sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Os nove segredos para o sucesso no Poder Cerebral


Os nove segredos para o sucesso no Poder Cerebral:
Plano de Jogo

Entre todas as nossas várias obrigações, tais como trabalho e família, manter-se seguindo um programa de exercício pode às vezes ser mais desafiador do que o exercício em si. A autora e treinadora Sue Fleming oferece essas nove estratégias para impulsionar o comprometimento e suas chances de sucesso.

1.    Encontre um colega de exercício. Ter um parceiro pode ajudar nos dias em que você não sente vontade de se exercitar. “É muito fácil cancelar consigo mesmo”, diz Fleming.

“Mas pensa duas vezes antes de cancelar com alguém que está contando com você.” Vários estudos mostram que obter apoio social ajuda as pessoas a continuar nos trilhos.

Por exemplo, um estu-do de 2008 no Journal of Exercise Psychology descobriu que mulheres que estavam tentando perder peso eram mais propensas a ter sucesso se aderissem a um grupo de apoio do que se fossem à academia sozinhas.

Há várias outras boas razões para procurar um colega de exercícios. Exercitar-se com um amigo é mais divertido do que sair sozinho.
E também lhe proporciona mais ou menos uma hora de socialização, o que também impulsiona o seu poder cerebral.

 Cuidado: seu melhor amigo não será necessariamente um bom parceiro de exercícios.
Pergunte a alguém que esteja sério em relação a entrar em forma, aconselha Fleming, mas evite os tipos negativos. “Você quer alguém com boa energia”, diz ela.


2.Estabeleça uma data. Quer estar com a aparência ótima no casamento de sua sobrinha? Encher seus “ex-” de arrependimento na reunião da escola?


Parar de encolher a barriga na praia? Escolha uma ocasião em algum momento no futuro para a qual você sabe que quer estar com boa aparência e sentir-se bem- e faça dela sua meta.

“Isso parece ajudar muitas pessoas a continuar motivadas”, diz Fleming. Você não precisa escolher um evento específico.

“Talvez o verão esteja chegando e você sempre quis usar uma camisa sem manga”, diz Fleming. Uma das clientes de Fleming que queria emagrecer para o casamento combinou essas duas primeiras estratégias:
 ela pediu a sua dama de honra que se exercitasse com ela quatro meses antes de entrar na igreja. “Foi muito mais divertido para as duas”, diz Fleming. Eficiente, também: a futura noiva perdeu 19 quilos.

3.Comece devagar. Não tente compensar os anos no sofá no primeiro dia. Se você não se exercita atualmente, começar com uma caminhada de dez minutos é um objetivo perfeitamente razoável, diz Fleming.
 Tente isso por alguns dias, depois acrescente cinco minutos por vez até que atingir seu objetivo diário (sobre o que você vai aprender mais adiante).

Uma vantagem principal de começar devagar: você reduz enormemente o risco de dor nos músculos que segue inevitavelmente no dia seguinte ou no próximo.

4. Mantenha um registro dos exercí­cios. Toda vez que você se exercitar, escreva em seu caderno ou diário o que fez e por quanto tempo fez. Observar que você progride no papel vai levantar sua psique.


5. Arrume tempo. Separe algum tempo em sua agenda para um exercício. Se você escrever “caminha­da de 20 minutos” no espaço para o meio-dia em sua agenda, trate a cami­nhada como um compromisso que não pode perder ou remarcar.

 Se decidir se exercitar logo ao acordar, coloque seu despertador em cima dos seus tênis e prepare sua roupa de exercício na noi­te anterior.

6. Torne-se um palestrante moti­vacional. E comece a conversar consigo mesmo. Repetir mensagens positivas em sua cabeça enquanto se exercita, tais como “Isto é bom para o meu corpo e para o meu cérebro”, pode persuadi-lo a terminar um exer­cício difícil.

7. Encontre seu ritmo. Ouvir mú­sica enquanto se exercita torna um exercício mais divertido e pode acrescentar certa elasticidade às suas passadas, então pegue seus fones e um toca-mp3. Se você usar bastante o computador, crie listas de músicas com o ritmo rápido para colocar em seu aparelho.

8. Recompense-se. Use o reforço positivo - ele realmente funcio­na. Quando completar seu plano de exercício para a semana, acrescente novas canções à sua lista.

 Ou talvez compre uma nova blusinha de exer­cício depois do seu primeiro mês. Você vai ficar surpreso com o quan­to um tapinha nas costas ocasional lhe ajuda a permanecer entusiasma­do com seu exercício.


9. Não se puna. Então você per­deu um exercício - ou dois ou três. Não se desespere. Em vez disso, pense sobre o que lhe tirou dos trilhos.

 Você começou seu novo programa durante uma semana ca­ótica?
 Você se esforçou demais? Escolheu um exercício que acha maçante? Quando tiver detectado o problema, faça as mudanças neces­sárias e comece novamente.


Como o exercício modera o seu humor

Um exercício bom, árduo, pode até produzir novas células cerebrais, em um processo chamado neurogênese.”

