sábado, 10 de junho de 2017

Bagua - Dicas de Feng shui




Feng Shui – Usando o Baguá em casa
https://atelierdareforma.wordpress.com

Este post é um guia de dicas que descreve as nove áreas do Baguá e o que podemos fazer para harmonizar essas áreas de várias maneiras. Lembrando que o importante é a busca do equilíbrio entre eles pois todas as faltas e excessos promovem desarmonia.
Baguá:

Baguá


O uso desse guia não é recomendado para quem ainda não realizou uma consultoria com um profissional pois há inúmeras outras questões a serem avaliadas, como a planta da casa, layout, estrutura, etc. Aconselhamos que procurem um profissional pois você pode reforçar uma área erroneamente e a situação pode piorar, pois o Feng Shui é uma ciência complexa e requer um estudo aprofundado do local!

O reforço pode ser feito pela energia do próprio Guá e pelas características de seu elemento (água, madeira, fogo, terra e metal). Para cada elemento nós teremos a representação dele puro e as condições como ele pode ser “ajudado” (Ciclo de Geração) ou “prejudicado” (Ciclo de Controle) por outro elemento. Por exemplo, a água nutre a madeira (Ciclo de Geração) e o metal corta a madeira (Ciclo de controle).

Lembrando que qualquer intervenção deve ser feita junto com a intensão de mudar esses padrões energéticos na sua vida! 
Veja no bagua a área da Familia.
Guás:
Família:
Cor – Verde e azul
Estação – Primavera
Região – Leste
Parte do corpo – Pé
Pessoa – Filho mais velho
Chakra – Umbilical (segundo)
Significado – Esta relacionado ao passado, as raízes. 
São os nossos antepassados, pais, avós e bisavós. Sabe-se que um dos maiores desafios da vida envolve o relacionamento com nossos pais, sendo importante cultivar uma relação de perdão, amor e respeito para construirmos bases solidas para uma vida mais estável e feliz.
 As características refletirão no Guá do futuro, Criatividade e Filhos.
Quando em desequilíbrio podem energizar problemas familiares, gravidez, co-dependência a vícios e traumas de abuso sexual.
Elemento – Madeira - Forma – Cilíndrica
O que o elemento representa – Relacionado com a primavera, a madeira representa o nascimento, crescimento e expansão. Esta associado as arvores que se saudáveis darão flores e frutos e a partir de suas sementes nascerão as bases de um novo ciclo de vida.

Reforço com objetos – Para gerar mais energia utilize a própria madeira pelas plantas ou objetos como quadros de paisagens de vegetação, flores, frutos, adesivos de árvores e tecidos com estampa florais. Imagens de cidades com prédios altos também podem ser usados pois são as árvores dessa floresta de concreto. 
Também podemos usar objetos cilíndricos, lembrando que podemos representar o cilindro por listras verticais em um papel de parede por exemplo. Pelo Guá podemos usar fotos dos pais ou avós e objetos de herança.


Ciclo de Geração e Controle – Para nutrir a madeira utilize o elemento Água. Para controlar utilize o elemento metal pois ele corta a madeira, tirando o seu excesso.

Criatividade e Filhos:
Cor – Branco e tons pasteis claros
Estação – Outono
Região – Oeste
Parte do corpo – Boca e dentes
Pessoa – Filha mais nova
Chakra – Laríngeo (quinto)

Significado – Esta relacionado com o futuro, aonde geramos e criamos. Podemos gerar filhos ou ideias, é o lugar de criar, imaginar e pensar. Também pode significar a troca no sentido de dar e receber, experimente a sensação de enaltecer seus semelhantes e receber seus carinhos em troca.
 O ato de criar e a capacidade de programar o futuro é uma das maiores bênçãos que nos foram concedidas, você já parou para pensar que é o único responsável pela criação da sua própria vida? Você nasceu com o livre arbítrio, as escolhas são todas suas!

Elemento – Metal
Forma – Redonda, circular ou oval
O que o elemento representa – O metal é a mais densa das energias em tem capacidade de condensar e coagular. Está relacionado com pessoas de personalidade forte, perfeccionistas e espirituais com uma boa disciplina e desenvolvimento da mente.
Reforço com objetos – Para gerar mais energia, utilize pedras como mármores, granitos e pedras preciosas e semipreciosas. Faça uso do próprio metal com prata, ouro e cobre, alem de objetos redondos. Pelo Guá, use objetos criativos, divertidos, como por exemplo as mandalas. Localize também as fotos de seus filhos e seus novos projetos.

Ciclo de Geração e Controle – Para energizar o Guá podemos usar a Terra pois é dela que se cria o metal. Para seu controle, podemos usar o fogo pois ele tem o poder de derreter o metal.

Sabedoria/Auto conhecimento:
Cor – Azul (verde e preto), amarelo ou terrosos
Parte do corpo – Mão
Pessoa – Filho mais novo
Chakra – Terceiro Olho (sexto)
Significado – Esse Guá está relacionado com a sabedoria como consequência de um bom auto conhecimento e uma mente tranquila com pensamentos e intensões limpos.
 Ela surge de uma combinação criativa dos conceitos teóricos (conhecimento) e práticos (experiência) que assimilamos durante a vida. A sabedoria abre as portas para a auto realização e dá um impulso para a realização dos seus sonhos. 
Um ser sábio se destacada na sociedade, é o líder e serve de inspiração para os outros, mas ao mesmo tempo tem equilíbrio para comandar sem arrogância. Por essas razões essa energia vai refletir diretamente no Guá dos Relacionamentos!

Elemento – Terra
Forma – Quadrado, retângulo e superfícies planas
O que o elemento representa – O elemento terra contém todos os outros. Ela é a mãe que produz e sustenta, transformando as energias que não servem mais, renovando a vida. Está simbolicamente expressa nas grandes planícies. A visão dessa paisagem restaura o equilíbrio trazendo paz e harmonia.
Reforço com objetos – Podemos usar objetos na cor amarela, ou de terra, cerâmica e argila. Além disso, quadros de planícies, campos, desertos. Pelo Guá, também podemos usar o azul e imagens de montanhas ou lugares que inspirem paz e relaxamento, materiais de estudo, livros e ensinamentos como Mantras ou imagens como o Sr. Buda.


Ciclo de Geração e Controle – Para dar mais energia a Terra podemos usar o elemento fogo e para consumi-la, a madeira.
Dica – Ótima área para localizar bibliotecas, salas de estudo ou de meditação e altares.

Relacionamentos:
Cor – Rosa (vermelho e branco), amarelo e tons terrosos
Parte do corpo – Órgão internos
Pessoa – Mãe e irmã
Chakra – Cardíaco (quarto)

Significado – É a área mais Yin, mais feminina do Baguá, por isso está relacionada com a mãe. Seus atributos são a devoção, flexibilidade, recolhimento, humildade e gentileza que quando em ação é firme e forte. A devoção desenvolve uma atitude de responsabilidade pelos outros, independentemente se serem conhecidos ou não.
 Dalai Lama acredita que cada um de nossos atos tem uma dimensão universal. Por isso, é importante ter sempre uma conduta íntegra e um discernimento cuidadoso. Essa é a condição necessária à felicidade.

Esta área está então relacionada com os relacionamentos na sua vida, com seus amigos, familiares e principalmente com parceiros quando em casa e quando no comércio, com seus clientes, sócios, fornecedores e funcionários. 
Mas acima de tudo está ligada ao relacionamento que você tem consigo mesmo pois quando gostamos de nós mesmo, sentimo-nos plenos e confiantes. Nesse caso, encontrar um parceiro ideal é uma simples consequência.

Elemento – Terra
Forma – Quadrado, retângulo e superfícies planas
O que o elemento representa – O elemento terra contém todos os outros. Ela é a mãe que produz e sustenta, transformando as energias que não servem mais, renovando a vida. Está simbolicamente expressa nas grandes planícies, a visão dessa paisagem restaura o equilíbrio trazendo paz e harmonia.

Reforço com objetos – Para simbolizar um relacionamento em harmonia podemos utilizar objetos que expressem romance ou amor como a cor rosa, fotos do casal em ocasiões felizes e esculturas e quadros simbólicos. Mas não se preocupem, caso não seja possível esse tipo de exposição, podemos usar quaisquer objetos em dupla ou em número par, como estátuas ou vegetação que tenha o macho e a fêmea. 
Pelo elemento, podemos usar objetos na cor amarela, ou de terra, cerâmica, argila, quadros de planícies, campos e desertos.
Ciclo de Geração e Controle – Para dar mais energia a Terra podemos usar o elemento fogo e para consumi-la, a madeira.

Carreira/Trabalho:
Cor – Preta ou cores do mar profundo
Estação – Inverno
Região – Norte
Parte do corpo – Ouvido
Pessoa – Filho do meio
Chakra – Plexo solar (terceiro)
Significado – Está relacionado com a expressão do “eu”. Para a sua carreira ou o seu trabalho prosperar, precisa ser algo que você faça com prazer, assim as outras pessoas perceberão que o produto tem qualidade e foi feito com cuidado.
Elemento – Água
O que o elemento representa – A água está diretamente relacionada com o estado emocional das pessoas envolvidas e sua energia quando limpa, refresca e revigora purificando suas emoções e seus pensamentos. Na carreira, se você conseguir “caminhar no fluxo correto”, você terá sucesso em tudo que realizar, o que vai refletir no Guá oposto, o Sucesso sendo o seu elemento o Fogo.
Reforço com objetos – Para gerar mais energia utilize a própria água com objetos como fontes, aquários, cachoeiras, espelhos d’água, vidros, espelhos (pois a água parada reflete como um espelho) e quadros que representem a água sempre vindo em sua direção e trazendo prosperidade. Lembrando que se água estiver em movimento, melhor! Além disso, tente usar objetos que tenham forma assimétrica ou ondulada.


Ciclo de Geração e Controle – Para segurar a água no guá utilize o elemento Metal pois ele gera a água por meio da condensação, ao resfriar o vapor. Para controlar água, utilize o elemento terra pois ela a barra, controlando o seu excesso.
Dica – Se a Trabalho não vai bem, verifique todas as entradas da casa e ambientes, é importante que não haja nenhuma obstrução como árvores ou móveis, assim o Chi pode entrar suavemente no ambiente. Esse tipo de obstrução gera barreiras e obstáculos para a sua vida pois seu subconsciente grava a informação de que existe um bloqueio.

Sucesso:
Cor – Vermelho
Estação – Verão
Região – Sul
Parte do corpo – Olhos
Pessoa – Filho do meio
Chakra – Coronal (sétimo)
Significado – Está associado a reputação do indivíduo na sociedade, a maneira como ele é visto pelos outros, isto é, como é reconhecido por sua família, chefe, colegas, amigos, funcionários e pela sociedade em geral.
 Esse Guá está diretamente relacionado com o da Carreira pois é preciso estar bem com o trabalho para fazê-lo bem e ser reconhecido. A falta dessa área em uma casa pode fazer com que os moradores tenham falta de autoconfiança e se preocupem muito com a opiniões alheias.
Elemento – Fogo
O que o elemento representa – O fogo gera calor, brilho e luz para alimentar a determinação, a coragem e a confiança de quem deseja ter sucesso. Porém não haja com euforia pois o fogo em excesso pode incendiar, aumentar seu ego e frustrar seus planos!
Reforço com objetos – Podemos fazer algo simples para melhorar essa área como aumentar a luminosidade do local com lâmpadas mais fortes, além, é claro de usar velas, incensos ou lareiras.
 O local do sucesso é o perfeito para pendurar diplomas e prêmios conquistados. Podemos fazer uso também da cor vermelha em objetos e flores, de objetos em formato triangular e quadros com imagens de fogo, de animais (em especial o cavalo), do nascer do Sol ou do próprio Sol. Na cozinha, podemos localizar os temperos nessa área.
Ciclo de Geração e Controle – Para apagar o fogo utiliza-se a água, e para alimentá-lo podemos usar as características do elemento madeira.

Amigos e Viagens:
Cor – Cinza (branco e preto)
Parte do corpo – Cabeça
Pessoa – Pai
Chakra – Transpessoal (oitavo)
Significado – Esse é o Guá mais Yang de todos, mais masculino, por isso está relacionado com o céu, o impulso criativo e ao pai. Esses amigos, são nossos amigos do céu, nossos anjos da guarda e guias espirituais. São também aquelas pessoas que nos ajudam na nossa passagem pela Terra, são pessoas que conhecemos ou simplesmente aquelas que sem saber, passam em nossas vidas somente para nos auxiliar. Nossos amigos nos inspiram e nos ajudam a ser prósperos e felizes. Essa é a área para desenvolver a nossa fé e é ela que vai refletir no Guá oposto, o da Prosperidade.
Elemento – Metal
Forma – Redonda, circular ou oval
O que o elemento representa – O metal é a mais densa das energias em tem capacidade de condensar e coagular. Está relacionado com pessoas de personalidade forte, perfeccionistas e espirituais com uma boa disciplina e desenvolvimento da mente.
Reforço com objetos – Podemos utilizar a cor cinza, todos os metais, ouro, prata, cobre, pedras como mármores, granitos e pedras preciosas e semipreciosas, além de objetos redondos, circulares e oval. Pelo seu Guá podemos colocar objetos ligados à religião, imagens de anjos, santos, mestres, etc, orações e mantras. Caso não possa ser um local religioso, coloque fotos de amigos, clientes, de céu e de viagens que você fez ou quer fazer.
Ciclo de Geração e Controle – Para energizar o Guá podemos usar a Terra pois é dela que se cria o metal. Para seu controle podemos usar o fogo pois ele tem o poder de derreter o metal.
Dica – Ótimo local para localizar um altar!
Prosperidade:
Cor – Púrpura (verde e vermelho)
Parte do corpo – Quadril
Pessoa – Filha mais velha
Chakra – Básico (primeiro)
Significado –
 Essa área está relacionada não ao dinheiro em si,  mas na prosperidade voltada para a mente e para as emoções, é o que chamamos de ter paz interior. Podemos comparar ao viver como o vento que passa suave com humildade e gentileza. Ao viver assim temos uma vida gratificante e agimos para o bem com nossos semelhantes. Consequentemente o universo conspira ao nosso favor e possuímos o tão esperado retorno financeiro. Resumindo, prosperidade é um estado de espírito!
Elemento – Madeira
O que o elemento representa – Relacionado com a primavera, representa o nascimento, crescimento e expansão. Esta associado as árvores que se saudáveis darão flores e frutos e a partir de suas sementes nascerão as bases de um novo ciclo de vida.

Reforço com objetos – Podemos usar os objetos que estão relacionados com riqueza, como coleções, objetos de arte ou de valor, fotos de pessoas famosas que você considere um exemplo, moedas (podemos usar também as moedas chinesas). A água simboliza o fluxo de dinheiro, por isso fontes, cascatas, imagens de cachoeiras e aquários são bem vindos.
 Além disso, como a prosperidade é simbolizada pelo vento que passa suavemente, podemos usar objetos que se movam ao vento, como cata-vento, sinos de vento, bandeiras e banners. Não se esqueçam que também podemos usar seu elemento, a madeira, com plantas, objetos como quadros de paisagens de vegetação ou prédios altos nas cidades, tecidos com estampa florais e objetos cilíndricos.


Ciclo de Geração e Controle – Para nutrir a madeira utilize o elemento Água. Para controlar utilize o elemento metal pois ele corta a madeira, tirando o seu excesso.

Centro do Baguá:

Cor – Amarelo e cores da terra
Significado – Ele é o centro de tudo, é onde o céu e a Terra se conectam. Essa área está relacionada a saúde física, espiritual e emocional. É simbolicamente relacionada com a nossa coluna vertebral, por onde fluem todos os comandos responsáveis por nosso equilíbrio em todas as áreas, sendo esse o equilíbrio a perfeita harmonização do Yin e do Yang. Quando equilibrado, gera energia e suporta todos os outros 8 Guás. Essa área está relacionada à saúde, portanto é importante saber que as doenças, antes de se manifestarem no corpo físico, ocorreram em outros níveis energéticos a partir de uma repetição desse desequilíbrio.
Elemento – Terra
Forma – Quadrado, retângulo e superfícies planas
O que o elemento representa – O elemento terra contém todos os outros. Ela é a mãe que produz e sustenta, transformando as energias que não servem mais, renovando a vida. Está simbolicamente expressa nas grandes planícies, a visão dessa paisagem restaura o equilíbrio trazendo paz e harmonia.
Reforço com objetos – Podemos usar objetos na cor amarelela, ou de terra, cerâmica e argila. Quadros de planícies, campos e desertos, além de objetos na forma quadrada ou retangular.

Ciclo de Geração e Controle – Para dar mais energia a Terra podemos usar o elemento fogo e, para consumi-la, a madeira.

Boa harmonização dos ambientes para todos!





Postado por  Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação,
desde que seja mencionado a fonte:

Meu blog foi  clonado inteiramente, 
por isto estou em oração permanente contra ataques.
Os meus textos estão em vários blogs com o nome do 

Agradeço ao Arcanjo Uriel as graças recebidas 
e sua Divina Presença ao meu lado.
Todos que invocarem Uriel sentirão seus milagres em sua vida.
Ele me inspirou para avisar a todos, que
Uriel está em Terra para o bem de todos .
Ele está ai, e aqui é só chamar...

Agora.


Repassando a
 Chama  Violeta que cura que libera...

Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o Fogo da Chama  Violeta (TRÊS VEZES) através de
cada particula de meu ser, e  em meu mundo.

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai
minha energia, purificai-me com a pureza, com a harmonia, o amor,
a liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

 Coloque a mão no seu coração
 e sinta o fogo do amor Divino da sua  Alma no seu coração.
Que ela ascenda a liberação do dharma no seu coração.

Eu mereço ser feliz.
eu mereço amar e ser amada.
Eu mereço ter milhões amigos.
Eu mereço a prosperidade da vida.

Eu mereço o trabalho que me dá sucesso e riqueza.
Envie este amor para o seu lar, para a sua vida,
 para tudo e para todos.
 Eu sou a Fonte.

Passe para frente com o seu amor  à Chama  violeta da Cura,
 Purificação e da Liberação. ..


Meus Blogs


Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!
  
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte
das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites, enviadas por amigos e de meus arquivos.
Não nos responsabilizamos por modificações realizadas nessas versões, quando transcritas, editadas, revisadas etc. em outros locais.

A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
  AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
  
psicológica, e não devem ser interpretadas como conselhos médicos,
diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição.  De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria

interpretação e uso.
 Este artigo não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou
 mental. Consulte sempre seu médico. 

Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.
Este  texto é resultado de uma pesquisa, eu fiz uma adaptação, inspirada nos ensinamentos de vários mestres do assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário