"A GLÂNDULA
PINEAL"
CORRESPONDÉNCIAS
ESPIRITUAIS
Fraternidade Rosacruz.
Consideremos
agora a conexão espiritual que as glândulas endócrinas têm com o
desenvolvimento das potencialidades latentes do Ego.
Lembremos que
as principais glândulas endócrinas são sete, a saber: duas Supra-renais, o
Baço, o Timo, a Tiróide, a Pituitária e a Pineal.
Max Heindel
nos informa que essas glândulas têm um interesse muito grande e particular para
o estudante esotérico, uma vez que elas podem ser chamadas as Sete Rosas na
Cruz do Corpo Vital, porque estão elas intimamente relacionadas com o
desenvolvimento oculto da Humanidade.
Tudo o que
vemos ao nosso redor, em nosso Sistema Solar, foi criado pelo Verbo, o qual é
Som-Música, a Voz de Deus.
Foi essa Palavra primordial que levou ou falou
à existência, na matéria mais sutil, todos os diferentes mundos com suas
miríades de formas, as quais, desde então, vem sendo reproduzidas e trabalhadas
detalhadamente por inumeráveis Hierarquias criadoras, principalmente por
aquelas que mais se relacionam com nosso Sistema Solar — os Sete Espíritos
Planetários ante o Trono, isto é, Urano, Saturno, Júpiter, Terra, Marte, Venus
e Mercúrio.
A Palavra de
Deus soa por intermédio dos Sete Espíritos Planetários, formando todos variadíssimos
tipos que mais tarde se cristalizam nas inúmeras coisas que existem no Mundo
Físico.
Assim, vemos
que o Verbo manifesta-se em sete grandes tons soados pelos Sete Espíritos
Planetários. Cada planeta tem sua própria nota-chave, emitindo um som que difere
dos outros. Estes tons são construtores.
Toda a música
no mundo está baseada nesses sete tons, emitidos pelos sete Espíritos
Planetários e todas as formas são criadas por eles, as quais depois de criadas
eles assistem o Ego interno em seu trabalho de desenvolvimento de suas
potencialidades latentes que nesse princípio são aqueles poderes Divinos em
embrião, assistência essa que se processa amplamente por intermédio das
glândulas de secreção interna.
Cada glândula
de secreção interna possui uma nota-chave que está adormecida dentro de si
mesma. Quando despertada, desenvolverá certas potencialidades do Ego. Cada uma
dessas nota-chaves está tonalizada com um dos Espíritos Planetários.
O soar da
nota-chave de um determinado Espírito Planetário, gradualmente irá despertando
a nota-chave da glândula correspondente. Quando a nota-chave da glândula é
despertada, desenvolvem- se no Ego energias específicas que o Espírito
Planetário expressa. Essas energias são forças que o Ego deverá aprender a
controlar e dirigir que, comforme sejam usadas, manifestam-se como bem ou mal. Lembremos
que todo mal é um bem mal dirigido
As Glândulas e
os seus Planetas Regentes.
Pineal – Netuno
Pituitária -
Urano
Tiróide – Mercúrio
Timo - Vênus
Baço - Sol
Supra-renais –
Júpiter.
Glândula Pineal
A glândula
Pineal por sua natureza é a mais surpreendente. Como está implícito em seu
nome, é um corpo cônico, em forma de pinha (Conarium pinealis, cone de pinha).
É de cor avermelhada, com mais ou menos 1,2 cm de comprimento, isto
é, pouco maior do que um grão de trigo. Está situada na parte inferior do
terceiro ventrículo do cérebro. Pesa cerca de 0,13 gramas .
Está oculta na base do cérebro (ao qual se
acha ligada por uma haste oca pineal) numa diminuta cavidade atrás e acima do
corpo pituitário. Está composta, em parte, de células nervosas, que contêm um
pigmento idêntico ao das células da retina que é uma expressão do nervo ótico,
o que sustenta o argumento em favor da antiga função de ter sido um olho.
A parte
inferior da glândula aponta para trás. A secreção da glândula Pineal, chamada
Pinealina, age como restritor em todas as glândulas de secreção interna.
Sua atividade moderadora sobre as outras
glândulas endócrinas, dá à criança, durante os dois primeiros anos de existência,
condições para crescimento. Durante esse período a criança quadruplica seu peso
de nascimento. A Pineal age como uma espécie de supervisora em relação a outras
glândulas.