Fique do lado de uma academia e você vai notar algo com relação as pessoas saindo pela porta: elas estão sorrindo e tem uma certa dificuldade em seu passo.

Se você ainda não se exercita regularmente, aqui está um bônus que vai ganhar começando o Poder Cerebral: Plano de Jogo: o exercício é bom para a psique e pode deixá-lo com uma sensação única de satisfação, realização e prazer - até alegria e euforia.

E fato: o exercício é um antidepressivo barato e eficiente, combate a tensão e ajusta a postura.

Estudos com grandes populações indicam que pessoas que seguem um programa de exercícios são mais contentes com suas vidas, menos propensas a ficar deprimidas e menos estressadas do que os tipos sedentários.


Qual é seu segredo?
Mais e mais pesquisas nos dizem por que o exercício é um remédio de humor tão poderoso.

Para começar, o exercício ajuda a neutralizar destruidores de humor, tais como tensão, depressão e ansiedade. A tensão não é inteiramente ruim.

Sentir um pouco de tensão nervosa antes de ir para uma entrevista de emprego ou de fazer um discurso pode ajudar a ficar focado e alerta.

Contudo, dias cheios de tensão enfraquecem sua memória e concentração. Pior, a tensão incessante é tóxica para o cérebro - literalmente. Em momentos de tensão, o corpo solta hormônios chamados glicocorticoides.

Estudos em laboratório mostraram que a exposição crônica a esses hormônios da tensão pode danificar as células no hipocampo, a região do cérebro que governa o aprendizado e a memória.

Depressão e ansiedade parecem ser ruins para o cérebro também.
Uma série de estudos mostra que quando uma pessoa experimenta diariamente esses estados mentais negativos, seu hipocampo para de produzir novas células cerebrais, tornando difícil para a pessoa aprender e reter nova informação.


Boa notícia: pesquisas convincentes sugerem que o exercício é um excelente antídoto para distúrbios de humor que podem drenar o seu cérebro.

Por anos, muitos cientistas deram crédito a hormônios chamados endorfinas pelo impulso emocional que acompanha a atividade física, especialmente exercícios estendidos, vigorosos. (Corredores de longa distância em particular reportaram vivenciar um “barato de corredor”.)

Níveis sanguíneos de endorfinas - que são quimicamente similares à analgésica morfina - decolam a cinco vezes seu nível normal em resposta a um exercício tão árduo, aparentemente para ajudá-lo a aguentar o desconforto e a tensão da atividade física intensa.

Boa noticias pesquisas convincentes sugerem que o exercício é um excelente antidoto para distúrbios de humor que podem drenar o seu cérebro.

Contudo muitos cientistas são céticos com relação à ideia de que as endorfinas sozinhas levantam o ânimo. Pesquisas mostraram, afinal, que o exercício aumenta os níveis de outros químicos cerebrais que influenciar: suas emoções.

Por exemplo, a atividade física impulsiona a serotonina, um químico cerebral que regula o humor, alvo da fluxetina (Prozac) e antidepressivos similares.


O exercício também aumenta a dopamina e a norepinefrina, dois outros neurotransmissores que parecem realizar alguns papéis na depressão.
Ficar em forma o faz sentir-se confiante e positivo com relação a si próprio, o que pode ajudar a superar sensações de tensão e depressão."

Um estudo de 2007 descobriu que o exercício pode ser tão eficiente quanto a medicação para sobrepujar a depressão.

 O psicólogo James A. Blumenthal, Ph.D., da Duke University, liderou uma equipe que designou aleatoriamente 202 homens e mulheres com depressão grave a diferentes grupos de tratamento.

Alguns receberam o antidepressivo sertralina (Zoloft), enquanto outros obtiveram um tipo diferente de prescrição: exercício, seja em um grupo supervisionado seja em sua própria casa.

Depois de quatro meses, a depressão de 40% a 45% dos pacientes que se exercitaram havia entrado em remissão - aproximadamente o mesmo número do que os que receberam terapia com drogas.

Alguns especialistas dizem que o benefício psicológico real do exercício é simples: ficar em forma o ajuda a se sentir mais confiante e positivo com relação a si próprio, o que pode ajudar a superar sentimentos de tensão e depressão.

Pense sobre isso: a primeira vez que você sobe em um aparelho que simula subir escada na academia, pode travar depois de cinco minutos bombeando suas pernas para cima e para baixo.

Mas continue fazendo e depois de umas poucas semanas provavelmente descobrirá que pode laborar por 30 minutos ou mais.

Isso pro­duz uma sensação a que os psicó­logos chamam de “auto eficácia”, a confiança de que você pode atingir seus objetivos. Estudos mostram que a auto eficácia pode agir como um antidepressivo.

Se estiver aborrecido pela tristeza ou se sentindo tenso a maior parte do tempo, exercitar-se pode parecer que vai tomar mais energia do que você pode dispor.

Confie em mim, fazer o esforço vai compensar. Incontáveis clien­tes com quem trabalhei que recla­mavam de ter uma memória ruim e outras nebulosidades cognitivas relataram que quando se puseram a mover, suas memórias e humor melhoraram dramaticamente.

Postado Por Dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário