sábado, 25 de outubro de 2014

Vênus o planeta do Amor.Primeira Parte







Vênus o planeta do Amor

Quando você está receptivo as graças de Vênus, ao amor, ao outro com a empatia, a beleza, a harmonia da natureza você atrai a “sorte ou Fortuna” que há na Luz da Estrela de Vênus para sua vida com muita intensidade.

Porém se você não se ama, não valoriza o que tem, como irá encontrar com a luz da Estrela da manhã de Vênus?

Quando você está expressando o narcisismo, rancor, mágoa, o egoísmo, inveja, a agressividade incontrolável, a arrogância, a luxúria, a degradação sexual, moral e física,  a vaidade excessiva você está vivendo com a sombra da beleza de Vênus, com tudo aquilo que ela renega.

 Embora os antigos ainda não contassem com um sistema desenvolvido para seu trabalho, é importante perceber que eles esco­lheram o caminho da “Beleza” como centro dos dez caminhos.

Um diagrama do começo do século XVI da Árvore de Sefirot dos cabalistas mostra-nos como, no seu entender, a beleza estava no cerne de tudo que o homem busca.







Palavras chaves: amor, prazer, beleza, harmonia que revela a harmoniosa identidade do “nós”. Casamento, parceria, união. Altruísmo, idealização do amor, justiça,

Simbolismo: Vênus simboliza a beleza, a harmonia, a arte, o amor e suas diversas expressões. Entre outras: sedução, sensualidade, prazer. Em um Tema, mostra de que maneira o indivíduo sente, exprime e vive seus sentimentos.




Os doze temas associadas a Vênus - Maria Eugenia de Castro

1             Amor em todas as modalidades de relacionamentos
2             Beleza e Sentido Estético - Artes em geral e Artistas
3             Conforto Material - Dinheiro e Posses
4             Busca do equilíbrio
5             Princípio da Justiça
6             Saúde e Balanceamento das emoções
7             Princípio do Prazer
8             Negócios e Senso Prático
9             Casamentos, Uniões, Sociedades e Parcerias
10           Ecologia e Preservação
11           Indústria da Moda e do Luxo
12           Charme, Sedução, Sensualidade e Elegância


“Mesmo a memoria não é necessária para o amor . Há o país dos vivos e o país dos mortos e a ponte é o amor, a única sobrevivência o único sentido. Thornton Wilder

Regência e Exaltação
A Vênus rege os signos de Touro e Libra, a 2a e 7a Casa.
Exaltada em Câncer e Peixes, na 4a e 12a Casa.

A Vênus está muito bem colocada nos mapas quando em
conjunção ou bom aspecto com :
              O Ascendente (Casa 1 ou Casa 12)
              O Meio-Céu (Casa 9 ou Casa 10)
              O Sol ou a Lua
              O Regente do mapa

Importância de Vênus
Todos temos Afrodite/Vênus em alguma casa em nosso horóscopo. Onde ela está lidamos não somente com o Bem,mas também com a Verdade, harmonia,  e o Belo e com a intenção, o desejo e a ansiedade por calor e companhia.

Nessa casa, se somos buscadores, buscamos o que valorizamos, e reflete também nos relacionamos com a aspiração espiritual.

Como o arquétipo de Libra, ou de Vênus se expressa? Embora se refira de modo particular aos que têm o Sol em Libra ou Libra ascendente, vários planetas na casa Sete, qualquer pessoa pode aplicar esta série de questões à Casa que tem Libra (ou Libra interceptado) e na cúspide.

Quando você está em harmonia com Vênus procura amizades com as quais possa contar. E também precisa da lealdade contínua das pessoas próximas. Dessa forma, a constância é a verdadeira essência da estabilidade sobre a qual  homem constrói suas esperanças, seus sonhos e sua fé no futuro.

Muitos de nós temos planetas nas Casas Sete e Um. Para todos nós, a polaridade de Libra e Áries implica a questão da reciprocidade e também da independência.

O regente mundano de Libra tem uma energia apropriada à Estação: é Afrodite, Deusa do Amor, da estética e do gosto refinado.

Uma vez aprendidas as lições de Vênus, a pessoa encontra sua passagem para o amor verdadeiro e consciente que se transforma na própria essência de beleza, em torno da qual gira tudo o mais em sua vida.

Eu sou a beleza da harmonia que há no amor.

 Ela aprende a seguir o amor como a estrela-guia que a conduz. Assim, vive a satisfação natural de ser capaz de trans­formar seus sonhos em realidade.

A qualidade da vida de uma pessoa vem da essência do planeta que ela decide seguir. Se ela aprender a descobrir a suave direção de Vênus, sua vida se abrirá como as belas pétalas de lótus flo­rescendo à quente luz solar da harmonia cósmica.

 Em tudo o que fizer, em qualquer caminho que trilhar, perceberá que a verdadeira medida do valor de um homem é sua capacidade de se harmonizar consigo mesmo e com o mundo que ele está permanentemente ajudando a criar.

Ela começará a entender que o amor é o único atributo que faz a humanidade atingir a igualdade. E sentirá dentro de si uma gratidão tão avassaladora que a profundidade e a amplitude da felicidade e da alegria que emanam de tudo o que ela faz tomar-se-ão uma bênção para as pessoas que cruzarem a sua vida.

A terra da gratidão é fértil é prospera e abençoada com a semente das Graças de Deus. A Humildade coroa com a luz da vitória a coroa da cabeça do Iluminado.

Vênus é a mais brilhante estrela no céu visível da Terra. Ela leva tudo ao seu término, simbolizando a colheita dos autênticos esforços do homem para conquistar o sentimento divino. Se alguém passar a vida toda aprendendo, faria bem em aprender a amar, pois somente quando percebe que o amor é a razão da vida é que o homem começa a sentir harmonia dentro de si.

Assim, seja o que for que procure, ele sempre descobrirá que a sua capacidade de amar é o que faz a sua jornada pela vida valer a pena.

De fato, é só o que se aprende sobre o amor que faz com que o horóscopo todo simbolize discórdia ou harmonia.

Para a Astrologia, Vênus representa o de que mais gosta­mos, valorizamos, como gostamos e tudo que nos proporciona maior prazer. O setor, onde a Vênus está localizada, informa so­bre o padrão estético e artístico de cada um.

 É o fator pri­mordial na conquista afetiva e nas conciliações, agindo como facilitadora e apaziguadora em todos os relaciona­mentos.
Para a Astrologia tradicional, Vênus é um dos planetas mais benéficos, por isso é intitulada a “Madrinha do Céu”. Onde temos a Vênus, podemos receber algumas proteções es­peciais, inclusive, ela é conhecida como a grande protetora da sorte no amor, saúde e da boa disposição.

Um outro talento de Vênus muito conhecido e extremamente ambicionado são suas benesses na vida financeira. Ela gos­ta de dinheiro e de tudo que dá prazer e alegria — gastar, comprar, doar e se divertir.

 Valores, ética, justiça.

 Está em analogia com a amante, a princesa, a mulher amada em um Tema masculi­no, e em um Tema feminino representa a parte sensorial, afetiva e carnal da feminilidade, de modo complementar à Lua: a mulher no sentido fa­miliar e maternal do termo.

A pessoa marcada por um dominante venusiano vive no ritmo de seus sentimentos e de suas sensações. A afetividade mantém em sua vida um lugar preponderante; ela tem necessidade de agradar, de seduzir, de se reconhecer no olhar do outro. Atraída por todas as formas de arte, ama a beleza, o conforto, a facilidade.

Portanto, os antigos místicos hebreus descobriram que a “Beleza” é o verdadeiro centro da vida!

O que importa entender é que a beleza, seja moral, espiritual, física ou em qualquer outro nível, desempenhou um papel impor­tantíssimo no avanço da civilização.

Se os seus olhos podem ver a beleza da vida, viver com a harmonia no seu coração e  com a compaixão você está vivendo com a energia Espiritual de Vênus ou Urania.

Em síntese, ela descobre que o fantástico poder do amor tudo conquista. Assim, é capaz de deixar de lado os pensamentos menores, ao falar e agir unicamente de acordo com o que vai em seu coração. Com esse aprendizado, seus relacionamentos se desenvolvem, pois ela está se abrindo às forças cósmicas superiores, tomando-se um veículo pelo qual a beleza do amor se derrama sobre o mundo.

Assim, ela torna-se consciente da essência vivida do amor, per­cebendo que seu altruísmo é a fonte de toda a bondade que se manifesta na sua vida. É essa percepção, associada a uma autêntica humildade, que proporciona a verdadeira beleza da plenitude.
Sua Dádiva muito especial do Amor vem de uma disposição altruísta em ser a fonte de harmonia para os outros, através da sua capacidade de tolerar, de fazer concessões e de mediar, sem jul­gamentos nem comparações, com o belo atributo da justiça cosmicamente equilibrada que é o próprio centro do seu ser.


Quanto mais se puder conscientizar do verdadeiro potencial do posicionamento de Vênus, maior será a harmonia global do resto do horóscopo, como um complexo funcionalmente integrado dentro do amor e da harmonia do todo cósmico maior que lhe deu origem.

O mundo não é formado por pessoas “boas” ou “más”. A única diferença entre as pessoas é a decisão que tomam de seguir ou não' o caminho do amor.

Quando um homem segue o caminho do amor, descobre que a cada dia, a cada mês, a cada ano sua vida aumenta em brilho, cresce em sabedoria e atinge as proporções equilibradas que lhe proporcionam uma felicidade duradoura.

 Ele aprende a diferenciar entre a falsa expressão, que sempre traz consigo uma aura de deses­pero e insatisfação, e a verdadeira luz do amor que, como uma chama de esperança, ilumina para sempre o caminho, guiando seus sonhos e fazendo-o concretizar a união entre a beleza interior e a exterior.

 Vênus, filtrada dos signos para as experiências das Casas, simboliza a libertação da escuridão. Ele ensina à pessoa que a única forma de elevar sua consciência é a capacidade autêntica e sincera de amar.

 A medida que aprende as lições do posiciona­mento da sua Vênus, ela começa gradualmente a perceber que a vida é uma série de escolhas. E, para que possa viver toda a plenitude de que é capaz, é preciso que o homem aprenda a tomar suas decisões de acordo com o que o leva para mais perto do amor.

Assim, sua concepção do “certo” e do “errado”, muitas vezes for­mulada por uma sociedade em constante mudança, precisa, no fim das contas, ser substituída por uma nova perspectiva em relação à vida.
Ao perceber isso, ele se abre para a unidade do Amor, o anjo divino que o conduz para as escolhas certas e as decisões corretas.

Isto dá a perspectiva correta à sua visão, ensinando-lhe que o amor está acima da mente!
Quando o homem consegue amar a' vida com todo o seu ser, começa a tornar-se cônscio de uma presença maravilhosamente sin­cera dentro de si, que sempre lhe revela a verdade sobre seus sen­timentos.

O amor é a consciência divina do Espírito implantada em cada pessoa ao nascer, assegurando-lhe o seu lugar na bondade.

Entretanto, é pre­ciso acender a chama sagrada de cada pessoa, trazê-la à tona e concretizá-la para que seu estilo de vida se paute unicamente pelo amor.

É muito frequente as pessoas questionarem sua aceitação em termos dos sentimentos dos outros, e fazerem disso o critério de validade de sua vida.

 Entretanto, dessa forma estão tentando agar­rar-se à circunferência de um círculo, sem conhecer seu centro.

 Você, inconscientemente, tende a exigir o amor íntimo do outro sem perceber que só pode ser amado,  se é capa­z de amar a Deus, e ao seu próximo como a si mesmo.

E dessa capacidade que vem a razão individual para amar a si mesmo, a tudo o que faz na vida e às pessoas e às circunstâncias que ela tem a sorte de encontrar pelo caminho.

Pode-se fazer o que for na vida; se for feito da melhor forma possível, a pessoa acabará gostando do que faz. Com o tempo, esse amor aprimora seus esforços, dá mais nitidez às suas percepções e aumenta o seu senso de realização na vida.

Quando estamos realizando a Vontade de Deus para o bem de todos, estamos abençoados com o amor de Deus que move o mundo e tudo faz sentido.

No mundo moderno, tendemos a pensar em realização e amor como dois caminhos nitidamente separados. Entretanto, não há rea­lização duradoura sem amor. Esta sempre foi a maior verdade do universo para todos os que percebem o seu tremendo poder. Os grandes homens e mulheres tomam-se grandes porque gostam do que fazem.

Foi o amor de Isaac Newton por novas descobertas (Vênus em Aquário) que lhe deu a grandeza manifesta ao descobrir a lei da gravidade (Vênus na Quarta Casa).

Foi o amor criativo de Hans Christian Andersen pela imaginação (Vênus em Peixes) que lhe deu a grandeza manifesta na beleza de suas histórias (Vênus na Terceira Casa).

 E foi o amor de Will Rogers pela humanidade (Vênus em Virgem) que fez com que ele simbolizasse a grandeza das raízes populares da América (Vênus na Quarta Casa).

Repetidamente, vemos que nos mapas das pessoas realmente grandes o amor é a fonte da grandeza. Entretanto, um grande homem nunca conhece de fato a própria grandeza. Ao contrário, sente apenas o amor que o incita a continuar pelo caminho que o leva constan­temente a concretizar o que há de mais autêntico em sua alma.

Quando as lições do amor tornam-se a essência fundamental da vida de uma pessoa, sua consciência assume uma simplicidade e uma honestidade que dão sentido à sua personalidade e perspectiva à sua visão, para que ela saiba que tudo o que pensa e faz, tudo o que sente e, na verdade, a própria razão da sua existência consiste em viver a lei natural da harmonia que, a cada momento, é o seu guia — e o guia do universo em que vive.

As lições de Vênus, portanto, são na verdade os lances da escada que leva a tudo o que se realiza na vida. Elas são, de fato, o fio condutor que, perenemente, leva a pessoa para mais perto da sua fonte.

A Dádiva do Amor é o tesouro do homem, a preciosa beleza da qual ele foi formado. É a maior coisa que podemos partilhar com os outros e o maior reservatório de verdade e beleza que podemos descobrir sozinhos.

Em sua mitologia, Vênus tem um filho de nome Eros (amor e relacionamento) e uma filha chamada Harmonia. Em geral é vista na companhia das três Graças e também das Musas. Se observarmos duas estátuas romanas que representam Afrodite, a bem talhada Vênus de Milo e a Vênus de Áries, que a apresenta com seu espelho na mão e com o olhar fixo nele, teremos uma imagem desta deusa vaidosa e bela.

O pai, Urano, havia sido lançado ao mar, o inconsciente, antes do nascimento dela. Em contraste com Atena, ela nasceu, não da cabeça, mas dos órgãos genitais do pai. Assim, ela está ligada à sensação, à magia e poder do oceano do inconsciente, e ao prazer.

Quase imediatamente depois do seu nascimento, entretanto, ela ascendeu do oceano para o ar. O renascentista Botticelli representou-a subindo do mar em sua famosa obra. O nascimento de Vênus.

 Libra  ou Vênus em Libra especialmente procura tomar a melhor decisão não somente para si, mas também para os outros.

É indispensável que alguém seja magoado? Talvez eu possa esperar um pouco mais até encontrar a melhor solução que seja harmoniosa para todos. Vou manter minhas opções em aberto. Novas alternativas (teorias ou possibilidades) podem ocorrer no entretempo."

Vários planetas em Libra, ou na 7ª Casa, ou Libra no ascendente inclinarão a balança de eu para nós no decorrer dos anos na medida em que, no período da meia-idade, Libra pode questionar.

 O treinamento em assertividade parece ajudar as pessoas com muitos planetas em Libra, ou na 7ª Casa, a dizerem não com firmeza e como ponto final por um período curto de tempo, mas tende a desaparecer quando Libra enfrenta desaprovação, quando outros não mais consideram o(a) libriano(a) agradável e atraente. Libra logo volta a ser ambíguo e cooperativo.


Vênus em Peixes muitas vezes abre mão dos seus objetivos para a felicidade do outro.

A influência de Vênus mostrou através dos tempos, ser a própria essência central da evolução da humanidade.  Em síntese, a beleza sempre foi e sempre será o próprio centro das mais primorosas criações do ho­mem.

Quando os alunos começam estudar seus mapas, é muito comum perguntarem: “O que cada um dos planetas faz por mim?” Mesmo aqueles que já atingiram um certo grau de evolução espiritual continuam pergun­tando:

 “Como posso usar meu mapa de forma mais positiva?” A primeira vista, parece que essas perguntas são egocêntricas. O que de fato ocorre, entretanto, é que cada pessoa, num nível individual, está sentindo a involução de energia vinda desses planetas como um movimento espiralado voltado para um centro interior.

 Como consequência, existe uma tendência a responder direcionando os próprios atos, a vida e a consciência para dentro, em direção ao Sol (simbolicamente, o Si-mesmo).

 A ausência de polos magnéticos faz de Vênus a unificadora do sistema solar, enquanto sua peculiar rotação horária confere ao homem o propósito de sair de um centro para dar, irradiar e partilhar com os outros o amor e a cordialidade que sente.

 Assim, a vida tem uma harmonia simples, que Vênus nos ensina; é a simplicidade do amor o que o homem alcança ao aprender a valorizar a união consigo mesmo, com seus semelhantes e com. o cosmos.

Vênus tem a órbita mais constante do sistema solar. O planeta praticamente não apresenta excentricidade ao orbitar uniformemente a volta do Sol. De certa forma, isso explica a vibração suave que sentimos vinda de Vênus.


Entretanto, mais óbvia ainda é a carac­terística de constância que constitui uma das mais importantes facetas da vida humana. O homem busca associações das quais possa depender, trocar, ser acolhido, amado e aceito.
Símbolo Astrológico de Vênus
O símbolo de Vênus( ) compõe-se dê duas partes :
O Círculo (O) O Círculo simboliza a vida como um espírito em forma manifestada e está posicionado acima da cruz. Por ser a cruz a representação do esforço para se viver no plano concreto, a sua co­locação abaixo do círculo tem uma clara indicação: a vida ou seu quinhão espiritual de vida vale todo o esforço despendido.  
A Cruz.   A Cruz abaixo do círculo mostra o es­forço de manutenção: ela sustenta o círculo, assim como o homem vive a serviço do plano espiritual, mesmo sem o saber.



O     círculo acima da cruz indica que o espírito pode vencer a matéria e encontrar no empenho de viver significado maior para a sua vida. (1)

  Primeira Parte..... 
Pesquisado por Dharmadhannya

Este texto é uma compilação é resultado de uma pesquisa inspirada em vários mestres do assunto. Eu fiz alguns comentários com a letra azul.

1. Maria Eugenia de Castro.
2. Liz  Greene, Sasportas,  Shulman,  e outros.

Este texto está livre para divulgação, desde que respeite  o meu trabalho e pesquisa.  Favor citar a fonte e o endereço do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário