terça-feira, 8 de julho de 2025

"Empatia" ~ Carl Rogers

 


                                          

"Empatia" ~ Carl Rogers 

 É o esforço do ouvinte para ouvir o outro de forma profunda, precisa e sem julgamentos, ao se colocar no lugar do outro. A empatia envolve uma escuta reflexiva e hábil que esclarece e amplifica a própria experiência e o significado da pessoa, sem impor o material do ouvinte."

"Graças a Deus, alguém me ouviu. Alguém sabe como é ser eu."  Carl Rogers

"Quando alguém realmente ouve você sem julgá-lo, sem tentar assumir a responsabilidade por você, sem tentar moldá-lo, é uma sensação muito boa. . . .

"Ser ouvido por alguém que entende torna possível que as pessoas se ouçam com mais precisão, com maior empatia por suas próprias experiências viscerais, seus próprios significados vagamente sentidos." Carl Rogers

"A verdadeira empatia é sempre isenta de qualquer qualidade avaliativa ou diagnóstica. Isso causa certa surpresa no receptor. "Se não estou sendo julgado, talvez eu não seja tão mau ou anormal quanto pensava."

Empatia é dizer a alguém: "

Estou tentando ser um companheiro para você em sua busca e exploração.

Quero saber se estou com você.

É assim que parece para você  ?

É isso que você está tentando expressar?

É esse o significado que tem para você?".

Então, de certa forma, estou dizendo: "

Estou caminhando com você passo a passo e quero ter certeza de que estou com você.

Estou com você?

". Então, esse é um pouco do meu entendimento sobre empatia. Carl Rogers

Uma abordagem empática e de escuta leva 

a uma melhor comunicação,

a uma maior aceitação dos outros e pelos outros, e

a atitudes mais positivas e de natureza mais resolutiva. 

Há uma diminuição  da atitude defensiva, 

de declarações exageradas e 

de comportamentos avaliativos e críticos. 


"Na minha opinião, a empatia é, em si mesma, um agente de cura. É um dos aspectos mais poderosos da terapia, porque liberta, confirma e traz até o cliente mais assustado para a raça humana. Se uma pessoa é compreendida, ela pertence."

 (Rogers, 1986

A empatia é uma forma especial de conhecer o outro e a nós mesmos, uma espécie de sintonia e compreensão. Quando a empatia é estendida, ela satisfaz nossas necessidades e desejos de intimidade, nos resgata de nossos sentimentos de solidão. Carl Rogers

 Quando sou ouvido e quando sou ouvido, consigo re-perceber o meu mundo de uma nova maneira e seguir em frente. É impressionante como elementos que parecem insolúveis se tornam solúveis quando alguém ouve.

Como confusões que parecem irremediáveis ​​se transformam em fluxos relativamente claros quando alguém é ouvido.  "

Ser empático significa: " Estar com o outro dessa maneira significa que, por um momento, você deixa de lado as visões e os valores que tem sobre si mesmo para entrar no mundo do outro sem preconceitos.

Em certo sentido, significa deixar de lado o seu eu, e isso só pode ser feito por alguém que esteja seguro o suficiente de si mesmo para saber que não se perderá no que pode vir a ser o mundo estranho ou bizarro do outro, e que pode retornar confortavelmente ao seu próprio mundo quando desejar.

Quando o professor tem a capacidade de compreender as reações do aluno a partir de dentro, tem uma percepção sensível da maneira como o processo de educação e aprendizagem parece ao aluno, então, novamente, a probabilidade de uma aprendizagem significativa aumenta.

Carl Rogers, Liberdade para Aprender, pp. 126-127.

"A incapacidade do homem de se comunicar é resultado de sua incapacidade de ouvir com eficácia."

"O curioso paradoxo é que quando me aceito como sou, então posso mudar."

Terapeutas, pais e professores podem ser ajudados a se tornarem empáticos. Isso é especialmente provável se seus professores e supervisores forem indivíduos com compreensão sensível.

É muito encorajador saber que essa qualidade sutil e elusiva, de extrema importância na terapia, nas relações humanas, não é algo com que "se nasce", mas pode ser aprendida, e aprendida mais rapidamente em um clima empático.

"Na minha opinião, a empatia é, em si mesma, um agente de cura. É um dos aspectos mais poderosos da terapia, porque liberta, confirma e traz até o cliente mais assustado da raça humana. Se uma pessoa é compreendida, ela pertence." ~ Carl Rogers

"Ao longo dos anos, no entanto, as evidências de pesquisas continuam se acumulando e apontam fortemente para a conclusão de que um alto grau de empatia em um relacionamento é possivelmente o fator mais potente e certamente um dos mais potentes para trazer mudanças, união e aprendizado." 

O terceiro aspecto facilitador do relacionamento é a compreensão empática. Isso significa que é possível percebe com precisão os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivenciando e comunica essa compreensão a ele . 

Quando está em seu melhor funcionamento, o terapeuta está tão imerso no mundo particular do outro que consegue esclarecer não apenas os significados dos quais o cliente tem consciência, mas também aqueles que estão logo abaixo do nível de consciência.   Esse tipo de escuta sensível e ativa é extremamente raro em nossas vidas.

Achamos que ouvimos, mas raramente ouvimos com real compreensão, verdadeira empatia. No entanto, ouvir, desse tipo tão especial, é uma das forças de mudança mais potentes que conheço. 

"Uma forma empática de ser pode ser aprendida com pessoas empáticas. Talvez a afirmação mais importante de todas seja que a capacidade de ser verdadeiramente empático é algo que pode ser desenvolvido por meio de treinamento.

Talvez essa descrição deixe claro que ser empático é uma forma de ser complexa, exigente, forte, porém sutil e gentil."

 A companhia gentil e sensível de uma postura empática – acompanhada, é claro, pelas outras atitudes – proporciona iluminação e cura. Em tais situações, a compreensão profunda é, acredito eu, o presente mais precioso que alguém pode dar ao outro.

Acredito que sei por que é gratificante para mim ouvir alguém. Quando consigo realmente ouvir alguém, isso me coloca em contato com essa pessoa; enriquece minha vida.

 Foi ouvindo as pessoas que aprendi tudo o que sei sobre indivíduos, sobre personalidade, sobre relacionamentos interpessoais. "

"  Quando uma pessoa percebe que foi ouvida profundamente, seus olhos se enchem de lágrimas. Acho que, em algum sentido real, ela está chorando de alegria. É como se dissesse:

Portanto, como você pode perceber facilmente pelo que eu disse até agora, uma escuta criativa, ativa, sensível, precisa, empática e sem julgamentos é extremamente importante para mim em um relacionamento.  É importante para mim oferecê-la; tem sido extremamente importante, especialmente em certos momentos da minha vida, recebê-la.

Sinto que cresci dentro de mim quando o ofereci; tenho certeza de que cresci, fui libertado e fortalecido quando recebi esse tipo de escuta.

" Outro elemento que estabelece um clima para aprendizagem autoiniciada e experiencial é a compreensão empática.

" As pessoas são tão maravilhosas quanto o pôr do sol, se você as deixar ser. Quando olho para um pôr do sol, não me pego dizendo: 'Suavize um pouco o laranja no canto direito'. Não tento controlar o pôr do sol. Observo com admiração enquanto ele se desenrola." Carl Rogers

 "Quando a outra pessoa está sofrendo, confusa, preocupada, ansiosa, alienada, aterrorizada; ou quando ela tem dúvidas sobre sua autoestima, ou está incerta quanto à sua identidade, então é preciso compreensão e não julgamento.

A companhia gentil e sensível de uma postura empática proporciona iluminação e cura. Em tais situações, acredito que a compreensão profunda é o presente mais precioso que alguém pode dar a outro.

― Carl R. Rogers (1951) Experiências em Comunicação 

Postado por Dharmadhannya




Nenhum comentário:

Postar um comentário