Os anatomistas
do século 19, não acreditando em qualquer finalidade da glândula Pineal,
admitiam que fosse vestígio de alguma estrutura outrora importante. Durante
longos tempos, realmente, até há poucas décadas, não havendo nenhum
conhecimento de nenhuma função, não se lhe admitia nenhum papel.
Todos repeliam
a idéia de que fosse uma glândula endócrina. Observações posteriores
relacionaram a pineal à função muscular. Há uma doença deformadora dos músculos
conhecida como «distrofia progressiva», cuja causa vem sendo um mistério
insolúvel para a classe médica.
Mas estudos
realizados por meio de Raios X, mostraram que, nessa doença, a Pineal se
apresenta com calcificações, isto é, incrustada de sais de cálcio, o que
significa que no caso da glândula enfraquecer ou deixar de funcionar, os
músculos não recebem a quantidade necessária de nutrição.
Mais tarde,
descobriu-se que a Pineal regula a cor da pele, fazendo variar o grau de reação
aos raios luminosos, isto é, controla a ação da luz sobre o pigmento da pele.
É a luz
interna que reflete a luz externa. A Pineal também contribui para o
desenvolvimento normal físico e mental das células cerebrais e das células dos
órgãos de reprodução.
O abundante
suprimento de sangue que a Pineal recebe indica mais o índice de seu
funcionamento ativo do que apenas a sua presença como vestígio de um órgão que
durante a evolução perdeu seu uso original.
Resumindo, a
secreção da pineal:
1 — evita, na
criança, o desenvolvimento sexual prematuro, promovendo uma puberdade normal;
2 — favorece a
atividade da força criadora, que tende a desenvolver normalmente tanto o
cérebro como os órgãos de reprodução;
3 — dá vigor e
tonaliza os músculos;
4 — influi
sobre o corpo variando o grau de reação aos raios de luz, isto é, controla a
sensibilidade da cor à luz;
5 — influi no
pigmento da pele provocando sua transparência devido à contração das células
pigmentadas.
TIPO DE
PERSONALIDADE PINEAL
Geralmente
falando, a glândula Pineal é masculina, mas algumas mulheres estão sob sua
regência, como veremos quando fizermos o estudo das atividades espirituais
desse órgão.
O tipo pineal
espiritual típico é alto, é bem modelado. Ombros largos, o corpo afinando
gradualmente para os pés. A testa é alta e grande, as sobrancelhas são quase
retas, mas bem conformadas. Os olhos, grandes, expressivos, bem abertos, são
comumente azuis escuros, e, não obstante a cor, emitem um clarão de fogo
divino.
O nariz é
quase o de perfil grego. Os lábios, meio carnudos, têm ligeira curvatura. O
queixo é bem formado, bastante proeminente, mostra real força de caráter, o que
harmoniza bem com outros aspectos, O pescoço é médio, sobre ombros fortes e bem
modelados.
O cabelo, em geral castanho claro, é abundante
e possui brilho acentuado. Como um todo, o rosto é varonil com algo de encanto
feminino.
O artista
Rafael foi um perfeito exemplo do tipo pineal espiritualmente desenvolvido. Era
tão grande sua beleza, diz-se, com um quase imperceptível traço feminino, que,
ao passar pelas ruas, os que o viam paravam para admirá-lo. Em pessoa era tão
bonito como um anjo. Sua disposição era amável, bondosa, doce e gentil. Nos
modos e na palestra era encantador. Foi célebre pela nobreza e generosidade de
sua natureza.
O nome deste
homem invulgar ainda permanece o maior na arte da pintura. No seu quadro «A
Transfiguração», os olhares discernidores descobrem o mistério da sua grandeza.
Esta aí, plenamente revelado, seu conhecimento e seu contacto direto com es
remos sobrenaturais.
Esse quadro
maravilhoso, cuja beleza deve ser não só vista mas sentida, é para o pintor o
«canto do cisne» de Rafael. Ele o pintou enquanto morria.
Ao observarmos
esse maravilhoso quadro, ficamos maravilhados e pensando que talvez ele tenha
pintado aquele belo, feliz e compassivo rosto de Cristo exatamente da maneira
como o estava vendo, no Éter, aguardando para levar ao paraíso o Espírito desse
nobre homem que tanto fez pela glória do Cristianismo, quer pelas felizes e não
ultrapassadas telas que pintou, quer pela vida nobre e altruísta que levou.
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja
citada a fonte:
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