domingo, 6 de julho de 2014

Cuidados com o coração.



Cuidados com o coração.

Os sinais do infarto

Procure um hospital se suspeitar que algo está errado com seu coração. Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de ficar bem.

Aprenda a identificar os sintomas que nem todo mundo conhece, Ignorá-los, especialmente no inverno, pode custar a própria vida Fernanda Cury

Dor no peito que irradia para o braço esquerdo, suor e palidez são sinto­mas bem conhecidos do infarto. “Porém, outros sinais também podem indicar o problema. E que a região do coração tem muitos nervos, e a dor se reflete no esôfago e na coluna, por exem­plo.

Esses incômodos muitas vezes são confun­didos com outros males. O atendimento pode che­gar tarde demais”, alerta o cardiologista Agnaldo Pispico, diretor do Centro de Treinamento de Emergências da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 E, nos dias frios, os riscos aumentam bastante. Veja aqui os sinais que indicam que é hora de ir para o hospital.
Sinais de alerta
              Dor no peito (aperto ou queimação) de forte intensidade.

              Suor.
              Palidez.
              Desmaio.
              Dor na boca do estômago.
              Dor na mandíbula.
              Sensação de aperto na garganta.
              Dor nas costas próxima aos ombros.



Redobre a atenção quando o tempo esfriar
Em temperaturas mais frias, com médias abaixo de 14 °C, ocorre um aumento de até 30% nos casos de morte por infarto do miocárdio.

Entenda por quê »"A exposição intensiva ao frio pode aumentar a pressão sanguínea. Além disso, níveis maiores da poluição do ar, comuns nessa época, afetam a frequência cardíaca, podendo causar arritmias", explica o cardiologista Luiz Antônio Machado César, diretor do Núcleo de Doenças Coronárias do Instituto do Coração (InCor).

■ Ao "perceber" o frio, receptores nervosos da pele estimulam a liberação de adrenalina e noradrenalina, esta última um hormônio responsável por contrair os vasos sanguíneos.

Com o estreitamento dos vasos, crescem as chances de ruptura de placas de gordura e de formação de coágulos. Um desses coágulos pode entupir uma artéria do coração e provocar o infarto.

■ 0 risco de doenças virais, como a gripe, é maior. Um processo infeccioso piora a inflamação das placas que entopem as artérias, subindo as chances de haver rupturas e infarto do miocárdio. "Por isso, vacinar-se contra a gripe no outono reduz os riscos de infarto no inverno, especialmente nos idosos", alerta Luiz Antônio

Cuide-se beml
              Pessoas do grupo de risco (obesos, fumantes, sedentários, diabéticos, hipertensos, quem tem colesterol alto ou histórico familiar) devem observar os sintomas com mais atenção e se consultar com um cardiologista regularmente.

              Quem tem 60 anos ou mais deve tomar a vacina contra a gripe todo ano.
               Praticar atividades físicas é bom, mas quem faz parte do grupo de risco deve consultar um médico antes.

 0 ideal é optar por uma atividade relaxante e prazerosa, para combater o estresse.
              Deixar frituras e gorduras de lado e aumentar o consumo de vegetais é essencial.

Grupos mais sujeitos a não perceber o infarto.

DIABÉTICOS: devido à diminuição da sensibilidade que ocorre por causa da doença, na hora do infarto eles podem não sentir a dor no peito, apenas dificuldade para respirar.

 MULHERES: "Infelizmente, muitas valorizam pouco os sintomas do infarto, pois podem confundir a dor no peito com sensação de angústia e depressão", explica o cardiologista Agnaldo Pispico.

 IDOSOS: por causa da redução da circulação sanguínea, eles muitas vezes também não sentem dor no peito - durante o ataque cardíaco, apenas falta de ar.

A corrida contra o tempo
"Ao sentir uma dor no peito, procure socorro imediatamente. Não espere melhorar.

O atendimento em caso de infarto deve ocorrer em até 30 minutos. Para se ter uma ideia da urgência, metade dos óbitos por infarto ocorrem na primeira hora. E 84% dos casos de morte súbita acontecem ainda em casa", diz Agnaldo. Revista Ana Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário