Melhore sua memória usando o potencial do seu cérebro
Para melhorar a memória,
passar em concursos e melhorar a concentração e o desempenho.
Nanci Azevedo Cavaco
Como utilizar o
estado emocional a seu favor, o Como ancorar suas capacidades de maneira
positiva.
Por que o pensamento positivo pode falhar.
O que é lateralidade cruzada.
Como estabelecer objetivos de maneira correta.
Utilize o estado emocional a seu
favor
Quando se
pratica algo de que se tem conhecimento, internamente experimenta-se um estado
emocional de certeza, ou seja, você sabe que sabe o que está fazendo e isso faz
com que intimamente sinta-se bem.
Tal qual o
estado mental que utilizamos para cada atividade específica, mesmo que o padrão
mental seja parecido, ainda assim haverá peculiaridades que diferenciarão cada
ação.
Por exemplo: para jogar tênis, você precisa
estar concentrado, para jogar xadrez, também é necessário haver concentração,
porém, são estados mentais diferentes, embora tenham o mesmo padrão de
concentração.
Sendo assim, você não pode jogar tênis com o
mesmo estado de concentração de quem joga xadrez e vice-versa.
Na preparação
para qualquer atividade, inclusive no momento de estudos ou de provas, é
necessário estar no padrão e estado mental adequados ao que se deseja realizar.
Sentimentos de insegurança geram padrões e
estados mentais de insegurança e isso não combina com o que se deseja realizar.
Não se consegue produzir um automóvel tendo em mente um apontador.
O que são
âncoras? Nesse sentido, são gatilhos que fazem disparar um estímulo ligado a um
estado fisiológico. Em geral, são externas e podem ser utilizadas para
reproduzir atitudes mais eficientes.
Âncora é
qualquer coisa que facilite o acesso a um estado emocional qualquer. Por
exemplo: há os que acreditam que vestir azul produz sorte, então, quando
precisam produzir resultados excelentes, vestem uma roupa azul e com isso se
sentem mais poderosos.
Uma música também pode ser uma âncora que trás
de volta um sentimento vivenciado no passado.
As âncoras são
fortalecidas por dois fatores: crenças e registro neurológico.
A) Crenças:
aquilo em que se acredita.
3) Registro
neurológico: toda vez que se sente um impacto emocional forte, intenso, cria-se
um registro neurológico.
Assim sendo,
você poderá criar suas âncoras objetivando experimentar um estado desejado em
momentos específicos.
Para reproduzir
uma experiência positiva que o auxilie a alcançar o estado desejado, execute a
orientação a seguir:
1.
Procure lembrar-se de uma
experiência anterior em que você foi bem- sucedido. Pode ser alguma vez durante
a fase escolar em que você foi aprovado, gabaritou provas ou simplesmente se
deu muito bem numa prova.
2.
Intensifique esta lembrança e
reproduza o que viu, sentiu e ouviu na ocasião do fato, ancorando essa
sensação.
3.
Com a sensação desejada
trazida de seu passado bem intensificada, faça algum gesto fácil de reproduzir
quando necessitar (pode ser, por exemplo, fechar firme uma das mãos).
4.
Repita algumas vezes o
movimento da mão, intensificando o máximo que puder a sensação agradável de ter
vivenciado bons resultados.
Quanto mais
repetir, mais vai imprimir e associar o gesto da mão com a sensação e, consequentemente,
com o resultado. Esta âncora poderá, por exemplo, ser liberada na hora de uma
prova.
Obs.: este é
apenas um exemplo de âncora. Você poderá escolher qualquer coisa para ancorar.
Essa experiência
positiva reproduzirá a sensação interna adequada ao resultado positivo que se
quer atingir. Esta mesma técnica pode ser utilizada para o alcance de qualquer
outro objetivo.
Para tanto, você
poderá associar sua experiência interna positiva à "imagem mental" do
objetivo que gostaria de atingir.
imagem
Os Dois
Hemisférios Cerebrais e a Aprendizagem
Na visão abaixo,
seu cérebro parece uma noz, mas ele é muito mais do que isso.
O cérebro possui
dois hemisférios: hemisfério cerebral direito (HD) e hemisfério cerebral
esquerdo (HE). Isso não significa que você só utilize uma metade por vez da sua
cabeça. Os hemisférios cerebrais são independentes, mas harmônicos.
Cada hemisfério
cerebral possui uma função. O esquerdo é racional, seqüencial e verbal. Este
hemisfério propicia mais habilidade com a lógica e a matemática e é responsável
pela linguagem e pela facilidade em planejar e organizar suas ações.
O hemisfério
direito é sistêmico, criativo e analógico. É responsável pela orientação espacial,
pelo controle das emoções, pela capacidade de síntese, oratória e elaboração de
esquemas técnicos.
Quoeficiente Intelectual x
Quoeficiente Emocional
No tocante à
diferenciação hemisférica, você já deve ter ouvido falar em QI (quoeficiente
intelectual) para determinar o grau de inteligência e em QE (quoeficiente
emocional) para determinar o grau de inteligência emocional, que nos dá
capacidade de interagir de maneira equilibrada com questões de ordem emocionais
(estresse, pressão profissional, familiar etc.).
Em relação à
hemisfericidade (preferência hemisférica), de 75% a 80% da população são
considerados bi-hemisféricos e de 20% a 25%, mono- hemisféricos, podendo ter
preferência no tocante ao processamento mental pela direita ou esquerda.
Estas preferências
têm relevância na diferença entre os indivíduos, uma vez que os predispõem a
maior habilidade em determinadas ações do que em outras.
Integrar os dois
hemisférios facilita a capacidade de memorização e promove o funcionamento
adequado do processo de informação, aumentando ainda a capacidade de
compreensão.
Embora os dois
hemisférios trabalhem em conjunto, eles são independentes, e algumas pessoas
são preferencialmente mais beneficiadas por um hemisfério do que por outro.
A característica
à qual denominamos lateralidade preferencial pode não ser plena, ou seja, unas pessoa pode ser
"sinistra" (canhota) e chutar com opé direito, ou escrever com a mão
direita e chutar com o pé esquerdo. Pode utilizar mais o ouvido esquerdo, mesmo
não havendo nenhuma deficiência no ouvido direito, e preferencialmente usar o olho direito ou
esquerdo. A esta peculiaridade chamamos
lateralidade cruzada.
Lateralidade Cruzada
Que consequências a
lateralidade cruzada pode trazer?
A lateralidade
cruzada pode causar interferências na capacidade de aprendizagem, podendo,
ainda, ocasionar:
Alto índice de fadiga.
Coordenação pobre
Dificuldades de atenção.
Linguagem rápida.
Problemas de sono.
Dificuldades em leitura.
Sensações de
ansiedade.
Gagueira.
Estas são
explicações bem simples, já que a proposta aqui é de apenas fornecer
informações e orientações que possam auxiliá-lo a compreender melhor que
potencializar a capacidade de aprender, ou seja, turbinar o cérebro, requer o
conhecimento de uma série de detalhes.
Como diminuir os efeitos
nocivos da lateralidade cruzada?
Para minimizar
os efeitos conflituosos entre os hemisférios cerebrais, devemos executar
atividades que promovam o equilíbrio entre os dois hemisférios.
A equilibrarão hemisférica também contribui
para a utilização potencializada do hemisfério cerebral esquerdo e do
hemisfério direito.
Existem algumas
maneiras de promover a equilibração entre os hemisférios. Uma delas é o interface
cerebral, que compreende exercícios de lateralização bastante conhecidos na
programação neurolingüística.
Nesses exercícios, acionamos simultaneamente
os dois lados do cérebro (hemisfério esquerdo e direito), por exemplo: movemos
o braço direito concomitantemente com a perna esquerda, e vice-versa, ou
podemos mover o braço esquerdo numa posição e, simultaneamente, o direito em
outra.
Os exercícios de
interface cerebral não só auxiliam na equilibração hemisférica (devido à
atuação simultânea dos dois hemisférios), como também promovem um estado de
relaxamento mental, possibilitando o melhoramento das funções cerebrais e
mentais.
A interface
cerebral auxilia na equilibração dos dois hemisférios, minimizando os
conflitos entre o emocional e racional.
Os exercícios de movimentação oculares também
contribuem para o interface cerebral não só auxiliam na equilibração
hemisférica (devido à atuação simultânea dos dois hemisférios), como
também promovem um estado de relaxamento
mental, possibilitando o melhoramento das funções cerebrais e mentais.
A interface
cerebral auxilia na equilibração dos dois hemisférios, minimizando os conflitos
entre o emocional e racional.
Os exercícios de
movimentação oculares, também contribuem para o interface cerebral.
O cérebro tem
capacidade de processar simultaneamente informações do hemisfério direito e esquerdo com a potencialização
cerebral. (Siever -1977/1999 - pesquisador dos efeitos provocados pela estimulação
luminosa nos hemisférios cerebrais)
Outro exercício
é a associação de palavras simultâneas às visualizações mentais (enquanto
pronuncia a palavra casa, visualiza-se uma casa).
O hemisfério esquerdo utiliza ligações entre
as células para formar palavras enquanto o hemisfério direito processa
imagens.
Quando
associamos imagens mentais com as palavras, criamos uma ponte" entre o
hemisfério direito e o hemisfério esquerdo, e assim transmitimos os impulsos
elétricos que processam informações, promovendo a sincronização hemisférica.
Outro modo de
estimulação dos hemisférios foi o desenvolvido por George Lozanov, psiquiatra
húngaro, nos anos 70, cunhando o termo sugestologia que utiliza a música para a
estimulação do hemisfério direito, promovendo urra aprendizagem acelerada.
A música apropriada
reduz o ritmo cerebral, em especial a música barroca, movimento largo.
Breve esclarecimento:
Movimento - cada
uma das partes que compõe uma sonata, suíte ou sinfonia. Geralmente, os movimentos
de uma mesma obra diferem pelo andamento, ritmo e mesmo pela tonalidade
escolhida.
Largo - o ritmo
é um elemento físico da música que põe todos na mesma sintonia e movimento. Sua
unidade é o pulso. A pulsação é a ocorrência regular do ritmo no tempo um após
outro, é a batida em intervalos determinados e constantes.
1
Pulsação = 1 Tempo = 1 Beat
(em inglês)
A velocidade da
pulsação pode variar de música para música, umas são lentas outras, mais
rápidas. Essa velocidade é chamada de andamento, que é medido em
"batidas por minuto".
No caso do movimento largo, a quantidade
das batidas é de menos de 60 pulsações por minuto.
Podemos aumentar
a aprendizagem através das músicas que estimulam o cérebro a produzir ondas
mentais de frequência alfa, como no caso da música barroca, auxiliando
na concentração e acelerando o aprendizado de mane 'a mais sistêmica.
Conheça as Frequências
Cerebrais
Seu cérebro
produz impulsos eletroquímicos, que podem ser detectados nos exames de
eletroencefalograma. Ele varia e nessa variação produz diferentes ondas
mentais, que basicamente se classificam em:
...
|
Ondas Beta - emitidas quando estamos com a mente^ consciente, em
alerta ou quando nos sentimos agitados, tensos, com medo, variando a
freqüência de 13 a 60 pulsações por segundo na escala Flertz.
|
|
Ondas Alfa - quando nos encontramos em estado de relaxamento físico e
mental, embora conscientes do que ocorre à nossa volta, sendo a freqüência em
torno de 7 a 13 pulsações por segundo.
|
|
Ondas Theta - mais ou menos de 4 a 7 pulsações, é um estado de
sonolência com reduzida consciência.
|
|
Delta - quando há inconsciência, sono profundo ou catalepsia, emitindo
entre 0,1 e 4 ciclos por
segundo.
|
segundo
A
A integração entre os hemisférios
cerebrais contribui para melhorar a performance na aprendizagem.
Utilizando simultaneamente os dois hemisférios, também se pode aumentar
a capacidade de memorização.
A frequência alfa, que também pode ser conseguida através de práticas de
meditação e relaxamento, exerce um papel importante para redução do nível de
ansiedade. O trabalho das ondas cerebrais pode alterar os padrões neuroquímicos
do cérebro.
Continua – Segunda Parte do texto.
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