domingo, 11 de junho de 2017

Dor de Cabeça causas e fatores que desencadeiam



  
Eu fiz uma pesquisa sobre o tema e todo cuidado é pouco....
dharmadhannya

TOP 10 DOS FATORES QUE DESENCANDEIAM DORES DE CABEÇA

Algumas pessoas acreditam que a fadiga ou a ingestão de alguns alimentos podem desencadear ou agravar uma dor de cabeça existente.1 Saber quais são os fatores que a desencadeiam permite-lhe evitar e reduzir a probabilidade de dores de cabeça no futuro.
Aqui ficam 10 dos fatores que desencadeiam as dores de cabeça mais comuns:

1. O clima
Na verdade, o clima é o fator desencadeante mais frequente da dor de cabeça.2 No entanto, nem todos os tipos de clima causam problemas. Quando o clima aquece, as alterações de humidade e pressão podem alterar a produção química no cérebro, provocando uma dor de cabeça.
Embora seja impossível alterar o clima, é perfeitamente possível preparar-se para um ataque e manter um analgésico à mão.

2. Stress
Cerca de dois terços das pessoas com dores de cabeça apontam o stress como o culpado.2 No entanto, as dores de cabeça ocorrem com frequência após o período de stress.2, 3 Isto sucede porque as hormonas que percorrem o corpo para o ajudar a lidar com stress diminuem abruptamente, o que leva os vasos sanguíneos a expandir e contrair, conduzindo a uma dor de cabeça.

O stress também pode causar tensão muscular no pescoço e ombros ou nos músculos do couro cabeludo.8 Esta situação, por sua vez, pode afetar a sua postura9 cuja gravidade aumenta no caso de se sentar de modo incorreto, durante longos períodos de tempo em frente a um computador ou no caso de efetuar movimentos finos com as mãos10. 

Ao semicerrar os olhos para ler, também pode estar a criar tensão nos músculos do couro cabeludo. Qualquer um destes fatores pode provocar uma dor de cabeça tensional relacionada com stress8.
Para tentar prevenir esta situação, descubra novas formas de manter o stress sob controlo - como técnicas de relaxamento, exercícios de respiração ou ioga.5

3. Hormonas
No caso de ser mulher, não será surpreendente para si saber que as hormonas são um grande fator que desencadeia a dor de cabeça, em particular, as hormonas produzidas durante a menstruação.2 Poderá verificar que as suas dores de cabeça são mais frequentes e agudas nos dias do seu período menstrual.6 Isto pode dever-se ao nível de uma das principais hormonas femininas, o estrogénio, diminuir durante este período, provocando uma dor de cabeça.6


Não será capaz de alterar o seu ciclo menstrual normal sem antes falar com o seu médico mas, se as suas dores de cabeça forem fortes, poderá ser útil que ele lhe prescreva alguma medicação para a ajudar.

4. A sua dieta
A dieta pode desempenhar um papel muito importante na saúde e bem-estar geral e também pode ser importante no que respeita a dores de cabeça. Entre os alimentos mais comuns, incluem-se o queijo (especialmente o curado), o chocolate, os citrinos, os enchidos, os frutos secos, a cebola, as comidas salgadas e o aditivo alimentar glutamato de sódio.1,3 Até um simples gelado pode causar dores de cabeça mas, felizmente, não duram mais do que alguns minutos.3
Sempre que possível, tente reduzir ou evitar os alimentos que lhe possam provocar dores de cabeça e isso reduzirá ou eliminará o número de dores de cabeça.

5. Bebidas
Beber determinado tipo de líquidos em demasia, como chá, bebidas com cafeína ou álcool, pode igualmente provocar dores de cabeça.1 Tente reduzir a quantidade de álcool ou cafeína consumida diariamente e beba bastante água. A desidratação é outro fator chave em muitas dores de cabeça.

6. Saltar refeições
Saltar refeições é outro dos fatores que pode causar dor de cabeça. Isto sucede porque pode ocorrer uma descida dos níveis de açúcar no sangue. Consumir muito açúcar também pode despoletar um ataque, uma vez que isto provoca uma subida rápida dos níveis de açúcar seguida de uma descida repentina. Em alternativa, tome refeições saudáveis e de modo regular, sendo que pode ajudá-lo a evitar dores de cabeça.1

7. Dormir pouco
Dormir pouco pode também desencadear a dor de cabeça. Tente seguir um regime de sono saudável: deite-se e acorde à mesma hora todos os dias, incluindo ao fim de semana.1

8. Exagerar no ginásio
O exercício físico é ótimo para a sua saúde global mas, em demasia, pode provocar dores de cabeça.1 O exercício físico aumenta a circulação sanguínea na cabeça e pescoço, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, despoletando uma dor de cabeça.7 Faça exercício com moderação - cerca de três a cinco vezes por semana - o que pode ajudar no que respeita a dores de cabeça induzidas por stress.1

9. Sentar-se incorretamente
Esticar-se no sofá ou dobrar-se muito pode aumentar a tensão na parte superior das costas e pescoço e é uma das causas das dores de cabeça tensionais. Evite estar na mesma posição durante muito tempo e tente sempre apoiar as costas direitas na cadeira.3

10. Ranger os dentes
Algumas pessoas rangem os dentes durante o sono e sofrem de dores de cabeça. Felizmente, os dentistas podem criar uma goteira que previne o ranger de dentes à noite.3

Manter um registo
Se não tiver a certeza de quais são os fatores que desencadeiam a sua dor de cabeça, mantenha um registo sobre o clima desse dia, o que comeu ou bebeu ou se fez algum exercício físico quando lhe surgiu a dor de cabeça. Mantenha este registo para várias dores de cabeça de modo a tentar identificar um padrão. Quando descobrir quais os principais fatores que desencadeiam a dor de cabeça, vai poder começar a evitá-los e a recuperar a sua vida sem dores de cabeça.

Data/dia da semana
O que comi e bebi?
Como estava o clima?
A que horas me deitei? Quantas horas dormi?
Fiz alguma coisa invulgar hoje?
Que tipo de exercício fiz e durante quanto tempo?
A que horas começou a dor de cabeça?
Que medicamento tomei e a que horas?

http://www.panadol.com/pt/descubra-o-seu-panadol/dores-de-cabeca/top-10-factores-que-desencadeiam-dores-de-cabeca.html
 veja referencias no final do texto .1


Dor de cabeça: tratamentos e causas
REVISADO POR Dr. Daniel Gil
NEUROCIRURGIA -
ESPECIALISTA MINHA VIDA
diagnóstico tratamento prevenção
visão geral
O que é Dor de cabeça?
Sinônimos: cefaleia

Dor de cabeça é a dor em qualquer região da cabeça. As dores de cabeça podem ocorrer em um ou em ambos os lados da cabeça, serem isoladas em determinada localização, irradiarem pela cabeça de um ponto ou a outro, serem latejantes ou uma sensação de dor surda. As dores de cabeça podem aparecer gradualmente ou de repente, e podem durar menos de uma hora ou durante vários dias. Pelo menos 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com dores de cabeça frequentes. A dor de cabeça ou cefaleia, seu nome científico, é a queixa de maior frequência nos Pronto Socorros do Brasil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Tipos
Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. Seus sintomas de dor de cabeça podem ajudar o médico a determinar a causa e o tratamento adequado. A maioria das dores de cabeça não é resultado de uma doença grave, mas algumas podem resultar de uma condição com risco de vida que requer cuidados de emergência. Dores de cabeça são geralmente classificados por causa:

Cefaleias primárias

Uma dor de cabeça primária é causada por problemas com hiperatividade ou a partir de estruturas sensíveis à dor em sua cabeça. A cefaleia primária não é um sintoma de uma doença subjacente - ou seja, a dor é o mal por si só. Entre os gatilhos para cefaleias primárias estão atividade química cerebral alterada e os nervos ou vasos sanguíneos de seu crânio contraídos ou os músculos da cabeça e pescoço contraídos. A dor de cabeça também pode ser causada por uma combinação desses fatores. Algumas pessoas podem carregar genes que os tornam mais propensos a desenvolver essas dores de cabeça.

As cefaleias primárias mais comuns são:

Cefaleia em salvas
Enxaqueca e enxaqueca com aura
Cefaleia tensional.
Há outros padrões de dor de cabeça que são geralmente considerados primários, mas são menos comuns. Essas têm características distintas, como uma duração incomum ou dor associada a uma determinada atividade. Embora essas dores de cabeça sejam geralmente consideradas primárias, cada um delas pode ser um sintoma de uma doença subjacente. Essas dores de cabeça incluem:

Cefaleia diária e crônica
Dor de cabeça associada à tosse
Dor de cabeça associada ao exercício
Dor de cabeça associada ao sexo.
Cefaleias secundárias

Uma dor de cabeça secundária é um sintoma de uma doença. Existem diversas condições que podem causar dor de cabeça, a depender da gravidade do problema. Fontes de cefaleias secundárias incluem:

Sinusite aguda
Coágulo de sangue (trombose venosa) dentro do cérebro
Aneurisma cerebral
Cérebro com malformação arteriovenosa ou uma formação anormal de vasos sanguíneos do cérebro
Tumor cerebral
Intoxicação por monóxido de carbono
Síndrome de Arnold-Chiari (malformação rara e congênita do sistema nervoso central)
Concussão
Desidratação
Problemas dentários
Otite
Encefalite
Arterite (inflamação do revestimento das artérias)
Glaucoma
Ressaca
Gripe
Rupturas de vasos sanguíneos no cérebro
Medicamentos para o tratamento de outras doenças
Meningite
Uso excessivo de medicação para a dor
Ataques de pânico
Síndrome pós-concussão
Pressão na cabeça por conta de chapéus apertados, capacetes ou óculos de proteção
Aumento da pressão no interior do crânio
Toxoplasmose
Neuralgia do trigêmeo.
Tipos específicos de cefaleias secundárias incluem:

Dor de cabeça por ingestão de líquidos ou sólidos muito gelados
Dor de cabeça causada por baixos níveis de líquido cefalorraquidiano, possivelmente o resultado de trauma, punção lombar ou anestesia raqui.
Causas
Existem diversos gatilhos para a dor de cabeça. Conheça as causas mais comuns:

Estresse

Sabe-se que o estresse libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. Isso pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça. A rotina estressante e a pressão da chefia podem ser a causa das dores constantes. A pressão, as cobranças e o medo de perder um cargo cobiçado geram mais estresse.

Muito calor

Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumenta cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Além do calor, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores. Isso ocorre porque o calor, ao facilitar a desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.

Dormir mal

Dormir mal faz com que a quantidade do hormônio melatonina diminua. Esse hormônio ajuda a evitar o a dor, especialmente a enxaqueca, ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. Além disso, quem dorme mal tende a sofrer mais com estresse.

Alguns alimentos

Se você tem enxaqueca, sofre de dores de cabeça facilmente, ou está com aquela dorzinha chata, evite os seguintes alimentos: chocolate, café e chás pretos, embutidos, queijos amarelos, álcool, frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete. Esses alimentos possuem substâncias que podem disparar o gatilho da dor. No caso do sorvete, há uma contração dos vasos, através da sensação de frio que o palato sofre. É como se o organismo estivesse dando um alerta para a diminuição repentina da temperatura.

Pular refeições

Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia, ou seja, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue. Essa baixa pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca a vasoconstrição, causando dor.

Postura incorreta

A má postura pode causar uma dor conhecida como cefaleia tensional. Os nervos da coluna acabam ficando comprimidos com a posição incorreta e a dor é irradiada para a cabeça. Além disso, no caso das dores crônicas, a causa pode ser uma hérnia de disco, cervical, bico de papagaio e osteoporose.

Esforço exagerado

Depois da academia e até do sexo, muita gente sente uma leve dor incômoda que, no caso de quem tem enxaqueca, pode ser até uma dor mais intensa. Existe uma causa conhecida pelos médicos como cefaleia pós-esforço. No entanto, essa dor de cabeça também pode ser indício de algo mais sério, como um aneurisma. O efeito também pode ser inverso - ou seja, o sedentarismo pode aumentar o risco de enxaqueca, uma vez que a prática de exercício regular, sem exagero, ajuda na vasodilatação, reduzindo os episódios de dor de cabeça.

Cheiros fortes

Não se conhece a fundo a relação entre alguns cheiros e a dor de cabeça, mas existem odores desencadeantes da cefaleia. Perfumes fortes, gasolina, solventes e cheiro de cigarro, quando em uma exposição prolongada, facilitam o aparecimento da dor de cabeça.

diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
A dor de cabeça pode ser um sintoma de uma condição séria, tal como um AVC, meningite ou encefalite. Vá a um pronto-socorro ou ligue para a emergência se você estiver sentindo a pior dor de cabeça de sua vida, uma dor de cabeça súbita e grave ou uma dor de cabeça acompanhada por:

Confusão ou dificuldade para entender a fala
Desmaio
Febre alta, maior do 39 a 40 graus
Dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do seu corpo
Torcicolo
Dificuldade para enxergar
Problemas na fala
Dificuldade para andar
Náuseas ou vômitos (se não claramente relacionada com a gripe ou uma ressaca).
Consulte um médico (de preferência neurologista) se sentir uma dor de cabeça que:

Ocorre com mais frequência do que o habitual
É mais grave do que o habitual
Piorar ou não melhorar com o uso adequado de analgésicos
Impedi-lo de trabalhar, dormir ou participar de atividades normais
For a primeira dor de cabeça que você teve na vida, mesmo que você tenha dores com frequência
Sua dor de cabeça vier repentinamente
Sua dor de cabeça piorar ao longo de um período de 24 horas
Sua dor ocorre por conta de uma lesão na cabeça
Você tem mais de 50 anos e suas dores de cabeça acabaram de começar, especialmente se também tem problemas de visão e dor ao mastigar
Você tem câncer e desenvolveu uma nova dor de cabeça
Gostaria de encontrar opções de tratamento que lhe permitem controlá-la melhor.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

tratamento e cuidados
Cuidados
Faça um diário da dor

Manter um diário da dor ajuda a encontrar a origem ou o que desencadeia seus sintomas. Dessa forma, você conseguirá encontrar algum hábito ou possível causa para o sintoma e então conseguir evitar. Quando uma dor de cabeça ocorre, escreva:

Dia e horário em que a dor de cabeça começou
O que você comeu nas últimas 24 horas
Quanto dormiu na noite anterior
O que estava fazendo e no que pensava logo antes de a dor de cabeça começar
Qualquer estresse em sua vida
Quanto tempo a dor de cabeça durou
O que você fez para a dor de cabeça parar.
Depois de um tempo, você pode começar a ver um padrão.

Tomando remédios para dor de cabeça em casa

Enxaquecas podem responder a medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou a medicamentos para enxaqueca que tenham uma combinação de drogas. Se remédios comuns não controlarem sua dor, converse com seu médico sobre possíveis medicamentos receitados.

Pessoas que tomam medicamentos para dor de cabeça regularmente por três ou mais dias por semana podem desenvolver superuso de medicamentos, ou cefaleias de rebote. Todos os tipos de analgésico (incluindo os vendidos sem receita) podem causar cefaleias de rebote. Se você acha que isso pode ser um problema, converse com seu médico.

Se você tem dor de cabeça frequentemente, seu médico pode receitar medicamentos para preveni-la. É importante tomar esses remédios conforme receitado, mesmo quando a dor de cabeça não aparecer.

Preveja uma crise

Quando o paciente apresenta sintomas visuais ou sensitivos antes da dor ele tem a chamada enxaqueca com aura. Essas sensações podem durar de poucos minutos até uma hora, seguidos de dor de cabeça muito forte. Entre os sinais mais comuns de enxaqueca com aura estão pontos brilhantes ou manchas escuras em forma de mosaico na visão e dormências ou formigamentos em apenas um lado do corpo. Mas mesmo as dores de cabeça sem aura podem ser premeditadas, pois o paciente pode ficar inquieto, sonolento, irritado ou eufórico, com desejo de comer comidas específicas, principalmente doces. Alguns pacientes apresentam sintomas até um dia antes da crise como bocejos e aumento de apetite. Nesses casos, você já pode se preparar melhor para a crise, cancelando compromissos e até mesmo iniciando o uso da medicação.

Entenda o que desencadeia sua dor de cabeça

Antes de sair seguindo os conselhos de parentes ou amigos que também sofrem de dor de cabeça, saiba que os gatilhos para uma crise são diferentes em cada pessoa, bem como os fatores que ajudam a amenizar os sintomas. Os desencadeantes de uma crise podem ser alimentos, estresse, alterações do sono, jejum, estado climático, alterações hormonais e muitos outros. Inclusive, algumas pessoas não possuem qualquer desencadeante específico. Por isso, o que melhora a crise para uma pessoa pode não ajudar em outra, cabendo a cada um prestar atenção em seus próprios agentes desencadeantes e o que pode ser feito para evitar ou amenizar a dor quando ela vier. Alguns dos tratamentos não medicamentosos mais comuns incluem compressas quentes ou frias, massagens, terapia de biofeedback, homeopatia e acupuntura.

Trate os sintomas separadamente

De todos os tipos de dores de cabeça, a enxaqueca é a mais rica de sintomas. Náuseas, vômitos, diarreia, sensibilidade à luz, cheiros, barulhos e movimentos, irritabilidade, sonolência e depressão são apenas alguns dos incômodos que podem acompanhar uma crise. Como o analgésico trata apenas a dor da enxaqueca, o paciente que tiver esses outros sintomas muito acentuadamente deve tratá-los de forma tópica. Esse cuidado é redobrado com aqueles que sofrem com vômitos, pois ele pode perder os analgésicos, precisando ir ao pronto socorro para receber drogas injetáveis. Quando o paciente relata vômitos intensos é conveniente medicá-lo com um antiemético conjuntamente com os medicamentos analgésicos - e alguns antieméticos parecem ter até um efeito sobre a dor.

Descanse em um local escuro e silencioso

Durante uma crise o paciente não suporta ambientes barulhentos e com muita luz, podendo esses fatores serem até mesmo desencadeantes do quadro. A pessoa com dor de cabeça pode ter anomalias neuroquímicas que tornam o seu cérebro mais "irritável" do que os outros, respondendo de forma exagerada a estímulos como luz e barulho. Assim, durante uma crise, o ideal é se sentar ou deitar - o que for mais confortável - em um local com pouca luz e sem barulhos, evitando ao máximo conversas e atividades que o tirem do repouso. Aqueles que possuem enxaquecas mais fracas podem melhorar completamente com o repouso, dispensando o uso de analgésicos.

Faça refeições leves e hidrate-se

Ainda que o desencadeante da sua crise não seja a alimentação, uma dieta leve rica em líquidos no momento da crise pode ser muito útil. Nos casos em que não há vômito, o jejum prolongado pode inclusive agravar a dor de cabeça. Beba muito líquido para se manter hidratado, tanto água quanto soluções hidratantes disponíveis no mercado. Porém, se o paciente estiver vomitando, o melhor é não ingerir alimentos sólidos e, em casos graves, procurar um pronto atendimento para receber medicações injetáveis mais potentes.

Se prepare nos dias de estresse

Apesar de existirem vários fatores desencadeantes de uma dor de cabeça, o gatilho mais importante é, sem dúvida, o estresse emocional. Situações como muitas horas no trânsito, cobranças no trabalho, excesso de horas trabalhadas e discussões familiares contribuem para que o cérebro do paciente produza mais noradrenalina, uma substância vasoconstritora que agravará ainda mais a dor de cabeça. Como é impossível fugir completamente do estresse e nem sempre é fácil evitá-lo, é importante que o paciente já esteja preparado para uma crise em dias que ele sabe que serão mais difíceis. Manter as medicações à mão, já fazer uma dieta mais leve e considerar sair mais cedo do trabalho, quando possível, são algumas alternativas.


Medicamentos para Dor de cabeça

Os seguintes hábitos saudáveis podem diminuir o estresse e reduzir sua chance de ter dor de cabeça:

Dormir o suficiente
Ter uma alimentação saudável
Praticar exercícios regularmente
Aprender a postura adequada
Aprender a relaxar utilizando meditação, respiração profunda, yoga ou outras técnicas
Parar de fumar
Alongar o pescoço e a parte superior do corpo, especialmente se seu trabalho envolve digitar ou usar o computador
Usar óculos adequados, se necessário.



Oito causas inusitadas para a dor de cabeça
Cheiros, alimentos, postura e exercícios podem ser a causa da dor

O Brasil é o país campeão da dor de cabeça crônica diária e ocupa o quarto lugar em cefaleia tensional e enxaqueca, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pelo menos 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com dores de cabeça frequentes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca está entre as vinte doenças que mais prejudicam a vida saudável de suas vítimas quando se mede a quantidade de anos que ela incomoda. Na 12ª posição, ela está à frente do diabetes e até da Aids.

A dor mais comum é a do tipo tensional - 36% dos brasileiros relataram ter sofrido esse tipo de dor (que costuma surgir por conta de estresse ou falta de sono e costuma ser resolvida com um analgésico) pelo menos uma vez no último ano. Em segundo lugar, aparece a enxaqueca, com 15% da população adulta brasileira.
1.    O estresse

Sabe-se que o estresse libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. "Isso pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça", explica o neurologista Renato Lima Ferraz.

"Tive uma paciente que tratava as dores de cabeça crônicas com remédios até que um dia sumiu das consultas. Ao reencontrá-la, ela revelou que havia se curado do problema depois que mudou de trabalho", conta o médico.

A rotina estressante e a pressão da chefia podem ser a causa das dores constantes. A pesquisa da UFSC descobriu que a cefaleia tensional esta relacionada ao grau de escolaridade. Ela é três vezes mais comum entre aqueles com mais de oito anos de estudo do que no entre os menos escolarizados, sendo 63% mais frequente entre os que ganham mais. "A pressão, as cobranças e o medo de perder um cargo cobiçado geram mais estresse", diz Renato.
2. Muito calor
Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumentam em cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura.

Além do calor, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores. De acordo com Renato, isso ocorre porque o calor, ao facilitar a desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.

3. Pular refeições
Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia, ou seja, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue. Essa baixa pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca a vasoconstrição, causando dor.

4. Postura incorreta
A má postura pode causar uma dor conhecida como cefaleia tensional. "Os nervos da coluna acabam ficando comprimidos com a posição incorreta e a dor é irradiada para a cabeça", diz Renato. Além disso, no caso das dores crônicas, a causa pode ser uma hérnia de disco, cervical, bico de papagaio e osteoporose.

5. Esforço exagerado
Depois da academia e até do sexo, muita gente sente uma leve dor incômoda que no caso de quem tem enxaqueca pode ser até uma dor mais intensa.

"Existe uma causa conhecida pelos médicos como cefaleia pós-esforço", diz Renato.

No entanto, essa dor de cabeça também pode ser indício de algo mais sério, como um aneurisma. No entanto, o efeito também pode ser inverso, pois no estudo da UFSC, a enxaqueca apareceu como sendo 43% mais frequente entre os sedentários do que entre os que costumam praticar algum tipo exercício.

6. Cheiros fortes
Não se conhece a fundo a relação entre alguns cheiros e a dor de cabeça, mas existem odores desencadeantes da cefaleia. "Perfumes fortes, gasolina, solventes e cheiro de cigarro, quando em uma exposição prolongada, facilitam o aparecimento da dor de cabeça", diz o neurologista.

Dormir mal
Dormir mal faz com que a quantidade do hormônio melatonina diminua. Este hormônio ajuda a evitar o a dor, especialmente a enxaqueca, ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. "Além disso, quem dorme mal tende a sofrer mais com estresse", diz o neurologista.

Alguns alimentos
Se você tem enxaqueca, sofre de dores de cabeça facilmente, ou está com aquela dorzinha chata, evite os seguintes alimentos: chocolate, café e chás pretos, embutidos, queijos amarelos, álcool,  frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete. Esses alimentos possuem substâncias que podem disparar o gatilho da dor. No caso do sorvete, há uma contração dos vasos, através da sensação de frio que o palato sofre. É como se o organismo estivesse dando um alerta para a diminuição repentina da temperatura.


Dor de cabeça – Conheça 7 sinais de gravidade
Praticamente todo mundo tem, hora ou outra, uma dorzinha chata de cabeça. Alguns procuram descansar, outros procuram um remédio para aliviar o sintoma, enfim, deve ser o stress, uma enxaqueca, fome, nada grave, certo? Nem sempre! Em alguns casos a dor de cabeça vem sinalizar um problema agudo e que exige intervenção médica imediata. Mas como separar o joio do trigo? Em que casos devemos correr para um pronto socorro e em quais podemos aguardar a evolução e marcar uma consulta com calma?

Segundo o Neurologista Leandro Teles (formado e especializado pela Universidade de São Paulo): “Existem alguns tipos de dor de cabeça mais preocupantes, é fundamental atentar para o padrão da dor, sua evolução no tempo, os sintomas associados e o contexto que gerou seu aparecimento”.


Para organizar de maneira objetiva e didática, convidamos o especialista para enumerar os principais sinais de gravidade e explicar porque nestes casos não dá pra esperar.

1-      DOR DE CABEÇA SÚBITA
Um dor de cabeça repentina, explosiva, que atinge seu ápice de intensidade em poucos segundos, é muito preocupante. Para o médico que escuta esse tipo de queixa fica o receio da ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral (que é uma dilatação de uma artéria que pode eventualmente rompem durante a vida). As dores mais comuns e benignas geralmente começam mais leves e a intensidade aumenta progressivamente em minutos a horas.

2-      DOR DE CABEÇA COM SINTOMAS NEUROLÓGICOS ASSOCIADOS
Sempre que a dor vier acompanhada de outro sintoma neurológico focal o atendimento deve ser imediato. Atentar para fraqueza muscular em alguma parte do corpo, alteração de sensibilidade, confusão mental, alteração visual ou dificuldade para falar ou caminhar. Nestes casos o receio é que haja algumas coisas causando a dor e alterando a função de alguma parte do cérebro, como tumores, abcessos, sangramentos, isquemias, trombose, etc…

3-      DOR DE CABEÇA COM SINAIS DE INFECÇÃO
Preste muita atenção e corra para um médico se sua dor de cabeça for acompanhada de febre, dores no corpo, náuseas, dificuldade de movimentar o pescoço, manchas pelo corpo ou mesmo calafrios.  Esse tipo de associação pode significar uma meningite, um abscesso cerebral, uma sinusite ou mesmo dengue. Obviamente que infecções mais leves também podem causar dor na cabeça e mal estar, como gripes e diarreias virais, mas nestes casos médico saberá como diferenciá-las.

4-      DOR DE CABEÇA QUE SURGE DURANTE ESFORÇO FÍSICO OU ATIVIDADE SEXUAL
Em casos em que a dor iniciou-se durante o esforço ou atividade sexual novamente surge o temor da distensão ou ruptura de um aneurisma cerebral (o esforço aumenta a pressão nesse vaso e pode predispor ao seu rompimento). Identificada essa associação temporal entre a atividade e o início da dor uma investigação mais detalhada precisa ser feita para tranquilizar o médico e o paciente.

5-      DOR DE CABEÇA EM PESSOAS MAIS DEBILITADAS
Dores em pessoas acima de 60 anos, antecedente de tumores, problemas de coagulação, imunidade baixa, gestantes, criança pequenas, etc. merecem uma atenção toda especial. Nesses pacientes, a fragilidade torna a ocorrência de um problema mais preocupante mais provável que na população geral. Por isso, todo o cuidado com eles é pouco.

6-      DOR DE CABEÇA PROGRESSIVA
Aquela dor que acomete o paciente diariamente e que mostra-se pior a cada dia é, sem sombra de dúvida, um bom motivo para procurar rapidamente um neurologista. Esse tipo de evolução arrastada e progressiva é típico de lesões que ocupam espaço dentro do crânio, como tumores, trombose venosa, abscesso, etc…  Esse comportamento não é tão comum para enxaquecas e dores de cabeça tensionais, que geralmente mostram períodos de piora intercalados com melhora ou, eventualmente, uma dor de cabeça diária, mas estável (não progressiva).

7-      DOR DE CABEÇA APÓS TRAUMATISMO CRANIANO
Muito cuidado com dores que surgem após traumatismo relevante na cabeça. O trauma pode gerar inchaço, contusões e mesmo sangramentos dentro e em torno do cérebro. As pessoas mais susceptíveis a complicações de trauma são os idosos, as crianças pequenas e os alcoólatras. Atende para dor que ocorre fora do local exato da batida, para sintomas neurológicos como confusão e sonolência, para secreção saindo do ouvido ou pelo nariz (surgida após a pancada) e hematomas atrás da orelha ou abaixo dos olhos (sinais de traumas mais intensos). Na dúvida é sempre melhor conduzir essas pessoas a um pronto atendimento.

Importante destacar que essas são dicas gerais e não regras absolutas. Sempre que a dor de cabeça te incomodar muito e alterar o seu ritmo de vida é fundamental procurar ajuda especializada e de confiança para se certificar do diagnóstico exato e programar seu tratamento o quanto antes (mesmo que ela não preencha nenhum critério citado acima).
FONTE – NEUROLOGISTA LEANDRO TELES (CRM 124.984) www.leandroteles.com.br

Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição frequente, de intensidade variável e características distintas. Ela pode ser classificada, segundo suas causas determinantes, em cefaleias primárias e cefaleias secundárias. Ao primeiro grupo pertencem as dores de cabeça que indicam, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma. Ao segundo, aquelas que estão correlacionadas com outras doenças. Por exemplo: infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados, entre outras) fibromialgia, aneurismas, tumores cerebrais, AVC, hipóxia cerebral, lesões cranianas, distúrbios oftalmológicos e do ouvido, etc. Há casos, porém, em que não é possível definir a causa da dor de cabeça.

Dores de cabeça podem ocorrer em pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Essa queixa também comum na infância pode estar relacionada com um distúrbio físico, emocional ou psicológico, ou ainda ser efeito colateral de algum medicamento.




Referencias 

REFERÊNCIAS:
American Headache Society. Trigger avoidance information. Disponível em: http://www.achenet.org/tools/TriggerAvoidanceInformation.asp?print=y. Acedido em Julho de 2010
Wöber C, et al. Trigger factors of migraine and tension-type headache: experience and knowledge of the patients. J Headache Pain. 2006;7:188-195.
UK NHS Choices. 10 surprising headache triggers. Disponível em:http://www.nhs.uk/Livewell/headaches/Pages/Headachetriggers.aspx. Acedido em Julho de 2010.
Gomersall JD, Stuart A. Variations in migraine attacks with changes in weather conditions. Int J Biometeorology. 1973,17. http://www.springerlink.com/content/t767j37207343317/.
Lifting The Burden: the Global Campaign to Reduce the Burden of Headache Worldwide. Information for people affected by tension-type headache. Disponível em: http://www.w-h-a.org/assets/6/E0ED62DA-F33B-7800-997D29F3966BCFA3_document/What_is_tension-type_headache.pdf.
Lifting The Burden: the Global Campaign to Reduce the Burden of Headache Worldwide. Information on female hormones for women with headache. Disponível em: http://www.w-h-a.org/assets/64/E64DDA50-0E6E-D936-50A7E91EC8A2A34_document/Headache_and_hormones.pdf.
WebMD: Exercise and headache. Disponível em: http://www.webmd.com/migraines-headaches/guide/triggers-exercise. Acedido em Julho de 2010.
http://www.patient.co.uk/health/Headaches-Tension-Type.htm
http://www.telegraph.co.uk/health/3189622/Joint-Clinic-Osteopath-Kristian-Wood-on-how-stress-affects-posture-and-breathing.html

Postado por dharmadhannya

Nenhum comentário:

Postar um comentário