
caráter.*
Examinaremos agora as sete
glândulas mencionadas, porém limitando nossa discussão a seus efeitos mentais e
psíquicos.
1.
A Epífise ou glândula pineal
localização, cabeça secreção, desconhecida.
A glândula pineal tem o
formato de cone, do tamanho aproximado de uma ervilha; e localiza-se no centro
do cérebro, numa pequena cavidade, atrás e acima da glândula pituitária, que se
localiza um pouco atrás da raiz do nariz. A glândula pineal é ligada ao
terceiro ventrículo do cérebro.
Ela contém um pigmento semelhante ao da retina
do olho e também grupamentos do que são chamadas "partículas de areia do
cérebro". Dr. Tilney diz:
"Numerosas tentativas
foram feitas para determinar que função, se existe alguma, o corpo pineal
possui. É ele indispensável à vida, ou desempenha algum papel importante a uma
fase particular da atividade metabólica?
Podemos, talvez, admitir que
esse organismo possui uma função no homem e na maioria dos mamíferos.
Não é improvável que essa função seja
particularmente determinada por uma secreção interna; uma secreção, entretanto,
que certamente não é indispensável à vida. A exata influência da secreção
pineal permanece obscura." (15)
Tem sido também sugerido que
essa glândula regula nossa susceptibilidade à luz, que ela tem um efeito
definido na natureza do sexo, que ela está relacionada ao crescimento do
cérebro e que seu funcionamento ativo provoca precocidade intelectual, como
claramente indicado no caso histórico discutido abaixo.
Essa glândula também tem sido chamada o terceiro
olho, e o olho dos Ciclopes. Além desses fatos ou conjecturas, os pesquisadores
confessam francamente nada conhecerem, e que os experimentos têm produzido
pouca informação.
No experimento de ministrar extrato da
glândula pineal a crianças e a pessoas deficientes não houve resposta no caso
de pessoas com mais de quinze anos de idade, e, a resposta foi contraditória
nos demais casos; então a dedução foi impossível.
Até as últimas décadas, pouca
atenção havia sido dada à glândula pineal. Então produziu-se o caso, relatado
pelo Dr. Berman, de uma criança tratada numa clínica alemã, sofrendo de
problemas oculares e dores de cabeça.
Ela estava com cinco anos, era adiantada para
sua idade e havia aparentemente alcançado o estágio de adolescência. Ela era de
uma inteligência anormalmente brilhante, capaz de discutir assuntos metafísicos
e espirituais.
Ela possuía uma consciência de grupo
desenvolvida, e só ficava feliz quando podia dividir o que tinha com os outros.
Seu estado piorou rapidamente após sua chegada à clínica, e morreu ao final de
um mês. A autópsia mostrou um tumor na glândula pineal. (16)
Como ver-se-á mais adiante,
esse caso apresenta um interesse especial, em razão das conclusões dos
filósofos orientais.
A maioria dos livros assinala
que a glândula pineal é indicada por filósofos antigos como sendo a sede da
alma, e faz-se frequentemente referência a Descartes que disse que "no
homem, a alma e o corpo encontram-se num único lugar, na glândula pineal, na
cabeça".
Será que não haveria um elo
real, uma indicação d e verdade oculta, na antiga crença segundo a qual a
glândula pineal seria a sede da alma, e no fato aparentemente estabelecido que
essa glândula é característica da infância e que, mais tarde, ela se atrofia?
Acredito que
perdemos o contato com a Inteligência espiritual da alma quando estamos
separados do Uno - egoístas, descrentes, quando não temos fé, separado do amor
da Unidade para o bem de todos, e não valorizamos o que temos, somos ingratos,
frios, sem coração e sem alma.
As crianças são felizes e acredito que a
tristeza, depressão, nos afasta da Luz da Alma, da nossa criança interior. A
terceira visão revela a Luz do “Olho de
Deus”, ou o Olho da Presença Divina. Dharmadhannya
As crianças creem facilmente em Deus e
reconhecem Sua existência. O Cristo diz que "o Reino dos Céus está em
vós" e "a menos que vos torneis como crianças, não entrareis no Reino
dos Céus".
Isso faz pensar igualmente na "Ode
Evocativa do Sentimento de Imortalidade, Segundo as Lembranças da Tenra
Infância", de Wordworth:
"Nosso
nascimento não é senão um sonho e um esquecer; A alma que sobe em nós, a
estrela de nossa vida,
Efetuou a outra
parte do seu poente E vem de muito longe;
Não em total
esquecimento,
E nem também
numa nudez completa, Mas carregando nuvens de glória, viemos
De Deus, que é
nossa morada: Os céus se acham à nossa volta em nossa infância! As sombras da
prisão começam a se fechar Sobre a criança que cresce, mas ela percebe a luz e
o lugar de onde ela vem E a vê em sua alegria.
O jovem que, em
se distanciando a cada dia do Oriente, Deve viajar, ainda é, contudo, o
sacerdote da Natureza,
E na senda ele é
acompanhado Pela esplêndida visão.
Com o tempo, o
Homem percebe que ela se apaga E desaparece na luz dos dias ordinários".
A filosofia oriental confirma
a existência do possível elo entre a glândula pineal e a alma.
2.
A Hipófise localização cabeça
tem duas secreções: a pituitrina, oriunda de sua
parte posterior, e outra desconhecida, oriunda de sua parte anterior.
O interesse pela hipófise
remonta de há séculos; mas, até o fim do século passado, sabia-se tão pouco a
seu respeito, que ela era considerada um órgão de secreção externa.
De fato,
trata-se de duas glândulas' em uma; ela tem o tamanho de uma ervilha e se acha
na base do cérebro, a pouca distância da raiz do nariz.
Ela já foi chamada "o
caro tesouro da natureza" devido ao fato de repousar em um nicho, como
"um crânio no interior de um crânio".
Como todas as glândulas, sob uma forma ou
outra, ela tem uma estreita relação com o sexo e com certos fenómenos
periódicos tais como o sono e a menstruação.
É-nos dito que ela é uma glândula de atividade
contínua, que consome energia, e que é essencial à vida. Pensa-se que ela
estimule as células cerebrais e exerça "uma influência grande e direta
sobre a personalidade".
Também nos é dito que se seu
desenvolvimento for insuficiente, causa, o ou pelo menos se acompanha de uma
gritante inferioridade moral e intelectual, bem como uma total ausência de
autocontrole;
se o seu desenvolvimento for satisfatório,
ocorre uma atividade Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e do tronco
uma rede de glândulas importantes que, nos é dito;
governam fisiologicamente a estrutura, o
crescimento e as transformações químicas do corpo e psicologicamente, são
responsáveis pelas reações emocionais e os processos de pensamento do ser
humano.
Portanto, elas seriam as produtoras de suas
qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu
caráter.*
Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e
do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito, governam
fisiologicamente a estrutura;
o crescimento e as transformações químicas do
corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os processos
de pensamento do ser humano.
Portanto, elas seriam as produtoras de suas
qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu
caráter.*
Assim, temos distribuída ao longo da cabeça e
do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito, governam
fisiologicamente a estrutura, o crescimento e as transformações químicas do
corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais e os
processos de pensamento do ser humano.
Portanto, elas seriam as produtoras de suas
qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu
caráter.*
Assim, temos distribuída ao
longo da cabeça e do tronco uma rede de glândulas importantes que, nos é dito,
governam fisiologicamente a estrutura, o crescimento e as transformações
químicas do corpo e psicologicamente, são responsáveis pelas reações emocionais
e os processos de pensamento do ser humano.
Portanto, elas seriam as produtoras de suas
qualidades, boas ou más, de seu comportamento e maneira de agir e até de seu
caráter.*v mental pronunciada.
Ela parece ter uma estreita relação com nossas
qualidades emocionais e mentais.
Como já dissemos, a hipófise
é, em realidade, duas glândulas numa só. A secreção do lobo posterior é
denominada pituitrina.
"O lobo posterior rege os
instintos sexuais maternais e sua sublimação, os instintos sociais e
criadores... Poder-se-ia dizer que ela vitaliza profundamente as emoções e a
ternura...
pois todos os sentimentos fundamentais (opostos ao sentimentalismo
intelectualizado e auto protetor), a ternura do coração, a simpatia e a
sensibilidade fazem parte de suas funções".
Não se conhece a secreção da
hipófise anterior.
"Descreveu-se a hipófise
anterior como a glândula da intelectualidade... Por esse termo entendemos a
capacidade da mente em dominar o meio por intermédio de conceitos e de ideias
abstratas". (17)
O Dr. Berman acrescenta que
"a atividade mental é acompanhada por uma crescente atividade da hipófise
anterior, se ela for intelectual, e da posterior, se ela for emocional".
(18)
Do estudo desses comentários
vê-se que as qualidades da personalidade as emoções, seja o instinto maternal
partilhado com todos os animais, seja o amor ao próximo ou o amor a Deus são
consideradas como dependentes, em grande parte, da condição da hipófise; bem
assim, a capacidade de intelectualizar.
Ao encarar o problema sob um
ângulo diferente, o estudante da sabedoria oriental demonstra a relativa correção
de todas essas inferências.
3.
Tireoide localização, garganta
e cuja secreção é a tiroxina.
Da tireoide, mais é conhecido
que da epífise ou da hipófise e, do ponto de vista da sabedoria oriental, isso
era previsível. Essa glândula, situada na parte anterior e inferior do pescoço,
próximo à laringe, é de grande dimensão.
Ela foi outrora uma glândula sexual;
frequentemente chamada de "terceiro ovário", ela está sempre
implicada em casos relativos a esses órgãos. Nos vertebrados inferiores;
ela está nitidamente ligada aos canais dos
órgãos sexuais, mas, ao longo da evolução, "essa relação se perde e a tireoide
se desloca cada vez mais em direção à cabeça, para se tornar o grande elo entre
o sexo e o cérebro". (19)
É-nos dito também que ela
preside a diferenciação dos tecidos e que ela tem um poder antitóxico,
prevenindo os envenenamentos e tornando maior a resistência ao veneno.
Mas, acima de tudo, a glândula
tireoide controla o metabolismo da energia. Ela já foi chamada o lubrificante
eficaz da transformação da energia, e ela é o grande catalisador da energia no
corpo. Ela controla a velocidade da vida e constitui a chave do sistema
endócrino. Ela é indispensável à vida.
Graças ao trabalho com
anormais, retardados e idiotas, os pesquisadores, segundo o Dr. Berman,
chegaram à seguinte conclusão:
"Sem a tireóide, não pode
haver complexidade de pensamento, nem aprendizado, nem educação, nem formação
de hábitos, nem energia de resposta às situações, nem desenvolvimento físico de
faculdade e de função, nem reprodução da espécie; não haveria nem sinal de
adolescência na idade habitual, nem manifestação das tendências sexuais que
normalmente se seguem." (20)
"Também nos é dito que a
sensibilidade, a possibilidade de discernir entre os diferentes graus de
sensação e a acuidade das percepções constituem outras faculdades da glândula tireoide.
A tireoide muito desenvolvida
tanto torna a pessoa mais energizada como mais sensível; o homem sente melhor
as coisas, percebe o sofrimento mais rapidamente, pois ele alcança mais rápido
o estágio onde o estímulo afeta o seu sistema nervoso". (21)
Como a hipófise, a tireoide tem
estreitas relações com a memória.
"... a hipófise parece
ter relação com a preservação daquilo que conserva a memória... A memória da tireoide
aplica-se particularmente à percepção e aos preceitos, a da hipófise à
concepção (leitura, estudo, pensamento) e aos conceitos". (22)
4.
Timo localização, tórax e cuja
secreção é desconhecida.
Praticamente nada se sabe
dessa glândula, que é uma das mais misteriosas. Como a glândula pineal, ela é
considerada como uma glândula da infância, mas ambas escaparam a todas as
pesquisas até aqui.
O timo está situado no peito e abarca a parte superior do
coração; ele está possivelmente ligado à nutrição e ao crescimento;
parece haver uma relação com a ausência do
senso de responsabilidade própria da infância; nos casos em que o timo continua
ativo na fase adulta, o homem demonstra irresponsabilidade e amoralidade.
5.
Pâncreas localização, região
do plexo solar cuja secreção é a insulina.
A maior parte das informações
concernentes ao pâncreas é de ordem estritamente fisiológica e, conseqüentemente,
não serão aqui consideradas.
E suficiente dizer que ele está situado no
abdómen, próximo ao plexo solar (cérebro da natureza animal instintiva) e que
ele está estreitamente relacionado com a "mobilização da energia para fins
físicos e mentais.
Ele produz duas secreções; uma está ligada ao
processo de digestão, e a outra ao metabolismo do açúcar. Se as células não
tiverem uma quantidade suficiente de açúcar, nenhum trabalho muscular ou
nervoso, essencial na luta pela vida, é possível". (23)
6.
As glândulas suprarrenais
situadas sobre o s rins a secreção de sua córtex é desconhecida, (NT) e a de
sua medula é a adrenalina.
Essas glândulas são duplas e
situadas a cada lado do abdômen, sobre e por trás dos rins, elas agem sobre o
crescimento geral e o das células cerebrais. A substância cortical (à qual
nenhum nome foi dado) é uma das fontes da secreção interna que produz a
maturidade.
As glândulas suprarrenais são
essencialmente glândulas da combatividade. Elas produzem a reação poderosa e
imediata que manifestam os homens face ao perigo e à cólera, e sua secreção é
estimulada em momentos de emergência.
A dor, a raiva e o medo têm um nítido efeito
sobre sua secreção, e nos é dito, "todas as evidências apontam para a
medula como a secretora da substância que gera o fenômeno do medo (24) e à sua
córtex tão dominante nas reações de raiva.
E também:
"A coragem está tão
estreitamente ligada ao medo e à cólera, que, em qualquer discussão, eles se
acham sempre associados. A coragem é geralmente considerada como a emoção
oposta ao medo. Isso indicaria que a coragem é simplesmente uma inibição do
trabalho das suprarrenais.
Em realidade, o mecanismo da
coragem é mais complexo. É preciso distinguir a coragem animal da coragem
deliberada.
O primeiro é. literalmente, a coragem do animal. Conforme já
observado, os animais possuindo a maior quantidade de córtex suprarrenal são
batalhadores, agressivos, preparados para atacar; são os reis das florestas e
das planícies.
A emoção que eles sentem é provavelmente a
cólera, acompanhada de um desejo de sangue, sem preocupação das consequências.
Para eles, o objeto que eles atacam age como
um pano vermelho agitado frente ao touro; ele estimula poderosamente a secreção
da córtex suprarrenal e essa injeção no sangue acende, por assim dizer, o
instinto da cólera. Na coragem deliberada, há mais do que instinto. Existe uma
manifestação da vontade.
Ao admitir que, sem a córtex suprarrenal a
verdadeira coragem seja impossível, é preciso atribuir à hipófise anterior o
principal mérito da coragem.
Em realidade, é a mistura de
sua secreção com a da córtex suprarrenal que produz a verdadeira coragem. São, pois,
sobretudo os homens pertencentes ao tipo pituitário anterior que realizam os
atos de coragem". (25)
7.
As gônadas, situadas no abdómen
inferior, e cuja secreção é a dos testículos e dos ovários.
As gônadas são as glândulas
sexuais de secreção externa, mas sabe-se que elas têm igualmente uma secreção
interna. Sua principal secreção serve à reprodução.
Não é necessário estender os efeitos dessas
glândulas sobre a personalidade. O impulso sexual e seus diversos efeitos
secundários, físicos e psíquicos, são bem conhecidos, e são objeto de numerosos
estudos; esses estudos, relativos sobretudo às perversões e às inibições,
mostraram-se de vital importância para a compreensão da humanidade.
Certos psicólogos atribuem
todas as reações humanas físicas, emocionais e mentais ao sexo e somente ao
sexo; por trás das opiniões extremas, sabemos que há um fundo de verdade.
Outros psicólogos consideram que o sexo
desempenha importante papel, mas ele não explica tudo. A sabedoria oriental
oferece uma explicação que merece consideração, e que exporemos quando do
estudo dos centros de força e sua relação com as glândulas.
De tudo o que precede, e
também a partir dos livros e artigos escritos sobre o assunto, podemos dar o
breve resumo abaixo.
Todo o assunto está ainda no
estágio experimental, e ainda muito resta a fazer. Existe, contudo, uma
estreita relação entre as glândulas e uma certa similitude de funcionamento; a
maioria delas age sobre o metabolismo e o crescimento; todas parecem
estreitamente ligadas à vida sexual.
Enfim, elas aparentemente determinam o tipo e
o temperamento da personalidade.
Por mais experimental que seja
a ciência, parece que enfim o homem foi compreendido e psicanalisado.
Esses processos das emoções e dos conceitos
mentais, intangíveis e difíceis de perceber, são agora explicados com relação à
matéria.
O homem é classificado segundo o funcionamento
de suas glândulas e do sistema nervoso, segundo o funcionamento (bom ou ruim)
do aparelho de contato e de resposta.
Um santo pode se tomar um pecador, e o
pecador, um santo, simplesmente aumentando ou diminuindo certas secreções
internas; consequentemente, o homem não é nem melhor nem pior que o equipamento
com o qual ele veio ao mundo; e o seu mecanismo é a perfeita expressão disso.
Ele pode melhorá-lo ou deteriorá-lo, mas esse
aparelho constitui o fator determinante. O livre arbítrio é eliminado e a
imortalidade negada. O que o homem pode fazer de melhor é trabalhar para ser
feliz, e também, assumir a responsabilidade de construir corpos melhores para
que as próximas gerações possam ser psiquicamente melhores.
Estejamos ou não de acordo com
essas conclusões, podemos ao menos admitir que, sendo o mecanismo objeto de
todo esse estudo, deveria ser finalmente possível determinar as leis e os
métodos permitindo a construção de corpos perfeitos que, por sua vez,
tomar-se-iam instrumentos permitindo que uma perfeita natureza psíquica
funcionasse.
Mas serão todas essas
conclusões relativas às glândulas endócrinas realmente corretas?
O homem, em sua grande linha, terá sido
classificado, catalogado, nada mais restando a fazer senão preencher certos
brancos nesse esquema geral? Quem pode dizê-lo?
Creio que a solução pode ser
dada pela resposta a duas questões: a primeira relativa ao indivíduo e a
segunda relativa ao todo.
No que concerne ao indivíduo,
às glândulas e às funções glandulares serão as causas primeiras, ou
simplesmente efeitos ou meios? Será que não existe, em realidade, por trás
delas, algo de maior?
Em cada um de nós não existiria uma alma,
agindo por meio do mecanismo físico e psíquico? Em resumo, São Paulo não teria
razão ao dizer que o homem tem um corpo físico e um corpo espiritual, deixando
entrever que a glória do corpo físico é uma coisa, e que a glória do corpo
espiritual é uma outra?
No que concerne à segunda e
mais ampla questão, será que um simples mecanismo é tudo o que constitui a
existência e toda a sua finalidade e nossa única estrela guia do
aperfeiçoamento desse mecanismo?
Então, justifica-se a afirmativa "então
comamos e bebamos, pois amanhã morreremos".
Será que não há em nós um eu
mais sutil denominado espírito ou alma ou outra coisa mas um eu que faça parte
de um todo transcendente chamem-no Deus, como o faz a religião, ou Superalma
como o faz Emerson, ou por qualquer outro nome mas de toda maneira um todo
transcendente, cuja glória e irradiação ultrapassa toda compreensão?
Será que não poderíamos um dia ser Uno com
Aquilo, a expectativa dessa união conduzindo sempre para frente? O que é
corruptível, não será um dia incorruptível? O que é mortal não poderá se tornar
imortal? Será que a morte jamais será vencida?
Para achar respostas a essas
questões, voltemo-nos agora para a Sabedoria Oriental.
Ao considerar o sistema
endócrino, não é minha intenção descrevê-lo em seus termos e efeitos
fisiológicos ordinários, tais como sua relação com o crescimento do corpo, com
os cabelos, o coração, o sangue e os órgãos de procriação.
Tudo isso pode ser encontrado
em qualquer obra médica, mesmo naquelas publicadas no século passado. Minha
intenção, mais propriamente, é expor o que os pesquisadores modernos e
avançados, médicos e psicólogos, deduzem de um estudo das glândulas, e o que
eles julgam ser o efeito destas sobre o comportamento humano.
Quero também verificar as
asserções tão frequentemente enunciadas, segundo as quais essas misteriosas
secreções internas são responsáveis pelos atos, emoções e mentalidade do homem
em suma, pelo homem mesmo. Segundo eles, compreender as glândulas é perceber o
homem.
Considerando as glândulas sob
esse prisma, utilizarei basicamente citações de obras disponíveis, não apenas
porque essas citações darão autoridade às minhas palavras, mas também porque
pode-se assim tornar mais claro e mais recente o ponto de vista dado.
Estas obras, e os
pesquisadores treinados como um todo, utilizam uma terminologia que confunde o
leitor ordinário.
A secreção da glândula tireóide, por exemplo, tem sido
denominada "ácido triiodo-trihidro-exygíndol- propiônico"! Na medida
do possível, evitarei o emprego de expressões tão jocosas.
Antes de considerar as
glândulas propriamente ditas, é importante decidir o que entendemos pelo termo
"psicologia".
No Ocidente, pelo menos, foi abandonado seu sentido
derivativo, já dado, de logos ou lei, de psique ou alma. Dr. Leary nos dá uma
definição clara e atual:
"A ciência do
comportamento humano, no sentido mais amplo do termo 'comportamento', o sentido
que inclui tudo o que os seres humanos fazem, tudo o que eles têm. Nesse
sentido, de comportamento, é o comportamento da personalidade integrada, como
um todo, que está sendo investigado.
"A psicologia lida com o
organismo como um todo, como um indivíduo integrado e orientado em contato com
outros indivíduos num ambiente externo complexo, parcialmente físico e
parcialmente social, em suma, como uma personalidade.
"O comportamento dos
seres humanos, psicologicamente falando, ... reduz a fatos e descobrimentos
fisiológicos, em seguida a fatos no campo da biologia, depois a fatos
bioquímicos, depois a fatos químicos em geral e então, inevitavelmente, à
física como a ciência da matéria em movimento". (1)
A psicologia é, consequentemente,
a ciência da atividade do homem na condição de organismo vivo, no meio em que
se encontra a ciência das relações entre o homem e aquele meio.
É a ciência da conduta humana, mas não no
sentido ético de conduta correta ou incorreta. É a ciência do comportamento
humano, da personalidade. Mas o que se encontra por trás desse comportamento?
Hocking diz: "O eu é, na realidade, um sistema de comportamento. Mas é um
sistema de comportamento objetivista que surge de uma persistente esperança. O
núcleo do eu é sua esperança". (2)
Esta esperança de que a vida
possa tornar-se maior do que ela já fora anteriormente é em verdade uma
persistente esperança sabemos, contudo, que para realizá-la, é preciso que nós
mesmos ajudemos a alcançar essa realização. Daí vem esse comportamento
objetivista do qual fala Hocking.
Há três fatores principais
nesse campo do comportamento humano e da personalidade. Primeiro, temos o meio
ambiente. Ele é muito mais que um simples fato presente, ou conjunto de fatos,
ou um simples cenário passivo no qual se representa o drama.
Ele tem sido definido como "tudo o que
não é organismo, seja de natureza cultural, social, física, ou de alguma outra
natureza, presente de fato ou registrado." (3)
Existe em seguida o aparelho humano,
particularmente o aparelho de resposta que iremos discutir em maior detalhe.
Por último temos a conduta, ou
o resultado da inter-relação entre o meio ambiente e o aparelho de resposta, e
dado certo meio ambiente e determinado aparelho de resposta, certas linhas de
conduta, dizem, são inevitáveis a interação desses três fatores resulta no
comportamento humano. Nosso interesse, naturalmente é pelo segundo desses
fatores, o aparelho de resposta.
Certos aspectos do mecanismo
desse aparelho merecem mais atenção do que outros, notadamente o sistema
nervoso e o sistema das glândulas endócrinas, dois sistemas que, no corpo
humano, funcionam em estreita coordenação.
E por intermédio do sistema
nervoso, talvez a parte mais complexa e mais maravilhosa da estrutura humana,
que entramos em contato com nosso meio, o mundo exterior, e que somos adaptados
para funcionar nele.
Por intermédio desse sistema, tornamo-nos
conscientes do que é tangível; e através da rede de nervos, da coluna vertebral
e do cérebro, nos tornamos conscientes das informações que nos são
constantemente transmitidas.
Através de milhões de linhas telegráficas que
são nossos nervos, essas mensagens chegam à central de força que é nosso
cérebro e transformam-se então misteriosamente em informações. A essas
informações respondemos: uma atividade inversa se institui e somos galvanizados
à ação.
Juntamente com essa
movimentação de energia nervosa que chega e parte, existem atividades paralelas
no sistema das glândulas endócrinas (e no sistema muscular) e o entrosamento de
atividades é tão intenso que, a menos que as glândulas endócrinas estejam
funcionando normalmente, não haverá resposta adequada à informação transmitida,
nem transformação de um tipo de energia em outro.
O aparelho de resposta como um
todo e o mecanismo correspondente foram resumidos nos seguintes termos:
"Um organismo é um
dispositivo de transformação que modifica a energia recebida através dos
receptores que chega proveniente do meio ambiente, em energia que sai sob a forma
de trabalho muscular e glandular;
ao mesmo tempo, como um dispositivo de
transformação, ele também se transforma, segundo estes e outros, estímulos de
origem interior. Esses dois conjuntos de estímulos e essas duas saídas de
energia cooperam no ato completo ou comportamento do organismo." (4)
O sistema nervoso e os
músculos podem ser descritos, sem muito rigor, como sendo o aparelho físico de
resposta e os meios pelos quais a resposta física ao meio ambiente é expressa,
mas o sistema nervoso em conjunto com as glândulas endócrinas podem ser
descritos como o aparelho inteligente e emocional de resposta, e os meios pelos
quais a verdadeira resposta é expressa.
Afirma-se que esta última
interação entre o aparelho e o meio ambiente produz a conduta e o comportamento,
que o sentimento e a atividade do pensamento têm sua origem no sistema
endócrino e que até a natureza do homem é assim explicada!
"Provavelmente é
verdade", continua Dr. Leary, "que, a longo prazo, quando a presente
especulação tiver sido substituída por um conhecimento mais adequado e melhor
fundamentado, descobriremos que a sede do temperamento encontra-se nas
glândulas endócrinas ou em conexão com as mesmas." (5)
Dr. Rubin diz que
"estamos agora chegando rapidamente à crença de que tudo o que somos e
tudo o que esperamos ser um dia, depende, em grande parte, de havermos ou não
nascido com as glândulas endócrinas normais" (6).
E Dr. Leary diz: "As emoções são mais
estreitamente relacionadas com os interceptores, os músculos lisos e as glândulas
endócrinas, do que os instintos" (7). Dr. Cobb nos diz:
"...apenas três e meia gr
* da secreção tireoidiana separam a inteligência e a idiotia. É um pensamento
assustador reconhecer que a ausência de um elemento químico possa resultar no
fracasso do desenvolvimento da mente e do corpo de um indivíduo" (8).
Em sua introdução, Dr. Cobb
também nos diz que:
"A ação das glândulas na
determinação da estrutura do corpo é indiscutível; e a perspectiva mental os
'complexos de comportamento' do indivíduo parece depender do bem-estar físico;
e, sem dúvida alguma, o bem-estar físico depende da ação exitosa e da interação
das diversas secreções glandulares...
"Apesar de estarmos apenas no início
desse estudo, já avançamos o suficiente para reconhecer que, assim como certos
padrões são formados no corpo por uma disposição particular das glândulas
endócrinas, também a mente recebe sua cota da mesma fonte".
Numa recente palestra, o
professor J. S. Huxley diz: "Parece claro que o temperamento, mais
importante até que o intelecto puro para alcançar o sucesso, depende em grande
parte do equilíbrio das diversas glândulas de secreção interna a tireóide, a
hipófise e as outras.
Pode até ser que a fisiologia
aplicada do futuro venha a descobrir como modificar o temperamento". (10)
No que diz respeito ao temperamento,
Dr. Hocking observa:
"Não há a menor razão
para duvidar do efeito profundo, sobre o temperamento, exercido pelas glândulas
de secreção interna, tais como a tireóide ou as gônadas ou as glândulas
suprarrenais.
A estimulação de algumas dessas glândulas, ou
a injeção de seus produtos, ou a absorção destes, podem produzir mudanças antes
consideradas milagrosas.
Ao administrar tiroxina a uma vítima do
cretinismo, a mesma pode ser trazida a um estado de quase normalidade; se a
dosagem for interrompida, ela retorna ao seu estado original.
Se a dosagem for incrementada, infelizmente,
nem ela nem ninguém passará do estado normal ao de génio; produzir-se-á apenas
outra forma de anomalia.
Até agora, as descobertas químicas não justificam
qualquer esperança de melhorar o ser humano normal. Existem, de fato, certas
drogas que permitem a um indivíduo se sentir como um génio, mas, a não ser que
os resultados sejam avaliados sob a mesma influência, eles são estranhamente
decepcionantes.
Nós não podemos, pois, ter demasiadas
esperanças sobre essas descobertas para o futuro da humanidade. Mas há um
sentimento original, no qual a alma tem sua química, e 'uma deficiência de iodo
transformará um homem inteligente num idiota.' " (11) Alice Bailey
1
-
Leary, Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, pp 10, 14, 18.
2
-
Hoching, Wm. E., Self, Its Body and Freedom, p. 46
3
-
Leary, Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, p 45
4
-
Leary, Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, p.
5
- ibidem, p. 189.
6
- Rubin, H.H., Your Mysterious
Glands, p. 10.
7
-
Leary Daniel B., Modern Psychology: Normal and Abnormal, p. 61.
*
gr. - abreviatura de grain,
menor unidade britânica para medida de peso, equivalente a 0,0648 gramas - N.
do Trad.
8
- Cobb, I.G., M.D., The Glands
of Destiny, p. 5.
9
- ibidem
10
- Cobb, I.G., M.D., The Glands
of Destiny, pp 11, 12 11- Hocking. W.E.. Self. Its líody and Freedom. pp 58,59
12
- Cobb. I.G., M D., The Glands
of Destiny, p. 1.
13
- Rubin, H.H., M.D.Your Mysterious
Glands, pp. 8,9.
14
-
Berman. Louis, M.D., The Glands Regulating Personality, pp. 96,97
*
Obs.: Desde que este capítulo foi redigido, os experimentos com as
glândulas endócrinas prosseguiram. As informações dadas aqui não são finais nem
conclusivas, mas os postulados fundamentais do Autor permanecem intocados. F.B.
15
- Tilney. Frederick. M.D., The
Pineal Gland, pp. 537, 542.
16
- Berman, Louis, M.D.,
The Glands Regulating Personality, p. 89.
17
-Berman, Louis, M.D., The
Glands Regulating Personality, p. 178.
18
- Ibidem, p. 236
19
- Berman, Louis, M.D.,
The Glands Regulating Personality, p. 46.
20
- Berman, Louis, M.D.,
The Glands Regulating Personality, p.. 55.
21- Berman, Louis, M.D., The
Glands Regulating Personality, p. 180.
22
- Ibidem, p. 182
23
- Berman. Louis, M.D., The
Glands Regulating Personality, p. 93.
NT - levar em consideração a
época em que o livro foi escrito -
24
- Berman, Louis. M.D..
The Glands Regulating Personality, p. 76.
- Ibidem p. 177
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