domingo, 13 de dezembro de 2015

Paixão e Entusiasmo






Pediram-me, há alguns anos, para responder a esta pergunta num programa de rádio: "Qual a maior lição que  já recebeu?"

A resposta era fácil: a maior, a maior lição, mesmo, que já aprendi, é a importância do que pensamos. Se eu soubesse o que você pensa, saberia o que você é.

 Nossos pensamentos fazem com que sejamos o que somos. A nossa atitude mental é o fator X que determina o nosso destino. Emerson disse:
 "Um homem é o que ele pensa o dia todo"... E como poderia ser, realmente, qualquer outra coisa?

Sei, agora, sem qualquer sombra de dúvida, que o maior problema que você e eu temos de enfrentar — na verdade.
quase que o único problema que temos de enfrentar — é o da escolha de pensamentos acertados.

 Se pudermos fazer isso, estaremos no caminho que nos conduzirá à solução de todos os nossos problemas.

Marco Aurélio, o grande filósofo que dirigiu o Império Romano, resumiu tudo isso em nove palavras — nove palavras que podem determinar o seu destino:

"Nossa vida é o que os nossos pensamentos determinam”.
- Sim, se tivermos pensamentos felizes, seremos felizes. Se pensarmos em coisas que nos causam medo, seremos medrosos. Se pensarmos em doenças, provavelmente ficaremos doentes.


Se pensarmos no fracasso, fracassaremos, com toda a certeza. Se nos entregarmos à autopiedade, todos irão querer nos evitar, afastar-se de nós.

 "Você não é", disse Norman Vincent Peale, "o que você pensa que é; mas o que você pensa, você é".

Estarei, por acaso, defendendo uma atitude do gênero "Pollyanna" habitual para enfrentar todos os nossos problemas?

Não. A vida, infelizmente, não é tão simples assim. Mas estou afirmando que devemos assumir urna atitude positiva, ao invés de uma atitude negativa. Em outras palavras: devemos interessar-nos pelos nossos problemas, mas não devemos preocupar-nos com eles.

 Qual a diferença entre nos interessar e nos preocupar. Deixe-me dar um exemplo. Todas as vezes que atravesso as ruas congestionadas, presto atenção no que estou fazendo — mas não me preocupo.

Interessar-se significa procurar compreender como são as coisas e tomar calmamente as medidas necessárias para enfrentá-las. Preocupar-se significa dar voltas em círculos inúteis e enlouquecedores.

Uma pessoa pode muito bem estar interessada em resolver problemas seríssimos e, não obstante, andar com a cabeça erguida e estar bem trajado.

Lembremo-nos, pois, mais uma vez, destas palavras de William James: "Muitas das coisas que consideramos como mal.
. . podem ser convertidas, frequentemente, num tônico bom e revigorante, bastando unicamente para isso que se transforme uma atitude interior de medo numa atitude de luta".

Lutemos, pois, pela nossa felicidade!

Lutemos pela nossa felicidade, seguindo, diariamente, um programa de pensamentos alegres e construtivos. Eis aqui tal programa. Intitula-se: "Somente por hoje".

Sibyl F. Partridge.
1.                   Somente por hoje, serei feliz. Isso pressupõe que o que Abraham Lincoln disse e verdade, ou seja, "que muitas pessoas são quase tão felizes quanto o resolvem ser". A felicidade vem do nosso íntimo; não é uma questão de exterioridade.

2.                   Somente por hoje, procurarei adaptar-me às situações como elas são, e não procurarei ajustar tudo aos meus próprios desejos.

3.                    Aceitarei a minha família, os meus negócios e a minha sorte como se apresentarem, ajustando-me a eles.
4.                   Somente por hoje, cuidarei do meu corpo. Vou exercitá-lo, tratarei dele, vou alimentá-lo, não abusarei dele, nem o esquecerei, para que ele seja um mecanismo perfeito sob o meu comando.

5.                   Somente por hoje, procurarei fortalecer a minha mente. Aprenderei alguma coisa útil. Não serei um vagabundo mental. Lerei alguma coisa que exija esforço, raciocínio e concentração.

6.                   Somente por hoje, exercitarei a minha alma de três maneiras:

-  prestarei um bom serviço a alguém sem que ninguém saiba.  

- Farei, pelo menos, duas coisas que não deseje fazer, como William James sugere, apenas como exercício.

-  Somente por hoje, serei agradável. Irei me apresentar da melhor maneira que puder, irei me vestir da maneira mais correta, falarei baixo, agirei cortesmente, serei liberal em minhas apreciações, não farei nenhuma crítica, não acharei nada errado, nem procurarei orientar nem corrigir ninguém.

7.                   Somente por hoje, procurarei viver unicamente durante este dia sem tentar resolver de uma vez o problema de toda a minha vida. Durante doze horas, posso fazer coisas que me aterrorizariam se tivesse de enfrentá-las durante toda a vida.

8.                   Somente por hoje, terei um programa. Escreverei o que espero fazer em cada hora. Talvez não o siga exatamente, mas, de qualquer modo, haverei de tê-lo. Servirá para eliminar dois males — a pressa e a indecisão.

9.                   Somente por hoje, reservarei meia hora tranquila unicamente para mim  e repousarei. Nessa meia hora, pensarei em Deus, de modo a adquirir um pouco mais de perspectiva em minha vida.

10.                Somente por hoje, não terei medo — não terei medo principalmente de ser feliz, de gozar o que é belo, de amar, nem de pensar se aqueles que eu amo me amam.
Se quisermos desenvolver uma atitude mental que nos traga paz e felicidade, eis o Princípio 1:
Pense e ajo alegremente, e você se sentirá alegre.
Paixão e entusiasmo

Todo sucesso começa com uma firmeza de propósito.
Tudo que sua mente alimenta ela atrai para você.


Seu futuro depende, em grande parte, dos pensamentos que você tem hoje. Portanto, tenha pensamentos de esperança, gratidão, confiança e amor e sucesso.”

O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração. – Napoleon Hill

Criar entusiasmo em si mesmo – literalmente viver com paixão – é um dos desafios mais intensos e prazerosos que você pode impor a si mesmo. E foi essa a razão da criação do mundo - despertar nas pessoas o entusiasmo por uma vida mais intensa!

Criai, mentalmente, a imagem. Depois, transportai-a de dentro do cérebro para a vossa testa, na direção do centro crístico, e vereis vossa tela mental expandir-se gradativamente.

 Visualizar é criar, imaginar e transformar em realidade, precipitando ou levando a ajuda de Luz aos lugares ou pessoas que dela necessitem.

Torne-se uma pessoa entusiasmada de fato.

O entusiasmo é a dinâmica da sua personali­dade. Sem isso, qualquer capacidade que você possa ter permanece latente, e é seguro dizer que quase todo homem tem mais poder latente do que ele jamais aprendeu a usar.

O entusiasmo e a gratidão abastecem com o fogo da esperança a vitória em seu coração.
Se você não abençoa feliz o que tem, não multiplica a sua colheita.
O ingrato, joga a semente fora antes de plantar, ele quer a semente do vizinho e joga no lixo tudo que a vida lhe deu inconformado de não ser o vizinho, de não ter nascido na família que ele nasceu.
E, por isso não tem entusiasmo, alegria, esperança para plantar, para colher, para viver. Dharmadhannya

Você pode ter conhecimento, discernimento, boas faculda­des de raciocínio, mas ninguém - nem mesmo você - saberá até que se descubra como colocar o próprio coração em pensamento e ação.

Se existe um ingrediente de sucesso que supera todos os outros, este é o entusiasmo. O entusiasmo é uma excitação interna que permeia todo o ser.

A palavra deriva de duas raízes gregas: en, que significa “em”, e theosy que significa “Deus”. Lite­ralmente, a pessoa com entusiasmo possui Deus dentro de si. Trata-se de um brilho interior, uma qualidade espiritual ardente e profunda dentro do indivíduo.

A vontade de Deus ilumina com a graça da Vitória o entusiasmo.

• Adquira o hábito de substituir aquelas palavras negati­vas que dizemos sobre nós mesmos por palavras posi­tivas.

Em vez de palavras de desespero, use palavras de esperança; em vez de palavras de fracasso; use palavras de sucesso; em vez de palavras de derrota, use palavras de vitória;

em vez de palavras de preocupação, use palavras de incentivo; em vez de palavras de apatia, use palavras de entusiasmo; em vez de palavras de ódio, use palavras de amor,  palavras de autoestima.

Uma atitude entusiasta é fundamental para a auto realização  e nos guia para pensamentos e ações
energia positiva que incrementa as nossas relações com os ou­tros, nossa disposição para estarmos abertos a novas ideias e até mesmo nossa saúde.

O inverso também é verdadeiro, “nosso cansaço muitas vezes é causado não pelo trabalho, mas pela preocupação, raiva, solidão, pela frustração e pelo res­sentimento.”

O entusiasmo desencadeia dentro de nós o poder de mudar nossas vidas. Concentre-se no presente para nutrir esse poder.

O entusiasmo pela vida facilita a nossa capacidade de liberação dos arrependimentos do passado e das preocupações sobre o fu­turo.

Nós não podemos mudar o passado. No entanto, podemos influenciar os resultados futuros com uma abordagem entusias­ta e positiva em relação às oportunidades do presente.

Quando nossos pensamentos são impulsionados por um en­tusiasmo pela vida, achamos que temos poder ilimitado para desenvolver nosso próprio potencial, seja nos negócios, no es­porte, na vida em comunidade ou na família.

Com o tempo, a culpa, o medo e a preocupação são substituídos pela confiança e pelo otimismo.

Os psicólogos relatam que os testes de Q.I. apresentam uma falha importante. Eles deixam de medir o “estímulo emocional”, o termo psicológico para entusiasmo.

 De acordo com os testes de Q.I., um indivíduo com uma pontuação baixa é geralmente classificado como apto apenas para realizar trabalhos braçais, enquanto uma pontuação alta é considerada praticamente uma garantia de sucesso.

Nós sabemos que isso é ilusório. Vemos pes­soas com teste de Q.I. baixo de repente‘‘ pegarem fogo” por uma nova ideia ou uma nova linha de trabalho.

Isso cria dentro delas o entusiasmo que as lança para um grande sucesso. Temos tam­bém testemunhado o oposto: homens e mulheres muito inteli­gentes que não são bem-sucedidos em suas vidas.

Quando perguntavam a Mark Twain qual era a razão de seu sucesso, ele respondia: “Eu nasci animado. ”

Um professor bem sucedido , escreveu:  “Para mim, ensinar e mais do que uma arte ou uma ocupação: é uma paixão. Eu amo ensinar como um pintor ama pintar, como um cantor ama cantar, como um poeta ama escrever. Antes de sair da cama pela manhã, penso com grande alegria em meu primeiro grupo de alunos.”

As principais razões para o sucesso na vida são a capacidade de manter um interesse diário pelo próprio trabalho, possuir um en­tusiasmo crônico e considerar cada dia como o mais importante.
                             
                               O entusiasmo conduz à ação

O desenvolvimento do entusiasmo em indivíduos, grupos, equi­pes de atletas, empresas e em comunidades como um todo re­sulta em ação positiva, em sucesso e felicidade. Isso pode ser observado em competições atléticas.

Vince Lombardi,  um dos maiores técnicos de futebol de todos os tem­pos e quando Lombardi foi escolhido para treinar um famoso time de futebol americano, ele se deparou com um time desanimado e derrotado.

Ele se colocou diante deles, examinou-os em silêncio por um longo tempo e, depois, com uma voz calma, porém intensa, disse: “Senhores, vamos ter um grande time de futebol.

Vamos vencer jogos. Entenderam? Vocês vão aprender a bloquear. Vocês vão aprender a correr. Vocês vão aprender a atacar. Vocês vão jogar melhor do que os times que jogarão contra vocês. Entenderam?

“E como isso pode ser feito? Vocês têm de ter confiança em mim e entusiasmo pelo meu método. O segredo da questão como um todo é o que se passa aqui (e bateu com o dedo em sua têmpora). A partir de agora, quero que vocês pensem em apenas três coisas: nas suas casas, nas suas religiões e no Green Bay Packers, nesta ordem.

Deixem o entusiasmo tomar conta de vocês.”
Os homens estavam sentados eretos em suas cadeiras. “Eu saí daquela reunião”, escreveu o zagueiro, “me sentindo com dez metros de altura.”

Naquele ano, o Packers venceu sete jogos, com praticamen­te os mesmos jogadores que perderam dez jogos um ano antes. No ano seguinte, eles ganharam o título da divisão e, no ter­ceiro ano, o campeonato mundial. Por quê? Porque, além do trabalho duro, habilidade e amor ao esporte, o entusiasmo fez a diferença.


“Quanto mais eu vivo, mais certeza tenho de que o entusias­mo é o segredo pouco reconhecido do sucesso em várias áreas  da vida – 
profissional, afetiva, pessoal, social, acadêmica, esportiva. A diferença de habilidade, capacidade e inteligência entre os que foram bem- sucedidos e aqueles que fracassaram não é muito grande.

No entanto, caso os dois homens estejam no mesmo patamar, o ho­mem que tem entusiasmo vai, muitas vezes, passar à frente da­quele que tem uma capacidade de primeira linha, mas que não tem entusiasmo.”

Quando  Edward Victor , que havia recebido o premio
Nobel de Física, foi nomeado reitor da Universidade de Edimburgo, a revista Time enviou-lhe um telegrama per­guntando se ele tinha alguma receita para o sucesso. “Sim”, respondeu, “entusiasmo. Eu o classifico até mesmo à frente da habilidade profissional.”

Thomas A. Edison disse: “Quando um homem morre, se - li' pôde passar o entusiasmo adiante para seus filhos, ele lhes deixou um patrimônio de valor incalculável.”

 A experiência de­monstra que isso é verdade. É mais do que a riqueza, pois o en­tusiasmo produz não apenas riqueza, mas também uma grande satisfação de se viver.

O entusiasmo vem de dentro

O entusiasmo não é superficial. Ele deve emanar de dentro do indivíduo. É quase impossível simular esse sentimento por um período de tempo prolongado. Uma das maneiras de se gerar uma onda de entusiasmo contínuo é estabelecer uma meta e trabalhar para alcançá-la e, quando ela for atingida, estabelecer uma outra meta e trabalhar para alcançá-la.

 A emoção e o desa­fio fornecidos por essa atitude não podem impedir alguém de se manter entusiasmado.

Ao se sentirem melancólicas, algumas pessoas cantam para si mesmas a fim de espantar a tristeza. Quando se sentem conten­tes, elas restabelecem a felicidade.


 O mesmo princípio se aplica ao entusiasmo. Se estimularmos a excitação e o ânimo em rela­ção ao nosso trabalho ou a outras facetas de nossas vidas, prova­velmente vamos descobrir que nós incentivamos exatamente o tipo de entusiasmo emocional que estamos buscando.


Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal

Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.

AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário